quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ame o que é seu, de Emily Giffin


Título: Ame tudo o que é seu
Título Original: Love the one you're with
Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Publicação: 2008
Nº de Páginas: 308
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Ellen é fotógrafa profissional e uma mulher decidida. Também é esposa de Andy, um bem-sucedido advogado irmão de sua melhor amiga. Mas além de tudo isso, ela também é a ex-namorada de Leo, um cara que a largou e nunca mais apareceu - até aquele dia.
"Aconteceu exatamente no centésimo dia do meu casamento com Andy [...] Não passou de uma cena urbana: dois supostos estranhos, com quase nada em comum além de um frágil guarda-chuva preto, que, ao atravessar um cruzamento, rapidamente cruzam o olhar e trocam um cumprimento seco, ainda que amistoso, antes de seguirem seu caminho.
Mas para quem sentiu na pele, a história era outra. Na verdade, eu fiquei desorientada, tremia agitada e quase sem fôlego quando consegui, por fim, chegar em segurança à calçada e entrar em um restaurante praticamente vazio."
E essa aparição foi o suficiente para não apenas mexer com Ellen, mas para abalar o seu casamento com Andy e levá-la a mil reflexões sobre a vida que leva e o casamento.

O que eu achei do livro:
Ao mesmo tempo que eu gostei do livro, eu não gostei muito. Não consigo explicar exatamente como esses sentimento opostos em relação à mesma coisa (esse livro) são possíveis... mas é verdade, estou mesmo me sentindo assim.
A Emily Giffin escreve super bem, de uma maneira leve, descontraída. A história é contada em primeira pessoa o que deixa o tom do livro ainda mais íntimo e confidencial. Somos levados a conhecer todos os temores, receios, anseios de Ellen, a personagem principal.
E apesar de ter gostado muito do estilo da escrita e da história, eu odiei a Ellen. Ela é muito insegura e apesar de ter mais de trinta anos, age, em muitos momentos, como uma adolescente de quinze. Eu não gostei nem um pouco das atitudes dela. Entendo tudo pelo que ela passou, de verdade. O reencontro, as estruturas abaladas, a dúvida quanto ao casamento e quanto à afeição do marido e pelo marido. Mas não consigo, de forma alguma, entender ou engolir o que ela fez.
Eu acho que um casamento precisa de confiança e de sinceridade. E para isso precisa existir diálogo - conversa mesmo, franca! Não podem existir segredos entre um casal. Tá... isso é mesmo muito idealista. Na prática os segredos existem. Entretanto, na medida do possível, deve-se evitá-los. E quando alguém não se sente bem, deve dizer. Então, eu realmente não gostei muito das atitudes da Ellen... Não consegui simpatizar muito com ela pelas decisões que ela tomou. O início do livro é perfeito - porque eu consigo entender tudo o que aconteceu com ela, mas não consigo concordar com as atitudes tomadas pela protagonista.
Ainda assim é um livro gosto de ler e uma leitura que eu indico, principalmente para as mulheres casadas!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


17 comentários:

  1. Olá!

    Gostei da sua resenha: crítica, objetiva, sucinta. Eu não sou casada, mas morro de vontade de ler este livro (e com certeza o farei).
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ana o livro é bom sim =) Vale a pena, mesmo para quem não é casado ^^ heheh

    ResponderExcluir
  3. Bom saber, eu vou deixa-lo para as mulheres casadas então!

    ResponderExcluir
  4. Ei Nanie,

    Não sei pq mesmo vendo resenhas positivas sobre este livro eu não tenho vontade de ler, acho que é a capa que acho tão feia rsrs
    Gostei da resenha, as elogiosas demais me deram medo kkkk

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    A Ellen também me irritou profundamente.
    Concordo com você: em diversos momento ela agiu como se tivesse 15 anos. Minha vontade era entrar no livro e sacudí-la para perceber o que estava fazendo.
    É aquela velha história: quem está de fora consegue enxergar melhor do que está vivendo a situação.
    Mas como você disse, sinceridade no casamento é tudo, isso não é mistério para ninguém e Elle deveria saber disso.

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Naum sou casada... mas achei a história interessante.

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu não me interessei por esse livro, de verdade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanie!
    Primeiro, thanks por entrar na promo do meu blog
    Vi te visita e estou te seguindo!

    Eu gosto muito da escrita da Emily, mas desse livro eu não gostei.
    Fiquei o livro todo odiando a protagonista! haha
    e isso p/ leitura é péssimo né?
    Gostei da resenha!

    PS: Prefiro as capas em inglês da autora, não gostei dessa! =/

    Bjocas

    Nii
    Faz Parte...

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Gostei da sua resenha ainda não li nada da Emily Griffin mas registrei a dica, esse entra na lista de comrpas .


    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nani!
    Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo!
    Eu entendia a Ellen por um lado e pelo outro achava ela uma abusada completa!!!! Um absurdo uma coisa dessas!!!! Mulher loucaa!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nanie.

    Eu adorei esse livro, mesmo tendo emoções conflitantes no decorrer da leitura.

    Teve momentos que quis 'bater' na Ellen e muitas coisas que ela fez, achei absurdas, mas acabei relevando por um lado, mas por outro...

    Adorei sua sinceridade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Acho a história interessante... tenho q ler ainda, mas já li tanta resenha sobre esse livro q eu queria q alguém me contasse o final! rsrs
    Nanie, se habilita a me contar o final???

    bjusss

    ResponderExcluir
  13. Beli, se você realmente quiser saber o final (o que eu acho estranho... mas entendo, porque minha irmã não me dá sossego enquanto não conto o final das coisas para ela) me manda um e-mail que eu te conto o final ^^ heheheh

    ResponderExcluir
  14. ei Nanie, adorei a resenha.
    Acho que meu medo de ler esse livro tem relação com o fato de eu ter certeza de que vou odiar a Ellen, hauhauaha.
    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  15. Estou no meio...não sei se leio ou não...mas tudo bem quem sabe ano que vem sauhhusauhsah

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda quero ler o livro, mas sempre deixo-o para depois.
    Esse ano eu leio..hehehe...
    Adoro a sinceridade de suas resenhas.

    ResponderExcluir
  17. Não senti vontade nenhuma de ler esse livro. Pelo que entendi da história, acho que ficaria muito chateada e impaciente de ler esse livro. Uma pessoa adulta agindo como adolescente em suas decisões envolvendo a vida dos outros isso... no way!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥