
Título: O Enigma do Fogo Sagrado
Autor: Hermes M. Lourenço
Editora: Novo Século
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 236
Série: O Enigma do Fogo Sagrado - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Pessoas de todo mundo começam a ser roubadas. O dinheiro simplesmente desaparece de sua conta. A única pista é uma rosa branca com um laço azul sobre alguns papéis - os papéis que mostram que o dinheiro foi doado, anonimamente, para instituições de caridades e ONGs ao redor do mundo. Mas apenas dinheiro sujo está sumindo.
E após o mesmo acontecer com o primeiro-ministro na Inglaterra, a Scotland Yard toma uma decisão: chamar o famoso detetive Nicolas Flynth para assumir o caso.
O que achei do livro:
O livro é bom, mas muito diferente do que eu esperava encontrar quando iniciei a leitura. Primeiramente, eu pensei que fosse apenas um livro de detetives. Mesmo ao ler na sinopse "envolto numa trama de misticismo, romances e assassinatos" eu não consegui entender o que viria.
O livro é de uma intensidade tamanha que fica até mesmo difícil descrever, pois os fatos acontecem em uma velocidade surpreendente. Esse primeiro livro (que eu também não sabia, quando iniciei a leitura se tratar do primeiro de uma série de livros) traz muitos mistérios, que são, em parte, resolvidos e outros que são mantidos. E como eu disse, as coisas acontecem em um ritmo muito acelerado, então, em poucos dias, Nicolas vive diversas aventuras.
Uma das coisas que me deixou um pouco confusa foram as menções a uma outra missão de Nicolas, que foram bem frequentes durante o desenrolar da trama. No momento, eu estou sem internet, o que me impede de averiguar com mais clareza o fato. Mas o autor, Hermes M. Lourenço já escreveu um outro livro antes "Porto Calvário" e acho que esse outro livro traz essa aventura de Nicolas (que seria bem interessante ter conhecido antes). Se realmente esse livro anterior do autor se tratar de Nicolas Flynth e seus companheiros, eu gostaria muito de ler, pois acredito que ficou faltando uma apresentação maior e uma explicação mais profunda sobre os personagens.
Hermes M. Lourenço escreve de maneira simples, o que facilita o entendimento do texto. Mas, por outro lado, a escrita, em alguns momentos, é simplista demais... e isso também me incomodou um pouco - pois com muitos parágrafos curtos, a leitura fica um pouco cansativa.
O último ponto importante de ser comentado, na minha opinião, é o final do livro. Calma, não vou contar o final - não gosto de spoiler. Mas ele acaba no meio (ou seria ainda o início?) da história. Então, eu fiquei ávida por terminar a história e veio o fim... Não gosto muito quando um livro acaba desse jeito e eu não tenho a continuação em mãos... mas vou ficar esperando por ela!
Nota:
Dificuldade de Leitura: