
Título: O Mar de Monstros
Título Original: The Sea of Monsters
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Ricardo Gouveia
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-98078-88-5
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 286
Série: Percy Jackson e os Olimpianos - Vol. 2
Outros livros da série:
- O Ladrão de Raios
Comprar Online: Saraiva / Submarino
ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro de uma série. Se você não leu o primeiro livro e não gosta de SPOILERS, não é recomendável que leia essa resenha.
Sobre o Livro:
O ano foi tranquilo para Percy Jackson. Ele estudava perto de casa, na escola Meriwether. Os monstros não incomodaram o ano inteiro e ele havia até mesmo feito um amigo - Tyson. Era o último dia de aula, e nada poderia dar errado.
Mas as coisas já começaram dando errado. Primeiro foi o sonho com Grover - o amigo havia saído para buscar Pan, atividade muito sonhada por todos os sátiros. O problema é que nenhum sátiro havia voltado da busca até hoje. E no sonho, Percy vira o amigo em perigo, correndo de algum monstro para dentro de uma loja de vestidos de noiva. Depois sua mãe insunuando que ele não iria para o Acampamento Meio-Sangue e por último o dia na escola.
Era de se esperar que nem Percy conseguisse estragar o último dia de aula, mas ele foi. Não por culpa dele, as encrencas é que gostavam de ir atrás dele.
E foi durante a educação física que ele viu que a turma de valentões estava ainda mais encorpada. E ao invés de jogar queimada, os brutamontes começaram a atacar Percy. Só então ele viu que não eram garotos, mas sim monstros. Percy só conseguiu sobreviver com a ajuda de Annabeth e de Tyson.
Annabeth havia ido atrás de Percy porque ficara sabendo que estavam acontecendo problemas no acampamento e queria que os dois fossem lá para ajudar. E Tyson acabou indo junto. Ele era um menino de rua que havia sido acolhido por um programa do colégio. Mas não era só isso. Percy descobriu - ao chegar ao acompamento que Tyson não era um humano (o que tinha acontecido com os humanos?), ele era um cíclope. E era filho de Poseidon. Percy tinha acabado de ganhar um irmãozinho.
O Acampamento não estava nada bem. Os três chegaram quando a patrulha da fronteira (que havia surgido devido aos problemas enfrentados pelo acampamento) estava lutando contra dois touros gigantes de bronze. Os três ajudaram Clarisse e seus companheiros a derrotar os monstros.
Os monstros não conseguiam entrar no acampamento por causa de uma barreira mágica que existia. Mas a árvore de Thalia, que ficava na fronteira, estava doente, morrendo, e por isso a fronteira estava fraca. Quíron havia sido despedido por não ter conseguido curar a árvore. E o acampamento estava uma bagunça.
E o que poderia salvar a árvore, se nem Quíron, um grande médico, conseguira? A resposta veio em outro sonho de Percy com Grover. Ele sonhou que Grover estava se vestindo de noiva, para se manter vivo. Ele estava cativo de Polifemo, o cíclope que roubara o Velocino de Ouro e ainda por cima conseguiu as coordenadas para poder chegar na ilha. Salvar Grover do cíclope e ainda pegar o Velocino de Ouro, a única coisa que poderia salvar a árvore de Thalia.
Mas as coisas não seriam tão simples assim. Quando Percy falou do seu plano para o novo chefe do acampamento, Tártaro, ele não conseguiu o que queria. A missão iria acontecer, mas não para Percy, ele havia dado a missão para Clarisse.
Entretanto, não seria isso que seguraria Percy. Ele, Annabeth e Tyson fogem do acampamento para conseguir salvar o seu amigo e a árvore de Thalia.
O que eu achei do livro:
Muito bom!
Esse livro eu também já tinha lido, então ainda lembrava da maior parte da história. Mas isso para mim não é uma coisa negativa, adoro reler.
A história do segundo livro é ótima! Os dois vão salvar Grover, que é um grande amigo e vivem diversas aventuras - recheadas de mitologia! Além disso tem a entrada de um novo personagem, que nesse livro tem uma grande participação - Tyson. Ele é um cíclope, mas é um dos personagens mais graciosos que eu já conheci. Ele é quase uma criança, ingênuo e bobão. Mas ama muito o irmão e faz de tudo para protegê-lo. Adoro o Tyson.
Mais uma vez Percy e Annabeth, agora com a companhia de Tyson, vão viver muitas aventuras para alcançar o seu objetivo. E tudo muito recheado de personagens mitológicos grego - o que eu adoro!
A linguagem do livro, assim como do primeiro, é bem simples e cativante, o que faz com que o livro seja rápido e muito gostoso de se ler.
Outra história de Percy Jackson que você não pode deixar de ler - eu recomendo!
Nota:
Dificuldade de Leitura: