domingo, 18 de março de 2012

Carolina se Apaixona, de Federico Moccia

Carolina se Apaixona, de Federico Moccia
Planeta - 398 páginas
Carolina tem apenas treze anos e está descobrindo o amor.





Título: Carolina se Apaixona
Título Original: Amore 14
Autor: Federico Moccia
Tradutor: Regina Cony
Editora: Planeta
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2008
Nº de Páginas: 398
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Carolina tem treze anos e como qualquer adolescente de sua idade gosta de muitas coisas.
Nesse livro ela conta sua relação com o primeiro beijo, os primeiros amores, os amigos, a escola e a família.

O que eu achei do livro:
Essa é uma das resenhas mais difíceis de escrever e não porque eu tenha gostado demais do livro, mas justamente pelo motivo contrário. Carolina se Apaixona não conseguiu me conquistar, nem um pouco.
Eu nunca havia lido nada do Federico Moccia e tinha muita curiosidade para conhecer o autor. Infelizmente, tenho que dizer que não gostei do que encontrei nesse livro e não tenho vontade de ler outros. A escrita de Moccia é estranha. O livro é contato em primeira pessoa pela protagonista de treze anos, mas confesso que na maior parte do tempo parecia que minha sobrinha estava me contando uma de suas histórias - uma narrativa confusa e embolada, misturando as coisas o tempo todo. Já não é legal na vida real, ficou ainda pior em um livro. Talvez uma menina de treze anos se identificasse mais com esse tipo de narrativa, mas eu não deixaria minha filha ler esse livro (a Carolina é realmente uma personagem bem saidinha para a idade dela).
Eu não posso dizer muito da tradução, porque não entendo nada de italiano e não teria como comparar com o original, mas posso falar da revisão, que ficou bem ruim. Tem muita coisa escrita errado e até mesmo uma letra de música (em inglês) saiu errada (será que o autor escreveu errado? Será que a tradutora acabou mudando alguma coisa? Não sei) - é uma música do James Blunt e eu só percebi porque decidi ouvir a música que não conhecia. Outros erros, entretanto, são notáveis e atrapalham bastante a leitura.
O livro tem quase quatrocentas páginas. Tamanho não é algo que costuma ser um problema para mim, pelo contrário, gosto de livros grandes que me deixam por mais tempo na companhia dos personagens que tanto me divertem. No caso de Carolina se Apaixona, porém, não foi muito agradável. Além de achar a narrativa confusa, deixando a leitura arrastada, fiquei com a impressão de estar sendo enrolanda - o livro poderia ser facilmente cortado pela metade e nós não daríamos falta.
Deu para perceber o quanto eu não gostei? Pois é. Isso é raro, normalmente os livros conseguem me atingir de alguma forma, mesmo que não se tornem favoritos. Esse, todavia, foi um que tive que fazer muito esforço para não abandonar.
Deixo claro, por fim, que essa é apenas a minha opinião. A revisão precisa mesmo ser refeita, porque está ruim, mas quanto à história, é apenas um (des)gosto pessoal e você talvez goste do livro - que trata sobre a adolescência e as dúvidas e certezas que permeiam essa fase tão conturbada da vida.
Não recomendo a leitura de Carolina se Apaixona e dificilmente lerei outro livro do Moccia.

PS: A música a qual me refiro na resenha é "Shine On", de James Blunt. A letra original é "Same old moves for a new romance", mas no livro está escrito "some old moves for a new romance".

PS2: As músicas em italiano não estão traduzidas no livro. Eu senti falta disso - porque as citações tinham a ver com o momento que estava sendo narrado. O Google Tradutor é muito útil nessas horas, mas não é muito legal ficar abrindo-o toda hora para consultar (além de que nem sempre é possível).

PS3: O que você acha de adolescentes de quatorze anos dirigindo? Eu já acho um tanto quanto cedo deixarem adolescentes de dezesseis anos dirigirem (em alguns casos, acho que dezoito também é cedo), mas quatorze? Assustei quando vi menções de jovens dessa idade dirigindo. Não conheço a lei italiana e não consegui descobrir os detalhes, mas parece que os jovens de quatorze anos podem dirigir minicarros (tais como esse e esse).

PS4: Uma coisa que gostei no livro foi que a narradora sempre responde algumas questões no início de cada mês. Achei tão divertido que copiei as perguntas e fiz um post sobre isso aqui no blog: o meme de Carolina.

PS5: Achei muito engraçado os apelidos que Carolina coloca em todo mundo: Giovanni vira Rusty James (muitas vezes chamado só de R.J. - que eu sempre lia em inglês), Alice vira Alis, Claudia vira Clod, Gustavo vira Gibbo, Matteo vira Matt, Lucilla vira Luci e Tommaso vira Tom. Mas ao mesmo tempo que achei legal, também me pareceu uma tentativa (um tanto forçada) de "americanização" da história (notou como quase todos os apelidos parecem nomes americanos?).

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



65 comentários:

  1. Sua malvada. Deu 1 estrela só? Assim, concordo com você em alguns pontos, mas estou acostumada com a narrativa do Moccia e adoro os livros dele.
    Estou gostando bastante de Carolina se apaixona.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Sério Nanie, só uma estrelinha para Federico Moccia???
    Não posso crer, rsrs. Eu li todos os outros livros dele lançados aqui no Barsil e simplesmente gostei muito, mas realmente este de agora parece não estar agradando muito as pessoas não, ja vi outra resenha negativa sobre ele, mesmo assim quero tirar minhas próprias conclusões...

    Muito boa a sua opinião!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, acho justamente ruim que eu não tenha um parâmetro para comparar com outros livros do autor. Não sei o que eu acharia dos outros, mas de Carolina se Apaixona eu não gostei não...

    ResponderExcluir
  4. Babi, dei uma estrela porque gostei das perguntas que a Carolina responde no início de cada mês >< E por um detalhe que eu te conto depois que você terminar de ler o livro, senão ainda tinha dado 1/2. Esse foi um livro que realmente não conseguiu me prender...

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanie, não posso dizer nada a respeito, não conheço nada deste autor, mas, já ouvi maravilhas sobre ele.
    Mas, gostei da resenha vc foi bem sincera e gosto disso!
    Bjus Fabi!

    ResponderExcluir
  6. Fabiana, eu também só havia lido grandes elogios ao autor! Não sei se os demais livros são assim, mas esse não me agradou.

    ResponderExcluir
  7. Vichi... se vc não gostou, melhor eu passar longe!!! KKKKKKK. Mas livros são assim mesmo. Esse é o grande barato da literatura. 

    ResponderExcluir
  8. Vanessa, já tinha um tempinho que não me deparava com um livro que me desagradasse assim - até porque tento filtrar de alguma forma minhas leituras, procurando sempre o que tem potencial para me agradar.

    ResponderExcluir
  9. Vou ler ainda, mas depois da sua resenha, desanimei hahaha

    Mas neh, gosto do Moccia, vou dar uma chance, depois te conto!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanie, que pena você não ter gostado do livro...ma , não desiste do autor não...Li apenas Desculpa se te chamo de amor do Moccia, mas adorei. Não posso falar desse,entretanto acredito que vou querer ler...rsrsrs...
    Adorei a opinião sincera, como sempre.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  11. Confesso que sou fã assumida da Federico e estou bem curiosa pra ler esse livro, apesar de ter ficado meio assim com o fato da personagem principal ter 13 anos..No entanto, acho que você deveria dar uma outra chance ao Federico. Já ouviu falar de "Três Metros Acima do Céu"? Talvez por ter personagens mais velhos você se identifique mais :))

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Thais, desculpe por desanimá-la, mas quem sabe você não pensa diferente, né?! A Babi (@eromances) está gostando bastante do livro. Depois me conte ^^

    ResponderExcluir
  13. Andréia, agora eu realmente não sei se vou querer ler outra coisa do autor... posso até dar outro chance no futuro, mas sempre vou ficar com um pé atrás >< E tendo tanta coisa para ser lida aqui em casa, vou acabar deixando isso beeeeeeeem para o futuro.

    ResponderExcluir
  14. Patrícia, não acho que o fato de a protagonista ter treze anos seja um grande problema... hehehehe A Babi (Romances e Leituras) disse que está gostando bastante da história e ela também gosta do Moccia. 
    Como tenho muita coisa para ler aqui em casa, acho que vai levar um bom tempo antes que eu dê outra chance para o autor >< Mas essa não é uma possibilidade descartada não =)

    ResponderExcluir
  15. Ei Nanie,

    Nossa, acho que nunca tinha visto uma nota 1 por aqui rsrs.
    Eu já li do autor Desculpa se eu te chamo de amor e Três metros acima do céu, gostei dos dois. 

    Este livro se não me engano foi escrito muito antes dos livros conhecidos dele e só agora foi publicado. Pode ser isto, não desista do autor não, os romances adultos dele são lindos. ^^ 

    Este nem vou querer rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Nanda, acho que eu nunca tinha dado 1 estrelinha para um livro aqui no blog antes (e tem apenas um que eu me arrependo de não ter dado 1/2), mas é que nunca antes eu tinha sido tão decepcionada em um leitura - um livro que não mexeu comigo de forma alguma >< 
    Então, eu não costumo desistir dos autores, mas confesso que vou demorar um pouco até ter coragem de ler outro livro do Moccia ^^

    ResponderExcluir
  17. Nossa, até a Planeta com erros de revisão? Que é isso? Tá virando tendência agora? Ou será que livros com revisão malfeita vendem melhor? MISTÉÉÉÉRIO.

    ResponderExcluir
  18. Lilian, e foram muitos, viu?! Eu fiquei bem triste de encontrar isso no livro...

    Menina, não é?! Até editoras grandes estão dando esse deslize agora (ou será que somos nós que estamos cada vez mais exigentes? Acho que é uma mistura dos dois).

    ResponderExcluir
  19. não acho que seja exigência demais, não. vender um livro benfeito é o mínimo que essas editoras devem fazer. se não conseguem nem fazer o básico, é porque tem algo errado, né? pra mim é desrespeito com o consumidor, mesmo. a gente não troca uma peça de roupa, um aparelho que veio com defeito? porque só com livros é que devemos tolerar essas lambanças? o preço final continua o mesmo...

    2012/3/19 Disqus <>

    ResponderExcluir
  20. Ah, Lilian, concordo contigo - o livro tem que ser bem feito sim, com certeza! O que eu quis dizer foi mais no sentido de que não que as editoras estejam ficando piores agora, nós é que estamos percebendo mais os defeitos! 

    ResponderExcluir
  21. aaaah sim. olha, sinceramente? acho que não. creio que elas estão errando mais, porque eu li a minha vida toda e não me lembro de erros tão toscos quanto os que vejo agora. alguém que manje mais que eu deve notar erros bem mais profundos. mas esses mais banais... não me lembro. sempre fui chata com isso, então acho que notaria se tivesse visto antes. (estão nivelando por baixo. minha opinião.)

    2012/3/19 Disqus <>

    ResponderExcluir
  22. Lilian, entendi seu ponto de vista. Daí eu já não posso afirmar nada, mas no meu caso eu venho notando que estou sim mais exigente. Livros que eu havia lido na adolescência e achado tudo normal hoje vejo que estavam cheio de erros.
    De qualquer forma, fico triste de ver esse tipo de coisa. Espero que as editoras passem a tomar mais cuidado com seus livros - todas as editoras, porque nós, os leitores, somos clientes exigentes!

    ResponderExcluir
  23. GENTE será que se eu reler vou notar a mesma coisa? *pensando em reler livros da adolescência*

    2012/3/19 Disqus <>

    ResponderExcluir
  24. Lilian, acho que é bem provável, mas espero que não >< heheheheh Eu sempre releio livros que gosto muito =D A experiência com certeza vai valer a pena porque você vai enxergar de outra forma as histórias ^^

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho medo de reler e pensar 'nossa, mas como eu pude ler ISSO?'. HAHAHAH mas pensarei no caso. :P

    (Olha o Disqus virando chat aí, gente!)

    2012/3/19 Disqus <>

    ResponderExcluir
  26. Lilian, comigo isso nunca aconteceu =D Acho que tem um véu permanente que nubla minha visão para os livros que já vi - posso até não achar tão incrível quanto antes, mas tem uma aura que nem dá para explicar >< hahahahaha
    E o mais interessante é reler os livros que eu não gostei - alguns eu gosto hoje e é incrível perceber o que me incomodava tanto antes (na maioria das vezes por imaturidade).
    Ah, é por isso que eu adoro o DISQUS *-* Adoro poder ter esse contato próximo tanto aqui no blog quanto nos blogs que visito (outro dia foi no blog da Cíntia - @blogfreetobeme).

    ResponderExcluir
  27. olha, nunca tentei isso. preciso fazer a experiência. e o Disqus é muito amor, por isso eu não o tiro nunca! rs

    2012/3/19 Disqus <>

    ResponderExcluir
  28. Oi Nanie!

    Também não conheço nada sobre a escrita do Moccia, mas sei lá, não gostei muito do enredo desse livro. Não que eu não goste de livros adolescente, mas estou um enjoada desse tipo de literatura.

    Estou procurando outros tipos, só para variar. Não que eu não vá ler o livro, mas não vou procurar tão cedo kkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Lilian, o disqus é amor demais mesmo *-*

    ResponderExcluir
  30. Carla, estão saindo muitos livros adolescentes, né?! Eu gosto de variar a minha leitura - então estou sempre lendo coisas diferentes para não enjoar ^^

    ResponderExcluir
  31.  Então, não qu eue não goste, mas tem hora que você se cansa de histórias falando sobre os problemas adolescentes...

    Esse eu vou ler, mas não por enquanto kkkk

    Quem sabe em uma outra edição, melhor revisada, ai eu me animo para ler kkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Nunca li nada desse autor, mas sempre leio elogios para ele que tenho muita curiosidade em ler algum livro dele. 
    Pensei que tinha gostado do livro por ter postado o meme da Carolina. ^^ Pelo menos algo no livro tem que se salvar, né? 
    Bom, eu ainda quero ler algo do autor, mas agora eu sei que é melhor não começar por esse livro. 

    (:

    ResponderExcluir
  33. Nanie,

    É tão ruim isso de não gostar de um livro, né!
    E o pior ainda é resenhar... rs
    E pior pior pior ainda é que temos que ir até o fim, né! rs
    Boa sorte com as próximas leituras.

    =)

    ResponderExcluir
  34. Oi, Nanie.

    Primeiro, nunca li nada do autor. Até tenho um aqui, mas ainda não tive tempo de ler.

    Segundo, li durante a minha vida toda, sempre fui exigente nessa questão de erros de revisão, mas ultimamente ando vendo que estão cada mais graves e, infelizmente, parece que virou uma epidemia.

    E o que me deixa mais triste, é a forma descuidada como esses livros são publicados. Acho um desrespeito, porque todo leitor exigente também é um consumidor, como a Lilian salientou muito bem. Além de serem publicados neste estado, ainda temos que encarar preços abusivos!

    Não ligo de pagar caro, desde que seja um produto de qualidade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Géssica, até hoje eu também só havia ouvido elogios a ele... o que me faz pensar que talvez esse livro seja uma exceção e os outros sejam melhores.
    Eu gostei só do meme que ela respondia >< hahahhaha
    Eu acho melhor que você comece por outro livro dele.

    ResponderExcluir
  36. Joelma, é muito ruim mesmo ><
    Ah, não tem que ir até o fim - eu que não gosto de abandonar >< Sempre fico com esperanças de que o livro vá melhorar.

    ResponderExcluir
  37. Carla, esse foi o único que li do autor!
    Também sou bastante exigente nessa questão de revisão e fico muito triste por encontrar livros com tantos erros... Eu faço questão de juntar o dinheiro e comprar o livro que tanto quero, mas também faço questão de que ele seja bem feito - e isso inclui uma revisão bem feita.

    ResponderExcluir
  38. Parece que só se salva a capa do livro né? kkk
    Tbm não me atraiu, ainda mais depois da resenha.
     

    ResponderExcluir
  39. Nanie, concordo plenamente com você. Disse tudo!

    ResponderExcluir
  40. Leninha, vou dar uma de chata agora novamente porque eu não gostei da capa desse livro =( Parece que a menina está gripada >< hahahahah

    ResponderExcluir
  41. Nanie! Menina vc deu asar no livro de Moccia! Vc deixou um monte de gente chocada dando apenas uma estrela!!! kkkkkkk
    Olha! O autor me incomou um pouco em "Desculpa se te chamo de amor", por conta de criar um romance entre uma garota de 17 e um cara 37... E o livro está cheio de erros de revisão, mas no fim achei a história muito boa!
    Uma pena Nanie!!

    Super bju.

    ResponderExcluir
  42. Beli, e pior que foi mesmo >< Também acharia estranho um romance entre uma menina de 17 e um cara de 37, mas não acho que isso estragaria o livro para mim... Carolina se Apaixona acabou sendo uma grande decepção =(
    Sério que esse outro também está cheio de erros? Isso é muito triste, né?!

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite!

    Eu não tenho como opinar, não li nenhum livro do Federico Moccia,  tem uns Três que estão na minha lista de desejos, inclusive esse que chamou bastante a minha atenção.   


     


     


    Beijos


    Luciana


    Quando puder, visite o Blog - Apaixonado por Romances

    ResponderExcluir
  44. Luciana, eu só posso falar desse - que não me agradou nem um pouco >< 

    ResponderExcluir
  45. Oi Nanie!! Ainda não li nada desse autor, mas as resenhas que li de outros livros dele eram só elogios. Agora até fiquei na dúvida se quero ou não ler. Esse livro com certeza eu vou passar e simplesmente pelo fato de vc ter dito que ele poderi ater sido cortado pela metade. Odeio textos que só servem para encher linguiça. bjs

    ResponderExcluir
  46. Rê, eu também só havia ouvido elogios ao autor... talvez os outros livros dela sejam melhores... mas esse é bem fraco.

    ResponderExcluir
  47. as capas dos livros do Moccia nunca me atraíram, ai acabou que nunca procurei sinopses e resenhas deles, mas li a sua por inteiro e acho que fiz bem em não ler o livro ainda. tenho tantos que sei que vou gostar na espera aqui, nem vale a pena passar esse na frente.

    nada pior do que uma revisão mal feita, consegue detonar até um bom livro.

    :*

    ResponderExcluir
  48. Que pena. Também nunca li nada dele, e nem tenho vontade no momento.
    Adoro seus "PS" kkkkk Dessa vez foram 5, como pode?
    Parece que quanto menos a gente gosta de um livro, mais coisa a gente tem pra falar dele...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  49. Milla, eu tenho que me controlar nesses PS, né?! Mas não resisto - quando vejo já coloquei um monte no final da resenha.
    É uma pena que a leitura tenha sido tão ruim... normalmente eu costumo acertar mais nos livros que penso que irão me agradar... mas dessa vez eu errei em cheio.

    ResponderExcluir
  50. Que coisa em? Depois desta resenha não tenho vontade nenhuma de ler,que pena para o autor,quem sabe ele acerta nos próximos,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  51. Luciane, pelo que você comenta das suas preferências, não acho que iria gostar nem um pouco desse livro.

    ResponderExcluir
  52. Depois de ter me apaixonado pelo meme e ter ficado curiosa a respeito de Carolina aqui estou eu tomando um susto. rs 
    Nunca li nada do Moccia, mas já ouvi muitos elogios ao autor. O tema do livro, as descobertas da adolescência não é em geral um tema que me atraia, mas se tivesse algum ser fantástico envolvido as coisas mudariam de figura... rs
    Vou pesquisar mais sobre o livro pra saber se ele se enquadra no que curto ler ou não. 
    Ao menos deu para tirar a ideia do meme da Carolina desta leitura né? rs 
    Beijos.

    ResponderExcluir
  53. Nani (eu disse que usaria esse apelido), o livro foi, infelizmente, uma grande decepção :( Eu também só havia ouvido elogios ao autor.
    Eu aconselho mesmo que pesquise - já ouvi outras pessoas dizendo que estão gostando do livro ^^
    Ah, o meme ficou legal, né?! heheh

    ResponderExcluir
  54. Nunca li nada do Moccia, mas sempre quis ler. Sua resenha me desanimou pra  especificamente esse livro, porque assisti domingo Desculpa se te chamo de amor e achei que vale a pena dar uma chance ao livro. Mas Carolina se Apaixona não lerei nem tão cedo.

    Beijos!

    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. Carissa, eu também só havia lido opiniões bastante positivas sobre os livros do Moccia - então, talvez, seja um problema específico com esse livro e os demais sejam bons. Acho que seria uma boa ideia dar uma lida nas resenhas de outras pessoas. Eu agora vou ficar com um pé atrás com o autor, não tem jeito, mas um dia, quem sabe, eu dou outra chance para ele =)

    ResponderExcluir
  56. Confesso que quando vi a capa, antes do lançamento, fiquei bem curiosa... Mas depois de váárias resenhas negativas, tenho certeza de que não vou ler. A não ser que o submarino coloque por R$9,90, ai eu até compro, só pra dar minha opinião rs

    ResponderExcluir
  57. Karolyne, eu não gostei mesmo desse livro, para mim ele não funcionou >< 

    ResponderExcluir
  58. Okay. Quando eu vi essa resenha no meu e-mail, me intrigou o fato de você ter dado uma estrela só. Eu acompanho sempre que posso suas resenhas, Nanie, e tinha que vir saber o que tinha de tão ruim nesse livro.
    Eu também nunca li algum de autoria do Moccia, minha ideia era começar com "Três Metros Acima do Céu" para, depois, ler "Sou Louco por Você". Mas... a impressão que tenho com a quantidade de livros que já vi dele na livraria, é que a escrita poderia ser bem comercial e, ao ler sua resenha, meu medo se confirmou.
    Não gosto muito quando as protagonistas são saidinhas para a idade; quando me deparo com personagens assim, fico pensando se eu que sou uma freira ou o mundo de hoje que está mesmo perdido... rsrsrs
    Eu acho que, sim, lá na Itália eles podem tirar carteira ainda antes dos 16 anos (devo ter visto em algum filme ou livro, não me lembro), o que eu acho meio exagerado. Sou meio suspeita para falar, porque tenho 17 e estou morrendo de vontade de dirigir, mas mais porque preciso (meu pai é o único que dirige aqui em casa kkkk) e porque tenho preguiça de caminhar xD
    Outra coisa que geralmente contribui para me aborrecer com um livro é uma revisão mal feita e uma narrativa confusa. Esses dois pontos, definitivamente, acabam com qualquer livro e, até uma boa história, pode ficar chata e maçante. Uma pena.
    Vou pensar melhor agora antes de pegar um livro do Moccia na mão; mas, quem sabe, posso ter uma outra perspectiva... se eu não começar por esse livro. rsrsrsrs

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  59. Veezinha, esse livro não conseguiu mesmo me prender - achei horrível e minha impressão do autor agora é a pior possível. Tem muita gente comentando que vale a pena dar uma chance ao autor e conferir os demais livros, que são melhores. 
    Ah, sim, com certeza eles podem mesmo dirigir aos quatorze na Itália e por isso o autor colocou no texto. Ainda assim, acho BEEEEEEEM estranho >< heheheh

    ResponderExcluir
  60. Oi Nanie,

    Vou ler esse livro e como gosto demais do Moccia, não sei se vou me decepcionar, os outros livros do autor são bons demais, tenho até dois deles como favoritos (Desculpa se te chamo de amor e Desculpa, quero me Casar Contigo)!
    Mas enfim, logo vejo de gosto ou não hehehe

    ResponderExcluir
  61. Thais, tem gente gostando do livro >< Como você gosta de Moccia, talvez goste também >< eehehehe Eu não gostei nem um pouquinho, infelizmente...

    ResponderExcluir
  62. Ei Nanie...

    Literatura infanto juvenil geramente não me agrada, ainda mais com uma pessima tradução. Affs, isso me irrita profundamente. Pessoal é pago pra traduzis e fazem esse pessimo trabalho? Nemmmm. E o pior é que esse tipo de livro costuma ser bem caro o.O


    E essa protagonista de 13 anos toda saidinha? Geeeeeeeeeeeeeente até em livro? Tbem não indicaria pra minha sobrinha não heim? rsrsr



    Tenho 'Desculpa se te chamo de Amor' do mesmo autor na minha fila de leitura pq foi bem indicado.

    P.s: Errar tradução de musica é o fim heim? Olha o terra letras aí pra ajudar. Vergonha pro tradutor o.O

    beijosss

    ResponderExcluir
  63. Fabiana, detesto quando pego livros mal traduzidos... como você disse, é trabalho! Não é como se o tradutor estivesse fazendo um favor... aliás, os tradutores que fazem isso por amor (vide aqueles que traduzem ebooks) costumam fazer ótimos trabalhos...


    Pois é, eu fiquei de cara com o quanto a menina era saidinha. Se tivesse 17, eu entenderia, mas com 13 achei um tanto demais.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥