Título: Cira e o Velho
Autor: Walter Tierno
Editora: Giz Editorial
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Publicação: 2010
Nº de Páginas: 229
Comprar Online: Saraiva
Sobre o livro:
Tudo começou com um pacote de figurinhas... Nada mais do que um simples hobby de criança. Mas aquela figurinha estampada com uma mulher muito branca, com longos cabelos negros e roupas vermelhas nunca mais saiu da cabeça do menino. Ele se interessou pela história de Cira e foi atrás de fontes, para conhecer melhor aquela lenda.
E foi através da boca de pessoas que, supostamente, conviveram com Cira que ele conheceu toda a história.
O Velho, paulista, Domingos, ou como mais quiser chamá-lo, é um homem que busca o lucro - o lucro acima de tudo! E é por uma promessa de altos ganhos, que ele vai atrás dos filhos de Cobra Norato. O primeiro, um grande guerreiro, ele consegue matar, apesar de não ter sido fácil e de ter perdido vários homens. Mas ele não imaginava que seria tão difícil matar a segunda filha... ainda mais que era apenas uma criança de 11 anos. Aliás, a verdade é que o Velho pensou que a havia matado. Ele subestimou a grande magia da bruxa Guaracy, mãe de Cira, que se utilizou de magia antiga, e proibida para salvar a si própria e a menina. Cira não iria deixar barato o que fizeram com ela e com sua mãe: ela iria atrás de vingança.
O que eu achei do livro:
Surpreendente! Esse livro é completamente diferente de tudo o mais que eu li nesse ano! E é um livro maravilhoso! Você gosta de mitologia? Lendas? E que tal lendas indígenas? E que tal uma lenda indígena que não fala sobre índios? Essa história me parece, e muito, uma lenda indígena! Não tem como não se apaixonar pela história!
E o final? Perfeito!
Walter Tierno tem uma escrita cativante, que faz com que ler cada página seja um prazer, mas sem ser cansativa ou demasiadamente rebuscada! E a história de Cira, contada aos poquinhos, é impressionante!
Cira é um personagem muito diferente, instigante. Ela é decidida, cruel, maravilhosa! E Nhá, que a acompanha em suas aventuras é uma menina doce, medrosa e fiel! Todos os personagens do livro são muito bem estruturados e desenvolvidos - gostei muito disso!
E como se tudo isso não fosse já o suficiente para fazer qualquer um se apaixonar por esse livro, ainda tem as ilustrações! São várias ilustrações pelo livro, lindas, e todas feitas pelo próprio autor - inclusive a da capa!
E aí? Ficou doido para ler esse livro? Realmente é um ótimo livro! Super recomendado!
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Entre os que comentarem na resenha irei sortear um kit de figurinhas do livro Cira e o Velho \o/ Valem os comentários até domingo, dia 02/12/2010.
ResponderExcluirO resultado sai no post Chegou para a Nanie no mesmo dia =)
Gente, que legal! Quero ler, mas nem sei quando vai dar! rss!
ResponderExcluirBeijos!
Oi Nanie!
ResponderExcluirA Pri falou super bem deste livro! Quero poder ler algum dia, a minha fila parece quase impossível de ler hehehehe
Amei o novo design do blog! Mais fofinho :)))))
Boas leituras!
Thaís :-D
A verdade é q sou difícil para ler livros dos quais n gosto da capa, mas todos tem falado mto bem deste, quem sabe...
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Fiquei interessada Nanie!
ResponderExcluirAmo lendas, mitologia! *_*
Bjos
Ni
Faz Parte...
Nanie... td mundo fala desse livro, e apesar da capa ser meio louca, não dava tanto para ele...
ResponderExcluirGostei muito da resenha!
bjusss
ninnafaeda é realmente legal! Espero que você possa ler em breve!
ResponderExcluirThaís, eu vi a resenha da Pri no blog e me apaixonei! Quando o autor me envio o livro para resenha, fiquei super feliz porque já tinha lido a resenha da Pri! E só confirmei que é realmente um livro muito bom!
Kate, você não gostou da capa? Confesso que na primeira vez eu achei meio estranha... mas ao vivo é realmente muito bonita! E acho que ficou mais bonita ainda quando percebi que o ilustrador era o próprio autor... além disso, entender os elementos da capa ajudam muito também! Mas independente da capa, o livro é muito bom!
.Niii. é ótimo *-* Uma lenda brasileira =) Eu já quase acho que essa é uma lenda indígena de autoria desconhecida >.< hhehe é uma história muito bem feita!
Beli, todo mundo fala bem porque é excelente! Eu amei!!!
Não sei se vocês perceberam (porque teriam percebido, certo?!) essa é a 84ª resenha do blog e a última de 2010!!! Foi um longo caminho percorrido - muitos livros maravilhosos lidos! E já estou preparando uma super-promoção mega-diferente para quando o blog atingir 100 resenhas!!!
Passando aqui para agradecer a resenha elogiosa. Sobre a dúvida da Nanie sobre a origem da lenda (acredito que esteja falando sobre Cira), na verdade Guaracy e Cira são personagens que criei. Não fazem parte de nenhuma lenda. Domingos Jorge Velho é um personagem histórico. Foi o bandeirante responsável pela queda do Quilombo dos Palmares.
ResponderExcluirParece ser bem interessante essa coisa de lenda indigena... Mas confesso que a capa não convence muito não viu!
ResponderExcluirEu estou louca para ler esse livro!! está aqui comigo e vou ler ano que vem... hihi
ResponderExcluirAdorei a resenha Nanie!! beijis
Não sei se vou gostar kkkk mais posso tentar né =D
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro. cada resenha que leio sobre ele fico mais interessada. Espero poder lê-lo nesse ano.
ResponderExcluirAdorei a resenha, só pra variar...rsrsrs...
Bjos!!!
Eu já li esse!
ResponderExcluirGostei muito da resenha, concordo total! =D
Eu gostei MUITO da leitura desse livro, foi um tempo muito legal, o que passei lendo ele... muito cativante o livro!!
Mais um que pretendo ler esse ano.
ResponderExcluirGostei do estilo do autor. Ganhei o livro em uma promoção que ele fez e veio autografado, com marcadores, figurinhas e camiseta.
ResponderExcluirÉ o máximo andar de 'cira' por ai... rsrs.
MoniqueMar, que legal =) Vc tem até camiseta ^^
ResponderExcluir