quinta-feira, 1 de março de 2012

Sentimento Fatal, de Janethe Fontes


Sentimento Fatal, de Janethe Fontes
Dracaena - 349 páginas
Uma mulher presa a um casamento devastador. Agora ela precisa lutar para se libertar.




Título: Sentimento Fatal
Autor: Janethe Fontes
Editora: Dracaena
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 349
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Adriana era ainda uma adolescente quando conheceu Roberto. Pouco tempo depois os dois se casaram e uma gravidez inesperada a atou ao homem que amava.
Entretanto, com o passar do tempo, os ciúmes de Roberto atingiram níveis alarmantes e ele foi ficando cada vez mais violento.
Agora as agressões físicas eram frequentes e Adriana suportava tudo calada. Por medo. Medo do marido, medo de perder a filha, vergonha de contar a verdade.
Mas ao reencontrar Daniel, seu antigo amor dos tempos de adolescência, ela se lembra da mulher forte que sempre foi e tentará se livrar desse Sentimento Fatal.

O que eu achei do livro:
Sentimento Fatal é um livro que dói no coração de qualquer mulher. A obra de Janethe Fontes é ficção, mas trata de um assunto que, infelizmente, está super presente na vida real: a violência contra a mulher. Segundo a Anistia Internacional (conforme citado no próprio livro), um terço das mulheres sofre ou já sofreu algum tipo de violência. E, ainda mais alarmante, 70% das mulheres assassinadas foram mortas por seus companheiros ou ex-companheiros. É um assunto sério e que precisa ser discutido. Inseri-lo em um livro pode ajudar muitas mulheres a tomar coragem para denunciar esses abusos.
O mesmo assunto já havia sido retratado, embora de maneira bem diferente, no outro livro que li de Janethe Fontes, Vítimas do Silêncio. Em Sentimento Fatal, entretanto, apesar de ainda manter uma escrita simples e um ritmo dinâmico, conseguimos observar uma grande evolução na escrita da autora - o que é maravilhoso!
A edição da Dracaena deixa um pouco a desejar na revisão, o que é uma pena. Atrapalha um pouco a leitura? Eu acho que erros recorrentes (um ou dois conseguimos encontrar em qualquer livro, por mais bem revisado que seja) sempre acabam atrapalhando. Entretanto, a história é realmente muito boa e a leitura vale a pena.
Um dos personagens do livro - Daniel - também me incomodou um pouco. A narração, em terceira pessoa, sempre o caracteriza como um bom rapaz, sério, centrado, resumindo, uma excelente pessoa. Entretanto, em vários momentos a reação dele era um tanto quanto contraditória. Ainda que não fosse tão violento quanto Roberto, ele se descontrolou e me assustou um pouco.
Adriana é uma persnagem densa. Uma mulher forte, mas que está enfraquecida pela situação na qual se encontra - tem muito medo do marido, um medo infundado de perder sua filha, de apenas cinco anos, e ainda muita vergonha de expor o que acontece em sua casa. Frequentemente usa desculpas esfarrapadas para explicar os hematomas que aparecem em seu corpo - coisa muito comum na vida real. Realmente acho que a leitura desse livro pode ajudar outras mulheres com o mesmo problema.
Sentimento Fatal é um livro sobre um amor doentio, possessivo e agressivo. Mas também é uma história de superação e recomeço.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



28 comentários:

  1. Eu gostei tanto do Vítimas do Silêncio e estou querendo muito ler esse novo lançamento da Janethe Fontes. A história lembra muito o livro anterior e é um assunto que acontece muito frequentemente no mundo atual e a protagonista deve ser uma personagem guerreira como em a Vítimas do Silêncio.
     
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie!!
    É engraçado o que algumas pessoas são capazes de fazer por "amor".
    Será que aquele que realmente ama é mesmo capaz de maltratar e subjulgar a outra pessoa? Não sei. Acho que não. Até porque amar é acima de tudo se doar e cuidar do outro.
    Acho memso importante esse tipo de assunto ser discutido até a exaustão. Quem sabe assim, muitas mulheres encontrem coragem para sair dessa situação.
    Nunca li nada da autora, mas me interessei muito por esse livro.
    Acredito que quanto mais falarmos sobre o problema, de forma séria e consciente, seja num livro, num debate, ou em outras formas de divulgação, mas forças daremos as mulheres e mostraremos aos homens que eles não tem todo esse poder assim.
    Desculpe se o comentário ficou confuso, é que este tema realmente mexe comigo. E só para constar, não, eu nunca fui violentada, mas abraço essa causa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanie!

    Ai não tive a oportunidade de ler algum livro da Janethe Fontes. Sempre leio resenhas positivas dos livros, o que me deixa curiosa.

    É um erro meu, eu preciso dar um jeito e ler o livro, mas a falta de tempo não ajuda kkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hummm, pelo visto você também gostou do livro, eu gostei muito, é uma história triste eu sei, mas não deixa de ser um livro bom com um bom enredo.
    Sou fã da autora desde Vítimas do Silêncio que é igualmente bom!

    Vanessa- Balaio

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa autora e gostei da sua resenha. 
    Esse é um tema infelizmente, bem presente e recorrente. Só de ler a resenha já fiquei angustiada na descrição do drama da Adriana.
    Mas que bom que ela consegue recomeçar a vida.
    Acho que vale a pena ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse seria um livro que me incomodaria. Algumas leituras te trazem pra realidade e te tiram da zona de conforto. Lembro agora de Palavras Envenenadas...

    Vamos torcer que as próximas edições sejam melhor revisadas! :D

    Beijos,
    Miriam.
    bookerqueen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nataly, eu achei esse livro ainda melhor que o anterior! Muito bom mesmo =D
    Adriana é uma guerreira mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Rê, eu também acho que o amor já se foi há muito tempo quando chega nesse nível. Ainda assim, isso é a opinião de uma pessoa que não está passando por esse tipo de situação, com certeza é uma coisa muito mais complexa.
    Esse é um assunto que precisa sempre ser discutido - até porque é muito sério.
    Esse é o segundo livro que leio da autora e nos dois ela trata desse mesmo assunto.
    Eu também nunca fui violentada, mas abraço essa causa e acho super importante falar desse assunto, que também mexe muito comigo.

    ResponderExcluir
  9. Carla, os dois livros a autora são ótimos! Sentimento Fatal consegue ser ainda melhor que o primeiro ^^ Quando tiver um tempinho, não vai se arrepender de dar uma chance a esse livro!

    ResponderExcluir
  10. Vanessa, eu amei o livro! A história é bem pesada, mas é um assunto que, infelizmente, é presença na vida de várias brasileiras.
    Eu também sou fã da autora desde que li Vítimas do Silêncio (aliás, um dos primeiros livros publicados aqui no blog).

    ResponderExcluir
  11. Rose, é uma assunto pesado e que mexe com todas as mulheres, né?! Acho que nenhuma consegue ler esse livro sem sentir o coração pesado com o drama sofrido por Adriana.
    Mas a autora é excelente e leva a história de uma maneira maravilhosa - vale muito a pena acompanhar o desenrolar da trama.

    ResponderExcluir
  12. Miriam, esse é  exatamente um desses livros que te tiram da zona de conforto e te dão um banho de realidade. Não tem como não sofrer junto com a Adriana. Incomoda, mas é um livro lindo!
    Vamos torcer mesmo =D

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nanie.

    A cada livro da Janethe, me surpreendo mais com o seu amadurecimento como escritora. Tive a oportunidade de ler os dois livros que você citou e adorei, mesmo que o tema seja denso e é um choque de realidade, mas é uma história intensa e excelente!

    Tive a felicidade de ver esse livro publicado, porque quando li-o, era apenas um manuscrito e eu e Leninha lançamos uma campanha p/ a pubklicação deste, que hoje está aí p/ ser conferido e lido por todos os leitores do país.

    Você viu o book trailer? Ficou maravilhoso!

    Recomendo os dois a todos que ainda não tiveram a oportunidade de lê-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Carlinha, eu me lembro dessa campanha de vocês e fico também muito feliz por ver esse livro maravilhoso publicado!
    As duas histórias da autora são realmente maravilhosas e espero que ela ainda escreva mais livros para seus fãs =D
    O tema é realmente denso, o livro trás uma história que é um choque de realidade mesmo, mas é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não é meu tipo preferido de livro. Mesmo assim, acho que deve ser interessante (principalmente para quem gosta deste gênero).

    Aproveitando, vc já tinha visto isto? http://www.lereviver.com.br/
    Achei bem interessante e bem que poderiam ter isto em SP tbm :(

    BjuZ!

    ResponderExcluir
  16. Fabio, é realmente uma leitura muito boa para quem gosta do gênero =D
    Menino, aqui em JF, que é uma cidade de porte médio, tem três locadoras de livros ^^ Com certeza em SP você também encontra =)

    ResponderExcluir
  17. Gostei da sua resenha, taí mais um livro para minha lista de leitura. Esse tema é, infelizmente, bem presente na vida real. Ainda não li nenhum livro da Janethe Fontes e acho que esse seria uma boa escolha para começar.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  18. Nossa! E em pensar que tem mulheres que apanham dos maridos e parentes e ficam caladas sofrendo. Eu não as culpo pelo medo, mas creio que um pouco de coragem pode mudar essa situação. O livro parece ser bom, mas eu não leria. 

    ResponderExcluir
  19. Érika, os dois livros da autora são excelentes! Qualquer um que você pegar para ler, irá apreciar a leitura =D

    ResponderExcluir
  20. Suellen, é muito triste pensar que isso aconteça, né?! É um tanto de medo e outro tanto de vergonha... é uma situação muito difícil.
    O livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  21. Olha, eu nunca passei por isso e espero nunca passar, até porque desmonto meu marido se ele tentar...  hehe =D
    Mas tenho uma vizinha, amiga de infancia, que todos os dias brigava com o marido, coisa séria, ele batia até mesmo quando ela estava grávida. Ela só o denunciou no dia em que ele colocou a faca no pescoço dela... Quase tarde demais. Acho que por conhecer a história dela e nunca concordar, nunca aceitar, eu não consigo ler um livro desse. Por mais que a gente queira ajudar a pessoa, não depende da gente, depende dela mesma. O que mais dói é ela ainda por cima dizer: Mas eu gosto dele, eu amo...E tal...  Que tipo de amor é esse?...

    ResponderExcluir
  22. Achei bem interessante ter esse assunto em um livro,é um problema mindial e precisa ser muito divulgado e denunciado,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  23. Karolyne, é uma situação extremamente complicada mesmo e muito difícil! A própria pessoa tem dificuldades de lidar com ela e só estando no meio para compreender completamente.

    ResponderExcluir
  24. Luciane, é mesmo um problema que precisa ser tratado!

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei ler Vítimas do Silêncio, foi um livro surpreendente e duro de se ler. Sentimento Fatal, então, imediatamente entrou para a minha lista de leitura e agora, com a sua resenha, Nanie, só fiquei com ainda mais vontade de ler!
    Infelizmente ambos os livros retratam de assuntos que fazem parte da nossa realidade, então, não são histórias muito fictícias o que, de certo modo, acaba tornando a leitura ainda mais interessante.
    Gostei de você ter apontado alguns pontos fracos do livro, como a revisão (Deus sabe o quanto odeio livros mal revisados!) e a contradição de um dos personagens. Definitivamente prestarei atenção a esses detalhes quando estiver lendo o livro o que, espero, não deve demorar muito! :D

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  26. Vê, se você gostou de Vítimas do Silêncio, vai gostar ainda mais de Sentimento Fatal! O livro é muito bom =D

    ResponderExcluir
  27. Hі all, here everу οne is ѕhaгing
    these knowledge, so it's good to read this web site, and I used to visit this web site daily.

    Take a look at my blog post - payday loans

    ResponderExcluir
  28. I κnow this web ѕite provіdes qualitу
    depеnding сontent anԁ extra matеrial, is
    there anу οthеr site whiсh ρroνideѕ thеse datа іn quality?


    Fеel free to viѕit my blog post
    :: payday loans

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥