terça-feira, 6 de março de 2012

O Trono de Fogo, de Rick Riordan

O Trono de Fogo, de Rick Riordan
Intrínseca - 398 páginas
A sequência d'As Crônicas dos Kane é tão eletrizante quanto o esperado.




Título: O Trono de Fogo
Título Original: The Throne of Fire
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Débora Isidoro
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 398
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: As Crônicas dos Kane - Vol. 2
Outros livros da série:
     - A Pirâmide Vermelha

ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Sadie e Carter enfrentaram perigos terríveis quando descobriram que sangue egípcio corria em suas veias e que eles eram capazes de realizar magia.
Fizeram o primeiro relato para pedir ajuda e agora essa ajuda é necessária. Apófis, o deus-serpente do Caos, está se reerguendo e as crianças precisam conseguir despertar Rá para evitar a destruição do mundo.

O que eu achei do livro:
Rick Riordan é um escritor maravilhoso! Mais uma vez ele consegue acertar completamente e cria uma maravilhosa história que mescla aventura com conhecimento!
Com uma linguagem super simples e dinâmica, o livro de quase quatrocentas páginas pode ser lido rapidamente, mesmo por um leitor menos experiente. E o ritmo acelerado não deixa que a atenção seja desviada da história e prende o leitor do início ao fim.
Acho que é impossível ler algum dos livros infanto-juvenis de Riordan sem se sentir inclinado a pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Eu, pelo menos, não consigo. Vidrada que sou em História Antiga, adorei a ideia do autor de escrever um livro que falasse da mitologia egípcia. E a cada mito ou deus citado, eu não conseguia, de forma alguma, não sair pela internet (ou pelos livros que tenho aqui em casa sobre o assunto) pesquisando um pouco mais sobre o que o autor falava. O livro é ficção, mas está construído sobre uma mitologia que existe, e que foi a religião de um povo durantes séculos, e cita lugares que também são reais.
Acho muito divertida a forma como o livro é narrada - a cada dois capítulos o narrador é trocado, num revezamento entre Carter e Sadie Kane - os irmãos protagonistas dessa incrível aventura. E o autor menciona, logo no início do livro, que a história é uma transcrição de um arquivo de áudio que chegou nas mãos dele. O tempo inteiro, os narradores falam como se estivessem mesmo gravando esse arquivo - o que dá um tom muito interessante à história.
E por falar nos personagens, aprecio muito a forma como Riordan constrói seus personagens - um tanto exagerados em suas características principais, como é comum em livros voltados a essa faixa-etária, mas, ao mesmo tempo, muito realistas! Sadie é uma adolescente enjoada e metida, mas também é muito divertida e consegue encantar o leitor! Carter é o menino certinho, o irmão mais velho em quem Sadie deveria se espelhar, entretanto, também dá as suas escorregadas - o que faz com que qualquer um possa se identificar com ele. E os personagens secundários, embora não tão bem retratados quanto os protagonistas, são ótimos! Fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre Cleo (será que é porque ela é uma brasileira ou porque ela adora um livro? Muito provável que seja uma mistura das duas coisas) - espero que ela apareça mais no terceiro livro.
Eu senti falta de uma revisão melhor nesse livro. A coisa não está péssima, mas incomodam alguns erros (até mesmo de concordância verbal), principalmente no que diz respeito às crases - as coitadas quase não aparecem no texto, mesmo quando estritamente necessárias. Uma pena em um livro que é voltado para o público que está passando pela fase de alfabetização. Em outros livros da editora não encontrei problemas desse tipo, então acho que esse foi um episódio isolado e não irá mais acontecer.
O Trono de Fogo é uma história intensa e deliciosa! Indicada para crianças, adolescentes, adultos e maníacos por cultura egípcia em geral!

PS: Essa passagem que transcrevo para vocês me divertiu tanto, me fez rir tanto, que eu achei que seria uma boa ideia compartilhá-la. Mas, cuidado, ao lê-la você estará se comprometendo a ler a série - porque duvido que conseguirá se segurar.
"- Eu tento nunca falar. É assim que crio, com palavras. Elas podem me causar problemas. Uma vez, só por diversão, inventei a palavra 'ornitorrinco' e...
No mesmo instante, uma coisa peluda com bico de pato apareceu no chão, arrastando-se em pânico. [...]
- Sim, foi exatamente isso o que aconteceu. Um descuido da língua. Realmente, só assim uma coisa dessas poderia ter sido criada."

PS2: Durante o livro é mencionado o jogo senet. Eu fiquei tão curiosa que fui saber mais sobre o jogo e de tanto que gostei do que achei, fiz um post falando sobre ele (clique aqui para ler).

PS3: Não riam de mim. Mas até o momento em que eu procurei a imagem para postar nessa resenha (sim, eu já tinha recebido o livro, lido o livro, olhado um zilhão de vezes, pelo menos, para a capa) eu não havia percebido que a capa retrata um barco. Poxa, eu pedi para não rir. Eu achava (não me perguntem como) que eles estavam em uma sala cheia de tesouros. Agora eu não consigo mais visualizar para descrever para vocês, mas Sadie e Carter estariam segurando algum artefato e a água seria um monte de moedas. Fiquei me perguntando, ao final, o que a capa teria a ver com o livro. O trono de fogo ao fundo eu sempre visualizei, mas o resto não fazia muito sentido. Agora, finalmente, eu entendi. Antes tarde do que nunca. É um barco, quem diria.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


20 comentários:

  1. Até hoje só li um livro deste autor que foi O Ladrão de Raios e gostei bastante...ainda vou ler mais.
    Seus marcadores chegaram hoje, adorei viu principalmente o do seu blog.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, eu sou super fã do autor! Dentre os publicados no Brasil só falta ler O Herói Perdido, que espero ler em breve ^^ Acho Rick Riordan fantástico =)
    Ah, que bom que gostou ^^ 

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro e adorei sua resenha! Combinação perfeita de aventura e humor (pq é mto engraçado como os irmãos brigam e várias outras partes tb. Adorei a citação do Tot! kkkkkkkkkkk).
    Parece q a Intrínseca tava com pressa de lançar. Talvez por isso esses errinhos. Tb reparei e são tão evidentes q é difícil não sentir um desconforto com eles.
    Desculpa, Nanie, mas ri mto com o PS3... kkkkkkk... Vc pensou q era tesouro, mas era qse isso, né? Besouro... (deve ser coisa do Tot!)
    Gostaria de relê-lo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanie!

    Ainda não li o primeiro... falta de tempo me define ahahah

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Rose, esse livro é o máximo, né?! Eu adorei =D
    É realmente muito engraçado como os irmãos brigam enquanto narram a história =D
    Pois é... passei perto >< hahahha

    ResponderExcluir
  6. Carla, também estou meio sem tempo ultimamente para conseguir ler tudo o que gostaria... ><

    ResponderExcluir
  7. Oie Nenie, ainda não li nenhum livro de Rick Riordan mas ultimamente estou curiosa para conhecer um pouco mais dessa série.

    Beijos 
    Lu - @Appromances 

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie, eu virei fã do RR depois que li a série do Percy e os Olimpianos. Esta série eu ainda não li, mas pretendo ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Lu, não leu nada do Riordan?! Eu adoro a maneira dele escrever =D

    ResponderExcluir
  10. Rose, se você curtiu Percy com certeza vai adorar os Kane =D

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do autor Nanie e também não tinha percebido que era um barco, hahahaha

    Tenho medo de me decepcionar =/

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Babi, fiquei feliz de ver que outras pessoas além de mim também não haviam percebido que era um barco... hahah me senti menos doida ^^
    Sabendo o quanto você gosta de infanto-juvenil acho que o tio Rick não vai te decepcionar não =D Mas só lendo para saber >< hehehe

    ResponderExcluir
  13. Realmente é um barco,tem coisas que passam despercebidas.
    Bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  14. Luciane, eu achei que todo mundo iria rir da minha cara, mas agora estou vendo que várias pessoas, como eu, não haviam percebido que é um barco na capa ^^

    ResponderExcluir
  15. E é um barco! o.O
    Também não tinha reparado.

    Eu tb acho o Rick um escritor maravilhoso.
    Preciso 'saborear' este volume.

    Bjins,

    Luciana.
    www.toclivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Luciana, estou tão feliz por não ser a única que não tinha visualizado o barco >< hahahah achei que todo mundo iria rir da minha cara =D
    Ele é um excelente escritor, né?! E nesse livro não perdeu a mão - é uma história ótima =)

    ResponderExcluir
  17. Já houvi muito falar de Rick Riordan ,mas nunca li nada dele...por falta de oportunidade.Leio sempre as resenhas dos livros dele e minhas filhas sempre me contam sobre os livros que já leram dele e acho que por isso minha curiosidade é aclamda...Sua resenha ficou ótima .

    ResponderExcluir
  18. Eva, ele é um excelente autor! Para quem gosta de infanto-juvenis, as séries Percy Jackson e os Olimpianos e As Crônicas dos Kane são ótimas =)

    ResponderExcluir
  19. O legal do livro para esta faixa etária é mesclar os narradores entre o garoto e a garota. Assim fica bem legal da meninada se identificar e passar a curtir mais a leitura!

    ResponderExcluir
  20. Roberta, isso fica bacana mesmo - primeiro porque é muito divertido que cada hora um dos dois narre e segundo porque realmente facilita a identificação de qualquer tipo del leitor =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥