segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Se Eu Ficar, de Gayle Forman



Título: Se Eu Ficar
Título Original: If I Stay
Autor: Gayle Forman
Tradutora: Natalie Gerhardt
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-325-2483-6
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 189
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
O que você faria se pudesse escolher entre viver e morrer? O que escolheria? E se tivesse perdido toda a sua família em um acidente de carro?
Mia tinha uma família maravilhosa - pais carinhosos, um irmão mais novo que era uma gracinha. E ainda por cima tinha um grande talento: tocar violoncelo. Talento que poderia render a ela uma vaga na mais cobiçada faculdade de música dos EUA: a Juilliard.
Apesar de tímida, ela também tem um namorado - Allan, um garoto muito extrovertido que canta rock. E uma melhor amiga muito querida - Kim.
A vida de Mia não era exatamente perfeita, mas era tão boa quanto ela poderia querer ou imaginar.
Mas um acidente de carro mudaria tudo. E agora, ela teria que escolher: ficar ou partir?

O que eu achei do livro:
O livro é maravilhoso! A ideia de construção da história é ainda mais bonita! O acidente acontece logo no início, quando você ainda mal conhece a personagem principal. E enquanto ela está tentando entender o que aconteceu e decidir o rumo de sua vida (ou morte) você vai, aos poucos, conhecendo mais da vida dela e dos episódios que aconteceram.
Um livro bem curtinho, menos de 200 páginas, mas que merece muita atenção porque é supreendente. Não o final, me decepcionei um pouquinho com o final, e por isso um livro que eu achei tão bom não ganha a nota 10, mas ainda assim uma história imperdível.
Eu li a edição brasileira do livro, lançada pela editora Rocco. E preciso dizer: que tradução horrível. Já estou acostumada as edições brasileiras, que normalmente contém erros de digitação e um ou outro erro gramatical. Aliás, isso é muito simples de se entender, uma vez que foram seres humanos que trabalharam no livro, e os erros tornam tudo mais real, mais tangível - não que eu goste deles... Mas esse livro é demais, tem muito erro mesmo, principalmente de concordância, o que deixa a leitura um pouco ruim. Não que eu seja expert no assunto, ou até mesmo entenda muito. Simplesmente é algo que incomoda. E se conseguiu me incomodar (eu que nem sei tanto assim de Português formal) é porque alguns erros são gritantes. Fiquei até com vontade de comprar o livro em inglês, para poder ter uma edição mais caprichada. E mais: é um livro caro. Porque são menos de 200 páginas, bem fininho mesmo, e custa R$ 30. Eu comprei com desconto, mas ainda assim, o preço normal é bem caro. E uma história tão boa, sensível, mágica merecia uma tradução melhor.
Mas falando pela história em si - o livro realmente vale muito a pena ser lido. A história de Mia é contagiante, maravilhosa! No meio do livro eu me vi tomando partido e torcendo pelo que eu queria! Não cheguei a chorar na história, embora ela seja emocionante.
É realmente envolvente!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


10 comentários:

  1. HUm...
    Definitivamente fiquei muito interessada na historia, so to em duvida se leio a traducao ou o original

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Uma pena a tradução deste livro está horrível... ainda não li, mas achei interessante a história.

    Um detalhe... você falou da tradução, mas você já viu a capa? Não é só a tradução que deixou a história menos bonita, a capa original é bem mais bonita também.

    Até mais!

    Confira a entrevista com Rafael Rassan(vocalista da bandsa Uníssonus):
    Bate-papo com Rafael Rassan

    Confira também a capa do livro "Quando choram os anjos..." da autora Bianca Carvalho:
    QUANDO CHORAM OS ANJOS...

    Confira as outras entrevistas:
    Bate-papo com Bianca Carvalho - Escritora



    Bate-papo com Luiz Vicunha - Guitarrista



    BLOG // MYSPACE // TWITTER // ORKUT

    ResponderExcluir
  3. Sheyla, normalmente eu diria para você dar uma chance para a edição nacional. Porque assim mais livros chegam ao Brasil. Mas eu realmente não gostei muito dessa edição (embora normalmente os livros da Rocco tenham uma boa qualidade). Nesse caso, eu te aconselharia (se você for boa em inglês) a ler a versão original!
    Mas de qualquer forma, eu recomendaria a leitura desse livro - ele é ótimo!

    ResponderExcluir
  4. André, por mais incrível que possa parecer eu gosto dessa capa. Não que as outras sejam feias, são lindas, mas eu não achei que essa capa fica devendo não. Achei muito bonita (sei... sou meio estranha, né?!)...
    Mas a tradução... e a revisão... ficaram ruins mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Essa capa tb ficou linda, nao? Eu gosto muito das capas americanas (sao varias), mas essa nao ficou atras!
    Nao eh estilo de livro p/ mim... tenho quase certeza. Entao nunca animei de le-lo.
    Quero so ver com os livros da Sarah Dessen que eu comprei. Sao mais ou menos esse estilo, e eu acho q eu nao vou gostar... Mas, $1.99 eu nao resisti! hahahahahahaahahahahaha
    Vamos ver... =)))

    ResponderExcluir
  6. Livia, eu também gostei bastante dessa capa. E ele é bem simples de ler, bem estilo YA mesmo (eu acho >.< Não entendo muito disso não...). Talvez você devesse tentar um dia... Mas não tem muito de sobrenatural... então, talvez, você não goste mesmo... É basicamente a vida normal de uma garota de 17 anos...

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser ótimo.Pena que a tradução é tão ruim.E eu adorei a capa,achei bem bonita.

    ResponderExcluir
  8. Nana, a tradução e a revisão são ruinzinhas mesmo. Mas ainda assim é uma história muito boa que vale a pena!!! Se souber, leia em inglês! Se não souber, talvez valha a pena comprar em português, pela história. Mas tem que saber que a edição não é boa...

    ResponderExcluir
  9. Se eu falar que chorei, todos vão rir, ta eu só uma chorona asuhausaushuha, bem este livro para mim, foi otimo, já falei que vai ter continuação ne´, vi no blog da Livia, ali em cima esta o comentario dela ashaushaus.
    Parei agora ela comprou livros por $1,99 a eu preciso aprender ingles, nem sei portugues hasuhsuahs
    Sua resenha é maravilhosa Nani, não estou puxando o saco tá =D bjkasssssss

    ResponderExcluir
  10. Parece mesmo ser um bom livro. Mas pagar R$30 em 189 com a tradução/revisão ruim, sei não :/ Eu sou enjoada demais. Se for ler, provavelmente será em inglês.

    Bjos

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥