sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Médico e O Monstro, de Robert Louis Stevenson



Título: O Médico e O Monstro
Título Original: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Autor: Robert Louis Stevenson
Tradutor: Pietro Nassetti
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2000
Ano Original de Lançamento: 1886
Nº de Páginas: 125
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
O Dr. Utterson, renomado advogado, passeava com um primo, quando este lhe conta um caso deveras estranho. E ele descobre se tratar de uma história odiosa sobre o até então desconhecido Sr. Hyde, herdeiro direto de todas as posses de seu estimado amigo Dr. Jekyll.
Quando o médico e amigo, Dr. Jekyll, lhe pediu para lavrar o testamento em tão estranhos termos, Utterson desconfiou e tentou dissuadir o amigo, em vão. Agora, entretanto, conhecendo uma faceta tão odiosa do sujeito beneficiado pelo testamento, o advogado fica ainda mais preocupado. Será que o amigo tão estimado estava sofrendo de algum tipo de chantagem por parte de Hyde? Saberia ele quem era, realmente, o odioso homem a quem beneficiava com todas as suas posses?
Utterson precisa saber e vai tentar, de todas as formas, compreender tal mistério.

Ainda nesse livro, além da novela O Médico e O Monstro, encontram-se os contos "Markheim" e "Janet do Pescoço Torcido".

O que eu achei do livro:
Há quem diga que não conhece Robert Louis Stevenson. Ok, você pode até não ter lido nenhuma obra do autor, mas duvido que desconheça completamente suas obras. Afinal de contas, não só O Médico e O Monstro foi adaptado para cinema e teatro, como sua ideia central é utilizada em diversas obras. Vai me dizer que nunca viu um desenho animado sequer onde um personagem toma uma poção e fica malvado? Eu posso me lembrar de vários casos. E não é só com O Médico e O Monstro que o autor é famoso não... A Ilha do Tesouro (aquele mesmo que tem um filme maravilhoso - eu acho, né?! - da Disney) também é de Robert Louis Stevenson (e é ainda melhor do que O Médico e O Monstro! Prometo postar resenha do livro no ano que vem!).
Apesar de ter sido escrito no século XIX, O Médico e O Monstro não possui uma escrita tão difícil, embora seja um pouco mais rebuscada. A leitura é simples e rápida, ainda mais por se tratar de uma novela de pouco mais de sessenta páginas. As descrições feitas por Stevenson de Jekyll e Hyde são estranhas, porém muito interessantes:
Descrição de Hyde:
"Não é fácil descrever. Tinha algo de falso na aparência, de muito desagradável, alguma coisa de profundamente odioso. Nunca vi homem tão antipático, nem sei bem dizer a razão. Pareceia ser vítima de alguma deformação: era a sensação que dava, ainda que não possa especificar em que parte do corpo."
Descrição de Jekyll:
"Era um homem grande, bem proporcionado, de rosto liso, beirando os cinquenta anos, com expressão, talvez, um tanto astuta, porém aparentando bondade e inteligência."
Se você não conhece a história, talvez possa estar estranhando (embora eu realmente ache difícil que alguém não conheça essa história, mesmo que por alto), já que não estou contando exatamente quem é Jekyll e quem é Hyde. Mas é que esse é o mistério da trama. Eu realmente gostaria de ter lido esse livro sem conhecer essa informação - pois a leitura seria completamente diferente! Eu nunca poderia imaginar o final! Infelizmente, o sucesso da obra faz com que essa "leitura às cegas" seja praticamente impossível, pois quase todo mundo já ouviu alguma referência à essa história e, portanto, sabe justamente esse pormenor que deveria ser o mistério central da trama.
A história contada por Stevenson é muito diferente e totalmente apaixonante. Eu adoro esse autor e sempre o indico e recomendo.
O livro ainda traz dois contos: "Markheim" e "Janet do Pescoço Torcido". São bem curtinhos, com um toque de sobrenatural (um sobrenatural voltado para o lado religioso). Os dois são muito bons, eu adorei! Não irei falar nada mais sobre eles, pois acabaria contando demais. Mas quem tiver essa versão do livro em mãos (que vem com a famosa novela mais esses dois contos) irá apreciar bastante a narrativa de Stevenson nessas duas histórias tão estranhas!
O Médico e O Monstro não se tornou um livro tão conhecido sem motivos. É uma história interessante e muito profunda. Não perca a chance de saber por que, afinal de contas, esse é um livro tão famoso e tão referenciado na cultura moderna.
"Se cada um [...] pudesse habitar numa entidade diferente, a vida libertar-se-ia de tudo o que é intolerável. O mau poderia seguir o seu destino, livre das aspirações e remorsos do seu irmão gêmeo, a sua contraparte boa; e esta caminharia resolutamente, cheia de segurança, no caminho da virtude, fazendo o bem em que tanto se compraz, sem se expor à desonra e à penitência engendradas pelo perverso. Constitui uma maldição do gênero humano que esses dois elementos estejam tão estreitamente ligados; que no âmago torturado da consciência continuem a digladiar-se."

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 





29 comentários:

  1. Eu me lembro de um desenho do Pernalonga com uma "versão" dessa história. Quando descobri que existia um livro, fiquei com vontade de ler, mas ainda não foi possível. Realmente, duvido que alguém não saiba do que se trata. Esse é o problema de obras muito famosas.

    Bjos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie! Então, eu acho esse livro meio confuso.. Acho pelo fato das descrições estranhas que o autor faz seus personagens. Mas tirando isso, acho o livro interessante. Gostei da análise dos personagens que tu fez, realmente, você não sabe, ao ler a primeira vez o livro, quem é quem. Isso traz um trama de magia a história.
    Claro, que eu achei mais confuso ainda o livro por ter lido com 10/11 anos, rs. 
    Adorei sua resenha, e o livro, claro, deixo dito assim como você, não fez sucesso sem ter nada de bom para apresentar, é muito recomendável!
    Beijão! Até mais!

    Débora
    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li A Ilha Do Tesourou, e de fato é muito bom... Eu Tenho esse... O medico e o monstro, mas ainda não li!

    ResponderExcluir
  4. Ah, era desse desenho mesmo (e outro do Tom e Jerry também) que eu estava falando =D heheeheheh
    Acho que todo mundo sabe... e isso é triste, porque seria uma descoberta muito interessante!
    Mesmo assim, entretanto, o livro é ótimo! Adoro esse autor =D

    ResponderExcluir
  5. Confuso?! Ah não... ele não é confuso... mas realmente acho um livro pesado para uma criança de onze anos... Talvez seja esse o motivo! Se você o ler hoje em dia, não vai estranhar tanto e poderá apreciar a história como deve ser =D Eu adoro esse livro!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  6. A Ilha do Tesouro é simplesmente maravilhoso!!!! AMO!
    O Médico e O Monstro é um pouquinho mais pesado, mas também é uma história muito interessante =D

    ResponderExcluir
  7. Quero muito e ainda vou ler essa obra! Já ouvi alguns comentários (fora da blogosfera) que diziam que esse livro não era exatamente uma "leitura fácil". Li somente alguns trechos (em inglês), mas foi muito pouco, não deu p/ ter uma ideia real da obra, apesar de eu conhecer já a história. Inclusive, essa história é tema de um musical da Broadway, e teve montagem no Brasil ano passado, se não me engano. O musical deve ser lindo, mas sou suspeita para falar, já que amo musicais...

    Bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não sabia desse livro. Não conhecia nada sobre ele mas fiquei mega curiosa agora.

    Beijos
    Tendo uma folguina,aparece lá Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  9. FabricaDosConvitessábado, 19 novembro, 2011

    é mesmo muito difícil lguém não conhecer esta hsitória. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Nossa... é sério que nunca ouviu falar?! Uau! Acho que você poderá curtir essa leitura da forma como eu gostaria >< hehehe Mas ainda acho que quando começar a ler, vai te dar aquele clique e você vai reconhecer a história =D

    ResponderExcluir
  11. Nanie, sem sombra de dúvidas essa história é famosa... Vc falou de desenho animado e me lembrei de alguns da antiga! hahah Já vi que teve gente que lembrou do Pernalonga...
    Este é um livro clássico para ser lido! Adorei a resenha!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  12. Essa é uma história  que de tão famosa já é familiar a todos!!! É um livro que vale a pena ser lido =D

    ResponderExcluir
  13. Ei Nanie...

    Amiguinha esse tipo de livro infelizmente ainda não é pra mim #mimimi Com certeza ia me atrapalhar então qdo estiver mais segura pego pra ler. E é fato que não desconheço a estoria, mas isso só é possivel devido a referencias que ouvi em filmes, desenhos e ou resenhas :) #vergonha

    Parabéns pela resenha, como sempre otima
    beijos querida

    ResponderExcluir
  14. Ah, que pena que não é o tipo de livro para você >< Mas hoje em dia temos tantos livros por aí, né?! No fundo, unzinho assim não vai fazer falta =D

    ResponderExcluir
  15. Faz muito tempo que li esse livro mas lembro do quanto gostei. Acho que vale a pena ler e reler sempre obras como essa.
    Bjkas,
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar 

    ResponderExcluir
  16. Eu sou suspeita para falar, porque adoro reler um livro >< hehehehe

    ResponderExcluir
  17. É, realmente nunca li esse livro,mas lendo a resenha me lembrei dos desenhos do Pica-Pau... e tem muitos outros que fizeram versão de "O Médico e o Monstro".Gostei muito da sua resenha ,me deixou com vontade de ler esse livro...mais um pra listinha.Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Hahaha São mesmo muitos desenhos que fazem alguma referência a essa história!!!
    Vale muito a pena ler esse livro - ele é ótimo =)

    ResponderExcluir
  19. Olá, Nanie!


    Ainda bem que li a sua resenha! Este é um livro que vou ler no DL 2012 e estava com muito receio, afinal, nunca havia ouvido falar dele! Agora já fico mais tranquila e, inclusive, estou com mais vontade! :D

    ResponderExcluir
  20. Ah, não precisa ter receio algum ^^ O livro é bem gostoso - uma história maravilhosa!!! Além disso, a leitura é um pouquinho mais pesadinha, mas nada demais e como é uma novela, rapidinho você dá conta =D Você vai adorar o livro ^^

    ResponderExcluir
  21. Li em um comentário que os havia uma "versão" da história em um desenho animado, quer dizer dois desenhos. Que coisa! Possivelmente já devo ter assistido mas não me recordo, o que acho muito bom, pois não conseguir deduzir o tal por menor, sério, não consigo me lembrar. Nem vou pesquisar também, pois fiquei interessada no livro e pretendo lê-lo. 
    (:

    ResponderExcluir
  22. Ichi... nem são dois apenas não... na verdade são vários =D
    Mas já que você não se lembra, então não corre atrás mesmo não =D hehehehe Ainda acho que você vai matar a charada rapidamente, justamente por se lembrar de alguma coisa, mas se não conseguir matar, vai ter a experiência perfeita ao ler o livro!!! hehehehe
    É uma história muito boa =)

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito dessa história! Lembro que tive que ler pra escola, mas era obviamente uma versão resumida - confesso que ainda não li a versão original, completa.
    E outra coisa, essa Editora Martin Claret é uma benção pra quem gosta de ler, né? Ótimos livros por bons preços!

    ResponderExcluir
  24. Acredito que tenha sido bem próximo da versão original, porque o livro não é extenso não ><
    Eu adoro essa história! 
    A Martin Claret é simplesmente o máximo *-* AMO essa editora!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Nanie!! Eu li sim! É realmente ótimo, e muito original!! Gosto muito do Stevenson, mas ainda não li A Ilha do Tesouro... Achei aquele filme lindo sim!rsrsrs

    Beijão.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  26. O livro é completamente diferente do filme... mas também é ótimo! Eu me surpreendi por ser tão diferente de O Médico e O Monstro ^^

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    É um livro excelente, um verdadeiro clássico.

    O suspense e o terror da história seriam melhores se o livro não fosse mesmo tão universal, porque todos nós já sabemos demais ao iniciar a leitura e isso prejudica um pouco, li no finalzinho de 2011 e adorei!

    ResponderExcluir
  28. É uma história incrível!!! Mas é verdade que o final fica comprometido porque já o conhecemos... Ainda assim o livro é maravilhoso \o/

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥