quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Caçada, de Andrew Fukuda

A Caçada, de Andrew Fukuda
Intrínseca - 286 páginas
Um mundo de vampiros onde um ser humano precisa se camuflar para continuar vivo.




Título: A Caçada
Título Original: The Hunt
Autor: Andrew Fukuda
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-434-0
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 286
Série: A Caçada - Vol. 1
Comprar Online:
    Inglês: Amazon / Book Depository
    Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino


Muito fraco.


Vou começar a falar pela parte boa, que me chamou a atenção nessa história.
Quando vi a sinopse do livro, o enredo já me deixou bastante curiosa. Temos muitas histórias de vampiro por aí, mas uma em que os vampiros são a regra e o humano é a exceção?! Isso para mim era novidade. Nunca havia lido nada em que um humano era o diferente e tinha que se camuflar para sobreviver.
Fiquei curiosa para conhecer a história.

À princípio, é bastante interessante nos depararmos com o universo criado por Andrew Fukuda. Os vampiros são os donos do mundo e os epers (como os humanos são chamados no livro) são visto como "gado", simplesmente para saciar a fome dos vampiros. Entretanto, a fome sem limites acabou por exterminar a maior parte dos epers.
Em um canto, ainda existe um humano, o protagonistas deste livro, que desde pequeno foi ensinado pelo pai a se manter incógnito, a esconder os sinais de que é um humano de todos os vampiros que rodeiam sua vida. Por mais difícil que seja, ele vive como um "garoto normal" (mesmo que o normal seja ser um vampiro) e vai à escola todos os dias, convive com os vampiros e se atém às leis criadas pelo pai (que morreu há algum tempo, deixando-o sozinho no mundo) para não ser descoberto.
No outro canto, o governo faz um anúncio especial: ainda existe uma pequena reserva de epers. E uma Caçada será feita! Alguns cidadãos bastante sortudos serão escolhidos para participar e terão a chance de saborear um (ou alguns) epers.
No meio de tudo isso, o protagonista se torna um sortudo: irá participar da Caçada. Mas o que seria sorte para todos os seus conhecidos, para ele é um imenso azar. Afinal de contas, ele mesmo é um eper e não será tão fácil se esconder em meio às outras pessoas numa situação como a da Caçada.

A trama do livro é muito bacana! A ideia de um ser humano se escondendo é até interessante, mas as explicações do autor em seu livro são extremamente falhas. Em diversos pontos.
Até mesmo no final! O livro acaba como o fim de um capítulo (e até naquele momento eu nem mesmo sabia que se tratava de uma série!) e isso sempre me desagrada muito. Enquanto li as últimas páginas, eu me senti bastante agoniada porque achava que tinha páginas de menos e que o autor não iria conseguir finalizar o que estava contado.
Bem, eu não estava errada! Ele não conseguiu. O livro acaba do nada e isso é bastante frustrante.

O problema é que não é apenas o final que deixa milhares de perguntas, todo o livro é entremeado de incertezas.

Para começar, não entendi por que o garoto tem que se socializar com os vampiros e esconder que é humano!
Em momento nenhum ele fala como será o seu comportamento depois que se tornar um vampiro. Aliás, aparentemente o pai foi mordido (e não explica como isso foi possível! Já que os vampiros não conseguiriam se controlar perante um eper e o comeriam por inteiro) e quis se matar. Mas não há explicação do porquê ele não poderia viver como um vampiro... ou por que o garoto não poderia se tornar um vampiro também e viver como a espécie que domina o mundo. Seria mais fácil, certo? Há alguma motivação (claro que há! Ou ao menos deveria existir), mas ela não fica explícita no livro... e eu não consegui encontrá-la nas entrelinhas.
Além disso, levando-se em conta que há uma motivação bacana para que ele não queira se tornar um vampiro, ainda existe a questão dele estar (forçadamente) no meio de vampiros. Por quê?! O que o leva a ter que ir para uma escola cheia de vampiros todos os dias? Por que não vive simplesmente em sua casa e estuda com o pai? Se for por conta da lei (por exemplo, uma lei do estado que obriga os adolescentes a frequentarem as escolas tradicionais), por que não houve lei nenhuma quando o pai morreu? O autor não diz em momento algum o que leva o protagonista a frequentar a escola. Tampouco deixa claro como ele sobrevive sem um adulto responsável (já que, aparentemente, ele não trabalha para se sustentar).

Aliás, o autor não fala muito sobre o mundo que criou e deixa praticamente nada claro para o leitor (e se está nas entrelinhas, devo dizer, está muito bem escondido por ali!). E apesar de ter me sentido frustrada com o final, esse é verdadeiramente o ponto que mais me desagradou.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, então sabemos basicamente o que ele sabe - ou melhor, o que ele compartilha enquanto narra a história. E o protagonista é um tanto desinteressante. Um personagem que foge de tudo, que passa o tempo inteiro se escondendo - que não faz nenhuma pergunta e vai aceitando tudo o que lhe é imposto (seja nas regras do pai, na escola, no sorteio ou no lugar para onde ele vai se preparar para a caçada). É um cara absolutamente sem atrativos.

Não é mencionado se o mundo cheio de vampiros chegou a esse ponto evoluindo do nosso próprio mundo, se está no futuro, ou se é uma realidade alternativa. Se os vampiros existiram desde sempre e aos poucos se tornaram a raça dominante, se são uma evolução da raça humana ou uma espécie de doença criada em laboratório. Se o mundo onde vivem é o nosso com as mesmas fronteiras, se existem novas fronteiras, outros países, outros lugares. Se os vampiros estão em todo o mundo ou se aquele é um local isolado e o único de onde eles têm notícias. Tudo o que me passa pela cabeça são perguntas que me faço baseada em possibilidades criadas por mim mesma - porque não há uma única pista durante toda a história que faça com que o leitor bole teorias ou se faça tais questionamentos. Não há nada.
Tampouco fica claro como os vampiros se comportam. Como exatamente eles se nutrem? E como o organismo funciona? Eles envelhecem na mesma velocidade que um ser humano? Se reproduzem? O autor insere alguns detalhes em seu livro (como, por exemplo, o fato deles não terem emoções, não transpirarem, não gostarem (e nem precisarem) de nenhum alimento vegetal, de não demonstrarem emoções (riem coçando o pulso, algo que não faz absolutamente sentido algum), de um sexo absurdamente sem sentido), mas não explica exatamente a diferença entre um vampiro e um ser humano.

Em determinado momento, ele diz que os vampiros não fazem viagens longas por causa do sol.
Eu preciso mencionar isso, porque achei um grande absurdo quando li!
Por que eles não criariam simplesmente "pousadas" no meio do caminho onde poderiam tranquilamente passar o dia antes de prosseguir viagem?
Esse é só mais um ponto que não faz muito sentido durante a leitura...

As explicações do autor, ou melhor dizendo, a falta de explicações do autor fazem com que o livro perca seus atrativos.
Eu sei que é uma série (melhor dizendo, agora eu sei! Enquanto lia o livro, não sabia), mas não gosto quando nenhuma das minhas perguntas é respondida. E acho ainda pior quando tenho perguntas sobre as quais o autor sequer deu pista alguma. Crie um mundo diferente, insira uma realidade impensável, mas contextualize! Descreva esse mundo, suas nuances, suas divergências... faça isso ou o leitor ficará totalmente perdido e frustrado (eu fiquei!).

Como já mencionei, a ideia é bastante interessante (embora, infelizmente, nenhum porquê seja explicado) e a narrativa é bem gostosa. O autor escreve bem, isso é inegável.
Mas o livro peca em todos os outros quesitos. Os personagens não são interessantes nem são explorados, o mundo e seus habitantes são uma grande incógnita para os leitores, que ficam totalmente perdidos durante a leitura.

No final das contas, é uma pena que Andrew Fukuda não tenha conseguido desenvolver bem essa história - porque era realmente muito promissora e eu esperava muito mais da leitura.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥