Título: O Mistério do Círculo
Autor: Leandro Luzone
Editora: Novo Século
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 428
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Ayna é uma grande cientista. Ela faz parte dos Laboratórios Life e é responsável pela pesquisa com células tronco para o tratamento e cura do mal de Alzheimer. E é justamente por causa dessa pesquisa que o padre Gianluca Bonera vai atrás da cientista. Apesar da igreja ser contra esse tipo de pesquisa, Bonera vai atrás da cura para o mal que assola a sua mãe.
Assim Ayna e Bonera se conhecem e uma linda relação tem início. Tudo seria perfeito se não fosse O Inquisidor de Londres. O primeiro assassinato do maníaco é uma surpresa para a Scotland Yard e deixa Moreton, um excelente detetive da polícia inglesa que já está prestes a se aposentar, sem saber para que lado andar...
Apenas após o segundo assassinato Ayna conta ao detetive que as duas vítimas faziam parte do Círculo - uma ancestral ordem mística.
Moreton, com a ajuda de Ayna e Bonera tem que encontrar o assassino e prevenir que as outras seis sacerdotisas, entre elas Ayna (sacerdotisa de Beltane) tenham um fim semelhante.
O que eu achei do livro:
Sinceremente, eu não gostei muito.
O autor, Leandro Luzone, escreve muito bem e certamente tem futuro! Eu fiquei muito feliz ao receber o livro dele para resenhar e ainda mais por saber que ele é juizforano, ou seja, nasceu em Juiz de Fora - a minha cidade querida! Luzone tem uma escrita refinada e, apesar de usar poucas descrições (particularmente eu gosto de livros mais descritivos), um vocabulário magnífico. Espero ansiosamente pelos próximos lançamentos do autor!
Mas, quanto a esse livro, especificamente, eu não gostei muito. Apesar de ter gostado da escrita de Luzone, não consegui me envolver com os personagens principais - Ayna, Bonera e Moreton - e também não consegui comprar os procedimentos da polícia. Ayna, apesar do caráter forte, não faz nada quando descobre que é uma das possíveis futuras vítimas do assassino e nem Bonera. Aliás, eu também senti falta de um debate mais profundo do próprio padre quanto ao seu amor por Ayna... Afinal de contas, ele jurou celibato ao entrar na Igreja e quase não vi esses sentimentos no padre durante o desenvolver da história. O detetive Moreton, na minha opinião, é bem fraco... não toma atitudes concretas quanto ao assassino. E mais do que isso não gostei da postura dele enquanto detetive, por exemplo, ao revelar fatos que deveriam ser sigilosos à civis que participavam da investigação por conta própria. Não vou entrar em detalhes profundos, para que cada um possa ler e tirar suas próprias conclusões, entretanto, particularmente, eu não consegui entrar na história. É claro que essa é a minha opinião pessoal, sei que muitas pessoas vão gostar, e muito, desse livro!
Se eu indico o livro? Não sei... ainda preciso de um tempo para digerir a história... mas eu não curti muito. Entretanto, eu indico o autor! Ele realmente tem muito potencial! Eu gostei não apenas do jeito de escrever dele como também da profundidade das pesquisas que ele fez - o que deixou o livro bem verossímel!
Nota:
Dificuldade de Leitura:
Este livro naum tem tido mtas resenhas positivas... É uma pena mas a verdade tem q ser dita...
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Não chamou a minha atenção nem pela sinopse!
ResponderExcluirQue pena. Eu gosto tanto de uma história policial e com suspense. Mas pelo que vc descreveu é bem fraquinha a história.
ResponderExcluirBeijo
Eliane (Leituras de Eliane)
Não chamo minha a atenção a sinopse, mais eu daria um alida sim =D
ResponderExcluirbjaksssssss
ei Nanie, que pena que o livro não te agradou, a trama parece ser interessante, pena que os personagens não cativan. =/
ResponderExcluirbeijos. ^^
Ei Nanie,
ResponderExcluirEu tbm tive esta mesma sensação, gostei muito da escrita e de toda a pesquisa que ele fez para a construção do enredo e da trama em si. Mas muita coisa não me convenceu, principalmente o modo operandis do assassino ser sempre o mesmo e eles não conseguirem nada nunca.
bjoo
Oi Nanie! Gostei da sua sinceridade!!!
ResponderExcluirEsse livro eu passo, além do que policiais não fazem lá muito a minha cabeça!
bjs
Lili
Sacerdotisas de Beltane? Será que ele leu Marion Zimmer Bradley, a autora de "As Brumas de Avalon"?
ResponderExcluirPela sinopse o livro parece ser bem legal, mas depois da resenha não sei se quero ler.
ResponderExcluirGostei das suas opiniões. E mesmo não o tendo lido, um livro que tenha as coisas que você colocou não me agradaria também.
Humn, autor brasileiro, legal achar uma história assim.
ResponderExcluirMas pelo que você falou parece fraca mesmo. Achei a sinopse muito boa, pensei que o livro fosse cheio de debates profundos, tipo a Igreja Católica X Cientistas, Celibato X Romance, Padre X Sarcedotisa de ordem Mística (?), esses tipos de coisas.
Essa história de sacerdotisas nos tempos atuais, ou que fazem parte de uma ordem mística é meio clichê. Achei que a trama se desenvolveria em torno das polêmicas células-tronco.