sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Carniça, de Moisés Liporage



Título: Carniça
Autor: Moisés Liporage
Editora: Escrita Fina
ISBN: 978-85-63248-07-7
Ano da Edição: 2010
Nº de Páginas: 167
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Gilberto Dos Anjos sofre de tanatofobia - medo irracional da morte. Depois de ver alguns entes queridos morrerem, ainda quando criança, ele ficou impressionado. Já na idade adulta, ele viu a morte de uma empregada doméstica que desequilibrou enquanto limpava uma vidraça no alto de um prédio, bem em sua frente. Mas o que culminou nessa paranoia irrefreada foi o acidente. Dos Anjos sofreu um grave acidente de carro e esteve as beiras da morte. Desde então ele sente-se perseguido pela Morte.
E todas as vezes em que tal crise de tanatofobia se abate, ele foge para a tumba-sarcófago, um refúgio que criou em uma cidade do interior para se esconder de todos os perigos mortais que rondam o mundo. E é em uma dessas fugas para o seu bunker particular que ele conhece Estela, uma mulher grávida para quem dá carona no meio da estrada. Mal sabe ele a guinada que se dará em sua vida por causa de tal ato de bondade.

O que eu achei do livro:
Eu gostei do livro, bastante! Com um humor bastante sarcástico, o autor consegue transmitir o medo irracional que toma conta de Dos Anjos. O personagem principal beira a paranoia e a loucura pelos temores da morte.
"Gil julgava que a morte devia mesmo ser uma entidade burocrática, sem grandes voos de imaginação. Com certeza, ela era caxias, precisa e muito bem informada. A Ceifadora provavelmente registrava a trajetória de cada indivíduo. Em vários andares de galerias rocambolescas, entulhadas de arquivos remontando a épocas imemoriais, certamente haveria os prontuários de todos os mortais. Ali, com segurança, constariam os históricos das almas: os dias de nascimento separados das datas de falecimento por um determinado número de anos. Contando com o auxílio de algum supercomputador, cálculos seriam feitos para distribuir todos os seres de acordo com o dia de sua morte. Quando a demanda fosse grande, tratariam de engendrar catástrofes naturais que ceifassem milhares de vidas."
Os personagens são muito bem construídos e a trama é excepcional!
Quanto ao livro eu só tenho uma resssalva: como o bando encontrou os protagonistas. Não vou falar mais do que isso para que não haja spoiler. Mas não há explicação no livro. Poderia dizer-se que era uma parte que ficaria a cargo da imaginação do leitor. Mas a minha mente não consegue descobrir uma maneira racional de justificar tal acontecimento. Eu considero que esse foi um grande furo na história.
O estilo de escrita do autor é bem gostoso e de linguagem simples, o que facilita a leitura. Enfim, uma história diferente e muito gostosa de se ler!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


2 comentários:

  1. História diferente e muito gostosa de se ler???? Eu Quero!!!

    ResponderExcluir
  2. Sarcásmo é comigo mesmo ... e a parte sem explicação me deixou curiosa.

    Não tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥