quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Ladrão de Raios, de Rick Riordan



Título: O Ladrão de Raios
Título Original: The Lightining Thief
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Ricardo Gouveia
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-98078-87-8
Ano da Edição: 2008
Ano Original de Lançamento: 2005
Nº de Páginas: 387
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Percy não era um menino muito fácil, ele tinha consciência disso. Já estava na sua sexta escola em seis anos. E além de encrenqueiro, ele ainda tinha dislexia e transtorno do déficit de atenção. A Academia Yancy não era o melhor lugar do mundo, mas ele não queria magoar sua mãe novamente, e por isso estava se esforçando para ficar fora de confusão. E ainda por cima, dessa vez, ele tinha um amigo de verdade - Grover - um garoto esquisito, que mancava um pouco. Ele estava sempre salvando o amigo de confusões. E também tinha o professor de Latim, Sr. Brener, que apesar de tudo, sempre confiava muito em Percy e acreditava nele.
Mas por mais que se esforçasse, Percy não conseguia se manter longe de confusão por muito tempo... principalmente com Nancy Bobofit enchendo o saco dele a todo momento. E naquela viagem ao museu não foi diferente. Bom, não foi diferente a atitude da Nancy com ele. Mas não foi nada normal o que aconteceu - pelo menos Percy achava que tinha acontecido. Uma das professoras de Percy se transformou em um monstro, que ele matou com a caneta do professor Brener (que se transformou em uma espada). Mas ninguém parecia lembrar que a tal professora existia. Todos fingiam que nada de errado tinha acontecido e que uma outra mulher, que Percy nunca havia visto na vida, era a professora deles desde o Natal.
Esse foi apenas o primeiro indício. E quando o final das aulas chegou e Percy foi para casa visitar sua mãe, as coisas desandaram de vez. Eles tinham ido passar o final de semana em um chalé em Mayaki, como já haviam feito muitas outras vezes. Mas de repente, Grover aparece esbaforido dizendo que Percy corre perigo. E assim, os três fogem.
Eles tentam chegar no Acampamento Meio-Sangue, o único lugar onde Percy estaria seguro. Mas um monstro, o Minotauro, da mitologia grega, ataca os fugitivos. Percy tenta salvar todo mundo, mas sua mãe acaba morrendo. Furioso ele mata o monstro, mas não há mais nada a fazer.
Por que o monstro o atacara? No Acampamento Meio-Sangue, Percy descobre que ele é um meio-sangue, um herói - filho de um Deus com uma mulher humana. E por isso, os monstros estão atrás dele. E como se essa descoberta não fosse o suficiente, ele ainda descobre que, por ser filho de quem é, Zeus está culpando-o pelo roubo de seu raio. Agora, Percy, junto com Grover, que ele descobriu ser um sátiro, e Anabeth, uma nova amiga que fez no acampamento, terá que encontrar o raio de Zeus, provar que ele não foi o responsável pelo roubo e, de quebra, ainda evitar uma nova guerra entre os deuses do Olimpo.

O que eu achei do livro:
Adorei!
Eu já tinha lido o livro uma vez, mas a segunda foi tão boa (ou talvez até melhor) quanto a primeira. Eu tenho mesmo essa mania, de reler os meus livros. E sempre é uma delícia! Quem não tem esse costume, deve experimentar - porque é uma experiência maravilhosa! A segunda leitura é sempre mais profunda que a primeira. Voltando ao assunto...
A série "Percy Jackson e os Olimpianos" é voltada para um público mais infantil. Entretanto, a história é tão boa e escrita de uma maneira tão envolvente que encontra não apenas crianças, mas pessoas de todas as idades.
Com uma temática bem interessante - mitologia grega - as aventuras de Percy e seus amigos ganham ainda mais admiradores. Eu, por exemplo, sou uma grande fã de mitologia (não apenas a grega, mas tudo bem) e por ter essa temática, o livro me chamou muita atenção. Da primeira vez que eu li, haviam muitas histórias (que são brevemente mencionadas no livro) que eu não me lembrava muito bem e algumas que eu não conhecia. E minha curiosidade me levou a buscar maiores informações sobre esses mitos. O resultado disso é que devo ter lido, no mínimo, o triplo de páginas do livro.
E eu tenho certeza de que isso acontece com quase todos que lêem o livro (talvez não em um grau tão elevado, mas com certeza ao menos um pouquinho). O meu marido mesmo foi um que não conseguiu ficar na dele: me bombardeava com perguntas (ele pensa que eu sei tudo e consigo responder a qualquer pergunta, coitado... um dia ele cai na real) e, quando eu não conseguia responder, fazendo muitas pesquisas na internet.
Por isso, uma das coisas que eu mais gosto nesse livro é justamente toda essa inter-textualidade com os mitos gregos.
Além disso, o livro é escrito com uma linguagem bem simples e com muitos diálogos e ação - o que torna a leitura do mesmo rápida e agradável.
Não tem como não comparar o livro com Harry Potter. Harry Potter foi (e ainda é) um grande fenômeno e, por isso, hoje é um parâmetro de comparação. E a saga escrita por Rick Riordan não lembra a de J.K. Rowling (autora de Harry Potter) apenas pelo seu público alvo. Nos dois livros o personagem principal é um garoto que se pensava normal até que de repente descobre que faz parte de um mundo que sempre existiu, mas que não é notado pelas pessoas normais. Os dois têm um grande inimigo (Voldemort para o Harry e um outro para o Percy). Ambos vão para um local (escola/acampamento) onde encontram pessoas como eles. E, por fim, os dois formam um grupo de 3 amigos: 2 meninos e 1 menina.
Mas não se assustem com as semelhanças. Elas existem sim, é inegável. Todavia, as histórias são bem diferentes e vale muito a pena conhecê-las.
Eu, altamente, recomendo a série!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


17 comentários:

  1. Eh muito fofa a historia, nao? Eu aprendi varias coisas diferentes sobre os deuses!
    Se vc manter em mente que eh uma historia p/ crianca de 9 a 12 anos, a gente se diverte. So nao pode exigir muito da coisa... hehehe
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse cabeça de alga chamado Percy!! haha
    Essa série é simplesmente maravilhosa!! Vale muito a pena ler, reler e reler mais algumas vezes ahah
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto de reler alguns livros ... é sempre uma boa experiência. O livro desperta o interesse mesmo, também acabei pesquisando algumas histótias e deuses.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Ai Lívia... eu sou uma criança quando leio livros assim... eu realmente acho o máximo (mesmo sem considerar o público alvo do livro)! Gostei muito muito muito da história.
    Tyele eu também amo a história, mas sou mais fã da Anabeth =D
    Cláudia eu não consegui não correr atrás das lendas =D Eu tenho até livros sobre o assunto aqui em casa (e usei para pesquisar alguns mitos que não lembrava mais) ^^ Eu amo mitologia!!!! E a mitologia grega é muito fascinante =D

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro mitologia,comprei por causa disso.Tô doida pra ler o livro.Preciso de mais tempo!

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando essa série! Hoje eu terminei de ler A Maldição do Titã, e não vejo a hora de começar a ler a batalha do labirinto!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorooooo essa série, parei em Mar de Monstros =( Me recuso a ler qualquer resenha sobre os outros que ainda não li. rs Não quero estragar a surpresa pô. =P
    Estou aqui implorando para ganhar de presente os outros volumes.
    Adorei a resenha Nanie. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Vou te ensinar o meu truque, Nanda =D Eu vicio o meu marido no maior número possível de séries, daí fica praticamente garantido o meu exemplar!!!! Viciei ele em Percy Jackson ^^ Antes mesmo do livro sair (em pré-venda) eu já tinha comprado os últimos volumes \o/
    Viu só? Só não conta esse segredo para ninguém =D

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha me deu vontade de ler a série de novo! *o*

    Primeiro comecei a ler PJ por causa da parte de mitologia (também sou louca por isso!) e daí me conquistou de vez! Amei cada minuto que passei lendo os livros.
    AH! E os títulos dos capítulos são os melhores! haha

    ;*

    ResponderExcluir
  10. Tbm to louca pela série...Vi o filme, mas livro geralmente é melhor...
    Qto a dica... Eu vicio o meu filho e aí são dois contra um aqui em casa...rsrsrs...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Ai! ainda não li essa série! Quero morrer a cada resenha que leio... To louca para lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  12. Estão loucos por essa série? Então, de verdade, comprem! Vale muito a pena =D (ou então peguem emprestado com alguém - a série é ótima!)

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum ainda, mas depois irei comprá-los... Como estou sem pressa, pois tenho alguns livros para ler... vou esperar uma daquelas super promo que o Submarino faz para comprá-los =D Apesar de ser voltado ao público infantil eu gosto muito desse tipo de história... ler algo "menos" sério relaxa... Já que estudo para concurso e minha outra opção de literatura são as leis e livros mais técnicos =/

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro livros voltados para o público infantil justamente por terem essa abordagem mais tranquila, mais relaxante!!!
    Espero que consiga comprar os livros, porque eles são ótimos (até o 3º pelo menos... ainda estou lendo a série >.<)!!!

    ResponderExcluir
  15. Ain, eu gosto do Ladrão de Raios.
    Mas AMO A Pirâmide Vermelha *-* Você já leu?!
    Super recomendo... porém, se você leu Percy antes, é bem provável que vai gostar mais dele, hehe...
    Adorei o Blog e estou seguindo *-*
    -

    It Abraços.
    Thassio,
    http://itbookblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Thassio Kamikaze, eu adoro a saga inteira do Percy - e o meu livro favorito é o segundo *-*
    Eu já tenho A Pirâmide Vermelha e pretendo ler em breve! Aposto que será o máximo =) Eu adoro mitologia egípcia *-*
    Thassio, seja bem-vindo ao blog ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥