sábado, 24 de dezembro de 2011

Cântico de Natal / Os Carrilhões, de Charles Dickens


Título: Cântico de Natal / Os Carrilhões
Título Original: A Christmas Carol / The Chimes
Autor: Charles Dickens
Tradutor: John Green
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Lançamento: 1843/1844
Nº de Páginas: 182
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
O livro contém duas novelas do autor Charles Dickens: Cântico de Natal e Os Carrilhões.
Cântico de Natal
Ebenezer Scrooge é um velho homem de negócios muito rico. Apesar de ser bem sucedido, não usa o seu dinheiro nem em proveito próprio nem dos demais. Não tem amigos e é odiado por todos - por ser um sovina mal-humorado. Mas sua principal característica é odiar o Natal.
Enquanto todos comemoram essa data tão bonita, Scrooge não se contagia e continua ranzinza como sempre.
Até que em um Natal específico, sete anos após a morte de seu sócio, ele é visitado por inesperada figura. O fantasma de seu sócio morto há tantos anos. A aparição o avisa que ele será visitado por outros três fantasmas: o fantasma do natal passado, o fantasma do natal presente e o fantasma do natal futuro.
Esses três seres fantásticos irão mostrar a Scrooge coisas que ele nunca notou e irão transformá-lo para sempre.
"Pretendi, neste pequeno livro fantástico, evocar o fantasma duma ideia que não porá mal-humorados os meus leitores nem com eles próprios, nem uns com os outros, nem com a estação do ano, nem comigo. Que ela possa assombrar as suas casas agradavelmente e que ninguém deseje expulsá-la de lá." - Charles Dickens em Dezembro de 1843
Os Carrilhões
Trotty é um garoto de recados, na verdade, um velho de recados. Na véspera de ano novo está, como sempre, à espera de trabalho - aos pés dos sinos, onde sempre fica.
Até que sua filha, Meg, chega com uma refeição maravilhosa e um anúncio inesperado: ela e o namorado, Richard, irião se casar no dia seguinte. Mas eis que três figuras da alta classe chegam e se põem a humilhar Trotty, sua filha e seu futuro genro, até que eles quase se sintam culpados por existirem.

O que eu achei do livro:
Cântico de Natal foi escrito porque Charles Dickens precisava de dinheiro. Felizmente, o livro foi um sucesso e vendeu muito, dando ao seu autor o que ele precisava e abrindo espaço para mais outras quatro histórias que iriam compôr os "Livros de Natal" de Charles Dickens. São cinco histórias com um forte caráter de crítica social. Nessa edição da Martin Claret somos contemplados com as duas primeiras histórias: Cânticos de Natal e Os Carrilhões. Ainda fazem parte dos "Livros de Natal" as histórias The Cricket on the Heart (O Grilo no Coração), The Battle of Life (A Batalha da Vida) e The Haunted Man (O Homem Assombrado).
Eu só pude ler as duas primeiras histórias, contidas nessa edição, mas quero muito ter o prazer de ler as outras três. Se elas foram só um pouquinho tão boas quanto essas duas, serão maravilhosas!
"Como não me amofinar - replicou o tio -, quando vivemos num mundo cheio de gente ordinária? Feliz Natal!... Que vá para o diabo o seu feliz Natal! Que representa para você o Natal, a não ser uma época em que você é obrigado a abrir o cordão da bolsa já magra? Uma época em que você se faz mais velho um ano e nem uma hora mais rico? Em que você, fazendo um balanço, verifica que ativo e passivo equilibram, sem deixar nenhum resultado? Se fosse eu quem mandasse - continuou Scrooge indignado -, cada idiota que percorre as ruas com um 'feliz Natal' na ponta da língua seria condenado a ferver em sua marmita, em companhia de seu 'bolo de Natal', e a ser enterrado com um galho de azevinho espetado no coração. Pronto!"
"Há muita coisa de que eu não soube tirar o proveito que poderia ter tirado, é claro, e o Natal é uma delas - replicou o sobrinho. - Mas, pelo menos, estou certo de ter sempre considerado o Natal - fora a veneração que inspiram sua origem e seu caráter sagrados - como uma das mais felizes épocas do ano; como um tempo de bondade e perdão, de caridade e alegria; o único tempo, que eu saiba, no decorrer de todo um ano, em que todos, homens e mulheres, parecem irmanados no mesmo comum acordo para abrir seus corações fechados e reconhecer, naqueles que estão abaixo deles, verdadeiros companheiros no caminho da vida e não criaturas diferentes, votadas a outros destinos. Assim, pois, meu tio, embora o Natal não me tenha posto nos bolsos uma única moeda de ouro ou de prata, estou convencido de que ele me fez e me fará muito bem, e é isso que repito: Viva o Natal!"
Entretanto, já deixo aqui o aviso: enquanto Cântico de Natal é uma história mais leve, com uma escrita bem simples e um ritmo bem dinâmico, Os Carrilhões já é uma históira mais lenta e pesada, embora seja também muito interessante! A crítica de Dickens, presente nas duas histórias, embora tenha sido dirigida à sociedade inglesa do final do século XIX, continua atual.
Se você também é contaminado pela essa energia de Natal nessa época do ano, esse é um livro que você precisa ler! Irá se encantar com duas lindas histórias, que além de uma mensagem maravilhosa, ainda contém árduas críticas, que devem ser refletidas.

PS: Eu não pude resistir a reler esse livro! Quase o peguei no mês passado, mas daí pensei: o que seria mais legal do que postar no Natal uma resenha de um livro de Natal? Nada! Então, de propósito, eu deixei para ler esse livro em Dezembro e confesso que foi uma experiência maravilhosa! Ebenezer Scrooge é um velho ranzinza e mesquinho, mas a transformação que os fantasmas lhe impõem é maravilhosa! É uma história para elevar o espírito natalino de todos nós!

PS2: Vocês sabiam que o famoso personagem da Disney, Tio Patinhas, foi baseado em Ebenezer Scrooge? Aliás, em inglês, o nome dele é Tio Scrooge! O velho muquirana não é assim à toa, ele foi baseado em um dos mais famosos personagens da literatura universal!

PS3: Você pode até não ter lido a novela de Dickens, mas certamente já se deparou com filmes, desenhos, tirinhas e outras coisas baseadas nessa história! É impressionante como essa história se difundiu e é mencionada por todo lado durante a época de Natal! Só hoje eu devo ter visto uns dois desenhos  e uma tirinha com a ideia de Dickens!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 5/7







8 comentários:

  1. Eu já vi um filme baseado no conto de Ebenezer Scrooge e adorei. É uma das minhas histórias de natal preferidas.
    Eu quero ler os outros contos do autor, fiquei curiosa.
    Eu adoro o Tio Patinhas, é um dos meus personagens favoritos da Disney e eu colecionava os quadrinhos.

     
    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  2. É uma história muito gostosa de se ler =D Acho que todo mundo já viu alguma referência a essa história ^^ heheheheheh

    Eu também adoro o Tio Patinhas *-* Meu preferido dentre os personagens da Disney! Também colecionei as resvistinhas quando era mais nova!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, esse eu quero ler Nanie! Sua resenha me pegou!

    ResponderExcluir
  4. Clássicos são tudo de bom *-* 
    Mas alguns, como Cântico de Natal, são tão presentes no nosso dia a dia que já os conhecemos sem nem mesmo já os ter lido >< E quando lemos a história, só descobrimos que é algo ainda mais perfeito do que esperávamos *-*

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanie...

    Menina já disse que eu adoro as curiosidades que vc partilha com a gente no final das suas resenhas? ADOOOORO! Nunca que ia imaginar sobre o Tio Patinhas.

    Nha quero ler a estoria com o tocante mais leve, a densa meio que me suga muito as energias. Como ainda não li nada do autor melhor começar com algo leve né?

    Otima resenha, super beijo e parabéns 

    E nha capa super linda, a carinha do Natal :)

    ResponderExcluir
  6. Hahaha fico contente que goste =D
    As duas histórias são completamente independentes! Então você pode ler só a primeira sem problema algum ^^

    ResponderExcluir
  7. Ah, quando um autor é realmente bom e maravilhoso, mesmo um livro que ele faça forçado pq está precisando de dinheiro, a história sai um clássico!
    Realmente nada melhor que ter uma leitura que entre no clima do Natal! hahah
    Esse detalhe do Tio Patinhas eu já sabia tb!!!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  8. Acabou que essa história ficou sendo uma das mais conhecidas do autor! E é uma delícia =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥