Por Toda a Eternidade, de Kristin HannahNovo Conceito - 400 páginasUm livro denso, que fala sobre um dos maiores desafios da vida: aceitar a morte.
Título: Por Toda a Eternidade
Título Original: Fly Away
Autora: Kristin Hannah
Tradutor: Paulo Polzonoff Junior
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-320-6
Ano da Edição: 2014
Ano Original de Lançamento: 2013
Nº de Páginas: 400
Série: Firefly Lane - Vol. 2
Outros livros da Série:
Muito Bom!
Por Toda a Eternidade é, de certa forma, o segundo livro da série Firefly Lane. Digo de certa forma propositalmente, porque você não precisa ter lido o primeiro para entender esse segundo.
Quem já leu Amigas para Sempre irá encontrar alguns personagens queridos do primeiro livro, descobrir o que aconteceu com eles depois do final da história e, principalmente, descobrir a única ponta solta que a autora deixa no primeiro volume (concernente à história pregressa de Cloud/Nuvem*).
Apesar de não ter necessidade de ler o primeiro livro para entender o que acontece neste segundo, sugiro que o leitor faça a leitura na ordem. Porque acontecimentos do final do primeiro livro ficam muito claros neste segundo, o que acaba tirando um pouco da surpresa que a leitura de Amigas para Sempre reserva àqueles que nada conhecem de sua história.
Esse segundo livro é protagonizado por Tully Hart, uma mulher de meia idade, solteira, que até pouco tempo atrás comandava um dos programas de auditório de maior sucesso da televisão americana. Mas que afundou-se em uma depressão sem fim e não consegue mais se reerguer.
Do outro lado, temos Marah Ryan, uma adolescente rebelde que resolve fugir de casa para tentar lidar melhor com os seus problemas.
Quando Marah conta segredos da famosa Tully, que sempre foi a melhor amiga de sua mãe, para uma revista de fofocas, a ex-apresentadora chega definitivamente ao fundo do poço e acaba se envolvendo em um gravíssimo acidente de carro que a deixa em coma. Inesperadamente, essa tragédia é o acontecimento que irá unir toda uma família novamente.
Kristin Hannah é uma autora extremamente habilidosa!
Com uma narrativa elegante e fluida, a autora envolve os leitores na trama que criou. Aqueles que leram o primeiro livro saberão quase o mesmo do que os que não o leram, pois há um buraco de alguns anos entre os acontecimentos narrados em cada volume. E é exatamente em cima desse buraco que o enredo do livro é trabalhado. Enquanto vai contando o presente, a autora volta com flashes do passado, fazendo com que o leitor, aos poucos, entenda como as coisas se desenvolveram até o estado atual.
Além da belíssima narrativa da autora, da carga emocional que ela consegue imprimir aos seus livros (e que, mais uma vez, está presente! Então, já os aviso: preparem alguns lenços), em Por Toda a Eternidade a autora também fala de um assunto que é tabu em nossa sociedade. Todavia, embora pouco falado, é mais comum do que podemos imaginar.
Apesar de ter muita vontade de falar sobre esse assunto (aqueles que quiserem discuti-lo por emails, inbox ou direct messages da vida, vou adorar conversar com vocês), não vou entrar em detalhes porque eu realmente fui surpreendida ao encontrá-lo no livro. Em momento algum achei que algo tão grave estava escondido nessa história. Mas lá estava e eu achei simplesmente fantástico ouvir uma autora de renome falando em algo tão vil, degradante, pouco discutido e decisivo na vida de muitas pessoas.
Os personagens construídos pela autora têm um passado. Ah, como eu gosto quando encontro personagens que carregam consigo não apenas personalidades bem desenvolvidas e coerentes mas que também levam uma bagagem contendo todo o seu passado e o que ele significou em suas vidas! Acho isso incrível, bastante humano e muito verdadeiro. Afinal de contas, quem somos nós sem o passado que vivemos? Fomos moldados pelo nosso passado, e devemos o que somos hoje a tudo que nos aconteceu - tendo sido tais coisas boas ou não.
E isso fica bastante explícito neste texto. Também achei bem interessante a maneira como a autora trata as fugas de seus personagens. Eu me senti tão próxima às personagens da autora quando as vi tentar fugir de seus problemas ou procurar o caminho mais fácil.
Por Toda a Eternidade é um livro denso, que fala sobre um dos maiores desafios da vida: aceitar a morte. Não sei como eu lidaria com isso, mas achei muito interessante acompanhar a dor, o sofrimento e as descobertas pessoais de cada um dos personagens de Kristin Hannah nesta história tão envolvente e gostosa.
Um lembrete da efemeridade da vida e da força do ser humano.
* No livro Amigas para Sempre, que foi lançado no Brasil pela editora Arqueiro, a mãe de Tully Hart é chamada de Nuvem, uma tradução literal para o nome hippie por ela adotado, Cloud. A editora Novo Conceito, responsável pela publicação de Por Toda a Eternidade, optou por manter o nome original, sem traduzi-lo para o português.
Nota:
0 comentários:
Postar um comentário
Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)