quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conservando os seus livros


Eu tenho alguns livros aqui em casa e adoro cada um deles! E por esse motivo, eu fui atrás de dicas de conservação de livros. Pensei que alguns de vocês pudessem ter esse mesmo interesse, então resolvi fazer esse post!
É claro que as dicas são genéricas e válidas, principalmente, para bibliotecas. Então, infelizmente, alguns tópicos são difíceis e caros para serem cumpridos. Mas se você seguir as orientações, mesmo que somente algumas, pode ter certeza de que já vai estar contribuindo para a boa manutenção dos seus livros!

O primeiro ponto a ser observado para a consevação dos livros é quanto aos agentes externos e ambientais. Os fatores que podem prejudicar os seus livros são: temperatuda, umidade relativa, iluminação, poluição atmosférica, agentes biodeterioradores e ação do homem.
Quanto a temperatuda e umidade relativa, eu sei que é difícil de seguir, afinal de contas, temos apenas pequenas coleções pessoais. Mas, para matar a curiosidade, indica-se que a temperatura deve ficar entre 18º e 22º centígrados com uma umidade relativa do ar entre 50% e 60%. Esses controles podem ser feitos através de aparelos específicos.
A iluminação deve ser artificial. A luz solar não deve incindir diretamente sobre o livro, pois os raios solares são altamente prejudiciais ao papel. A boa iluminação do local é muito importante, embora é aconselhável que as lâmpadas sejam mantidas a uma boa distância dos livros. A poluição do ar também pode ser controlada utilizando-se aparelhos específicos, tais como filtros em sistemas de ventilação.
Os agentes de biodeterioração são os insetos, fungos e roedores. Esses sim você pode e deve evitar na sua casa. Entre os temidos estão baratas, traças, piolhos de livros, cupins e ratos. Para evitar esses incômodos animais, deve-se realizar a limpeza constante do ambiente e dos documentos. Retirar a poeira periodicamente ajuda, principalmente na detecção de que algo está errado. Cuidado com furinhos nos livros, serragem na madeira ou partes roídas - tudo isso é indicativo de problemas!!!
Os móveis de madeira não tratados (os meus não são e as estantes vendidas em lojas também não são - se alguém souber como tratar, por favor entre em contato) são grandes chamarizes para esses bichinhos. E os livros preferidos pelos insetos são os que tem encadernação em couro.
Para prevenir o ataque desses tão indesejáveis bichos deve-se evitar comer perto do acervo, realizar uma limpeza periódica - utilizando de pano seco - e, se possível, fazer uma detetização do local. Para evitar os fungos, deve-se evitar que o local esteja muito umido. Se você tiver algum livro que esteja atacado por fungos, pode utilizar alguma substância de combate - como o Timol.
Agora, o mais importante, e o que todo mundo por aqui pode aplicar: a prevenção da deterioração dos livros pelo contato do homem. Os critérios para manusear um livro são determinantes para uma maior vida útil do mesmo. Recomenda-se, portanto, alguns cuidados básicos para a preservação do livro, tais como:
- Não manusear os livros com as mãos sujas.
- Não manter plantas aquáticas, guarda-chuvas, copos, garrafas perto da sua estante, ou seja, nada daquela coquinha geladinha perto dos seus livros.
- Cuidado com infiltrações e goteiras perto dos livros.
- Não fumar perto da sua coleção. Ou seja, se você é adepto dessa prática suicida, vá fumar na varanda, bem longe dos seus livros.
- Não usar fitas adesivas ou colas plásticas. Ops, o livro rasgou, o que faço? Bom, primeiramente não use durex. As fitas adesivas não descolam depois e vão prejudicar o livro. Se você, assim como eu, não é restaurador utilize apenas cola branca. A cola branca pode ser retirada depois para uma restauração do livro.
- Não use grampos ou clipes metálicos no seu livro. Primeiramente - marca. Mas se você gosta de usar enquanto lê e não se preocupa com as marquinhas, tudo bem. Só NUNCA esqueça nada metálico no seu livro. Isso porquê o metal enferruja e daí estraga o livro, pois a ferrugem corrói as páginas.
- Nunca use caneta tinteiro, marca texto ou esferográfica. Essas canetas marcam o seu livro e nunca poderão ser retiradas. Se você precisar ou gostar de fazer anotações, utilize sempre lápis grafite macio - não danifica a página e pode ser retirado mais tarde.
- Não dobre o papel. Já ouviu falar de marca páginas? Então, use-o. As orelhas do livro também não foram feitas para marcar sua leitura. Dobrar o papel ocasiona o rompimento das fibras, que não podem ser restauradas, estragando o seu livro. O marca páginas ideal é aquele de papel que as editoras normalmente dão para os leitores.
- Não retirar o livro da estante pela borda superior da lombada.
- Os livros devem permanecer em posição vertical. Nunca acondicioná-los com a lombada para baixo ou para cima. Se você tiver problemas com espaço, coloque os livros deitados. E tome cuidado para não exagerar na "pilha", pois o peso pode estragar os livros que estiverem mais abaixo.
- Usar bibliocanto para evitar o tombamento dos livros. A pior maneira de acondicionar o seu livro é tombado. O bibliocanto é a cantoneira específica para estantes de livros.
- Nunca umedecer os dedos com saliva ou líquido para virar as páginas. A saliva é ainda pior do que água, pois é ácida. A melhor maneira é virar as páginas pela parte superior da folha.
- Não se apoiar sobre os livros durante a leitura.
- Não colocar papéis com anotações dentro dos livros - as anotações deixarão marcas nas páginas do livro.
- Nunca usar espanador ou produtos químicos nos livros. Deve-se limpar os livros com um pano seco e o chão com um pano úmico (para evitar  a distribuição de poeira sobre os volumes).

Esses são cuidados básicos que todo mundo pode botar em prática em casa mesmo e assim manter o seu livro por muito mais tempo! Espero que as dicas tenham sido úteis!
Essas dicas foram retiradas de sites de bibliotecas. Espero que vocês tenham apreciado e que coloquem parte disso em prática.
Quem tiver outras dicas também pode colocar aí nos comentários!

Quando eu li essas sugestões, eu levei muito em conta. Eu não tenho uma biblioteca em casa, mas tenho uma (na verdade, são três) estante com livros e mangás que eu curto muito e que quero que durem! Então, eu utilizei algumas dessas dicas. Fico muito feliz de saber que eu estou fazendo tudo o que posso para conservar os meus filhinhos queridos e amados!
Quanto ao que eu faço para conservar meus livros eu ainda tenho um cuidado extra: não levo mais o livro comigo para qualquer lugar. Antigamente, se eu saia o livro ia comigo. Hoje eu só levo se penso que poderá haver um tempinho para ler. Se eu já sei que esse tempo não vai existir eu deixo o livro em casa. Além disso, sempre que levo o meu livro comigo eu coloco um saco plástico em volta do livro e depois ainda coloco num saquinho de pano - dupla proteção para o meu livro! Evito ler perto de comida e bebida. Quanto aos mangás - que são muito mais frágeis, eu encapo também com um plástico de 15mm. Os livros eu tentei encapar - mas não dá muito certo porque são grossos e dificulta muito a leitura. Eu não sei vocês, mas eu AMO reler os meus livros e faço isso com frequência! Tem livro que eu já li mais de 10 vezes. Por isso o plástico fica só para os mangás (que eu releio muito também, mas que não tem problema, porque são finos). Duas das minhas estantes tem vidro - o que mantém a poeira bem longe. E a terceira terá vidro em breve (ainda estou pensando numa maneira de fazer essa adaptação - quero a poeira bem longe dos meus livros)!
Agora eu passo a bola para vocês - o que vocês fazem para proteger os seus livros?

Ver outros posts dessa coluna

14 comentários:

  1. bem, eu sou super cuidadosa com meus filhos e detesto vê um livro mal cuidado. =/
    é de partir o coração, rsrs.
    Gostei bastante do post. ^^

    ResponderExcluir
  2. Pior é quando tomamos os devidos cuidados com eles e ao emprestarmos voltam cheios de orelhas e manchas arg! #UmDiaEuMato rs
    Adorei as dicas, beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Nanie, depois de ler tudo, vc me fez ficar psico. Agora nao paro de pensar na umidade e na luz onde estao meus livros... hahahaahahahahahah
    Aquele mesmo sentimento de qdo vc vai num restaurante e fica procurando p/ ver se tudo ta limpo mesmo, cheirando os talheres e o prato? (oops, ou sera q so eu faco isso?) hahahahahahahahahahaahahah
    Doidinha eu! =)

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas!!^^ hhihi
    vou tentar seguir algum desses..
    bjos nanie!!

    ResponderExcluir
  5. Igualzinho lá em casa ahsuhaushasashashus.
    Acho as dicas super válidas Nanie, mas não vou mentir dizendo que sigo. Na verdade posso dizer que a única que sigo com precisão é limpar e não dobrar a página pra marcar. De resto posso ser considerada um perigo para as bibliotecas ashuahsas. Nem queira ver a quantidade de marca texto que tem no meu SDA *sai correndo*.

    Bjks e obrigada pelas dicas ;)

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas de conservação. Eu morro de ciúmes de meus livros, to sempre limpando, ajeitando e não gosto de emprestar não hehe.
    Adorei seu blog, voltarei mais vezes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas Nanie! Os meus ficam no meu guardaroupas (não tem mais espaço para eles, preciso de uma estante urgente!), portanto não pegam muita luz, umidade nem poeira!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas.Preciso limpar meus livros com mais frequência,sou meio preguiçosa nisso.O resto acho que tá certo,menos temperatura e umidade que não tem como controlar.Detesto livro mal cuidado.

    ResponderExcluir
  9. Eu fico de coração sangrando quando vejo uma coisinha que seja de errado com meus livros. Ciúmes, mas minha mãe sempre diz: 'quem gosto de ler de verdade, cuida!' E eu concordo.

    Valeu as dicas que servem para nós leitoras.
    Beijos
    ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu tbm procuro cuidar, por isso tirei meus livros mais queridos do quarto onde ficavam e agora que adquiri uma estante pequena, mas com vidro, coloquei eles. Agora os livros didáticos, aqui em casa são dois professores, estou preocupada pois eles ficam nesse quartinho e o perídodo da chuva está vindo, já to pensando em que vou fazer.
    Bjos!!!
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  11. ai Nanie os meus pegam sol onde estão e sempre puxava pela lombada ... entre outros, acho que vou imprimir o texto ... não sou tão cuidadosa quanto eu pensei.

    Bjusss

    Recebi os marcadores :) amei ... muito obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Ain... Os meus não estão muito bem guardados, por falta de espaço. Preciso de uma estante com urgência. Quero uma com vidro na frente, porque ao mesmo tempo em que protege, permite que os livros sejam apreciados de fora, rsrsrs. (Sério, meus livros já são atração pros meus amigos. Sempre que vão lá em casa eles se surpreendem em ver como a lista cresceu. E eu adoro mostrar.)

    Ou seja, se você é adepto dessa prática suicida, vá fumar na varanda, bem longe dos seus livros. Tive que rir! Meu pai fuma, mas nunca dentro de casa!

    ResponderExcluir
  13. que saudade de vir aqui, mas não dá mais tempooo... Logo me atualizo em tudo!
    Beijooos!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥