quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tristão e Isolda, de Helena Gomes


Título: Tristão e Isolda
Autora: Helena Gomes
Ilustrador: Renato Alarcão
Editora: Berlendis & Vertecchia Editores
ISBN: 978-85-7723-027-3
Ano da Edição: 2010
Nº de Páginas: 231
Comprar Online: Saraiva

Sobre o livro:
A história de Tristão e Isolda já foi contada e recontada muitas vezes. A autoria da história é desconhecida, sabe-se apenas que foi recontadas por muitos, muitas vezes.
E agora a lenda é recontada pela brasileira Helena Gomes.
Tristão não conheceu os pais. O pai havia sido morto por um usurpador do trono, e a mãe morreu logo após conceber o menino. Para protegê-lo, um dos antigos súditos de seu pai, tomou como filho e colocou outra criança morte em seu lugar.
Mas o sangue real está nas veias do menino, que ao crescer vai se tornando um excelente guerreiro e um magistral menestrel. Até que um dia, ele resolve ir às terras da Cornualha, onde mora Mark, irmão de sua mãe. Lá, ele começa a demonstrar quem realmente é.
E quando um meio gigante da Irlanda vem ameaçar o povo de sua terra, Tristão não pensa duas vezes antes de atacá-lo.
E com toda sua coragem, ele consegue vencê-lo. Mas antes de morrer, o gigante feriu Tristão e, na lança que trespassou o ombro do guerreiro, havia um veneno mortal feito pelas Fadas.
Dias se passam sem que Tristão consiga se curar. Até que ele resolve ir até as névoas - o último recanto da magia - que sempre clamam por ele. É lá que ele irá conhecerr Isolda, a mulher pela qual ele irá se apaixonar perdidamente e que também será responsável por curá-lo.

O que eu achei do livro:
O livro é maravilhoso - a história de um amor ao mesmo tempo impossível, verdadeiro, ingênuo e inocente. Acompanhar a trajetória de Tristão e Isolda é uma delícia! Helena Gomes contou a história trágica desse casal apaixonado de maneira magistral.
No início do livro, a própria autora diz que em muitas versões, os personagens são incoerentes nos diversos capítulos. Isso não acontece nessa versão: Tristão é sempre o mesmo guerreiro corajoso, mas que é tímido em muitos momentos e que carrega muitas dúvidas consigo e Isolda é uma mulher de bom coração e de fortes convicções.
Os personagens são muito bem retratados, embora, principalmente no caso dos dois protagonistas, sejam um pouco "irreais", devido aos poucos defeitos. Mas como é uma história de amor, uma lenda medieval, isso torna a história ainda mais romântica.
A presença da magia no livro é um bônus, além das descrições das terras e dos costumes britânicos. Ler esse livro é realmente uma viagem ao passado. Apesar de algumas diferenças, ele retrata a época de uma maneira muito parecida com a qual eu já havia lido em outros livros, o que deixou a leitura ainda mais especial! O tempo todo eu fiquei lembrando do livro "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, por exemplo. Principalmente porque também cita que a magia estava deixando a bretanha e que seu último refúgio era na névoa.
Entretanto, o livro não é só de amor, também traz muitas aventuras, lutas, intrigas... Em um estilo leve e gostoso de escrever, Helena Gomes traz essa história recontada de uma maneira que instiga a leitura!
A edição é primorosa, em uma folha especial (do tipo que é usada em livros de artes, que é meio plastificada) e com muitas ilustrações. Leitura super recomendada!

Nota: 








Dificuldade de leitura: 



9 comentários:

  1. Muito boa a resenha. Fiquei curiosa sobre o livro. Nunca li nada sobre Tristão e Isolda, mas amo magia e o livro As Brumas de Avalon.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. deiare, eu já tinha ouvido falar sobre a lenda, mas não a conhecia na íntegra, nem tampouco havia lido nenhuma versão dela. Essa versão da Helena Gomes é muito primorosa, muito bem feita e uma delícia de se ler. Vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti ao filme,agora quero ler esse livro.Essa versão parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço essa história direito, adorei a indicação.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Nanie!!!!

    Eu tenho ouvido falar tanto desse livro que depois desta resenha, minha vontade só aumentou ;)))

    ResponderExcluir
  6. Otima resenha.Eu tenho o livro mas ainda não terminei de ler, mas em cada pagina que leio fico mais curiosa em saber o final, até agora estou gostando muito.Há outros livros seus que eu também gostei muito.Parabéns
    Bjs !

    ResponderExcluir
  7. Oie :)

    Tenho esse livro, mas não li ainda, acho que agora vou ler :) kkk

    ResponderExcluir
  8. Essa é uma história bastante famosa =D Recontada por Helena Gomes, ficou linda demais ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥