terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lordes de Thargor - O Vale de Eldor, de Rober Pinheiro


Titulo: Lordes de Thargor - O Vale de Eldor
Título Original: Lordes de Thargor - O Vale de Eldor
Autor: Rober Pinheiro
Editora: Biblioteca 24x7
ISBN: 978-85-61590-41-3
Ano da Edição: 2008
Ano Original de Lançamento: 2008
Total de Páginas: 325
Série: Lordes de Thargor - Vol. 1

Sobre o Livro:
Deiv morava sozinho com sua mãe desde que podia se lembrar. Eles estavam sempre mudando de cidade, nunca ficando muito tempo em um só lugar. Mas agora eles já estavam há um bom tempo em São Paulo e com a nova promoção, Deiv pensava que teriam motivos suficientes para permanecer na cidade que ele já tinha começado a gostar.
Mas ela não imaginava o que estava por vir. Aliás, quem poderia imaginar que existir um outro mundo com uma tênue ligação com a Terra. E ainda por cima que uma pedra, cujos poderes eram inigualáveis em qualquer mundo, viera dessa terra distante e parara justamente nas mãos do garoto? E ainda por cima que um ser medonho desse paraíso distante iria tentar matá-lo e a sua mãe?
Desde que encontrara o amuleto a vida de Deiv havia mudado e muito. Se não fosse a ajuda do guerreiro azul Háriel ele e a mãe teriam morrido na mão de tão temível inimigo. Infelizmente, a mãe de Deiv havia sido ferida e se encontrava em coma em um hospital da cidade. E Deiv, após ouvir toda a história do outro mundo através de Namesin, um anão-mago muito simpático, descobriu que estava envolvido na história dos dois mundos. E que cabia a ele salvar não apenas Thargor - esse outro mundo conectado à Terra - mas também o seu próprio mundo. A jornada em busca dos Primais, forças primitivas que poderiam ajudá-lo a salvar o mundo, seria difícil e cheia de desafios.  E o primeiro destino era o Vale de Eldor.

O que eu achei do livro:
Para não ser injusta, vamos por partes?
Primeiramente eu queria falar de toda a mitologia criada pelo autor. É uma mitologia muito complexa, cheia de seres, guerras, lugares, tribos... Uau! Eu me perdi até em alguns momentos! Mas é uma mitologia maravilhosa! Muito bem estruturada e muito bem encaixada com tudo o que aconteceu em Thargor - que é o mundo criado pelo autor. Até mesmo uma linguagem diferente é usada em vários momentos. Não sei quão profunda é essa linguagem criada pelo autor, desconheço se ela realmente é estruturada, possui gramática e tudo o mais. Mas ainda assim, é muito interessante.
Agora, quanto a história em si, eu realmente não gostei muito. Durante quase 80 páginas tudo o que acontece é o mago Namesin contando a história de todas as guerras acontecidas em Thargor. Ou seja, são quase 80 páginas só de um mago contando histórias antigas. Nada acontece... E é um ritmo assim, muito parado, muito devagar, o livro inteiro. E eu não gostei muito disso. A história, a meu ver, ficou muito arrastada, lenta e cansativa. Demorei mais de uma semana para ler esse livro e, para um livro de pouco mais de 300 páginas, isso não é comum (no meu caso).
Além da história ser bem devagar, ainda por cima são muitos nomes e seres citados em um curto espaço de tempo e com uma participação muito pequena na história. Não são apenas seres que conhecemos, como seria o caso de dragões, centauros e anões (seres que já conhecemos de outras lendas e histórias e que não demandam uma explicação muito detalhada), mas também outros seres que eu nem ao menos sei explicar - porque apareceram muito rapidamente e com pouco detalhamento. Todavia, também devo lembrar aqui que esse é apenas o primeiro livro de uma série (infelizmente, desconheço quantos livros serão no total) e, portanto, é normal que alguns fatos não fiquem completamente claros apenas no primeiro livro.
Os personagens principais (Deiv, Háriel e Namesin) foram bem construídos, mas senti que alguns personagens secundários (e existem muitos) ficaram um pouco confusos, devido a sua parca participação e descrição. A escrita de Rober Pinheiro é bem simples, muito interessante, embora eu não tenha gostado de alguns traços da linguagem verbal que ele utilizou no meio da sua escrita, que é mais formal. Achei um pouco estranho encontrar expressões como "pese que", "sem mais nem por", entre algumas outras. O livro também tem alguns erros de gramática e ortografia, fico muito triste sempre que percebo que o trabalho de revisão não foi tão bem feito quanto poderia. Mas nenhum desses pontos prejudica muito a trama.
Foi realmente uma leitura paradoxal, ao mesmo tempo encantadora e cansativa! Para os que gostam de fantasia, é uma leitura que vale a pena - mas que leiam avisados de que a história tem um ritmo bem lento. Fazer essa resenha foi até difícil porque me sentia em conflito, sem saber muito bem o que escrever e de quais partes falar, não queria que pensassem que amei o livro (já que achei muito arrastado e sentia muita vontade de que o fim chegasse logo, principalmente porque eu me cansei um pouco da história), porém, por outro lado, achei a mitologia criada pelo autor muito interessante e não queria deixar de mostrar isso também.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


8 comentários:

  1. Olha, achei muito interessante a sua sinceridade, Nanie. Gostei muito do que escreveu.

    Estou deixando o endereço de 4 capítulos do Livro, que está no Blog do autor...

    http://lordesdethargor.blogspot.com/2008/06/lordes-de-thargor-o-vale-de-eldor_10.html

    Entendo como é uma trama lenta, parecido com filmes que nada avança, mas também não dá rodeios, apenas tem algo a dizer sobre o mundo etc.

    ResponderExcluir
  2. Ei Nanie,

    Gostei muito da resenha, da forma como você explicou as partes positivas e negativas, eu tbm não costumo me empolgar com tramas muito lentas e como você adoro uma boa mitologia e a capacidade dos autores de criarem tantos mundos novos.

    beijooo

    ResponderExcluir
  3. Quando eu escrevo algo (raramente) Tomo o maximo de cuidado possivel para não enrolar de mais e me focar muito numa só situação ou num só personagem!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua sinceridade. Não conhecia o livro e fiquei até curiosa sobre ele agora...rsrsrs...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Me pareceu interessante...e sua resenha foi muito boa, deu para visualisar bem a história, legal também, a parte de por os pontos negativos e pontos positivos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nanie.

    Adoro mitologias, mas não gosto de tramas completas e enroladas.

    Ótimo focar os pontos positivos e negativos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Bem afirmo e repito, não sou fã do gênero então preferiro não expressar minha opinião

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar desse livro!!
    Parece interessante!!
    bj

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥