Sombras Vivas, de Cornelia Funke
Seguinte - 302 páginas
Uma aventura repleta de magia, perigos, urgência e o fantasma da morte!
Título: Sombras Vivas
Título Original: Lebendige Schatten
Autores: Cornelia Funke e Lionel Wigram
Ilustradora: Cornelia Funke
Tradutor: Sonali Bertuol
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-19-0
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 302
Comprar Online:
Alemão: Amazon / Book Depository
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino
Série: Reckless - Vol. 2
Outros livros da Série:
- A Maldição da Pedra
Título Original: Lebendige Schatten
Autores: Cornelia Funke e Lionel Wigram
Ilustradora: Cornelia Funke
Tradutor: Sonali Bertuol
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-19-0
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 302
Comprar Online:
Alemão: Amazon / Book Depository
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino
Série: Reckless - Vol. 2
Outros livros da Série:
- A Maldição da Pedra
Excelente!
Não confiem nas minhas resenhas. Nunca.
É sério.
São sempre tendenciosas, minha opinião pinga em cada palavra que coloco no papel (ou, de fato, na tela) e sou tão imparcial quanto um torcedor fanático falando de seu time do coração.
Não é brincadeira.
Quando o assunto é um livro escrito por um dos meus autores favoritos, então, a coisa fica ainda mais preta. Porque tenho olhos diferentes para os livros dos meus preferidos - não há como negar. Talvez seja diferente contigo, talvez seja diferente com o resto do mundo, não importa... no meu caso, já leio achando que vai ser maravilhosamente perfeito (e quase sempre é esse o caminho que a história segue mesmo!).
Cornelia Funke está dentre os meus autores favoritos, aliás, quase sempre elenco Coração de Tinta como o meu livro favorito. Então não é surpresa que eu considere Sombras Vivas dentre as melhores leituras de 2013!
E a leitura já começa com o pé direito!
Confesso, não gosto muito do título do livro (e até tenho um pouco de dificuldade de lembrá-lo... acabo sempre me referindo a ele como segundo volume de Reckless), mas a capa é sensacional!
Primeiro, porque mantém a identidade visual do primeiro livro (e sou fã de quando as editoras fazem isso! Porque a série fica toda como um conjunto e isso é muito bacana). Segundo, porque ela é linda mesmo (as cores foram muito bem escolhidas, além do tratamento metálico que dá um visual impressionante). Terceiro, e mais importante, porque os elementos da capa (assim como no primeiro volume) têm tudo a ver com o enredo! Você vai descobrir a importância das mariposas e da balestra enquanto realizar a leitura e vai amar ainda mais a capa.
A Seguinte mandou muito bem na capa, mas também mandou muito bem no restante da edição!
A tradução/revisão está maravilhosa, quase perfeita, e todo capítulo é aberto com uma das ilustrações da autora. Esse é um diferencial nos livros da Cornelia que sempre me encanta!
A própria escritora ilustra suas aventuras de maneira fascinante! São imagens em preto e branco, mas que conseguem dar ainda mais vida a um mundo que já é super bem descrito nas palavras dela própria.
Sombras Vivas é o segundo livro da série Reckless. No primeiro livro, A Maldição da Pedra, acompanhamos Jacob tentando salvar seu irmão, Will, de uma maldição que o transformava gradativamente em um goyl (um dos seres do Mundo do Espelho, que tem uma pele de pedra).
O enredo desse segundo livro, segue Jacob tentando se livrar de outra maldição, ganhada na aventura do primeiro volume, que o coloca à beira da morte.
Portanto, a aventura desse segundo volume está conectada à aventura do primeiro, mas não é uma continuação direta. A história do primeiro termina, a história do segundo tem um começo definido. É totalmente possível ler o segundo livro sem ter lido o primeiro, mas eu não recomendo que isso seja feito.
Por quê? Porque o primeiro livro traz várias explicações que o segundo não tem. Coisas como o que é o Mundo do Espelho, como Jacob foi parar lá, quais as suas motivações, dentre outros detalhes. Vale (e muito!) a pena ler o primeiro livro antes de embarcar nesse segundo. Mas, já adianto, o segundo é ainda melhor do que o primeiro.
Uma coisa muito bacana (e que sempre me encanta) é que esse segundo livro além de um início também tem um fim! O leitor irá terminar a história e se sentir bastante satisfeito com a finalização que a autora escreveu.
Mas, não se iluda, é claro que tem uma ponte para as próximas histórias (e aliás, uma ponte muito, muito, muito instigante), mas o arco da história contada nesse segundo volume é finalizado - e isso é muito bom.
Preciso dizer que quero o próximo? Acho que não... então, Cornelia, por favor, escreva aí!
Só para matar a curiosidade do gato, a autora acha que serão quatro livros nessa série (isso aí, ela acha! E eu torço para que mude de ideia e continue escrevendo e escrevendo e escrevendo).
Novamente a história é protagonizada por Jacob Reckless, um dos melhores caçadores de tesouro do Mundo do Espelho (assim denominado por ele próprio) e Fux, a intrépida menina-raposa.
A narrativa de Conelia Funke é simplesmente deliciosa! Ler o livro é se aventurar em um mundo único, mágico, repleto de coisas diferentes e de coisas que já conhecemos de outras histórias. Não tem como negar, viajar pela imaginação de Cornelia é uma delícia.
Pela primeira vez, a autora escreveu em conjunto com alguém, no caso Lionel Wigram. Lionel é um produtor cinematográfico britânico, que em uma conversa com a autora propôs esse mundo. Cornelia então mantém-se em contato com o britânico, discutindo detalhes de suas histórias para chegar ao resultado final. Nem a barreira da língua (Cornelia só fala alemão, Lionel só fala inglês) impediu o trabalho em conjunto desses dois (que ficou fantástico). Caso queira saber maiores detalhes sobre a parceria (e eu, curiosa como sempre, fui buscar maiores informações, já que na página de rosto do livro vem escrito "Sombras Vivas, história encontrada e narrada por Cornelia Funke e Lionel Wigram) basta visitar o site do livro, onde a autora fala um pouco melhor sobre o assunto.
O livro é um infanto-juvenil, então, por favor, não espere uma história adulta.
É uma aventura que irá agradar crianças e adultos, mas foi escrita para o público mais jovem e, justamente por isso, narrada com uma linguagem mais simples e pautada em acontecimentos mais leves.
Os personagens de Cornelia são muito encantadores. São pessoas que poderiam ser eu, ou você, caso a gente acreditasse em magia e pudesse vivenciá-la no nosso cotidiano.
Acho isso bem bacana, pois acaba nos aproximando ainda mais da narrativa.
Além disso, a maneira como a autora narra e conduz sua história nos leva diretamente para dentro do livro. Me senti, durante a leitura, como se estivesse ali, ao lado de Jacob e Fux, sofrendo com eles, lutando com eles, me divertindo com eles! Adoro livros que conseguem me transportar diretamente para dentro de suas páginas, me fazendo vivenciar a história enquanto leio.
Para todos aqueles que gostam de fantasia, daquele tipo que inclui novos mundos, seres fantásticos, aventuras e amores, Sombras Vivas certamente é uma leitura mais do que indicada.
Se você leu o primeiro livro da série e gostou, vai se encantar ainda mais pelo segundo.
Se você ainda não leu o primeiro livro da série, está perdendo tempo! A história é uma delícia e consegue ficar ainda melhor em sua continuação!
Nota:
0 comentários:
Postar um comentário
Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)