quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Doador, de Lois Lowry



Título: O Doador
Título Original: The Giver
Autor: Lois Lowry
Tradutor: Maria Luiza Newlands
Editora: Sextante
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Publicação: 1993
Nº de Páginas: 185
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: O Doador


Sobre o livro:
Jonas é um Onze, o que significa que ele faz parte das crianças que tem por volta de onze anos. Isso porque, na verdade, eles não sabem quantos anos a criança tem; ela apenas é inserida em uma turma de crianças nascidas no mesmo ano que irão comemorar sua passagem no final de cada ano, em dezembro. E esse ano é especial para Jonas.
"Havia esperado um tempo enorme por aquele dezembro especial. Agora que quase o alcançara, ele não estava assustado, mas sim... ansioso, decidiu. Estava ansioso para que chegasse logo. E também excitado, certamente. Todos os que pertenciam ao grupo de Onze estavam excitados com o acontecimento que logo viria."
É aos Doze que as crianças recebem suas atribuições - descobrem qual será sua profissão durante a vida adulta - a profissão que o Conselho de Anciãos designou para ela. Todos sempre saem satisfeitos, mas ainda assim Jonas fica apreensivo.
E por mais que ele pensasse no assunto, não poderia esperar pelo que aconteceu com ele.
"- Jonas não foi indicado para uma atribuição, ele foi escolhido. [...] Jonas foi escolhido para ser o nosso próximo Recebedor de Memória."
Ele se tornou um Recebedor. Cada comunidade tinha apenas um Recebedor - que era responsável por guardar todas as memórias, dos tempos mais distantes... E Jonas começa a conhecer tudo aquilo que ele nem mesmo sabia que existia...

O que eu achei do livro:
É muito difícil falar desse livro. Apesar das poucas páginas, ele criou um mundo novo, completamente diferente, embora, teoricamente, seja o mesmo mundo em que vivemos. É um livro sobre sociedade distópica - um assunto que muito me agrada pelas reflexões que sempre desperta.
A sociedade distópica é aquela sociedade repreensiva e controladora, tendo geralmente um Estado autoritário e ditatorial, com pretensão de ser uma sociedade utópica - perfeita. Entretanto, esse estado de perfeição é alcançado limitando-se a liberdade do cidadão, ou melhor dizendo, retirando-a completamente.
Em O Doador, Lois Lowry descreve uma sociedade distópica muito original. Com uma escrita simples, porém envolvente, a autora vai descrevendo, aos poucos, esse "novo mundo" e seu modo de viver. Nas entrelinhas da história de Jonas, fragmentos da sociedade onde ele está inserido são mostrados ao leitor. Essa maneira de caracterizar o lugar ficou incrível! Porque não é estranho ao protagonista o lugar onde ele vive, pelo contrário, é tudo o que ele conhece. E mesmo que ele não seja o narrador (o livro é narrado em terceira pessoa), ainda assim é a história dele que está sendo contada.
Quando o garoto se vê numa posição nunca pensada antes, a de Recebedor, ele começa a entender que o que ele conhece da sociedade não é tudo o que existe. Mesmo que apenas os Recebedores tenham essa visão, há muito mais do que as pessoas podem entender. Nesse momento do livro eu não pude deixar de pensar no Mito da Caverna, de Platão (leia sobre o mito aqui). Livros desse tipo sempre me fazem refletir sobre as nossas próprias escolhas, e também sobre o quanto estamos abrindo mão de nossa liberdade por questões de menor importância. Cada vez que olho o que fazemos, atualmente, em prol de uma "boa vida" e do quanto abrimos mão, vejo como é possível (e até mesmo provável) que nossos descendentes vivam numa sociedade distópica, como as que são descritas em vários livros. E isso é muito triste. Porque as pessoas, simplesmente, não são. Não há individualidade, não há vida, não há escolhas, pensamentos, liberdade... Será que realmente vale a pena viver uma vida assim? Mas seria melhor, então, não vivê-la? Não sou uma boa filósofa, então não vou entrar nessa discussão. Mas ela continua na minha cabeça e, tenho certeza, agora está na sua também. É importante que reflitamos sobre as nossas opções e as da sociedade como um todo. Mas é unanimidade que pensar e questionar são indispensáveis.
O mais difícil na resenha desse livro, é que alguns aspectos não podem ser comentados, porque estragariam as surpresas que o livro reserva! Mas são justamente esses os aspectos sobre os quais eu gostaria de comentar! Mas como sei que a maioria das pessoas não gosta de spoiler (eu mesma não gosto), vou apenas dizer que há algo que Jonas percebe e outras pessoas não percebem - eu fui incapaz de descobrir o que era - e quando você descobre o que é... é simplesmente estarrecedor não ter reparado antes. É impensável, mas faz todo o sentido. É a Mesmice, que é uma das características da sociedade e abrande diversos aspectos, inclusive esse que tanto me deixou estarrecida.
Lois Lowry cria um mundo incrível, no qual eu não gostaria de viver nem por um único dia, mas que consigo visualizar facilmente como sendo o mundo para o qual o nosso se encaminha.
Eu só tenho uma reclamação: o final. Achei o livro incrível, a história maravilhosa! Fiquei pensando e quase não consegui deixar o livro de lado, de tão curiosa que estava para continuar seguindo os passos de Jonas. Mas o final me decepcionou bastante. Foi muito vago, e até mesmo um pouco sem sentido... Eu realmente gostaria que o personagem tivesse um final mais palpável e menos abstrato. E não posso deixar de me sentir um tanto burra (desculpem-me pela palavra, mas é essa mesma que se encaixa) por não ter compreendido totalmente o final e seu significado.
Ainda assim, o livro é MUITO bom! Principalmente por nos levar a reflexões importantes e por sua linguagem mais simples, que pode ser apreendida até mesmo por crianças! Apesar do final um pouco decepcionante, ao menos sob o meu ponto de vista, esse é um livro ULTRA recomendado! Merece todos os prêmios que ganhou! Você PRECISA ler esse livro.

EDITADO:
Descobri, graças ao comentário do Jonathan Henrique, que o livro é parte de uma trilogia. O segundo, Gathering Blue foi publicado em 2000 e o terceiro Messenger foi publicado em 2004. O segundo não é uma continuação direta do primeiro, mas as duas histórias se encontram no terceiro livro!
O Doador foi publicado em 2009 pela Sextante Ficção (que agora se tornou Arqueiro) e os demais ainda não foram publicados no Brasil. Espero que a editora termine a publicação dessa incrível trilogia!
Ainda não acho que o final foi bom, mas pelo menos não é o final definitivo da história!
Enfim, quero mais de O Doador!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 






35 comentários:

  1. Uau, pareece ser bem interessante mesmo.
    Lendo sua resenha fiquei tipo imaginando os filmes " Sexto Sentido" , "Os Outros" e "A Chave mestra" que só peguei o fio da meada no final, me sentindo quase burra por não ter pensado nisso sntes, kkkk

    Adoro livros que faz isso com a gente!

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante, Leninha!!!!
    O livro dá algumas dicas do que seria esse detalhe que Jonas só percebe depois, mas é muito difícil adivinhar... acho que quase ninguém consegue. E quando descobrimos é simplesmente incrível!!!
    Eu só não gostei muito do final, me passou a impressão de corrido e eu não o entendi muito bem (o que me fez me sentir burra)... mas o livro é tão bom, que eu o recomendo demais, mesmo com esse final =D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nanie!
    Eu li e resenhei O Doador recentemente e compartilho com você as mesmas impressões. A autora conseguiu criar em menos de 200 páginas um universo cheio de pormenores. O livro já está na minha lista de favoritos do ano!
    Quanto ao final, eu também esperava mais... Só que depois de uma pesquisa, descobri que O Doador é na verdade o primeiro volume de uma trilogia (mas que pode virar tetralogia). Perguntei ao pessoal da editora quando o segundo volume seria publicado, mas me disseram que não há informações quanto isso.
    Sinceramente, tenho poucas esperanças quanto a publicação do segundo, já que o primeiro foi lançado em 2009, pelo antigo selo Sextante Ficção, e até agora nada.
    Nanie, gostei demais da sua resenha. Esse foi um daqueles livros que eu gostei e quis que outras pessoas lessem também. Fiquei feliz quando vi que você o tinha resenhado.

    Beijos,
    Jonathan Henrique
    @Jonathan_HGF 

    ResponderExcluir
  4. Ah, muito obrigada por esse esclarecimento! Eu juro que não havia entendido que o livro era parte de uma série... Mas mesmo assim, pelo que vi aqui agora, os demais livros são companion books e não continuações direta ><
    Enfim, mesmo o final tendo me decepcionado um pouco, eu AMEI esse livro! Achei super inteligente e muito bem construído!
    Puxa, queria que a arqueiro lançasse os demais livros da série, porque é realmente incrível!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanie!
    Muito boa sua resenha, me deu vontade de ler o livro.
    Esse estilo distópico tá meio na moda agora, né... rs
    Pelo título me lembrou do filme 7 Vidas, com o Will Smith, mas pela resenha acho que não tem nada a ver...
    Que pena que o final foi vago. Isso sempre acontece comigo em filmes.

    ResponderExcluir
  6. Esse é realmente um tema que está em alta hoje em dia... Mas o Doador não veio nessa onda não... ele foi publicado há 8 anos já... hheheheheh
    É uma história excelente! Para quem gosta do gênero, também sempre indico 1984, Admirável Mundo Novo e Laranja Mecânica - incríveis!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada do gênero, obrigada pelas dicas!

    =)

    ResponderExcluir
  8. É um gênero muito bom, Joelma! É incrível a maneira como eles descrevem os possíveis futuros e a maneira como as pessoas irão viver!
    Se você ainda não leu nada do gênero, O Doador ou Destino, de Ally Condie são boas opções, pois a leitura é bem fácil! Os outros três que indiquei são excelentes, mas têm uma leitura um pouco mais pesada! Leia algum livro do gênero para descobrir se é sua praia ou não... daí se gostar, essa é uma boa lista de leitura =D São títulos incríveis!

    ResponderExcluir
  9. Ah Nanie... sério... Tem tudo para me chamar a atenção... mas não...! Exatamente pq sei que também vou me sentir burro! 

    ResponderExcluir
  10. Me pareceu muito interessante,uma história um tanto complexa.Talvez com o próximo livro,o final fique mais claro...

    ResponderExcluir
  11. Nossa Nanie!
    Que livro é esse! Não conhecia e pela capa não daria nada por ele. Eu quero ler! Tomara que a editora publique o restante da série.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha Mas, acredite, vale MUITO a pena! O livro é incrível!

    ResponderExcluir
  13. A história não é complexa não... o mundo criado pela autora é bem complexo, mas a história é bem simples! É um livro infanto-juvenil, com uma linguagem simples e deliciosa!

    ResponderExcluir
  14. Eu comprei na Bienal, acredita?! Foi quatro reais... paguei quatro reais por essa história maravilhosa *-*
    Estou torcendo muito para que a editora publique os demais!

    ResponderExcluir
  15. Como assim comprou na Bienal? Onde foi isso que eu nãoo vi?!

    ResponderExcluir
  16. hahahaah Claro que viu... comprei no mesmo dia (e no mesmo lugar) que comprei O Mestre das Iluminuras (que você comprou também) =D

    ResponderExcluir
  17. Eu comprei O Mestre das Iluminuras, mas juro que não vi vc pegar esse livro. E por 4,00? Tô bege...
    rsrs

    ResponderExcluir
  18. Hahaahahah Ele tava perdido entre os livros de não-ficção da editora... =D

    ResponderExcluir
  19. Ei Nanie...

    Eita que resenha profunda a desse livro heim amiguinha?
    Estava aqui lendo e já tentando refletir sobre suas palavras. Se a resenha já conseguiu provocar isso imagino o que o livro pode fazer com o leitor o.O

    Dica anotadissima, parabéns pela resenha querida, beijão

    ResponderExcluir
  20. Leia o livro, sim! É um livro que nos faz pensar muito! E com a vantagem de ter uma linguagem simples e muito agradável =)

    ResponderExcluir
  21. Não é o estilo de livro que me agrada e como estou com pilhas e pilhas para ler esse vai ficar de fora das leituras por enquanto.
    Bjkas,
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  22. @moniquemar Entendo perfeitamente! heheheh Se não é seu estilo, é melhor não ler mesmo... porque senão vai acabar que você vai detestar uma história que é excelente, mas te desagrada por não ser seu estilo... tem outros vários livros por aí que devem encaixar melhor com o seu perfil =D
    Também prefiro sempre escolher bem minhas leituras ^^

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha! 
    Devo concorda que ultimamente surgiu muitos livros sobre sociedades distópicas. Quer dizer, já existiam muitos livros sobre isso (como no caso desse de 2009, certo?), mas agora eles vieram com força total (Jogos Vorazes, Feios, etc). Bom, quanto ao livro, fiquei muito interessada. Muito filosófica a sua resenha. Não conhecia o Mito da Caverna, de Platão. Pesquisei no Google (o link da postagem não funciona, mas no Google o mesmo funciona perfeitamente ^^), e fiquei com a pulga atrás da orelha depois de ler o conto, ou melhor depois de ler a resenha e o conto. Ah, e que detalhe é esse, ein? Curiosidade máxima agora. Eu sei que só lendo o livro, mas será que é algo tipo "Sexto Sentido", como já citaram? 
    Enfim, vou lê-lo.  (:

    ResponderExcluir
  24. Géssica, realmente o assunto está em alta agora =D Muitos livros estão sendo lançados =D Mas é um assunto que já vem sendo explorado há algum tempo, muito antes de 1993 (ano de original de publicação do livro). O próprio 1984, de George Orwell, um dos mais famosos livros sobre sociedade distópica, foi publicado em 1948 =D Eu sou super fã desse livro!
    Como assim o link já parou de funcionar?! Aff... preferi colocar esse porque era na versão da Marilena Chauaí, mas já que ele parou de funcionar, coloquei agora o link para a Wikipedia mesmo... É um mito muito interessante e nos faz refletir bastante, não é?!  É sempre o tipo de reflexão que me ocorre quando leio livros do tipo de O Doador!
    Não é bem algo do tipo O Sexto Sentido, mas ao mesmo tempo é... hehehheh É um pouco mais sutil e um tanto mais perturbador! O livro é o máximo =D Eu ultra o recomendo para todos!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Nanie!
    Por um momento, quando você começou a descrever o livro e todo esse teor filosófico que ele possui, pensei em desistir de adicioná-lo na minha lista. Porém, a curiosidade fala mais alto! Assim que puder ou, então, assim que Arqueiro decidir publicar os outros livros, eu com certeza irei conferir! Sua resenha ficou ótima e, mesmo sem os spoilers, já deu para ter uma ideia de toda a história!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  26. Ah, mas essa filosofia toda surge na nossa cabeça! heheh O livro não é pesado não... é super leve e não fica martelando sobre questão nenhuma =D É um livro para adolescentes (YA), como uma linguagem bem simples e gostosa! É uma leitura que super vale a pena \o/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Nanie!

    Este livro não faz meu tipo de leitura, mas a resenha ficou bem interessante!


    Beijos
    Não deixe de visitar o Blog Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  28. O que eu faço com vc agora? Não tenho esse livro em mãos para matar minha curiosidade!!! Agora vou ter que ir atrás... heheh
    Adoro livros com sociedade distópica! Quando bem explorado em um livro, se torna uma história interessante... hahaha

    bjuss

    ResponderExcluir
  29. Eu também adoro esse estilo de leitura, Beli!!!! E esse livro tem o diferencial de uma linguagem super simples, voltado para crianças mesmo... é incrível!! Destino já é um pouco assim, mas ainda tem um tanto a mais de romance e aquelas dúvidas de adolescentes... O Doador não... É um livro maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
  30. Ah, que peninha que não faz seu tipo >< 

    ResponderExcluir
  31. Já dei esse livro de presente, só que nunca li *-*

    ResponderExcluir
  32. Como assim?! Heheheheeh
    Agora você também precisa ler esse livro - é muito bom =)

    ResponderExcluir
  33. Eu dei esse livro de presente. A gora quero ler... HIHI (:

    ResponderExcluir
  34. Terminei de ler agora esse livro e AMEI. Me fez fazer muitas reflexões sobre o mundo em que vivemos e o que queremos para ele. O final me intrigou muito e preciso saber qual a sua opinião de algumas coisas. O que o Jonas percebeu que os outros não? Você acha que o Doador conseguiu mostrar para a população como usar a sabedoria com todas as memórias recebidas? E para você o que significa ele "viver" as experiências das lembranças que recebeu do Doador como suas próprias memórias? Preciso muito saber. Fico já grata pela resenha e ansiosa por sua resposta. Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Terminei de ler agora esse livro e AMEI. Me fez fazer muitas reflexões sobre o mundo em que vivemos e o que queremos para ele. O final me intrigou muito e preciso saber qual a sua opinião de algumas coisas. O que o Jonas percebeu que os outros não? Você acha que o Doador conseguiu mostrar para a população como usar a sabedoria com todas as memórias recebidas? E para você o que significa ele "viver" as experiências das lembranças que recebeu do Doador como suas próprias memórias? Preciso muito saber. Fico já grata pela resenha e ansiosa por sua resposta. Obrigada!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥