sábado, 16 de fevereiro de 2013

Starters, de Lissa Price

Starters, de Lissa Price
Novo Conceito - 367 páginas
Uma ficção-científica de tirar o fôlego.






Título: Starters
Título Original: Starters
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-014-4
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 367
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Starters e Enders - Vol. 1
Outros livros da série:




Sinopse:
Uma guerra terrível varreu o mundo. E há dois anos atrás a guerra com esporos exterminou parte da raça humana. Todas as pessoas entre 20 e 60 anos, que se encontravam fora do grupo de risco (crianças e idosos) não foram vacinadas e estão mortas.
O mundo agora é dos Starters - os que têm menos de 22 - e dos Enders - os que têm mais de 62. Mas principalmente dos Enders, porque os menores que não têm família são levados a instituições que os tratam como prisioneiros.

E é justamente por isso que vários Starters se escondem em prédios abandonados e roubam para sobreviver - porque eles não querem ser jogados em instituições.

Callie tem 16 anos, mas ainda se lembra da vida que tinha antes. E tem muita saudade.
Agora que não tem mais seus pais - e não há nenhum Ender responsável por ela e Tyler, seu irmão de 7 anos - ela precisa cuidar do irmão, que tem a saúde frágil.
Mas como não pode trabalhar por ser uma Starter, as coisas são muito difíceis.

É por isso que ela decide se vender para a Prime Destinations - uma empresa ilegal que comercializa o corpo de Starters.
Eles colocaram um chip na nuca de Callie e ela ficará desacordada durante três alugueis de seu corpo. Enquanto ela estiver alugada, um Ender irá mexer o seu corpo e poderá curtir a vida como se fossem jovem novamente. E após três alugueis ela teria dinheiro suficiente para comprar uma casa onde pudesse viver com seu irmão (e talvez até mesmo Michael, um amigo que vivia com ela e ajudava a tomar conta de Tyler).

Mas alguma coisa dá errado no terceiro aluguel de Callie. Ela acorda em seu corpo, mas fora da Prime e muito antes do final do aluguel.
Alguma coisa está errada.
E uma voz em sua cabeça diz que se ela voltar à Prime Destinations será morta!


O que eu achei do livro:
Starters é fantástico!

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que, na minha concepção de leiga, esse livro não é uma distopia.
O próprio termo distopia varia de "utopia", que seria uma sociedade perfeita. Esse é um livro futurístico (apesar de não ficar claro quantos anos se passaram entre a nossa realidade e o mundo dividido entre Starters e Enders), mas não tem aquela aura de mundo perfeito, sociedade perfeita que priva seus cidadãos de liberdade nem nada disso. Eu, Nanie, considero esse um livro de ficção-científica.
Uma ficção-científica muito boa!

A escrita de Lissa Price é viciante! Eu já tinha experimentado a qualidade da autora ao ler Retrato de Uma Starter (conto que se passa antes da história de Starters e cuja leitura eu super indico), mas ainda assim não sabia que a leitura desse livro seria tão gostosa!
A autora tem um estilo bem simples de escrita e insere bastante ação no seu livro, o que faz com que a leitura seja rápida e bastante agradável.

Com muitos mistérios que vão se resolvendo ao longo da trama, o leitor se vê preso às aventuras de Callie e sem conseguir largar o livro.
Uma das coisas que mais apreciei é que Starters poderia ser um livro único. Tem um detalhe que a autora usou como suspense para o próximo livro e que deixou em aberto (o que é super justificável, já que ela está escrevendo uma série), mas o restante da história ficou super bem amarrado.
E da forma com que ela lidou com o final do livro, ela poderia ter até mesmo ter deixado essa dúvida, sem precisar escrever outras histórias.

Que final!
Acho que há muito tempo eu não lia um final tão calmo e ao mesmo tempo tão eletrizante, tão perfeito, tão chocante e que me deixou ultra curiosa pelo próximo volume da série.
E eu não estou falando do clímax não... esse é muito bom, cheio de ação - foi super bacana acompanhar, mas ainda assim não é o clímax que estou exultando.
O último capítulo, aquele que normalmente é um tanto morno, só para dar uma finalizada mesmo na história, depois de toda a ação já ter ocorrido... bom, o último capítulo da autora é assim - exceto por uma frase. UMA frase.
Por causa de uma única frase eu estou doida pelo próximo volume.

O livro não é perfeito, mas é muito melhor do que eu esperava.
Por que não é perfeito? Fiquei com muitas dúvidas que acredito que a autora não irá responder mesmo nos próximos volumes. Muitas dúvidas não acerca da história em si, mas do mundo onde Callie vive.
Os idosos vivem até muito mais de 80 anos (muito mais mesmo!), então como o grupo de risco seria a partir de 60 anos?! Achei bastante estranho isso.
Além disso, em momento nenhum a guerra é explicada. Quem guerreou contra quem? O mundo inteiro esteve envolvido? Por que a guerra eclodiu? Por que terminou?
Confesso que também fiquei curiosa sobre a longevidade dos Enders, que é outro ponto que não é explicado.

Muita coisa ruim?! Não, não é bem isso. É só muita coisa que despertou a minha curiosidade. Isso não faz parte da trama principal, é como se fosse apenas um plano de fundo.
Não estragou, de forma alguma, a beleza do livro, nem o quão gostoso foi acompanhar a história de Callie. Mas, ainda assim, eu senti falta de ver algumas explicações.
Esse é o único ponto negativo do livro.

Único? Na minha humilde opinião, sim!
A autora foi fantástica ao desenvolver os seus personagens e construir o enredo para sua trama. É muito bom acompanhar as aventuras e achei incrível que ela fosse revelando os mistérios aos pouquinhos.
Eu, como leitora, me senti realmente na pele de Callie - com ela fui descobrindo o que havia para ser descoberto e, imagino, até mesmo me enganei junto com ela quando os pontos não foram claramente explicados.

Enfim, eu demorei muito para ler Starters e só não me arrependo de não ter lido antes porque se isso tivesse acontecido eu teria que esperar demais pelo segundo livro da série (que deve ser lançado no exterior esse ano e cujo lançamento nacional eu torço para que não demore) - o que seria meio complicado, já que a curiosidade é enorme!
Starters é uma leitura muito rápida e bacana - super indico!


P.S.: Esse livro, surpreendentemente, me ajudará no Desafio Realmente Desafiante 2013! Digo surpreendentemente porque ele não está marcado na lista de livros que me auxiliariam a cumprir o desafio e, além disso, ainda risca um dos dois itens que eu considerava impossível!
Como assim, Nanie?!
Bom, o livro tem uma personagem (não um dos protagonistas, mas não está escrito que tem que ser personagem principal) cujo apelido é Nani - ou seja, vou cumprir o item 17 ("Ler um livro que tenha um personagem com o seu nome ou que tenha o mesmo apelido que você").

Não é incrível?! Achei que seria impossível achar algum livro dentre os que eu já tinha na estante que se encaixasse, mas eis aqui Starters.
A grafia é um pouco diferente (mas grafia idêntica seria pedir demais, né?!), mas tá valendo. Foi uma surpresa muito gostosa poder encaixar esse livro em um item que eu já havia considerado impossível.
Ah, você quer saber quem é a Nani em Starters? É uma personagem secundária que é a... peraí... leia o livro e descubra!


Nota: 

20 comentários:

  1. Não li, então não sei. Mas a "utopia" não seria ser velho e poder viver num corpo mais jovem? Pode não ter dado muita impressão de utopia pelo fato da protagonista estar no lado ruim da história. Se ela fosse uma Ender inocente seria um pouco diferente.


    Esse livro eu tenho, mas estou dando um tempo (um bom tempo) em distopias... Ou livros parecidos com esse aí rs

    ResponderExcluir
  2. Também não considero "Starters" como uma distopia. É uma ficção bem legal mesmo :)
    Confesso que me decepcionei um pouco com ele na época em que li, mas, no final, o saldo foi positivo.
    Aguardo ansioso o "Enders". Espero que a Novo Conceito lance esse ano ainda..

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, ainda não li esse livro..mas tem me chamado a atenção para esse enredo..

    Beijinhos

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanie!
    Adorei a sua resenha.
    Estou doida para ler esse livro desde que coloquei minhas mãos nele na Bienal de SP.
    E parabéns por eliminar mais um item do desafio.
    Estou procurando uma Camila em algum livro que eu tenho aqui para ler! ehehhehee
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. João, pois é... para mim é apenas uma ficção-científica! heheh
    Eu não me decepcionei não, viu?! Gostei demais do que encontrei e estou muito ansiosa por Enders! Se for tão bom como o primeiro será uma leitura super bem-vinda :D

    ResponderExcluir
  6. Felipe, mas a distopia não é uma utopia... a palavra é que veio daí...

    A ideia é uma sociedade que parece perfeita, mas que não é - normalmente é futurista, mas só porque é mais fácil.

    No caso desse livro, a trama se passa no futuro, mas não tem nada a ver com uma sociedade perfeita - o foco do livro é totalmente outro.

    Ainda continuo afirmando que o livro não é uma distopia. Não há uma sociedade controladora, ou falta de liberdade, não há nada disso...

    Eu gostei muito, muito mesmo! Entretanto, sei que muita gente não curtiu e não faço ideia do que você acharia >< hahahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Marli, eu gostei muito do livro! Me surpreendi com a qualidade da escrita e da trama :)

    ResponderExcluir
  8. Francielle, essa UMA frase é tudo, né?! Caramba... que final :D
    Eu adorei!


    Pois é... eu não senti falta dessas informações para compreender a história, mas fiquei curiosa e queria saber um pouco mais ><


    Quero ENDERS agora *-*

    ResponderExcluir
  9. Aline, eu adorei o livro \o/ Achei o máximo *-*
    E a capa faz ainda mais sentido lendo o conto!

    ResponderExcluir
  10. Camila, eu adorei o livro! Demorei um monte para realizar a leitura, mas agora que o fiz fiquei muito feliz :D


    Acho que o mais engraçado foi justamente não estar esperando riscar esse item nunca! hahahahaha
    Se eu achar alguma Camila, eu te falo :D

    ResponderExcluir
  11. Nanie, eu sei que o é uma distopia Hahahah Por isso pus utopia entre aspas. É uma falsa utopia. Talvez seja um mundo perfeito para os Enders, o lado ruim fica com os Starters, eu acho. Enfim, não posso falar do que não sei ainda.

    ResponderExcluir
  12. Aline T. K. Migueldomingo, 17 fevereiro, 2013

    Gostei da resenha, mas infelizmente não consegui gostar de Starters. É sempre interessante ver pontos de vista diferentes do meu, já li várias resenhas positivas do livro e achei bem coerentes os aspectos que fizeram com que várias pessoas curtissem a leitura. Eu confesso que esperei demais do livro, e mesmo o tema dele é bem promissor, teria um potencial enorme. Só que a leitura não me prendeu, todo o universo criado em torno da história não me convenceu, e achei o romancezinho meio bobo e inútil. Ainda assim, o final deu uma levantadinha nos ânimos, deixou uma curiosidade pairando no ar (a curiosidade "legal" dos finais misteriosos). Mas todo o restante deixou aquela outra curiosidade, a "desagradável", já que senti muitas pontas soltas, falta de explicações necessárias até para tornar mais "real" a atmosfera da história.

    Bjs,
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  13. Oi Nani, tudo bem?

    Eu li Starter na semana passada em um único dia e fiquei DOIDA com aquele final, como a autora pode fazer isso? O pior é que o segundo ainda não está a venda nem no exterior, Deus sabe quando chegará por aqui.
    Bacana você ter cumprido um item do desafio meio sem querer hahahaha.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  14. Então, Felipe, mas seria forçar a barra demais dizer que um livro é uma distopia apenas porque existe um aspecto utópico...
    Mas nem nesse ponto é utópico! O mundo não é perfeito para os Enders tampouco. Os ricos, com muito dinheiro, vivem bem e podem, por exemplo, pagar para ter um novo corpo - mas há muito Enders pobres que precisam trabalhar para sobreviver. E na mesma medida há Starters ricos, netos de Enders ricos, que levam uma vida boa.
    Por isso é que eu acho que não deve ser classificado como uma distopia...


    Confesso que agora fiquei ansiosa para que você leia Starters e dê a sua opinião sobre esse assunto \o/ hehehehehe

    ResponderExcluir
  15. Aline, eu também sempre curto ver opiniões diferentes da minha.
    O romance é uma parte que também não me agradou - principalmente a existência de um triângulo (que é algo que sempre me desagrada) -, mas a história da Callie me prendeu bastante e eu adorei a narrativa da autora!


    Não vi pontas soltas na história em si, o que não me fez curtir aind amais o livro foi sentir falta de algumas explicações sobre o mundo onde eles vivem e como o nosso mundo evoluiu para aquele.

    Como não é algo intrinsecamente ligado à história, desconfio que a autora não entrará no mérito da questão mesmo nos próximos livros, o que é uma pena. Ainda assim, entretanto, eu gostei demais da história! Achei o máximo a forma como a autora conseguiu me envolver e me surpreender!



    Quero muito ler o próximo :D

    ResponderExcluir
  16. Fê, eu não li o livro em um único dia, mas também gostei bastante do que encontrei :D


    O final é de matar, né?!


    Não sei se demora a sair não, hein?! Aqui no Brasil a Novo Conceito lançou o primeiro bem rápido e estou torcendo para que seja assim com o segundo também.


    Não é?! Eu fiquei tão feliz quando li o nome da personagem - na hora pensei no desafio \o/ hahahahaha

    ResponderExcluir
  17. Caline, eu já comecei achando que seria bacana, mas não esperava algo TÃO bom quanto o que encontrei. Fui surpreendida pela escrita contagiante, pelos personagens envolventes e pela trama bem montada - eu gostei bastante e estou doida pela continuação :D
    Ah, eu também tenho as minhas apostas \o/

    ResponderExcluir
  18. Ai Nanieeee


    Eu tava arrastando um pouco p ler esse livro mas por vc ter gostado tanto ele assim e eu ter terminado de ler Lilac já decidi que ele vai ser o próximo.
    Depois passo aqui e te digo o que eu achei.


    ps: Eu tb achei que nunca encontraria uma personagem exatamente com o meu nome e fui surpreendida quando li meu nomezinho sendo usado para denominar a irmã de Dumbledore! Confesso que fiquei honrada de estar presente na minha saga favorita.
    (Diz pra mim que vc já leu HP....Eu não consigo vislumbrar um mundo em que um bookaholic não tenha ldo hp, rss)

    ResponderExcluir
  19. Ariana, eu também demorei um bocado para ler esse livro - e nem posso explicar por que demorei tanto... mas, olha, eu gostei demais da leitura *-*
    Uma delícia!
    Sim, leia-o e depois volte para dizer o que achou - espero que goste tanto quanto eu gostei ^^


    Ah, não é uma delícia encontrar um personagem com nosso nome?! É bom demais! hahahahah
    Eu já li HP, claro! Aliás, até já resenhei a série inteira aqui no blog. Que privilégio, hein? Eu queria ter meu nome em HP... ou em um dos livros do Stephen King! hahahha

    ResponderExcluir
  20. Cris, eu gostei demais desse livro! Mas estou mesmo louca por Enders ><

    O livro ainda não foi publicado nos EUA, então por isso não há previsão para ser publicado aqui no Brasil (mas lá fora sai a expectativa é que ele seja publicado apenas em Janeiro de 2014 O.o Vai demorar um tiquinho ainda...)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥