O Fotógrafo, de Guibert, Lefèvre e Lemercier
Conrad - 86 páginas
Um apaixonante relato das experiências de um fotógrafo no Afeganistão.
Título: O Fotógrafo - Vol. 1: Uma História no Afeganistão
Título Original: Le Photographe - Tome 1
Autores: Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert, Frédéric Lemercier
Tradutora: Dorothée de Bruchard
Editora: Conrad
ISBN: 978-85-7616-495-1
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2003
Nº de Páginas: 86
Comprar Online: Submarino
Série: O Fotógrafo - Vol. 1
Sinopse:
Didier Lefèvre parte para ser fotógrafo em uma das missões dos Médicos Sem Fronteiras (MSF). Primeiramente, ele fica em Peshawar com os demais membros da equipe enquanto todo o equipamento é preparado.
A missão é feita na década de 80 (em 1986), enquanto o Afeganistão está ocupado pela União Soviética, e a ajuda humanitária levada pelos médicos é tão necessária quanto proibida. Assim sendo, chegar aos que dela precisam não é fácil e tudo deve ser feito clandestinamente - até mesmo o cruzamento da fronteira.
Nesse primeiro volume, Lefèvre conta o início de sua aventura - as dificuldades, as maravilhas, as diferenças.
O que eu achei da HQ:
Uma HQ feita a três mãos: Lefèvre vivenciou as aventuras que conta no livro, além de ter sido o responsável pelas belíssimas fotos que o ilustram; Guibert escreveu a história e a desenhou; por fim, Lemercier foi o responsável pela diagramação e coloração.
O resultado? Uma história incrível e tocante - além de visualmente linda.
A história de Lefèvre é muito interessante e nesse primeiro volume ele conta como saiu da França e foi parar no Afeganistão, fazendo um trabalho de fotógrafo para o grupo MSF. Ele fala das dificuldades, do que causou estranhamento, das pessoas que o cercaram.
Acho incrível a história que ele conta e ainda mais a narrativa de Guibert, que conseguiu traduzir a experiência do fotógrafo de forma emocionante através de suas palavras e figuras.
As ilustrações de Guibert são muito bonitas e ajudam bastante a contar as aventuras de Lefèvre. O leitor ainda poderá se encantar com algumas fotografias que também ilustram essa história - as fotos foram tiradas pelo próprio protagonista e são muito, muito bonitas.
Já na capa pode-se encontrar uma das imagens mais fortes e belas do primeiro volume (para entendê-la, entretanto, é preciso ler a história!).
A edição que eu comprei é uma que vem com "Edição Especial" escrito na capa e isso quer dizer "edição-vagabunda-lançada-a-preço-de-banana-no-Submarino".
Não é lá muito boa: não tem orelhas, a capa é mole, o papel não é muito bom. Mas a história está na íntegra (embora dividida em três volumes), as imagens são coloridas e a experiência de leitura é completa.
Além disso, não dá para reclamar muito, já que eu paguei R$ 2,70 por cada volume!
Se você gosta de HQs não pode perder esta - com certeza irá se encantar pelas aventuras do fotógrafo francês no Oriente Médio.
Já estou ansiosa para ler os próximos volumes e descobrir um pouco mais sobre a experiência de Lefèvre no Afeganistão.
Nota:
Eu adoro HQ e sou muito curiosa sobre os Médicos sem Fronteiras! Adorei a proposta e ainda por cima, a esse preço!!!
ResponderExcluirHahha
ResponderExcluirPoxa Nanie
Não dá p reclamar nada por 2,70 neahh
:P
Não gosto muito de HQ...
Ale, essa HQ é muito bacana - a história é linda, as fotografias maravilhosas! O preço foi o melhor de tudo, né?!
ResponderExcluirAriana, não dá nem para falar da edição... mesmo que eu tivesse gastado R$ 10 em cada volume, ainda estaria MUITO barato e ainda valeria MUITO a pena :)
ResponderExcluir