sábado, 18 de setembro de 2010

Entrevista: Bianca Briones

A entrevista de hoje é muito especial! É com a queridíssima Bianca Briones, do blog Redoma de Cristal, que está prestes a ter publicado o seu primeiro livro "Entre o Amor e a Amizade". Espero que gostem!


1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Bianca Briones. Por incrível que pareça meu nome é esse, não uso mais o outro, parei de usar quando me casei e não voltei depois que me divorciei. Longa história. rs


2) Quando você descobriu essa sua veia de escritora e como isso aconteceu?
Não me lembro do momento exato, mas sei que sempre escrevi e criei histórias. O primeiro texto que tive publicado foi esse.

3) De onde vem a inspiração para escrever os seus textos?
A inspiração vem do meu coração. Procuro observar o ambiente a minha volta, mas na hora de escrever recorro aos sentimentos. Eu sinto e escrevo, às vezes, sinto como se transbordasse.

4) Você começou a escrever a história de Rafa e Vivi no seu blog. Como essa história, que começou como contos, acabou se tornando um livro?
Eu me lembro do dia em que escrevi o conto, naquele momento não tinha ideia de que se tornaria um livro, na verdade, não imaginava sequer que teria continuação. Aí relendo pensei "puxa... tem tanto que eu poderia contar sobre eles" e foi assim que começaram as sequências. Quando o personagem Rodrigo, irmão da Vivi, foi inserido na história eu percebi que não dava mais para fugir. Ele tinha muito mais a falar do que cabia no conto por ser um personagem secundário. Ele começou a me atormentar querendo mais espaço. rsrs É engraçado, mas é bem assim que acontece, os personagens mandam e nós, escritores, obedecemos.  Lendo e relendo os contos, vi que precisava de mais espaço, fui quando cedi a ideia e nasceu o livro.

5) Você fala muito do apoio do seu pai. Conte um pouquinho dessa história para os leitores do Nanie's World.
É engraçado. Durante anos, meu pai quis que eu fugisse das palavras e trabalhasse com algo "sério", mas ele percebeu que eu era infeliz no que fazia, antes mesmo que eu percebesse, e foi meu maior incentivador. Ele acredita tanto em mim que até assusta. rs

6) Você tem um blog, o Redoma de Cristal. Fale um pouquinho do que é ser blogueira para você.
"Ser blogueira" começou por causa do meu pai, ele queria que eu encontrasse um meio de divulgar meus textos e saiu procurando o caminho. Minha irmã caçula, que é jornalista, me orientou a criar um blog e um twitter e foi o que fiz.
Gosto de ser blogueira porque conheço mais dos leitores e aprendo o que eles querem ler. Adoro essa interação e até o momento estou muito feliz.

7) Você é uma grande incentivadora da literatura nacional. Por que você acha importante a divulgação dos autores nacionais?
Além dos livros nacionais obrigatórios que li causa da escola, li muitos que pegava na biblioteca. Através da blogosfera literária, conheci muitos autores brasileiros novos e ao ter contato com as histórias escritas por eles fui me surpreendendo cada vez mais. Eles são bons e merecem ser divugados. É triste perceber que viver de literatura nesse país é para poucos, mas ainda há esperança. O que mais aprecio em livros nacionais é quando a história se passa no Brasil, com nosso jeitinho, nossas características. É importante divulgar nossos lugares e paisagens, sem contar que faz com que o leitor se identifique mais.

8) Está sendo muito difícil para conseguir publicar o seu livro?
Então, não sei. rs Não vou enviar para nenhuma editora tradicional, vou publicar com a Lexia, editora por demanda. Eu trabalho com eles e não tenho como agradecer a todo apoio que têm me dado. Acho justo que minha primeira publicação seja com eles. Depois, se as vendas forem boas e o livro construir uma boa imagem com os leitores, talvez eu parta para uma tradicional, como a Viviane Fair, por exemplo.
Nesse tipo de publicação, a maior preocupação é com o dinheiro. rs Provavelmente, farei uma determinada quantidade de livros e precisarei vendê-los bem porque terei um prazo pequeno para os pagar. Bastante divulgação me ajudará muito porque mais pessoas conhecerão e desejarão o livro antes de ser publicado. Ainda não sei bem como farei financeiramente, minha única certeza é que, se Deus quiser, até o final do ano, o livro será publicado.

9) Você tem alguma outra atividade profissional além de escritor? Como essa atividade influencia o seu trabalho?
Sou revisora. É complicado, por causa disso acabo sendo perfeccionista e reviso milhares de vezes. Com o blog sou mais relaxada ou emails, procuro escrever de forma correta, é claro, mas não fico alucinada por algum lapso.

10) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Minha dica é que esse leitor (sim, tem que gostar de ler) se aprimore sempre, procure conhecer outros autores nacionais, observe o meio que o cerca, não desista na primeira porta fechada e escreva. Ah... E, não deixe de acreditar em si, às vezes, nos abalamos rápido demais e isso pode nos fazer perder um tempo precioso chorando. Aproveite sua história, seus dramas, sua vida e crie seu próprio mundo em forma de livro.

11) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura é fundamental na vida das pessoas, é uma oportunidade única de viajar sem sair do lugar. Livros são mágicos, têm o poder de nos transportar para dentro deles, sem contar com as lições que podemos tirar deles. Como todo leitor sabe, livros são capazes de mudar pessoas. Tenho certeza de que teríamos um mundo melhor se tivéssemos mais leitores.

Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: A Mulher do Viajante do Tempo - Audrey Niffenegger
b) Um(a) autor(a): Machado de Assis e Clarice Lispector. Sério, ainda são eles. rs
c) Uma música:  Broken - Lifehouse (tema do filme "Te Amarei Para Sempre", mas, ironicamente, já era a minha preferida antes)
d) Um(a) cantor(a)/banda: Lifehouse/ Tailor Swift
e) Um filme: Te amarei para sempre(baseado no livro "A Mulher do Viajante do Tempo")
f) Um(a) ator/atriz: Russel Crowe
g) Uma pessoa: Meu pai (também amo você, mãe =P)
h) Uma frase: "Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas, continuarei a escrever." Clarice Lispector


Agradeço imensamente a entrevista e toda a atenção que você me deu. Gostaria de deixar algum recado final para os seus leitores?
Queria, antes de tudo, agradecer a você, querida Nanie. O carinho e apoio que dedica a mim são fundamentais para que eu continue seguindo em frente.
Aos leitores, agradeço pelo carinho e peço que, se possível, ajudem-me nessa nova jornada e dividam comigo esse sonho. Espero trazer a todos uma história cheia de sentimento que emocione e toque a todos. ♥

12 comentários:

  1. ahh, eu adoro ela =P é uma fofa!
    obs: OMG, não sabia que ela era revisora! =)
    Boa sorte, bia!

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei a entrevista, ficou muito legal, Adoro a Bi e tenho certeza que o livro tem tudo para dar certo :) . Bjss

    ResponderExcluir
  3. Ai... Confesso que estou vermelha. rs
    É uma sensação estranha estar desse lado, como escritora agora.
    Mais uma vez agradeço pelo apoio que você dedica a mim e a todos os autores, Nanie.
    Obrigada de coração. ♥

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olha só como é a primeira vez. kkk
    Acabei de ver que perguntou minha idade e onde eu nasci.

    30 anos e São Paulo, SP. rsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a entrevista!!!!!!

    Primeiro: Porque eu adoro a Bianca.
    Segundo: Adoro o que ela escreve.
    Terceiro: Adoro a moça que fez a entrevista e a entrevistada rsrsrsrs

    Beijokasssss;)))

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista,ficou ótima.Ela parece ser super fofa e simpática.

    ResponderExcluir
  7. Gente, é primeira vez que vejo o rostinho da Bianca em uma foto de perto.
    Que linda!! Nossa, parece tão novinha! rs
    Ah que máximo essa entrevista.
    Todo o apoio e carinho para essa fofa que escreve demais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da entrevista, eu também acho ótimo quando os livros dos autores nacionais se passam no Brasil e com personagens com jeito daqui. :)

    ResponderExcluir
  9. Uau que entrevista amei, parabens Nani, e eu quero ler o livro da Bianca.

    bjkasssssssss

    ResponderExcluir
  10. Conheço o blog da Bianca e tenho acompanhando a preparação para a publicação de seu livro... Adorei ver quem ela é, e conhecer mais sobre ela! Adorei a entrevista Nanie!
    A Bianca apoia os escritores nacionais e acho isso muito interessante, pois eu sinceramente vim conhecer mais os novos escritores e seus livros quando passei a acompanhar os blogs literários - o que me faz concluir que o apoio/a divulgação que os blogs dão é muito importante.
    Torço para que o livro 'Entre o Amor e a Amizade' saia em breve *___*

    ResponderExcluir
  11. Ah, que legal conhecer um pouco mais da Bianca! Ela é uma fofa, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista! E a Bianca é muito querida!! Muito legal a gente ver um pouquinho mais dela...
    Bjos

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥