sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sorte ou Azar?, de Meg Cabot



Título: Sorte ou Azar?
Título Original: Jinx
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 285
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Jean está de mudança para Nova York. Após ter alguns problemas, que ela prefere não lembrar, a família resolveu que seria melhor ela passar uns tempos em uma outra cidade. E assim, ela vai para a casa dos tios - uma mansão maravilhosa!
"O negócio é que minha sorte sempre foi um terror. Olha só o meu nome: Jean. [...] Sabe que na França os garotos são chamados de Jean? É João em francês. [...] Sou basicamente uma garota que se chama João."
Ela é uma garota azarada, aliás, muito azarada (até mesmo tinha o apelido de Jinx por conta de seu grande azar). Mas tinha que admitir que ficar na casa dos tios, não era assim um azar tão grande. Afinal de contas era uma casa enorme, onde ela ficaria com um quarto só para ela.
Mas nem tudo são flores. Ao chegar, Jean encontra com a prima Tory, que não via a cinco anos, e se desespera com a mudança. A prima está muito diferente, não apenas na aparência, mas também nas atitudes.
As coisas entre as duas não seriam fáceis. Mas com a má sorte de Jean, as coisas seriam ainda piores. Tory começa a pensar que Jean quer roubar tudo o que é dela, e vai se vingar da prima. E como se isso tudo já não bastasse, Jean ainda terá que lidar com os seus poderes - isso porque ela é uma bruxa.
"- Você não vê? Nossa tata-tata-tata-tataravó Branwen estava falando de nós. Nós somos as primogênitas de nossas mães. Ou sei lá o quê. Somos a próxima geração de bruxas da família."

O que eu achei do livro:
Esse foi o primeiro livro que li da Meg Cabot. Sério, por mais estranho que possa parecer, eu nunca havia lido nada da autora antes. E não posso negar que a todo instante eu via alguém falando super bem dela e dos livros dela. E assim me senti tentada a experimentar algo da autora. Mas devo dizer que decepcionei um pouco.
Não que o livro seja ruim, ele não é. Mas é bastante infantil e com uma escrita tão simplista, que eu me senti até um pouco subjulgada como leitora. Achei a história um pouco repetitiva e com muitos clichês - que me incomodaram um bocadinho... Por exemplo, a personagem principal fica o livro todo dizendo que ela é super azarada. O tempo inteiro. Praticamente em toda página tem a Jean dizendo o quanto é azarada. Mas, sinceramente, ela não parece assim tão azarada. Então, eu senti que esse "azar" era meio forçado. E tanto era meio forçado que a autora precisava lembrar o leitor o tempo inteiro que a Jean se achava azarada.  O livro também é muito previsível... então meio que ficou sem graça.
Talvez, essas impressões tenham sido consequências da grande expectativa que eu tinha quanto a esse livro. Não vai ser por causa desse livro que eu nunca mais vou ler Meg Cabot (até porque comprei dois livros dela... então ao menos um eu ainda tenho aqui na minha pilha para ler), mas já tenho certeza que ela nunca estará entre as minhas autoras favoritas (certeza? tá... até eu mudar de ideia).
Outra coisa que também me incomodou um pouquinho foi a maneira super informal dela escrever. Parecia que eu estava conversando com a Jean e não lendo um livro. Mas isso é justificável, já que o livro é escrito em primeira pessoa. Mas ainda assim eu prefiro um livro como Halo, que é contado em primeira pessoa, mas tem uma escrita linda!
Enfim, o livro não é ruim, mas também não é maravilhoso. É apenas uma leitura divertida para um dia quente.


Nota: 




Dificuldade de Leitura: 


34 comentários:

  1. E vai rolar sorteio de um botton da Meg Cabot entre os comentaristas dessa resenha =) O resultado sai no post Chegou para a Nanie e valem os comentários até a hora do post (no domingo) =D

    ResponderExcluir
  2. Legal a resenha!! :)
    Cara, eu também nunca senti vontade NENHUMA de ler livro nenhum da Meg Cabot, mesmo os que eu já vi falarem bem, o porque do ser bom, não me atraiu nada... :-/
    Achei legal a opinião sobre o livro, acho que se eu lesse, a minha ia ser bem parecida com essa, então, prefiro não ler... uahauhauhaa, tem outros mais interessantes na lista para ler!
    beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nanda, eu nunca tinha lido mais por falta de oportunidade... até tinha vontade... Mas realmente me decepcionei um pouco... e como você disse, tem tanta coisa boa por aí!!! E quero deixar bem claro que não estou dizendo que Meg Cabot é isso ou aquilo... simplesmente que o eu não me dei muito bem com esse livro (que foi o único que li).

    ResponderExcluir
  4. Nanie, você não começou bem com Meg, rsrsrs. Eu considero esse o livro mais fraquinho que li dela.
    Procure outros tipo Pegando Fogo, Cabeça de Vento, A Rainha da Fofo, Ela Foi até o fim. Você vai gostar. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, mas gosto dos livros da Meg Cabot, pelo menos todos que li dela até agora não tenho do que reclamar!
    Me indicaram ler esse livros mas pelos seus comentários desanimei e também tenho muitos outros livros para ler, então quem sabe um dia eu pare para ler esse livro!

    =)
    @desapd

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu sou meio suspeita pra falar, pq eu tentei ler uns chick lit e nunca consegui, mas eu ainda quero tentar mais, acho válido. Tomara que você leia outro dela que te agrade mais, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lu, me indicaram esse como sendo um dos melhores dela dentre os que não são série... Mas pode deixar que ainda não vou desistir de ler Meg Cabot... quem sabe o próximo não me encanta mais, né?!
    Claudinha Teles, eu gosto de chick-lit (apesar desse livro não ser chick-lit... acho que é YA... mas não tenho certeza >.<)!

    ResponderExcluir
  8. Sabe que comecei a ler esse livro umas três vezes, ai sempre chegava outro mais interessante e ele via ficando pra trás, mas qualquer hora eu leio ele todo. Bjus!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nada da Meg Cabot.Comprei Ela foi até o fim pra experimentar e espero que seja bom.
    Tinha vontade de ler Sorte ou azar também,mas a resenha me desanimou.

    ResponderExcluir
  10. Ei Nanie, eu ja li vários livros da Meg Cabot, esse jeito repetitivo e cheio de cliches é uma marca registrada da Meg. Mas em geral os livros dela são bons, principalmente a série Mediadora. Espero poder ler esse, ja que falando de falta de sorte, eu sei bem o que é isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. tenho muita vontade de ler este livro, adorei a resenha, embora seus comentário sobre o mesmo tenha me desanimado um pouco, não gosto de livros muito previsíveis, embora, ultimamente tenha lido coisas "fáceis" por conta do meu pouco tempo livre...

    ResponderExcluir
  12. Tambem nunca li nada da Mag Cabot... Pior eh q acho q nao vou ler tao cedo!!! huahuahauhauah

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li esse, mas adoro a Meg!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto bastante desse livro, é um dos meus preferidos dela. Mas concordo que repetia bastante que ela era azarada e tinha um final previsivel.

    ResponderExcluir
  15. Eu fiz resenha também deste livro, mas gostei dele apesar de todos os detalhes desnecessários da história rsrs. Livros YA costumam ser assim, eu acho... mas também foi o primeiro da Meg que li e me diverti horrores rsrs.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie.
    A Meg tem essa característica mesmo, narrar em primeira pessoa e criar um clima informal.
    Ela tem trocentos livros publicados e por mais que alguns eu tenha gostado muito, outros eu até abandonei a leitura.
    Mas não desiste não, tenta outros, quem sabe você não curte mais?
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto de Meg Cabot. SEmpre quis ler esse livro por causa do tema, mas tds dizem que ele é ruinzinho...
    Ele deve ser bem para infanto-juvenil eu acho...

    bjuss

    ResponderExcluir
  18. EI Nanie,

    Eu adoro a autora, este eu gostei mas realmente passa longe de ser dos melhores dela. O que eu mais gostei foi Rainha da Fofoca e a série A mediadora que é bem infantil mas eu amo rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  19. Indiquei o seu blog para o selinho: Esse blog me faz feliz!

    http://destacandolivros.blogspot.com/2010/12/selinho-esse-blog-me-faz-feliz.html

    ResponderExcluir
  20. Hehe, achei engraçado você falar que "ela nunca estará entre as minhas autoras favoritas (certeza? tá... até eu mudar de ideia)". A Meg é uma máquina de escrever, acho que deve ter livro dela pra todos os gostos e um pode acabar te encantando. Eu amo o último volume de Diário da Princesa.

    Mas enfim, ela também não está entre as minhas favoritas. Tenho vários títulos dela na lista, mas não é aqueeeela urgência pra ler e ter todos. Pelo que já vi a respeito, é mais do tipo "histórias leves e divertidas, mirabolantemente diferentes umas das outras, mas, de certa forma, previsíveis".

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não li esse livro e tenho sim vontade de ler. Eu acho que só li a série Mediadora da Meg e comprei os 4 primeiros livros de Diários de Princesa, que ainda não li. Mas acho que realmente os livros dela são mais leves. Quero muito ler Cabeça de Vento tbm...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  22. Gente... eu ainda darei mais chances a Meg... mas a primeira impressão realmente foi bem fraquinha... O livro não é ruim, apenas não é tão bom quanto eu esperava que fosse...
    E Cíntia, eu falei isso porque, como já dizia Raul Seixas, "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"... E além do mais, eu li apenas um livro dela, né?! =D

    ResponderExcluir
  23. Primeiro livro da Meg? Como se sentiu? Hhahaha.. cara, Meg é diva pra mim. Depois de Harry Potter, a série que mais me inspirou a ler e escrever foi "A Mediadora" - que eu conheci atraves de uma fanfic. Ainda nao li esse livro, nao tive como ainda, mas ta na estante. \o/ Eba.

    ResponderExcluir
  24. nota 3 ?? éé opiniao é que nem C* cada um tem o seu
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eu achei Esse livro é MUUUUUUUUUUUUUUITO BOM *-*
    eu ameei ameei
    Meg arraza
    bjokas

    ResponderExcluir
  25. Realmente você começou a ler os livros da Meg por um dos livros mornos dela.
    Precisa ler as séries A Garota Americana e A Mediadora. São os meus preferidos.


    Bye

    ResponderExcluir
  26. O bottom será sorteado entre aqueles que comentaram até agora aqui nessa postagem =) O sorteio sai mais tarde no post "Chegou para a Nanie" =)

    ResponderExcluir
  27. Meg Cabot é incrivel mesmo!! quero muito esse livro!!
    Parece otimo!! gihihi
    PArabens pela resenha Nanie!!
    bj

    ResponderExcluir
  28. Só li dois livros da Meg, esse e Ela foi até o fim. O segundo é mais adulto, esse, como você disse, é uma leitura bem leve, mas eu gostei. Tentei ler O diário da princesa só que abandonei a linguagem era infantil demais.

    Li os livros de romance histório do pseudônimo da Meg, Patricia Cabot e gostei bastante. Para quem gosta do gênero é uma boa pedida.

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Tenho este livro aqui, vai fazer um tempão, não li ainda coloquei ele no desafio de ferias =D bjkasssssssssss

    ResponderExcluir
  30. Só li um livro da Meg Cabot até hoje, que foi o 1º da série A Mediadora. Foi legalzinho a ponto de eu querer continuar lendo a série (não sei qdo exatamente, mas...). Dos outros livos dela, tenho vontade de ler Insatiable, que é voltado pro público adulto e Educating Caroline, que ela lançou como Patricia Cabot.

    ResponderExcluir
  31. Comprei o livro semana passada e pelo que li da resenha vou gostar. Espero receber logo para colocá-lo na imensa lista de leitura, ou quem sabe ele pule alguns degraus.
    Monique

    ResponderExcluir
  32. MoniqueMar, eu me decepcionei um pouco com esse livro... ainda não li outro da Meg até hoje ><

    ResponderExcluir
  33. Esse livro é o mais fraco que eu já li da Meg Cabot. Um livro bem simples, que diz exatamente só o necessario. Com certeza não é exatamente o livro que deveria se iniciar, pois ele da uma visão completamente diferente dos livros da Meg. Minha opinião que ela é melhor em livro realistas e medievais, em vez de livros fantasticos.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥