quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Entrevista: Lima Neto


A entrevista de hoje é com o autor Lima Neto, autor do livro "Espelho Quebrado" - espero que gostem!

1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Arlindo Gomes de Lima Neto, 27 anos, nascido em 18 de julho de 1983, em Natal, Rio Grande do Norte


2) Quando você descobriu essa sua veia de escritor e como isso aconteceu?
Ouso dizer que aconteceu tudo de forma muito natural. Descobri o verdadeiro hábito e prazer da leitura tardiamente, quando estava com 16 anos. Nessa época, lia todos os livros que conseguia pegar emprestados, com amigos e com meu irmão. A literatura, nessa época, me fascinou de tal forma que eu deixava mesmo de estudar para o vestibular para ler algum livro (que não didático/ técnico). Ao entrar na universidade, esse fascínio pela literatura e pelos livros só aumentou. Tinha a minha disposição um universo de livros nas bibliotecas da universidade.
Mesmo estudando um outro universo (história) sabia que meu grande prazer era a literatura. Tive inúmeras experiências na minha área e cheguei até a dar aula, mas antes mesmo de me formar, já havia começado a trabalhar numa livraria (na maior da cidade).
Por tudo isso, pelo meu amor pelos livros, o caminho para começar a escrever algumas histórias, mesmo curtas, se deu de forma natural.
Eu comecei a escrever alguns pequenos contos, sem grandes pretensões. Mostrava-os somente a alguns poucos amigos. Estes, gostaram tanto que começaram a me incentivar a escrever mais e até a lançar os melhores em forma de livros. Não dei muito ouvidos a esses primeiros comentários quanto a publicar algo, mas continuei, mesmo assim, a escrever minhas histórias. Logo mais e mais pessoas começaram a ler meus textos.
Uma passa pra outra, uma outra comenta com um conhecido, até que os textos caíram nas mãos de meu amigo, escritor e acadêmico da Academia Norte-Riograndense de letras, Valério Mesquita. Ele foi um grande incentivador, me aconselhou e ajudou
patrocinando parte da publicação de meu primeiro livro, Uma História em Cinco Vozes, que foi dedicado aos amigos, a todos os que me apoiaram. De lá pra cá, todos já sabem.
A literatura passou a ser, mais ainda, a minha vida. Lancei meu segundo livro, Espelho Quebrado, e estou para lançar um terceiro em outubro desse ano. Fora isso, tenho várias outras histórias que estou terminando e preparando lançamentos para o próximo ano.

3) De onde veio a inspiração para escrever seus livros?
Tudo me inspira. Se o leitor prestar atenção, as minhas histórias são comuns, são dramas, alegrias e tristezas que todos nós vivemos. Não importa se o personagem é um pássaro, uma flor ou uma criança (como alguns dos principais do primeiro livro) ou se um menino, adolescente ou adulto (como no segundo), o que está representado ali somos nós, é a nossa vida.

4) Você tem alguma outra atividade profissional além de escritor? Essa atividade influencia sua escrita?
Sim. Sou livreiro, com muito orgulho. Atuo no ramo desde 2005 e na livraria onde trabalho, sou o inteiro responsável pelo setor de literatura. Esse trabalho só ajudou a reafirmar a minha enorme paixão pelos livros.

5) Fale um pouquinho sobre os seus livros já publicados.
Meu primeiro livro é de contos, de histórias curtas, simples, sutis e delicadas. Eu costumo chamá-las de “contos de fadas para adultos”. São livres inspirações naqueles tradicionais contos de fadas dos irmãos Grimm, Perrault, Andersen e La Fontaine, no entanto, com todo um novo simbolismo, falando dos valores, anseios e sensibilidades de nós, homens modernos.
O segundo trata-se de um romance, de uma história cuja principal característica é uma forte carga emocional, um drama real, que todos nós, em algum momento de nossa vida, vivemos.

6) Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Sim. Tenho. Devo lançar meu terceiro livro em outubro desse ano. O título dele será Elegia à Saudade & outras crônicas do Lugar das Palavras. Ele é uma seleção dos melhores textos do blog, que será lançado justamente no mês em que ele faz dois anos.
Além dele, há um outro livro de contos e novelas e um romance, e devo lançar um dos dois no primeiro semestre do próximo ano.

7) Foi muito difícil para conseguir publicar o seu primeiro livro?
É muito difícil se publicar o primeiro livro e mais ainda se tentar viver de literatura. Não se tem apoio e quando não se tem nome, quando ainda não se é conhecido, o primeiro livro fica quase que restrito aos amigos, familiares e alguns poucos leitores que se
aventuram a conhecer aquele “escritor desconhecido”.
O autor depende muito da força de seu sonho para lançar seu primeiro livro, de sua crença em suas palavras, nas suas histórias, na vida de seus personagens.

8) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Persevere. Não desista. Muitas portas lhe serão fechadas, sem dúvida. Mas se você acredita em seu sonho, é precisa saber erguer a cabeça e continuar a escrever suas histórias, a aprimorar sua técnica, a se criar sua identidade como escritor.

9) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura pode ser tudo, representar tudo na vida de uma pessoa. Pode ser até um simples entretenimento. Pode despertar lembranças, lhe trazer conhecimento, lhe tocar a alma, lhe fazer viajar, se envolver, chorar, sorrir, viver...
A literatura toca e é para cada pessoa de uma maneira diferente.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: Anna Karenina, de Tolstoi
b) Um(a) autor(a): Tolstoi
c) Uma música: Dom Quixote, dos Engenheiros do Hawaii
d) Um(a) cantor(a)/banda: Engenheiros do Hawaii
e) Um filme: A Partida
f) Um(a) ator/atriz: Milton Gonçalves
g) Uma pessoa: Minha mãe
h) Uma frase: “Quem não luta pelo que quer, não merece o que deseja”.

Muito obrigada pela entrevista e por toda a simpatia.




Espero que tenham gostado da entrevista. Esse mês também tem bastante entrevistas interessantes para postar para vocês.



2 comentários:

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥