quinta-feira, 29 de março de 2012

A Abadia de Northanger, de Jane Austen

A Abadia de Northanger, de Jane Austen
Martin Claret - 274 páginas
Catherine tem apenas 17 anos e pela primeira vez sairá de casa e conhecerá um mundo diferente.




Título: A Abadia de Northanger
Título Original: Northanger Abbey
Autor: Jane Austen
Tradutor: Roberto Leal Ferreira
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 1818
Nº de Páginas: 274
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Catherine é uma mocinha de apenas dezessete anos. Embora não tenha nascido uma criança bonita, os anos lhe trouxeram a beleza inesperada.
Pela primeira vez, ela irá deixar sua casa, que divide com os pais e nove irmãos. Irá conhecer um mundo totalmente diferente ao visitar a cidade de Bath - onde irá ao teatro, ao balneário e terá contato com muitas pessoas. Fará novas amizades e será objeto de apreciação dos rapazes. E ela mesma não ficará para trás - irá enamorar-se por um certo Henry Tilney que chama sua atenção ao tornar-se seu par em um dos bailes a que ela vai.

O que eu achei do livro:
Terceiro livro que leio de Jane Austen! E a cada livro que leio, gosto ainda mais da autora. Ela tem uma sensibilidade tocante e consegue traduzir em suas obras a sociedade da época em que vivia, proporcionando ao leitor uma incrível viagem no tempo. E nesse livro em particular, Jane Austen tem um tom um pouco diferente - um tanto bem humorado e satírico. Já no primeiro parágrafo do livro podemos ter uma ideia de como será a narrativa:
"Ninguém que tivesse visto Catherine Morland quando criança teria imaginado que ela nascera para ser heroína. Sua situação na vida, o caráter do pai e da mãe, sua própria pessoa e disposição, tudo ia contra ela."
Catherine é apenas uma mocinha de dezessete anos, mas em muitos aspectos diferente das jovens de nosso tempo. É interessante ver como se portava uma adolescente naquela época e quase não consigo chamá-la de adolescente, de tão adultos que eram seus modos e alguns de seus pensamentos. De forma alguma, entretanto, a mocinha deixa de ser mocinha - podemos acompanhar os seus devaneios e seus receios, principalmente no que concerne ao amor que sente pelo Sr. Tilney e que não vê retribuído, ao menos não a princípio e não efusivamente. É uma graça ver Catherine pensando as maiores loucuras e, em outros momentos, não enxergando o que se passa debaixo de seu narriz. Eu realmente adorei acompanhar essa heroína criada por Jane Austen.
Nesse livro, a autora cita várias outras obras, desconhecidas por mim, de literatura gótica. Esse é o estilo favorito da protagonista, que chega inclusive a dizer que não consegue suportar outro tipo de história. Admito que eu também aprecio muito esse estilo de escrita e fiquei super curiosa acerca de algumas das obras citadas no livro, principalmente "The Mysteries of Udolpho", escrito por Ann Radcliffe, que tem um importante papel na trama.
Na maior parte do tempo, o livro é um romance, bem leve e gostoso, mas em alguns capítulos no meio do livro, nos vemos de repente em um estilo mais "gótico", com a inserção de um pouco de mistério. Tudo por causa da imaginação de Catherine, inspirada pelos tantos livros que leu sobre o assunto. O desenrolar dessa subtrama também é muito engraçado.
A edição que li do livro, editada pela Martin Claret, está muito bacana. A capa ficou maravihosa e a revisão, embora não esteja perfeita, está aceitável e muito melhor do que o que encontrei em versões mais antigas de outros livros publicadas pela editora. Só senti falta de uma introdução - acho que obras clássicas demandam uma introdução e, de certa forma, foi a própria editora que me deixou mal acostumada - uma vez que a maioria dos livros que já li deles conta com essa tão estimada introdução.
Ouso dizer que A Abadia de Northanger toma agora o lugar melhor livro de Jane Austen em meu coração. Com uma linguagem bem simples, uma narradora que ousa dialogar diretamente com o leitor em alguns trechos, o livro é muito leve e tem uma leitura bastante agradável.

PS: Não consegui encontrar nenhuma edição brasileira do livro "The Mysteries of Udolpho". Alguma editora brasileira bem que poderia se interessar e publicar a obra por aqui. O livro de Ann Radcliffe foi publicado originalmente em 1784, dividido em quatro volumes.

PS2: A Abadia de Northanger é um lugar ficcional. Precisava contar o fato a vocês. Sempre que leio sobre um lugar bacana, eu procuro saber mais sobre ele - busco fotos e fatos sobre o lugar. Falando de uma abadia, que teria sido antes um mosteiro ou convento, estaria certa de que encontraria muita história extra para ler e que seria certamente um lugar muito bonito. Tive que me contentar em ler sobre outras abadias reais, porque a de Northanger foi inventada por Jane Austen.

PS3: Clique aqui para conferir o post "O que Jane Austen tem a dizer sobre os romances".

Nota: 








Dificuldade de Leitura:


34 comentários:

  1. Eu também tenho a mesma sensação que você, a cada livro de Jane Austen eu gosto mais da sua escrita e das suas histórias! Isso soma-se ao fato de eu simplesmente amar o século XIX e quase tudo que leio desta fase eu gosto!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie!

    *momento vergonha* eu ainda não li nenhum livro da Jane Austen...

    Algumas pessoas já me indicaram, mas ainda não criei coragem para ler rsrsr

    Mas vou deixar anotado aqui o título para leitura \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    Eu comprei este livro faz um tempo, mas nunca li. Não, pq não ame Jane Austen e sim porque é o último que falta para eu ler. Fico com medo de ler o último e dps entrar em depressão profunda! hauahua Eu amo Jane Austen! ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanie!
    Também sou fã de Jane Austen. Amei o livro e sua resenha está bem condizente com todas as emoções que a gente sente ao ler A Abadia de Northanger.
    Este livro me cativou tanto que se tornou um dos preferidos da autora para mim. Se não tomou o lugar de Orgulho e Preconceito, chegou bem perto de tomar! rs 
    Acho que para conhecer Jane Austen de verdade tem que ler O&P e A Abadia...!
    Beijos!

    p.s.: que curioso, este também foi o terceiro livro q li dela! rs Na ordem: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e A Abadia de Northanger.
     

    ResponderExcluir
  5. Elaine, desse eu gostei demais *-* Orgulho e Preconceito eu gostei também, mas achei a escrita mais rebuscada e o ritmo lento demais... prefiro Persuasão e agora A Abadia de Northanger - que é incrível =)

    ResponderExcluir
  6. Carla, que vergonha nada... sempre há tempo =D eeheheheh
    Esse é um bom título para você começar :) Eu não indico que você comece a ler por Orgulho e Preconceito não... apesar de ser o mais famoso da autora, é bem lentinho >< heehehe

    ResponderExcluir
  7. Carolina, só falta esse?! Ai, que ótimo =D Eu só li três da autora... mas dentre os que li esse é o melhor :) É bem diferente dos outros dois, menos sisudo e mais divertido ^^

    ResponderExcluir
  8. Rose, confesso que de Orgulho e Preconceito eu não gostei tanto, apesar de ter gostado. O livro é mais paradinho, uma escrita mais rebuscada, não conseguiu me conquistar tanto quanto A Abadia de Northanger, que tem uma linguagem mais simples e dinâmica. Adorei a maneira como a autora se dirige diretamente ao leitor nesse livro =D

    ResponderExcluir
  9. O que eu mais temo quando se fala em ler clássicos é acabar não gostando, abandonando, ou não entendendo a história por conta da escrita dos autores. Mas quando eu vejo resenhas e comentários sobre Jane Austen percebo que não preciso me preocupar com isso.
    Estou pra receber a edição especial da Martin Claret que traz os três principais livros de Austen. A expectativa está alta!
    Nanie, eu adorei a sua resenha!

    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  10. Jonathan, A Abadia de Northanger é super tranquilo - tanto quanto à escrita, quanto ao ritmo. Orgulho e Preconceito, que está nesse volume que você citou, já é um tanto mais pesado - a linguagem é mais rebuscada e o ritmo é bem lentinho. A história ainda é muito boa, mas eu não recomendo que você inicie por ele. Persuasão fica em um meio termo :)

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de Northanger Abbey, mas não é o meu favorito da diva Jane Austen. Ainda sim é um romance bem divertido de ler - ainda que eu ache a protagonista fraquinha em comparação com as outras da autora. O que é bacana nesse romance é justamente o toque da literatura gótica. =)

    ResponderExcluir
  12. Li apenas Orgulho e Preconceito da Jane Austen, e é um dos meus favoritos. Prometi ler mais livros dela, mas até agora... rsrs
    Gostei desse, ou melhor da resenha e sinopse. :)
    Eu também sempre procuro pelos locais descritos nos livros. Mas às vezes, temos que ficar apenas com a imaginação mesmo. :(
    Ah, tem um filme também, né? E no filme podermos ver uma abadia de Northanger, claro que isso só depois de ler o livro. 

    (:

    ResponderExcluir
  13. Lieh, eu adoro ver como as pessoas gostam justamente do que eu não gosto =D hahaahha Eu gosto de Catherine justamente por ser uma mocinha não tão forte - ela tem suas dúvidas, seus receios, ela erra! Mas, acima de tudo, eu gostei desse livro pelo tom de narrativa utilizado por Jane Austen que, além de mais leve, tem um toque de bom humor que me cativou ^^

    ResponderExcluir
  14. Géssica, esse livro é uma ótima pedida - porque a linguagem é mais simples e leitura bastante dinâmica - uma delícia ^^

    ResponderExcluir
  15. Hey Nanie!

    Da autora eu li 'Orgulho e Preconceito' e 'Emma'. AMEI. Confesso que por mais que seja JANE AUSTEN esse livro não me chama atenção, talvez pelo título, rs.Beijocas 

    ResponderExcluir
  16. Ah, Babi, esse livro é muito melhor do que Orgulho e Preconceito *-* É o máximo =) Você, com certeza, está perdendo muito por não querer lê-lo ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie,
    só li Orgulho e Preconceito da autora, mas sou louca para ler seus livros.
    Adorei a resenha e me instigou a lê-lo logo.
    Bjos!!!AndréiaSentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  18. Andréia, eu, particularmente, achei A Abadia de Northanger muito melhor do que Orgulho e Preconceito :) Espero que leia a obra e goste ^^

    ResponderExcluir
  19. Esse também é um dos meus
    favoritos, tem tudo o que se precisa ter em um livro, personagens cativantes,
    ironia e um mistério que faz com que não se consiga parar de ler. Gostei muito
    da sua resenha, e se você esta interessada no The Mysteries of Udolpho você
    pode encontrá-lo no projeto Gutenberg, ou na livraria cultura em  forma pocket
    em um inglês mais tranqüilo de ler. Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Amanda, é mesmo uma delícia =D
    Eu queria muito ler The Mysteries of Udolpho :) Mas meu inglês não é muito bacana não, queria ler em português mesmo >< hehehehe

    ResponderExcluir
  21. É melhor que "Orgulho e Preconceito"? Porque eu amei, e se for mesmo mesmo, eu quero ler. Vou pesquisar preços  ^^

    ResponderExcluir
  22. Karolyne, eu achei melhor! Principalmente pela linguagem mais simples e mais descontraída do livro :)

    ResponderExcluir
  23. Confesso que eu devo muito ao que se refere aos clássicos, mas você descreveu este com tanta paixão que me deixou bastante curiosa. Catherine parece ser um personagem tão interessante. E este 'lance' dela ser influenciada pelas leituras deve ser bem engraçado mesmo, até por se tratar da imaginação dela. (quase não me identifiquei com esta paranóia, rs, mas isso é outro assunto...)
    Gostei, vou buscar mais informações sobre o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Nani, menina, essa parte da paranoia de Catherine é bem engraçada - eu ri muito ^^ Com um ar um tanto gótico, mas ao mesmo tempo você sabendo que é coisa da cabeça da personagem por tudo o que ela leu... é bem divertido ^^
    Eu adorei esse livro *-*

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho receio de clássicos. Não curto muito histórias escritas há algum tempo. E pela resenha, nada me atraiu tanto na história. Uma vez comecei a ler "O Morro dos Ventos Uivantes" em inglês e achei muito dramático. E a história era um vai-e-vem de romances e casais que me perdia toda hora. Não sei não, mas por enquanto este tipo de história não me agrada.

    ResponderExcluir
  26. Milla, acho que você não precisa ter medo de clássicos... você precisa procurar um livro que tenha mais o perfil que você gosta de ler :) E O Morro dos Ventos Uivantes é mesmo um livro bem chato, enrolado >< hahahaha
    Que tipo de história você gosta?

    ResponderExcluir
  27. Sem mais comentários, Jane Austen é Jane Austen.

    ResponderExcluir
  28. Leninha, e esse livro da autora é ótimo!

    ResponderExcluir
  29. Vixi Nanie, que tipo de história que eu gosto?
    Eu mesma não sei bem, sou muito esquisita, não sigo muito bem um padrão.
    Falando de clássicos (mas não sei bem se todos eles realmente são), eu gostei de Capitães da Areia, Dom Casmurro, Macunaíma e Iracema.
    Gosto um pouco da Grécia/Roma: li uma "releitura" feita pela Ruth Rocha de Ilíada e Odisseia (a autora escreveu de maneira mais simples a história para aqueles que não gostam de livros com palavras muito pesadas).
    Os livros mais atuais que todo mundo conhece: eu li/estou lendo e gostei da série Os Instrumentos Mortais, Sussurro, Jogos Vorazes. Eu li toda a série Os Imortais, da Alyson Noel, mas a qualidade da série só foi piorando com o tempo.
    Depois que li a trilogia JV, eu decidi abandonar a série Fallen. Ter lido JV me fez rever tudo aquilo que eu tinha lido ou estava por ler.
    Está aqui em casa, mas ainda não li A Menina que Roubava Livros.
    Sou apaixonada por Desventuras em Série e por uma série que ninguém conhece que se chama As Crônicas das Trevas Antigas.
    Não sou contra literatura nacional, mas também não fico aclamando. Gostei muito de Bios (entrou para a lista de favoritos) da Luiza Salazar e gostei também de Camundo. Estou muito curiosa em ler qualquer uma das obras da vanessa Bosso.
    Tem um monte de livro que eu gostaria de ler, mas falata tempo e dinheiro.
    Ah, não gosto (não conseguir gostar ainda) de HQs e mangás, de poesia e de antologia (eu li duas e não aguentei mais).
    Prefiro livros que não retratem o dia-a-dia (por exeplo: distopia, fantasia, non-sense, época das cavernas, Grécia/Roma/Egito antigo)...

    Viu só como é confuso? Não sei bem qual é meu tipo de livro, simplesmente me interesso e, se gosto, procuro por algo parecido para ler depois...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Milla, acho que todo mundo é um pouco esquisito quando se trata de gosto ^^ hehe Muito estranho você ter curtido os clássicos nacionais, mais pesados, e não gostar de algo como Jane Austen, que é mais leve...
    Ei, eu conheço As Crônicas das Trevas Antigas! Só li o primeiro, mas adorei *-* 
    Como você gosta mais de literatura sobrenatual, é realmente mais difícil encontrar clássicos que poderão te agradar. Mas acho que você poderia tentar com "Drácula", "Frankenstein" ou "O Retrato de Dorian Gray" - acho que você gostaria desses três ^^ Se resolver dar alguma chance para esses, me avisa ^^

    ResponderExcluir
  31. Sério que você conhece o Torak e o Lobo? OMG! 
    Não sei como é que o povo não conhece esta série, é muito linda ^^
    É, que eu me lembre, eu nunca li um clássico sobrenatural. Quando eu ler, pode deixar que eu te aviso ;)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  32. Milla, sério! E adoro =D Aliás, estou doida para comprar os demais livros da série :)

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito!!!
    Esse já está na minha lista a algum tempo!!!
    Vou acelerar isso depois da resenha!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  34. Alessandra, vai adorar quando puder lê-lo =)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥