sábado, 11 de setembro de 2010

Entrevista: Márson Alquati


Hoje eu tenho mais uma entrevista muito legal para mostrar para vocês. A entrevista é com o autor Márson Alquati, que escreveu a Trilogia "Ethernyt". Espero que gostem.

1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu? 
Nasci em Caxias do Sul – RS, estou com 37 anos e me chamo Márson Alquati.


2) Quando você descobriu essa sua veia de escritor e como isso aconteceu?
Desde que me conheço por gente e aprendi a ler, sou um amante das palavras e leio tudo o que vejo pela frente: jornais, revistas, quadrinhos, livros e até mesmo placas de propaganda (risos). Por isso, tenho o costume de dizer que não existe um bom autor que não seja antes um bom leitor. Mas voltando à pergunta, nunca achei que um dia conseguiria escrever algo, até que passei em um concurso público e fui lotado a 300 km de onde morava na época, sendo obrigado a encarar seis horas de viagem em um ônibus caindo os pedaços toda a semana para ir e mais seis para voltar. E foi para passar o tempo durante essas penosas viagens, que comecei a rabiscar algumas idéias numa agenda. As idéias foram fluindo e acabaram se transformando no esqueleto dos livros da Trilogia Ethernyt. Então, posso dizer que o acaso foi quem descobriu a minha veia de escritor...

3) De onde veio a inspiração para escrever a série "Ethernyt"? 
A inspiração veio de tudo o que já li ou assisti, pois também adoro cinema. Procurei captar todos os elementos que mais gostei dos livros e filmes e inseri-los na trama da minha história, da mesma forma que tive o cuidado de excluir tudo o que não me agradava. Mas o fiz, cuidando sempre para não incorrer em plágio, buscando a originalidade e a quebra de paradigmas acima de tudo.

4) Você tem alguma outra atividade profissional além de escritor? Essa atividade influencia sua escrita?
Sim. Uma vez que é praticamente impossível de se sobreviver apenas dos livros no Brasil, a maioria dos escritores precisa ter outra fonte de renda. No meu caso não é diferente: sou Técnico do Tesouro do Estado do RS e atuo na fiscalização do ICMS. E sim, foi graças a essa atividade que um dia comecei a escrever, conforme contei acima e hoje já tenho dois livros solo publicados (A GUERRA DOS ANJOS e SOB O DOMÍNIO DAS SOMBRAS), sou co-autor de duas antologias (POE 200 ANOS E ZUMBIS) e organizador cultural de uma coletânea de textos (A IMPORTÂNCIA DA LEITURA).

5) Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Tenho. O Terceiro e último volume da Trilogia Ethernyt, intitulado provisoriamente como "A BATALHA FINAL", já está pronto, na fila de espera para a impressão. Não obstante, já estou trabalhando em outros projetos a serem lançados nos próximos anos.

6) Foi muito difícil para conseguir publicar o seu livro? Ser uma série tornou essa busca ainda mais difícil?
Infelizmente, o escritor nacional precisa travar uma verdadeira batalha para ver a sua obra publicada. Os maiores empecilhos são a discriminação e o menosprezo sofridos pelos autores nacionais em relação aos estrangeiros, principalmente para os que, como eu, escrevem literatura fantástica. O fato de ser uma trilogia, embora as histórias dos livros sejam independentes entre si, também não colaborou e tive de esperar mais de um ano até receber a aprovação de uma editora. E tive sorte, pois a Giz (uma das editoras nacionais que mais aposta na literatura fantástica brasileira) realizou um excelente trabalho e hoje o que era apenas um sonho distante virou realidade.

7) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
A primeira dica é ler muito, principalmente obras de autores nacionais do gênero a que o pretenso escritor deseja investir, pois não existe escritor que não seja antes um bom leitor. A segunda é jamais desistir, mesmo que a luta diária seja árdua e difícil. A terceira é escrever uma história original e única, que desperte a curiosidade do leitor, que seja polêmica e que quebre os paradigmas tradicionais, inovando os velhos conceitos. Fugir do plágio e estar sempre aberto às opiniões e dicas dos mais experientes no assunto.

8) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura é, e sempre foi, a base cultural de toda e qualquer sociedade. Além de nos proporcionar momentos agradabilíssimos e muita aventura, a literatura fantástica, por exemplo, agrega um inestimável valor cultural aos nossos conhecimentos pré-existentes, sem contar as inúmeras mensagens e lições embutidas em suas maravilhosas histórias.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: ETHERNYT – A GUERRA DOS ANJOS
b) Um(a) autor(a): TOLKIEN
c) Uma música: EDUARDO E MÔNICA
d) Um(a) cantor(a)/banda: LEGIÃO URBANA
e) Um filme: TRILOGIA SENHOR DOS ANÉIS
f) Um(a) ator/atriz: MEL GIBSON
g) Uma pessoa: MINHA ESPOSA JAQUELINE
h) Uma frase: "O VERDADEIRO ANALFABETO NÃO É AQUELE QUE NUNCA APRENDEU A LER E SIM AQUELE QUE APRENDEU E NÃO LÊ" [MÁRIO QUINTANA]

Muito obrigada pela entrevista.

Se você gostou da entrevista e quiser saber um pouquinho mais sobre o autor, fique de olho nos links:

E-MAIL: marsonalquati@hotmail.com
SITE OFICIAL:  www.ethernyt.com.br
BLOG:  www.ethernyt.blogspot.com
BOOKTRAILLER:  http://www.youtube.com/watch?v=ztqcjzG_2v4
ONDE ADQUIRIR OS LIVROS: http://www.ethernyt.com.br/onde-comprar/


16 comentários:

  1. Gostei bastante da entrevista... E como ele disse do bom leitor, acho que isso é essencial, acho que nós, blogueiros, que lemos muitissimo, logo logo estaremos publicando algo nosso, pois é natural começar a escrever após tanto ler!

    ResponderExcluir
  2. Tbm adorei a entrevista e a frase citada. Já gostei dele por gostar do Legião Urbana que amooo.
    Adoro ler, mas escrever não é minha praia...quando era mais nova escrevia poesias, mas perdi o jeito.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente a entrevista Nanie, adorei as dicas para os futuros autores e a sinceridade sobre a vida deles. A frase do Quintana diz tudo.

    ResponderExcluir
  4. Vc e suas entrevistas, são otimas adoro,vc é expert menina bjkassssssss

    ResponderExcluir
  5. Olha eu não o conhecia não, mas fiquei interessada no livro, parece ser inusitado, quero ler ;/))))))

    ResponderExcluir
  6. Mais um autor nacional que vale a pena conhecer.
    Beiju Nanie

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li os dois livros e amei. São realmente demais. Recomendo a todos que apreciam uma boa história. Também adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  9. Fico realmente feliz que tenham gostado da entrevista!

    Jaque, agora fiquei até mais instigada a ler o livro >.<

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, fico muito grato pelo carinho demonstrado por todos vocês! Também me sinto honrado de ter meu trabalho divulgado aqui. Esta é uma das razões que fazem com que os autores nacionais continuem investindo sempre em novas histórias, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas. Nanie, meus parabéns pelo excelente blog e obrigado pela oportunidade!
    Um forte abraço para todos!

    ResponderExcluir
  11. O Márson é um cara que, há alguma tempo, venho divulgando. Estive um pouco afastado da internet, mas mesmo no boca a boca, quando o assunto é literatura, gosto de citá-lo e recomendar a saga de Ethernyt. Fica aqui mais um parabéns.

    Ethernyt está no meu blog, também: http://emanoelferreira.blogspot.com/2008/01/dicas.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da entrevista, achei que as perguntas da Nanie foram muito inteligentes para se obter do autor informações que realmente mexem com a curiosidade tanto dos leitores quanto dos autores da nova safra nacional.
    Que ótima oportunidade para conhecer um pouquinho mais sobre o Márson.
    Parabéns pela entrevista!
    Laaf

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da entrevista, Marson.
    Eu também sou amante da boa leitura.
    Parabéns.
    Tudo de bom para você.
    Abraço
    Ana Maria Alquati

    ResponderExcluir
  14. Muito bem elaborada a entrevista. adorei as perguntas e respostas, parabéns aos dois. O Márson Alquati é um ótimo escritor e um grande amigo. Fico muito feliz em vê-lo por aqui mostrando o seu trabalho. Mais feliz fico quando vejo um blog interessado em divulgar o autor brasileira é disso que o nosso País precisa de leitores apostando mais na nossa literatura. Abraços de sucesso para ambos.:)

    ResponderExcluir
  15. Ele tem livros fantásticos e é além da imaginação, a nova ficção do Brasil está se abrindo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥