sábado, 12 de novembro de 2011

O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson



Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Título Original: Suzanne's Diary for Nicholas
Autor: James Patterson
Tradutor: Cássia Zanon
Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2001
Nº de Páginas: 223
Comprar Online: Saraiva / Submarino



Sobre o livro:
Katie Wilkinson é uma jovem editora em Nova York. Há quase um ano estava vivendo o mais feliz dos relacionamentos que já tivera em sua vida com um poeta publicado por ela - Matt Harrison. Mas justamente quando ela achava que tudo não poderia ficar melhor, ele termina inexplicavelmente o relacionamento.
"Seus olhos estavam inchados depois de tantas horas chorando. O homem que ela amava havia terminado com ela na noite anterior - de repente e sem explicação."
Katie não conseguia entender e não sabia o que fazer. Como poderia ter se enganado tanto a respeito daquele homem?
No dia seguinte ao término, ela encontra um pacote deixado por Matt. Dentro do pacote, um diário escrito a mão - Diário de Suzana para Nicolas. Segundo Matt, ela iria entender tudo ao ler aquele diário.
Quando começa a leitura, Katie descobre que o diário foi escrito por Suzana, mulher de Matt, para o filho dos dois, Nicolas. Como aquilo poderia explicar alguma coisa? Matt ainda seria casado e a estaria enganando? Seria divorciado? Por que então enviar aquele diário para ela?
Katie ainda não consegue compreender, mas decide ler o diário e conhecer um pouco mais da história de Suzana, Nicolas e Matt.

O que eu achei do livro:
Eu nunca havia lido nada de James Patterson. Reconhecido como renomado autor de thrillers, não foi por sua especialidade que comecei a conhecê-lo. O Diário de Suzana para Nicolas é um drama recheado de amor, felicidade e tristeza.
James Patterson escreve de forma maestral! Suas palavras simples, e de fácil leitura, são recheadas de emoção e sentimentalismo. Os personagens são tão bem caracterizados que eu quase me senti uma vizinha de Suzana. Parecia que eu a conhecia pessoalmente. Não pude deixar de me apaixonar por todos os personagens - eles são incríveis a seu próprio modo. E apesar de não ser do tipo que coleciona paixões literárias, me peguei desejando um Matt só para mim. Acho que é a primeira vez que encontro um personagem que me faça desejar com tanta força que pessoas como ele existam na vida real. Já aconteceu antes, mas não com essa intensidade.
O enredo é incrível! O autor mescla a parte da vida de Katie com o diário que ela está lendo - que é contado por Suzana. E o leitor se vê invadido pela vida dessas duas mulheres, que amam o mesmo homem.
Já deixo o aviso: esse livro vai te fazer chorar (ou, ao menos, se emocionar bastante). Quem não gosta desse tipo de leitura, deve passar bem longe de O Diário de Suzana para Nicolas, porque esse livro consegue mexer com os sentimentos do leitor de maneira inexplicável!
Uma leitura gostosa e emocionante!

PS: Quem gosta de filosofia de botequim? Eu gosto. Esses pequenos ensinamentos que podem parecer medíocres ou fúteis sempre me fazem refletir bastante. E nesse livro eu encontrei uma passagem que me marcou enormemente! Além de concordar com a lição das cinco bolas, irei adotá-la em minha vida. É muito importante conhecer nossas prioridades e nossas possibilidades.
"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 



32 comentários:

  1. Carla Histórias sem Fimsábado, 12 novembro, 2011

    Oi Nanie!

    Esse livro será um dos próximos que vou ler, só espero que eu não chore muito kkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O livro é lindo, Carla!!!! Você vai adorar!

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que eu leio desse livro!
    Não sabia que era assim! =O
    Fiquei curiosa agora, apesar de ser triste, vou chorar um monte kkk
    Quero conhecer o Matt =/ 
    Adoro filosofia de botequim *-* Esse que você colocou é muito legal e verdadeiro =O
    Adorei a resenha ^^
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. O livro é maravilhoso, Renata! Super indicado para quem gosta de dramas =)

    ResponderExcluir
  5. Já quero Nanie... Cheguei a essa conclusão quando você disse que é um livro que meche com o leitor! Eu gosto muito de livros que mechem com meu interior!

    ResponderExcluir
  6. Esse é um desses livros! Daqueles que conseguem chegar ao seu coração e falar diretamente lá dentro! Uma leitura deliciosa =D

    ResponderExcluir
  7. que legal sua resenha ^^ ahhh estou com o livro pra ler e louco pra começar a ler

    Rafahttp://blogleiturasvivas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Espero que goste tanto quanto eu gostei =)

    ResponderExcluir
  9. Eu vi esse livro na livraria, mas fiquei com o pé atrás se o leria ou não! Nunca ouvi falar do autor... e, sei lá, né, eu não ia comprar o livro sem antes ver uma critica dele, não é?  n.n  Acho que ele deve ser muito emocionante mesmo, já que você diz.
    Amei sua resenha... 
    Hm, tem um selinho lá no meu blog par você... Se quiser, passa lá  [;
    http://vicioempaginas.blogspot.com/2011/11/1-selinho.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Aa-chan, da próxima vez você já vai saber que o livro é incrível e poderá adquiri-lo sem receios =)

    ResponderExcluir
  11. A editora ficou de me enviar o livro. 
    Eu queria começar a ler James Patterson pelos thrillers, mas sua resenha me deixou curiosa. Esse livro tem cara de Nicolas Sparks, será assim?
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Desde o lançamento desse livro estou encantada com ele. Preciso lê-lo. A história parece ter todos os elementos para me agradar. Ah, eu gosto de filosofia de botequim e nem preciso dizer que adorei essa lição das cinco bolas, e que ela faz todo o sentido.  

    (:

    ResponderExcluir
  13. É por esse lado mesmo =D É um livro lindo, não irá se arrepender por iniciar por ele =)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é maravilhoso *-* Você não irá se arrepender quando puder lê-lo =D
    Essa lição é o máximo, não é?! Eu não sou amei, como tive que lê-la para todo mundo aqui em casa \o/

    ResponderExcluir
  15. Só posso dizer, UAU!
    To morrendo de vontade de ler esse livro, com certeza ele é o meu número. Quem me conhece sabe que adoro um bom drama, que me faça chorar, que me coloque dentro do livro e com certeza esse livro fa isso.

    Preciso urgente do meu exemplar.

    Linda resenha Nanie, adorei a brincadeira das cinco bolas, que parece "brincadeira", mas é bem séria!

    beijão!

    ResponderExcluir
  16. Você vai adorar o livro, com certeza, Leninha!

    ResponderExcluir
  17. Estou pensando em ler esse livro ou então sorteá-lo no meu blog. Ainda não tinha visto review dele, mas fiquei intigrada visto que o autor é conhecido por outro gênero. Não conheço a escrita de James e quem sabe minha estréia também vai ser com esse livro. Nem ligo para o fato "emocionante", esse ano parece que virou regra livros que marcam. :)

    ResponderExcluir
  18. É um livro super emocionante, lembrando os livros de Nicolas Sparks. Eu AMEI!

    ResponderExcluir
  19. Também não conhecia James Patterson,gostei do enredo da história romance com uma certa pitada de drama...Também gosto de filosofia de butiquim...realmente as bolas caem e se quebram e algumas delas não se colam jamais.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é ótimo! Ainda não posso dizer muito do autor, porque só li um livro dele... mas certamente escolhi um livro muito bom para começar =D

    ResponderExcluir
  21. Li recentemente dois livrosa do James Patterson e gostei muito do estilo.No entanto esse parece um livro bem diferente. Não sei porque desde que vi a capa associei com livros do Nicholas Sparks! Agora estou curiosa para conhecer esse outro lado do autor.
    Bjkas.

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  22. @moniquemar Esse livro difere mesmo do estilo normal do autor!
    Ah, lembra mesmo! A capa ficou muito parecida =D E essa história também lembra o estilo de Nicolas Sparks! É tão linda e maravilhosa quanto! Espero que consiga lê-la e que goste tanto quanto eu gostei =)

    ResponderExcluir
  23. James Patterson é maravilhoso! Estou doida por esse romance dele, Nanie! Li Sundays at Tiffany dele... Ai! Como Patterson me encantou com essa história!!! Tb é emocionante... Bem que a Arqueiro poderia publicá-lo no Brasil!
    Agora estou curiosa com esse livro! Tem cara de ser emociante!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  24. Eu vou ficar torcendo agora para que a Arqueiro publique bastante livros do autor!!! Eu adorei o estilo dele =D

    ResponderExcluir
  25. Ei Nanie...

    Nha já estou me vendo 'facinha-facinha' querendo um personagem desses na minha humilde vida rsrs. Fato que eu vivo suspirando pelos cantos então é fato que isso vai acontecer. Louca pra ler o livro depois dessa sua resenha apaixonada. Dica mais que anotada \o/

    beijos querida :)

    ResponderExcluir
  26. É um personagem amável! Acho que toda mulher desejaria um desses >< hehehe

    ResponderExcluir
  27. Eu também nunca li nenhuma publicação do James, mas a sua resenha me convenceu. A filosofia de botequim rsrsrsrsrs, muito boa, uma lição de moral. 

    ResponderExcluir
  28. Oi, Nanie! Imagino que seja lindo mesmo! Quero muito esse livro para mim! Se não me engano, tem um filme... Vou dar uma olhadinha.

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  29. Olha, nem sabia que ia ter filme! Vou querer ver com certeza, porque vai ficar lindo!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥