quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Labirinto dos Ossos, de Rick Riordan

O Labirinto dos Ossos, de Rick Riordan
Ática - 238 páginas
Porque quando seu pior inimigo é a sua própria família, a aventura se torna ainda mais arriscada.




Título: O Labirinto dos Ossos
Título Original: The Maze of Bones
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Rafael Mantovani
Editora: Ática
ISBN: 978-85-08-12691-0
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2008
Nº de Páginas: 238
Série: The 39 Clues - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva


Sinopse:
Amy e Dan Cahill perderam os pais em um incêndio há muito tempo. E a pessoa por quem tinham mais apreço - sua avó - também acaba de partir.

Mas ao invés de deixar uma herança, ela deixa um jogo - uma busca por 39 pistas. Várias equipes da família Cahill aceitam o desafio e partirão em busca das 39 pistas que podem levar ao maior tesouro do mundo.
Será que Dan e Amy serão capazes de enfrentar toda a família e vencer a disputa?


O que eu achei do livro:
Eu adoro Rick Riordan e isso não é segredo, mas dessa vez ele não me encantou tanto assim.

Não, não é que eu não tenha gostado das aventuras de Dan e Amy, eu gostei e me diverti, só esperava que fosse mais. Vou começar falando dos pontos positivos do livro.

A escrita de Rick Riordan, como sempre, é uma delícia! A leitura do livro é bem rápida e muito gostosa. Os irmãos se metem em todo tipo de encrenca e é pura diversão acompanhá-los.

A ideia de que cada autor escreva um dos livros é algo que me agrada demais. Acho o máximo essa interação proposta pela série e estou muito curiosa para ver como os diferentes autores vão contar a história à sua própria maneira, sem modificar o essencial (como a personalidade e os trejeitos dos personagens principais, por exemplo). Deve ter sido bastante desafiante e será muito intrigante de ler!

Eu também achei muito bacana o fato de que personalidades famosas são apresentadas como integrantes da família Cahill. Nesse primeiro livro o escolhido foi Benjamin Franklin.
Assim, enquanto as crianças vivem as suas aventuras, vão aprendendo mais sobre o famoso inventor-político-impressor-escritor-músico-ativista-diplomata, já que os fatos mencionados no livro sobre ele são verdadeiros (exceto, é claro, no que diz respeito a ele ser um Cahill e a pista que ele teria deixado). O final do livro já nos mostra que a próxima personalidade será Mozart!
Excelente, né?! Adoro essa ideia de misturar diversão com conhecimento - assim a criança lê um livro, se diverte e aprende um pouco. Além de que é impossível ler esse livro sem querer pesquisar um pouquinho mais sobre Bejamin Franklin.

Ao menos tempo, entretanto, em que gostei disso, também desgostei. É irreal demais que uma família tenha tantas personalidades assim. Todo mundo é um Cahill?!
Ok, eu sei que o livro é ficção e que é ficção infanto-juvenil, mas um pouquinho mais de veracidade não faria mal a ninguém.

Aliás, foi justamente a inveracidade da história o que me decepcionou... além de todo mundo que já fez algo importante ser um Cahill e todo Cahill ter feito algo importante, as movimentações dos irmãos também não me convenceram.
Como assim?!
Bom, eles simplesmente convencem a babá a realizar uma viagem internacional, saem do país sem o menor problema (e questões de documentação ou autorização dos pais ou responsáveis não foram levantadas em momento nenhum) e entram em um país estrangeiro também sem enfrentar qualquer dificuldade.
Qual é, né?! Acho que nem uma criança de 8 anos compra essa. Claro que me diverti com a aventura apesar disso, mas poderia ter sido melhor.

De maneira geral, a história é bastante agradável e deixa um monte de perguntas e nenhuma resposta! O leitor apenas descobre qual é a segunda pista (já que a primeira é dada logo de cara) e fica cheio de perguntas não respondidas. Mas isso é feito de uma forma muito interessante, eu gostei ao menos.
Apesar de não dar muitas respostas e do final ficar bastante em aberto, Rick Riordan soube trabalhar bem a trama e me deixou ultra curiosa pelo segundo livro (que foi escrito por outro autor).

O livro fez tanto sucesso que a série além dos 10 livros originais já ganhou um segundo round, por assim dizer. Já existe uma segunda série que está sendo publicada e a promessa de uma terceira que virá logo em seguida. Além disso, os direitos para um filme já foram comprados e há rumores de que ele chegue aos cinemas no ano que vem.

Fiquei bastante satisfeita de, enfim, ler essa história que há tanto tempo me aguardava na minha estante. Agora quero muito a continuação e, infelizmente, ainda não a tenho (e como essa série é cara, né?!).


P.S.: Esse foi o livro escolhido pelos leitores do blog no Escolha para a Nanie 4. Agora vocês vão ter que me dar o segundo, porque estou bastante curiosa para continuar acompanhando essa história.


Nota: 

15 comentários:

  1. Ahn? ó q decepção

    estou depressivo agora, brincadeirinha,

    Mas Nanie, pensei q vc ia amar o livro

    e o fato de eles poderem viajar de uma país para o outro é explicado no nono livro, eles descobrem um super-segredo

    Além do mais, os Cahill são os Cahill, eles fizeram coisas muito importantes que mudaram o curso da história, e na verdade existe outra família que também possui várias personalidades também, as perguntas não respondidas são respondidas nos outros livros.
    Se eu pudesse Nanie eu te emprestava Uma Nota Errada, mas como a gente não mora na mesma cidade, não tem como, mas você pode comprar o box da série q fica mais barato do que comprar de 1 em 1.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanie, aqui estão os links:

    Para comprar o box: http://www.atica.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=4241&Exec=1
    e para solicitar um livro:http://www.atica.com.br/SitePages/Contato/Fale-conosco.aspx?Exec=1

    ResponderExcluir
  3. SÓ 3 ESTRELAS???

    Francamente, Nanie, que decepção!

    Brincadeiras a parte, fiquei realmente surpreso com sua avaliação. Não discordo dela nenhum pouco (Parece até que eu escrevi essa resenha) porque bate exatamente com o que pensei do livro. Só achei que destoou do que eu esperava que você fosse achar, porque você ADORA esses infanto-juvenis.

    Nanie, você está mudando.
    Essa coisa deles viajarem sem problemas e ainda uma situação em que uma BOMBA explode e a polícia não aparece é o que considero furos nas histórias, mesmo que infanto-juvenis. Não gosto do gênero justamente por causa desses furos que passam batido. Mas você era uma defensora dessa inveracidade do gênero (algo a ver com ser bom as crianças sonharem) e por isso achei que fosse ignorar essas maluquices e amar o livro.



    O que eu gostei desse livro foram as curiosidades. Ele é bem interessante com essas viagens e não vai para o lado sobrenatural. Gostei ainda da gente poder desvendar os enigmas junto com eles.


    Abandonei a série nesse livro mesmo por ela ser muito grande e eu não ter paciência pra isso, além do preço dos livros (e eles são minúsculos, esse aí eu li num dia só). Mas se eu ganhasse os livros continuaria com a leitura assim, só por curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Realmente a série é muito cara, tanto é que não tenho nem o primeiro livro, HAHA. E são 10 livros? 'O' .. Haja dinheiro, rs.

    Enfim. A ideia central da história é interessante. Gosto de coisas assim. Mas não sei se acompanharia a série. Pelo que eu tenho lido por aí, os livros possuem uma avaliação, em média, de 3 estrelas só =/
    Pretendo acompanhar uma nova que sairá pela Seguinte, que segue esse mesmo estilo e dinâmica..

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lucas, eu não odiei o livro, mas também não amei.


    Então... explicou tarde demais, né?! Não dá para esperar que eu engula tudo agora e só vá descobrir as explicações oito livros mais tarde.
    Ah, sim, eu sei que as perguntas serão respondidas aos pouquinhos - isso faz parte e não me incomodou :D

    ResponderExcluir
  6. Lucas, obrigada pela indicação... mas, caramba, essa série é cara demais! hahaahahaha Acho meio improvável que eu leia os próximos livros já que eles custam ridiculamente caro.

    ResponderExcluir
  7. 3 estrelas não é tão pouco assim, Felipe!

    Não é que eu tenha mudado (embora, é claro, eu tenha mudado de fato! hahahahaah Todos estamos sempre em constante mudança... mas aí vamos entrar na filosofia e sair da resenha. Devir, enfim). Eu ainda sou uma ferrenha defesora dos infanto-juvenis que fazem com que as crianças sonhem. Esse livro é que não foi capaz de me ganhar!

    Mas uma coisa é você acreditar que pode através de um guarda-roupas ir parar em um mundo onde você pode ser rei, conversar com faunos, destruir feiticeiras ou se tornar o melhor amigo de um Leão ou quem sabe através de uma nova dimensão viajar por todo o mundo para lutar contra deuses mitológicos apesar de não ser mais do que uma criança... outra totalmente diferente é você estar inserido no mundo real e viajar por aeroportos reais sem qualquer problema O.o

    Não sei se você vai conseguir enxergar a diferença... talvez ela não exista para todo mundo mesmo, mas para mim existe. E tampouco estou dizendo que só aceito infanto-juvenis fantásticos... não é por aí. Se o autor tivesse dado uma explicação plausível, eu aceitaria (sei lá qual... por exemplo que eles já tinham passaporte e autorização para viajar porque já haviam ido passado as últimas férias com a au pair em Paris há poucas semanas).

    Sim, e a situação de viajar foi só uma que pareceu forçada demais... ainda teve essa da bomba, a hora que a babá chamou a polícia e eles simplesmente foram embora (como assim nem tiveram que dar um depoimento?)... Enfim, várias coisas...

    A maluquice da família eu engoliria na boa e até acharia legal... mas com tanta coisa, me incomodou também.

    Ah... as curiosidades. Acho que esse é o ponto chave do livro *-* Eu AMO histórias que me fazem pesquisar e esse livro fez isso! Isso é o que eu realmente me encantou e me fez gostar da série (mesmo que não tenha sido tanto quanto as pessoas esperavam que eu gostasse).

    Então... eu não vou considerar que eu abandonei a série... porque eu gostei dos livros. Mas realmente não posso gastar tanto dinheiro com um livro! E além de caros eles são mesmo muito fininhos...

    Se eu ganhasse, entretanto, continuaria a leitura com muito gosto.

    ResponderExcluir
  8. João, é caro demais! Puxa, eu fiquei impressionada com os preços dos próximos e certamente não irei continuar a leitura a não ser que eu consiga adquirir os livros por um preço decente ou que eu os ganhe >< hahaha


    A ideia do livro é bem bacana e ele em si não é ruim! Não é incrível, mas é divertido e uma boa opção para ler entre livros mais pesados.


    Qual série da Seguinte?!

    ResponderExcluir
  9. 3 estrelas realmente não é pouco, mas quando é você quem dá as 3 estrelas é sim! Você uma pessoa que se agrada muito fácil com os livros. Se você perceber, você dá 5 estrelas quase que brincando (E não estou falando mal da sua avaliação, entendo que você realmente gosta dos livros, você já nos explicou isso) então quando vejo algo menor que 4 já me surpreendo. Quando você dá 2 estrelas ou menos é porque o livro é terrível mesmo (Como aconteceu com aquele da Escola do James Patterson que realmente me pareceu MUITO fraco).

    Entendo a diferença. É assim mesmo que penso. Não tenho problemas em aceitar a fantasia, só gosto quando as coisas fazem sentido mesmo dentro de um mundo fantástico. Não é só porque tem magia no meio que vamos avacalhar, né? (Nárnia, por exemplo, me incomoda pelo fato das crianças conseguirem lutar contra guerreiros treinados a vida para a guerra. PJ, pelo mesmo motivo. Não é crível).

    ResponderExcluir
  10. Felipe, entendo o seu lado :D Eu realmente avalio com bastante estrelas os livros que leio... mas ultimamente tenho sido um pouco menos generosa com minhas estrelas...
    Ainda assim, é verdade, esse é um livro que é só "legalzinho" - não mais do que isso.
    Aquele do James Patterson é mesmo bem fraco.


    haahahahaaha Eu compro Nárnia e PJ fácil, mas esse não... então imagino que deva ter sido ainda pior para você do que foi para mim ><

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie,
    Que pena que não gostou tanto assim do primeiro livro.
    Eu amo essa série e estou super ansiosa para começar a ler a próxima fase, aquela dos Cahill contra os Vespers!! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Camila, eu achei ele meio fraquinho ><
    Ainda assim gostaria de ler os demais livros da série! Isso, infelizmente, não vai ocorrer tão cedo - porque os livros são caros demais O.o

    ResponderExcluir
  13. A série da seguinte é Infinity Ring, se Deus quiser eu vou acompanhá-la

    ResponderExcluir
  14. Hunnn nunca ouvi falar :D Vou procurar saber mais sobre ela, Lucas :)

    ResponderExcluir
  15. Aline, a proposta é super legal, mas é tão caro >< heheheh

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥