quarta-feira, 28 de março de 2012

O que Jane Austen tem a dizer sobre os romances

No princípio do século XIX, Jane Austen já tinha muito a dizer sobre o tão depreciado gênero.

Se você, como eu, é apreciador dos queridíssimos romances, com certeza já ouviu algum comentário jocoso, do tipo "mas você só lê romances?". E se acha que isso é algo de nossa época, encontra-se bastante enganado.
Lendo A Abadia de Northanger, encontrei um trecho onde Jane Austen fala o que ela acha da ideia dos próprios autores de romance desfazerem de seu trabalho.


"Não vou adotar esse mesquinho e grosseiro costume, tão comum entre romancistas, de degradar com sua censura desdenhosa os próprios trabalhos cujo número eles mesmos fazem crescer, unindo-se a seus piores inimigos em dar os mais agressivos epítetos a tais obras, sem sequer permitirem que elas sejam lidas por sua própria heroína, que, se por acidente lhe cair nas mãos um romance, decerto folheará suas insípidas páginas com repulsa. Mas ai! Se a heroína de um romance não for apadrinhada pela heroína de outro, de quem poderá esperar proteção e atenção? Não posso aprovar tal coisa. Deixemos aos críticos insultar à vontade tais efusões de imaginação, e a cada novo romance lançar seus surrados ataques contra o lixo que hoje faz gemerem as prensas. Não abandonemos uns aos outros; somos um corpo ferido. Embora a nossa produção tenha proporcionado mais amplo e autêntico prazer do que as de qualquer outra corporação literária do mundo, nenhuma espécie de composição foi mais vituperada. Por orgulho, ignorância ou moda, nossos inimigos são quase tantos quantos nossos leitores. E enquanto o talento do nongentésimo compilador da História da Inglaterra ou do homem que reúne e publica num livro algumas dúzias de linhas de Milton, Pope e Prior, com um artigo do Spectator, e um capítulo de Sterne, são elogiados por mil plumas, há um desejo quase universal de vilipendiar e desvalorizar o trabalho do romancista, e rebaixar obras que têm apenas o gênio, a inteligência e o bom gosto para recomendá-las. 'Não sou um leitor de romances... Raramente folheio romances... Não vá imaginar que leio muitos romances... Para um romance, está muito bom.' Essa é a cantilena de sempre. 'E o que anda lendo, Senhorita...? 'Ah! É só um romance!', responde a mocinha, enquanto larga o livro com afetada indiferença ou momentânea vergonha. 'É só Cecília ou Camilla ou Belinda'; ou, em suma, só alguma obra em que se exibem as maiores faculdades do espírito, em que o mais completo conhecimento da natureza humana, o mais feliz traçado de suas variedades, as mais vivas efusões de inteligência e humor são oferecidos ao mundo na linguagem mais seleta. Ora, estivesse a mesma mocinha entretida com algum número do Spectator em vez de com tal obra, com que orgulho ela teria mostrado o livro e pronunciado o seu título; embora seja mais provável que ela não esteja ocupada com nenhuma parte dessa volumosa publicação, cujo conteúdo e tantas vezes a substância de seus artigos na descrição de circunstâncias improváveis, personagens pouco naturais e temas de conversação que não mais interessam a nenhuma pessoa viva; e a linguagem é também tão vulgar, que não passa uma ideia muito favorável da época que a tolerou." - Jane Austen em "A Abadia de Northanger".

Achei bastante interessante ler a opinião da autora sobre o assunto e resolvi compartilhá-la com vocês! Afinal de contas, ler é uma atividade muito prazerosa para mim e fico feliz de ver que também o foi para outras pessoas.

6 comentários:

  1. Jane Austen pra mim é uma
    pessoa maravilhosa, tanto que a escolhi como ponto principal de minha monografia.
    Isso é engraçado, romances muitas vezes são julgados como uma espécie de literatura
    que não enriquece, e assim o era no século XVIII, mas como Jane escreveu, os
    romances, não importa o gênero, são a melhor forma do homem conhecer a si próprio
    e aprender com seus defeitos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse trecho de Abadia de Northanger, são poucas as vezes em que podemos ler algo tão pessoal da autora, gosto muito disso.

    ResponderExcluir
  3. Amanda, que interessante saber que gosta tanto da autora! Eu só li três obras dela, mas gostei das três =)
    Romances não era subjugados apenas naquela época, eles ainda o são hoje em dia. Vira e mexe vejo pessoas menosprezando-os... Mas, como Jane Austen, eu sou grande fã dos romances e acho que ler é sempre uma boa pedida ^^

    ResponderExcluir
  4. Adriana, é verdade... quase nunca podemos ter um contato tão íntimo com a autora! Eu me surpreendi com esse trecho e tive que compartilhar com os leitores do blog - para que eles também pudessem ler as ideias de Jane Austen sobre os romances ^^

    ResponderExcluir
  5. Gente, que isso?! *-*
    O melhor texto que li sobre romances, e que apesar de tudo está muito proprício para os dias atuais. 
    Pessoas com vergonha de admitir que leem romances por receio que isso possa passar um ar... Menos intelectual, talvez? 
    Gosto de romances. Enfim, gosto de livros. 

    (:

    ResponderExcluir
  6. Géssica, é muito bom, né?! Eu tive que compartilhar aqui no blog =D Adorei saber o ponto de vista de Jane Austen sobre o assunto ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥