sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Filme: Plano 9 do Espaço Sideral


Edward D. Wood Jr. ganhou o título de pior diretor de todos os tempos e eu afirmo categoricamente: não foi à toa!



Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 From Outer Space), 1959
79 min.
Direção de Edward D. Wood Jr.
Roteiro de Edward D. Wood Jr.
Com Gregory Walcott, Tom Keene, Tor Johnson, Bela Lugosi, Vampira
Mais informações no site do IMDB

Antes de mais nada, é importante dizer que esse não é apenas um filme dirigido/roteirizado/produzido pelo pior diretor de todos os tempos, Edward D. Wood Jr., mas também é considerado o pior filme de todos os tempos.

Fôlego. Agora vamos falar sobre o filme.

Acho que é importante eu ressaltar de onde tirei esse filme, certo?! Eu assisti há pouco tempo o filme biográfico de Tim Burton onde Johnny Deep encara o papel do não aclamado diretor - Ed Wood. Eu me apaixonei pela história desse diretor e resolvi que iria encarar os filmes dele, mesmo que eles fossem considerados extremamente ruins.
Plan 9 from Outer Space é um dos filmes cujas filmagens mais aparecem na obra de Burton e por isso resolvi começar por ele.

A história gira em torno do nono plano de uma raça alienígena para tomar o planeta Terra. Se você tiver paciência para assistir a história inteira, a explicação que aparece bem no final chega a ser interessante (embora um tanto esdrúxula).


O filme utiliza cenas de Bela Lugosi antes da morte do famoso ator - Ed Wood teve o cuidado de escrever o script de forma que pudesse usar as últimas cenas "não roteirizadas" que havia feito do amigo, que faleceu em 1956, antes das filmagens de fato.
Apesar das filmagens terem terminado em 1957, o filme não conseguiu uma distribuidora até 1958 e sua data de lançamento foi fixada para 1959. Aliás, a melhor parte de assistir esse filme é, sem sombras de dúvidas, pesquisar sobre as curiosidades dele depois.

É hilário ter que falar sobre esse filme, porque apesar de ter sido feito como uma ficção-científica para inspirar horror, o que o filme faz é nos levar a dar risadas.
Eu vi a versão normal do filme, ou seja, tudo em preto-e-branco conforme o original. E para ver a história completa eu precisei dividir os 80 minutos de filme em três vezes.
Não, você não vai ter noção - mesmo lendo esse texto - do quanto é ruim o filme a não ser que se aventure a assisti-lo.

Para começar o roteiro é muito fraco - mais do que muito fraco. A história não tem muito sentido, as explicações menos ainda. Parece que Ed Wood não se preocupou muito em fazer um filme coerente - ele queria era rodar.
A direção de Ed Wood também é sofrível! Nossa... é impossível descrever acuradamente o quanto o diretor foi incompetente. Aliás, acho que uma curiosidade talvez dê uma ideia da dimensão da incapacidade dele. Um dos atores, que faz um detetive de polícia, aponta a arma algumas vezes para si mesmo durante o filme - era tudo um teste para ver se o diretor percebia a mancada. Desnecessário dizer se Wood viu porque, afinal de contas, as cenas aparecem no filme!

A qualidade de tudo é extremamente ruim. Os objetos voadores são terrivelmente falsos. Ok, o filme foi feito em 1957, mas ainda assim eles são péssimos. Em vários momentos (em vários momentos mesmo!) é possível ver os fios que seguram os OVNIs...
E como se isso não bastasse, dá para perceber que a grama é falsa em diversas tomadas. Um objeto voador mal feito eu poderia aceitar - afinal de contas, é algo que nem existe... mas grama?! Caramba... é grama.
E ainda assim é muito mal feita.
Acho até desnecessário continuar falando do cenário pobre... mas eu preciso dizer o quanto era falso aquele esqueleto que aparece em meados do filme. 

A parte em que os mortos vivos são mostrados é tétrica... eles só se movem e não dizem palavra... Mas o pior é a atitude que eles tomam quando se deparam com suas vítimas (ficou curioso quanto ao que eles fazem?! Veja o filme! É impossível narrar o "ataque" deles).

Não me diga que você vê qualquer diferença entre Lugosi e seu dublê.

E o que dizer do personagem do Bela Lugosi?! Eu mencionei ali em cima que o filme foi feito após a morte do autor e Ed Wood apenas aproveitou algumas filmagens que tinha dele. E foi isso mesmo.
Entretanto, o personagem de Bela Lugosi aparece em outros momentos do filme. Qual decisão foi tomada?! O diretor contratou o quiroprático de sua esposa (que além de ser totalmente diferente do ator que deveria dublar, ainda era significativamente mais alto e mais magro) para fazer as demais cenas de Lugosi. E como o público não iria perceber a troca de atores?! Simples, bastava ele tampar o rosto com a capa.
Eu não estou brincando. O cara é mais alto, mais magro, muito mais novo e o diretor simplesmente tampou o rosto dele com uma capa e achou que estava tudo bem.

Eu confesso que morri de rir vendo o filme e estou morrendo de rir agora também. É tudo muito falso, muito mal feito, muito ruim. Os títulos para o diretor e para o filme de "os piores" foram bem merecidos. Aliás, merecia também ganhar como pior cenografia, piores efeitos especiais, pior roteiro... pior tudo!
Apesar disso, eu recomendo que vocês assistam.

Não, juro que não estou brincando! Primeiro vejam o filme de Burton, que conta a biografia do diretor Ed Wood e depois vejam esse filme.
Apesar de ser horrível, é bem bacana para rir, apontar defeitos, refletir sobre como alguém teve a audácia de distribuir esse filme. É mais do que horrível... mas é um trash que precisa ser conhecido por aqueles que gostam de cinema.

E eu devo mesmo ser maluca, porque estou com outros filmes com roteiro/direção de Ed Wood e pretendo assisti-los.

4 comentários:

  1. Menina, eu estou morrendo de rir só de ler sua resenha, é lógico que eu vou assistir essa obra-prima do cinema!

    ResponderExcluir
  2. Cíntia, você não tem noção do que é esse filme >< hahaha Eu já esperava que fosse ruim, porque depois de ver o filme do Tim Burton fui pesquisar mais sobre o cineasta e descobri que Ed Wood é péssimo - e isso é consenso geral! hahahahahah
    Mas ainda assim fui surpreendida pela "desqualidade" do filme >< ô terror! hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. LOka
    kkkkkkkkkkkkkk
    Dispenso o convite viu
    hauhauhauahuahuaha
    Mas valeu a pena rir de saber que vc estava rindo XD

    ResponderExcluir
  4. Ariana, é um tanto de loucura mesmo. O filme é pior do que horrível... mesmo assim foi uma experiência bacana!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥