segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne



Título: A Volta ao Mundo em 80 Dias
Título Original: Le Tour du Monde en Quatre-vingt Jours
Autor: Julio Verne
Tradutor: Pietro Nassetti
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Lançamento: 1873
Nº de Páginas: 176
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Fíleas Fogg é um sujeito bastante interessante. Pouco se sabe sobre o seu passado, mas o presente é milimetricamente acertado. A pontualidade britânica é inerente ao seu caráter e a exatidão de seus passos - repetidos exatamente da mesma forma todos os dias - é impressionante.
"Fíleas era daqueles indivíduos matematicamente exatos que, nunca mostrando pressa mas sempre prontos, são econômicos nos passos e movimentos."
Quando se encontrava jogando uíste com seus parceiros no Clube Reformador, eis que surge uma reportagem - comentando ser possível, com a tecnologia atual, dar a volta ao mundo em apenas oitenta dias. Quase todos fizeram troça da matéria - é claro que o jornal exagerava. Não seria possível fazer tal viagem, na vida real, em tão pouco tempo, afinal de contas, há de se convir que contratempos são comuns, impossibilitando, portanto, que tal empreendimento obtivesse sucesso.
"O mundo é grande.
- Era, em outros tempos... - observou a meia voz Fíleas Fogg. [...]
- Como, em outros tempos? Porventura a Terra diminuiu?
- Decerto - respondeu Gauthier Ralph. Sou da opinião do senhor Fogg. A Terra diminuiu, porque pode ser percorrida dez vezes mais depressa do que a cem anos."
Mas Fogg discorda. Ele acha que não só é possível dar a volta ao mundo em oitenta dias, tal qual sustenta o jornal, como ele, em pessoa, poderia fazê-lo.
E eis que, desafiado pelos amigos, Fíleas Fogg parte para uma viagem nunca antes pensada: a volta ao mundo em oitenta dias!

O que eu achei do livro:
Incrivelmente perfeito!
Sou amante dos clássicos - que sempre me surpreendem com suas histórias inesperadas! E com A Volta ao Mundo em 80 Dias não aconteceu diferente!
Julio Verne é um autor encantador! Um dos pioneiros na chamada "ficção científica", ele escreveu livros diferentes e quase impensáveis para sua época. E esse é apenas um dos incríveis livros pensados pelo chamado "pai da ficção científica". Se você é fã desse tipo de literatura, não pode deixar de ler algo escrito por Julio Verne. O autor não só tinha uma imaginação extremamente fértil, como também tinha conhecimentos incríveis! Apesar de escrever ficção, seus livros são muito verossímeis e embasados por teorias científicas!
Nesse livro, especificamente, Julio Verne não exagera nas descrições científicas, mantendo-as breves e de fácil entendimento. Apesar de ter sido escrito no século XIX, o livro não tem uma escrita complicada e sua leitura é muito rápida!
E o final do livro?! Da primeira vez que o li (essa foi a segunda vez que li esse livro), me surpreendi muito com o desfecho! Talvez você já tenha visto essa história antes, mesmo que de forma indireta e já saiba como ela termina. Confesso que parte da história será estragada, porque é realmente incrível o final criado pelo autor! E, lembrem-se, não havia algo como celular naquela época. Os dias eram, realmente, contados no calendário!
Infelizmente, a edição que eu li tem pontos negativos e me sinto na obrigação de citá-los. A Martin Claret é uma editora que muito aprecio, mas, principalmente nas edições mais antigas (como é o caso da minha edição de A Volta Ao Mundo em 80 Dias), a editora pisou na bola nas revisões. São vários erros, alguns muito grotescos que fazem com que a leitura seja menos apreciável. Espero que as novas edições desse livro já estejam com uma nova revisão, porque esse maravilhoso livro realmente merece. E devo dizer também que não gosto muito de duas colunas em uma mesma página, embora isso não seja realmente um problema, mas somente uma questão de gosto pessoal.
Enfim, A Volta Ao Mundo em 80 Dias é uma história inacreditavelmente envolvente e empolgante! Embarque com Fíleas Fogg para esta volta ao mundo e prepare-se para torcer muito por este peculiar inglês!

PS: Antes de terminar a resenha, uma nota final: vocês já pensaram na premissa deste livro?! Quanto tempo leva-se, hoje em dia, para dar a volta ao mundo?
Não sei dizer isso com precisão científica, mas um voo do Brasil ao Japão não leva mais do que um dia. Contando-se fazer uma viagem como a de Fíleas Fogg, em menos de três dias você conseguiria dar a volta ao mundo! É realmente impressionante! Claro que a viagem não teria o mesmo brilho do que a de Fogg, já que os atrasos ocorreriam apenas por culpa de aeroportos lotados e mal administrados, mas ainda assim é algo um tanto inquietante saber que você pode estar em qualquer lugar do mundo, hipoteticamente falando, em cerca de um dia!
O que mais me impressiona é pensar que no final do século XIX era algo inacreditável poder cruzar o globo em "apenas" oitenta dias, enquanto hoje tal percurso nem mesmo seria assustador. E mesmo que se escolhesse fazer a viagem da forma feita por Fogg - através de barcos e trens, principalmente, ainda assim a volta ao mundo seria feita em muito menos tempo.
A evolução da tecnologia é algo assustador!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 






14 comentários:

  1. Lembro que já li e adorei, + não lembro QUASE NADA da história :(
    Muitos anos que li, depois que minha pilha diminuir farei que nem vc e vou reler!

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Reler é sempre uma delícia, Nat!!! Eu gosto tanto que nem consigo esperar minha pilha diminuir >< hehehe

    ResponderExcluir
  3. É mesmo um clássico,ótimo  livro,Eu já assisti,também,alguns filmes que foram baseados nessa história e acho que nos filmes a gente tem uma noção melhor dessa questão que vc levantou a respeito das dificuldades de Fileas Fogg teve que enfrentar na sua viagem.Muito boa sua resenha,adorei. bj.

    ResponderExcluir
  4. Eu só assisti uma adaptação, que levou tudo muito para o lado da comédia, então nem ficou muito parecido com o livro, embora tenha sido engraçado =D
    Adoro Fíleas Fogg!

    ResponderExcluir
  5. Realmente inacreditável o fato de que um escritor pudesse estar tão à frente de sua época! Poucas pessoas conseguem ser assim! ;D Nunca peguei no livro, mas já assisti a algumas partes do filme, aquele com o Jackie Chan. Provavelmente a evolução da tecnologia faria com que Julio pensasse que estivesse louco se ele ainda vivesse por esses dias. rsrsrs
    Quem sabe um dia não pego nesse livro? Parece ser bem curtinho e de leitura adorável!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  6. O livro é bem curtinho mesmo e a leitura é bem simples e muito agradável =D
    Julio Verne teria adorado viver nos dias atuais \o/

    ResponderExcluir
  7. Tá aí um clássico q nunca li, mas morro de vontade! Ainda quero conhecer as obras de Julio Verne.
    Bjo.
    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Julio Verne é um excelente escritor! E essa é uma história maravilhosa =D Uma ótima maneira de conhecê-lo =D

    ResponderExcluir
  9. Ei Nanie...

    Nha ainda não li nada do Julio Verne mas tenho esse livro aqui em casa (influencia de uma amiga kkk). Pior e que o meu exemplar é da Martin tbem #mimimi dei uma olhadinha e a edição é de 2010, oremos pra não conter os erros e tal.

    Otima resenha, qdo estiver animada vou pegar o livro pra ler e venho comentar alguma coisa com vc ok?

    Beijos querida.



    OBS: adooooro qdo vc colocar essas 'curiosidades' e informaçoes no final das resenhas \o/

    ResponderExcluir
  10. Fabiana, não fique triste que o exemplar seja da Martin não... Apesar dos erros de revisão nas edições mais antigas, eles arrasam nas traduções =D E acho que isso faz valer a pena \o/ Como você é uma leitora atenta, os erros de revisão (se existirem nessa edição, eu não sei se ela já havia sido arrumada) vão te atrapalhar um pouquinho, mas nada que estrague a diversão!
    Anima a pegar esse livro sim! Ele é MUITO divertido! Eu adoro Fileas Fogg e, principalmente, o Fura-Vidas! Você vai adorar =D 

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie!
    Esse foi um dos primeiros livros que me marcaram. Lembro que tinha ele em uma coleção de livros, daqueles vendidos de porta em porta... mto antiga. Acho que o Sr. Filias foi minha primeira paixão literária! rs Adora me imaginar nessa aventura com o personagem. Coisas de criança.
    É um livro que adoro e gosto de reler sempre.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  12. Hahahaha que divertido!
    Esse é um livro muito interessante mesmo =D Eu adoro!

    ResponderExcluir
  13. Tem alguns livros do Julio Verne que quero ler e Volta ao Mundo é um deles.
    Hoje em dia acho que dar a volta ao mundo nem demora muito se você tiver R$ e dependendo do meio de transporte. De barco acho que demora mais e vejo várias matérias de gente fazendo de barco a vela ou algo parecido.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Julio Verne é um autor excelente!!!!
    Hahaha pois é... como eu falei, só para dar a volta ao mundo pode ser feito super rápido... claro que tem que ter dinheiro >< hehehehehe

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥