
Título: O Último Olimpiano
Título Original: The Last Olympian
Autor: Rick Riordan
Tradutora: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-98078-90-8
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 283
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos - Vol. 5 (Último livro)
Outros Livros da Série:
- O Ladrão de Raios
- O Mar de Monstros
- A Maldição do Titã
- A Batalha do Labirinto
Comprar Online: Saraiva / Submarino
ATENÇÃO: Essa é a resenha do quinto livro da série. Se você ainda não leu os quatro primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.
Sobre o livro:
Percy Jackson passou por muitas aventuras. Ele não é mais um garoto inesperiente - ele é um herói! Afinal de contas, já enfrentou diversos desafios: recuperou o raio de Zeus e o elmo de Hades, lutou contra um ciclope para recuperar o velocino de ouro, colocou o titã Atlas de volta em sua posição de segurar o céu (salvando a deusa Ártemis), encontrou o caminho no Labirinto de Dédalos e salvou seus amigos de vários perigos diversas vezes.
Mas agora está prestes a fazer 16 anos - e a Grande Profecia irá acontecer. Percy terá, junto com seus amigos do acampamento, que salvar o mundo Ocidental e o Monte Olimpo do grande Titã Chronos. Será o seu maior desafio.
O que eu achei do livro:
Muito difícil falar desse livro...
Eu adorei o último livro da saga de Percy. Aliás, eu adorei todos os livros da saga. De verdade, não tem um único livro que peca, nem pelo excesso, nem pela falta de alguma coisa!
O autor continua conseguindo enxertar muita mitologia na história, o que eu amo! E o único defeito que consegui encontrar (embora certamente existam outros) foi a confusão de Cronos, o Titã, com Chronos, o deus do tempo. Mas fora esse pequeno detalhe, a mitologia que o autor coloca em seu livro é muito bem embasada e muito interessante também.
Uma coisa que achei muito legal nesse último livro foi a participação de mais herois - herois de vários chalés participam ativamente da história! Ainda existe o foco principal no Percy e seus principais amigos, até porque é o Percy o narrador da história, mas muitos outros meio-sangues participam.
A batalha que é narrada no livro ficou maravilhosa! Eu adorei! Uma narrativa muito empolgante e cheia de detalhes!
Enfim, na minha opinião, a série foi fechada com chave de ouro (e espaço para mais livros)! Já estou doida para ler a saga que o autor escreveu sobre o Egito (que a Intrínseca lança ainda esse ano) e também a saga que vai ser no mesmo universo de Percy com outros personagens (essa eu não tenho certeza se é algo mais do que um boato)!
Ah... fiz as pazes com Rachel Elizabeth Dare! Agora já não acho ela assim tão chata (tá, sou uma criança mesmo)...
Só uma ressalva, o final é do tipo previsível... Mas eu amei!
Nota:
Dificuldade de Leitura: