terça-feira, 8 de abril de 2014

Olhe para Mim, de Jennifer Egan

Olhe para Mim, de Jennifer Egan
Intrínseca - 425 páginas
Não leia. Não vale a pena.


Título: Olhe para Mim
Título Original: Look at Me
Autora: Jennifer Egan
Tradutora: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-477-7
Ano da Edição: 2014
Ano Original de Lançamento: 2001
Nº de Páginas: 425


Muito ruim!


Nossa, que saudade de escrever uma resenha! Faz quase um mês desde que resenhei o último livro e isso é algo que gosto tanto... estava sentindo falta.
Infelizmente, volto com uma resenha de um livro que não me agradou nem um pouco...

Para começar, acho importante dizer que eu não li o livro inteiro!
Cadê as palmas?! Tenho alguns amigos que sempre insistem que eu devo abandonar a leitura se ela está ruim. Aí está! Estou aprendendo.
Cheguei até a página 150, fiz uma leitura por alto até a página 180 (sabe aquela leitura onde você pula algumas frases?! Pois é, deste tipo) e daí decidi de vez que não queria mesmo ler este livro.
Portanto, essa é uma resenha que fala de meio livro - meio livro que não me desceu.

Jennifer Egan é uma autora que me encantou nos dois outros livros que li escritos por ela. Tem uma maneira diferente e deliciosa de escrever, com certa irreverência e ironia que realmente me agradaram muito.
Não foi à toa, portanto, que escolhi ler Olhe para Mim. Na verdade, eu nem ao menos sabia do que tratava o livro - decidi pela leitura simplesmente porque havia sido escrito pela Egan.
Dessa vez, porém, me decepcionei bastante com o que encontrei.

O título já dá uma ideia do egoísmo que permeia a vida da protagonista Charlotte. Uma vida vazia, em todos os sentidos possíveis.
A história gira em torno de duas Charlotte: uma modelo um pouco mais velha (dentro dos padrões exigidos para modelos) e uma adolescente. A segunda, confesso, é até interessante, mas a sua importância para a trama não ficou muito clara para mim até o ponto em que li. A primeira, por outro lado, é uma das personagens mais chatas e desinteressantes que já encontrei.

Não sei apontar onde exatamente acho que Jennifer Egan errou (e quem seria eu para dizer isso da vencedora do Pulitzer, não é mesmo?), mas o fato é que achei o livro bem pouco interessante desde o instante em que comecei a lê-lo.
O problema não está na narrativa, que, apesar de não ser tão boa quanto a dos outros dois livros, é bacana. O que não me agradou foram os personagens - que são pessoas vazias, fúteis e chatas - e o enredo - que é basicamente nada. Você passa 150 páginas lendo não sabe o quê. Eu não sabia de onde vinha a história e para onde ela se dirigia; não consegui me apegar a nenhum personagem, torcer por ninguém ou desejar que algo acontecesse. Por fim, o jeito foi largar o livro e partir para outra leitura, afinal de contas, tem muita coisa boa por aí para se ler.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥