segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As Esganadas, de Jô Soares



Título: As Esganadas
Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2011
Nº de Páginas: 262
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Caso d'As Esganadas. É esse é o nome que a imprensa está dando a esse caso que intriga Mello Noronha, que, mesmo auxiliado pelo perspicaz ex-detetive português, Tobias Estevez, não consegue descobrir o culpado de tão hediondos crimes.
Quatro mulheres gordas, todas filhas de gente importante, foram mortas de maneira cruel. A forma como a polícia as encontrou também é intrigante.
Não pense que todo o mistério do livro ronda em quem matou as mulheres. Não. Logo no início, o autor já diz quem foi e até mesmo mostra o anúncio que o famigerado utilizou para capturar suas presas.
"DEGUSTAÇÃO GRÁTIS!
PROVE OS SABOROSOS PETISCOS DA PÂTISSERIE DOCES FINOS E AJUDE-NOS A ESCOLHER. NENHUMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA."
Ao ler esse livro, o leitor não irá se perguntar quem é o assassino. Nem mesmo quais são suas motivações, porque o autor também as deixa claras o tempo todo. A questão é: como a polícia irá descobrir quem é o assassino.

O que eu achei do livro:
Divertido, irreverente e delicioso! Como Luis Fernando Veríssimo afirma na contracapa do livro "a trama deixará você, ao mesmo tempo, horrorizado e com fome". Ele só esqueceu de dizer que o livro também o deixará de ótimo humor!
A escrita de Jô Soares nada tem de simples. É fina, sem ser rebuscada, e cheia de intertextualidade! É incrível a maneira como o autor brinca com as palavras. Sabendo que um dos personagens principais é português, o autor utiliza a grafia de Portugal em algumas palavras, na fala do personagem e quando elas o caracterizam. Assim, Tobias Estevez é um detective muito bem construído! Gostaria muito que Jô Soares o aproveitasse em outro romance, no futuro. Além de um personagem absurdamente inteligente, ele ainda tem algumas pitadas de detetives que adoro, inclusive de Sherlock Holmes. E cita vários princípios usados por esses detetives famosos (além de vários ditados portugueses, que são muito divertidos).
"Ockham foi um frade inglês da Idade Média, um filósofo. A sua teoria é a de que, se uma acção tiver várias explicações, a mais simples é a melhor."
"Quando se elimina o impossível, o que resta, por mais improvável que pareça, tem de ser a verdade."
"Ausência de prova não é prova de ausência."
O enredo do livro é bastante diferente. Gosto muito de livros policiais e estou acostumada com o que é mais normal: um livro onde o objetivo é encontrar o criminoso. Saber logo no início quem era o culpado foi uma experiência muito diferente e, garanto, muito agradável! A história não perdeu nada por sabermos quem é o culpado, apenas ganhou, pois é uma maneira muito única de construir um enredo policial.
Jô Soares trata as gordas de maneira caricata, que é ao mesmo tempo muito divertida e super irritante (talvez porque seja eu uma das gordas de quem ele fala, mas isso não vem ao caso). Um trecho do livro deveria vir antes de qualquer coisa, justamente por falar tão bem sobre o caso das pilhérias: as gordas.
"Existe um preconceito velado contra a obesidade. Na verdade, dificilmente os homens o sentem. Podem ser gordos inteligentes ou ricos ou oferecerem outros atrativos. Quem sofre o problema com maior intensidade são as mulheres. As mulheres gordas. O leitor pode se escandalizar com o uso da palavra gorda. Os eufemismos mais comuns são: cheinha, forte, grande e, o mais ousado, gordinha.
Geralmente, acham que a gorda (odeio a palavra obesa) não tem força de vontade. Nem caráter. Nem vergonha na cara. A gorda é um pária; o excesso de peso, um divisor de águas. O próprio adjetivo é um palavrão. Ninguém se importa com o sofrimento ou com a humilhação da gorda. Acham que ela é gorda porque quer.
Observem o olhar triste das moças gordas varrendo as vitrines da moda. Os figurinos são para as magras. Alguns vendedores ainda informam sem se alterar: 'Aqui é só para as pessoas normais, madame.' E a gorda se afasta engolindo o ultraje. Restam-lhe as lojas especializadas ou as costureirinhas de bairro. Para mim, anormal é o tratamento do vendedor.
A obesidade é democrática, não faz diferença de classe. Há gordas ricas e gordas pobres. Todas sentem a mesma reprovação silenciosa da sociedade. Existem gordas belas, mas se a beleza é notada, há sempre um apêndice ao comentário 'O rosto é lindo. Pena que seja gorda'."
Um romance bem diferente, inteligente e muito bem humorado! Se os demais livros do Jô forem tão bons quanto esse, mal posso esperar para conhecê-los!

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 


32 comentários:

  1. Uau, Nanie.

    Agora você me deixou ainda mais curiosa.

    Pela forma que você expressou, é bem diferente dos livros anteriores que li.

    Este parece ser mais engraçado e um fato inusitado é saber a identidade do assassino. Achei inesperado isso. Por isso, fiquei instigada.

    Adorei! ^^

    ResponderExcluir
  2. O fato de saber o culpado me causou certa estranheza no início, pois eu não sabia muito bem o que esperar da história... hehehe 
    Também estranhei bastante a maneira como o autor fala das "gordas"... é forte, chulo, mesquinho, caricato e autodepreciativo... mas mesmo assim depois de algumas páginas faz todo o sentido! Acho que é justamente essa citação que mudou minha visão...
    É um livro muito divertido e super diferente de tudo o mais que eu já havia lido... amei!

    ResponderExcluir
  3. Como assim? Logo no começo já é revelado o assassino? Fiquei curioso Nanie! 

    ResponderExcluir
  4. Não sei por que mais esse livro não me chama a atenção de forma alguma. Acho que é pela minha antipatia com o Jô...

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanie...

    Nha que bom que gostou do livro, como havia te dito no post da entrevista só chequei a ler um livro dele e gostei bastante.

    e nha fica triste não amiguinha, provavelmente ele vem a falar de mim no livro tbem pq né? Eu sou gordinha e kkkk (dieta me dá preguiça e comer é tão bom kkk)

    Otima resenha querida, beijossss

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha
    Pois é... faço, faço dieta mas não deixo de ser "cheinha" >< hehehe

    ResponderExcluir
  7. Sei lá, não gosto das tiradas que ele dá nos seus entrevistados, me lembra o Faustão que eu detesto, kkk

    ResponderExcluir
  8. Hahaha entendi! Às vezes isso me irrita também >< heeheh Mas de modo geral gosto muito dele e o acho muito inteligente =)

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi esse livro no Submarino fiquei curiosa, mas nunca parei para saber sobre o que era. Não sei, gosto de livros policiais e ainda mais com o elemento extra de sabermos quem é o assassino. Lembra bastante alguns episódios de séries americanas. Outra coisa que gostei é o fato de ser engraçado. Quem sabe numa próxima compra ou então adiciono a lista de presentes. ^^ Muito bom o trecho que você colocou abaixo, Jô foi no ponto certo da questão. Não sou gorda, mas fico horririzada em como a sociedade é preconceituosa com a mulher gorda, mais do que com homens. Enfim.

    ResponderExcluir
  10. Bem diferente dos livros policiais que já li. Gostei do trecho sobre "as gordas", quer dizer, gostei da forma humorada como ele escreveu. Se todo o livro for assim, há uma grande possibilidade de eu lê-lo. 

    (:

    ResponderExcluir
  11. Todo o livro é muito bem humorado! Eu gostei bastante do livro =)

    ResponderExcluir
  12. O livro é bem divertido =) Eu adorei a leitura ^^
    Também acho que o preconceito é gigantesco... mas existe preconceito contra tudo o que é diferente... então...

    ResponderExcluir
  13. O Jô é realmente ótimo, também amo a escrita dele! O único problema é que os livros dele seguem uma "fórmula" e o enredo é sempre meio parecido. Mas, mesmo assim, são muito divertidos.

    ResponderExcluir
  14. Já te disse anteriormente que sou fã do Jô,acho ele extremamente inteligente,te uma ótima escrita,com certeza irei gostar desse livro.Um bj.

    ResponderExcluir
  15. Ah... aí eu já não sei >< heheheh Como esse é o primeiro livro dele que leio, não posso dizer nada em comparação com os demais! 

    ResponderExcluir
  16. Não li nada do Jô Soares e me parece que este livro é uma boa pedida...Vamos ver quando minha lista diminuir se o incluo nela...rsrsrs...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  17. Apesar de ter alguns livros do autor aqui na biblioteca nunca me interessei pela leitura.  Nem mesmo tinha lido alguma resenha antes dessa.Gostei do estilo e das citações escolhidas. O texto parece rico, bem elaborado e atraente na medida. Se surgir oportunidade vou ler.Bjkas,
    Monique MartinsMoniqueMar@moniquemar

    ResponderExcluir
  18. @moniquemar É uma escrita muito rica! Eu adorei o livro dele =D
    Se tiver oportunidade, leia sim =D

    ResponderExcluir
  19. FabricaDosConvitessábado, 19 novembro, 2011

    Já li uns dois livros do Jô Soares e assim como nos outros, tenho erteza que gostarei deste. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  20. Esse foi o único que li, mas foi muito bom =D

    ResponderExcluir
  21. Nanie, eu acho que tenho birra com o Jô Soares escritor! Comecei a ler "O homem que matou Getulio Vargas"... Não deu! Não vou dizer que não é um livro interesssante...
    Mas pela sua resenha, fiquei curiosa com esse detetive! Parece que está bacana o livro!

    bjuss

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei bastante! Achei o detetive bem legal e a história muito interessante =D 
    Mas também já ouvi, de outras pessoas que já leram vários livros do autor, que esse livro é muito parecido com os demais... então, leia mais algumas resenhas antes de decidir dar uma chance a esse livro =D heheehhe

    ResponderExcluir
  23. Nanie... Vou procurar ler outras resenhas! hahah Mas acredito que siga o padrão dos outros livros dele sim...
    Mas vc fez ficar curiosa com o detetive!

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei o detetive português =D É um figuraça bem divertido! Ele faz o livro ficar bem divertido =)

    ResponderExcluir
  25. Tenho ouvido falar tanto desse livro que morro de curiosidade, mas ainda não dá tempo de pensar em ler mais nada uahau

    bjs

    Amanda
    Vícioe em livros

    ResponderExcluir
  26. Hahahah tá com a listinha bem grande?!

    ResponderExcluir
  27. Ei Nanie,

    Eu adoro a escrita rebuscada do autor e suas piadas de duplo sentido ou seu humor ácido. Adorei O homem que matou Getúlio Vargas e gostei do outro, mas não tanto, Assassinado na academia brasileira de letras acho... rs. Este eu quero tbm ^^ 

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Eu não li outros livros dele para poder comparar... mas gostei muito desse! Ele realmente tem uma escrita um tanto rebuscada, um pouco mais refinada, que é uma delícia de se ler!!! E o humor é maravilhoso - amei =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥