segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Inferno, de Max Hastings

Inferno, de Max Hastings
766 páginas - Intrínseca
Uma visão ampla sobre um dos maiores conflitos da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial.




Autor: Max Hastings
Tradutor: Berilo Vargas
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-269-8
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 766
Comprar Online: Saraiva


Sinopse:
O século XX foi manchado por duas grandes guerras. A Segunda Guerra, que terminou por mudar todo o cenário político-econômico mundial, se deu entre 1939-1945.

Max Hastings escreveu Inferno baseado em uma minuciosa pesquisa para dar ao leitor uma visão ampla sobre esse que foi um dos maiores conflitos da história da humanidade.


O que eu achei do livro:
Eu não sei como vocês se sentem quanto a esse assunto, mas a Segunda Guerra Mundial sempre me deixa curiosa e enjoada ao mesmo tempo.
Enquanto quero saber mais e mais sobre o que aconteceu nessa época, eu me sinto perdida, sem conseguir entender - por mais que todos os motivos e desdobramentos me sejam explicados - como o ser humano foi capaz de levar em frente um conflito de tamanha proporção e estupidez.

Max Hastings é um Escritor e um Historiados com E e H maiúsculos - é realmente muito competente.
Primeiro porque nota-se que o trabalho de pesquisa do autor é incrivelmente bem feito. Ele não apenas apurou todos os fatos importantes no conflito como também soube selecionar sobre quais deveria falar no livro e quais deveriam ser apenas citados, sem maiores detalhamentos. Foram seis anos de guerra e o leitor tem a impressão de que o autor passou por cada mínimo detalhe, destrinchando-o e explicando-o em sua integridade (embora isso não tenha sido feito de fato).
Segundo porque a escrita do autor é muito gostosa de ser lida. Apesar de ser um livro de não-ficção, um histórico sobre a guerra, que narra o conflito, o autor conseguiu fazer um texto que é bastante gostoso de ser lido. A leitura não é dinâmica, é bem lenta, mas ainda assim muito gostosa e prazerosa.

Vale ressaltar, entretanto, que Max Hastings é um dos maiores historiadores militares do mundo. Tira-se dessa afirmação (que encontra-se na bio do autor na orelha do livro) que ele é uma autoridade no assunto Segunda Guerra Mundial e, portanto, ler o seu livro é conhecer ainda mais sobre esse que foi um dos maiores distúrbios do século XX (e não apenas desse século, mas de toda a história da humanidade) e, ao mesmo tempo, apreende-se que esse é um livro que cobre principalmente o aspecto militar do conflito.
O autor fala sobre a política e a economia de forma mais ampla, sem muitos detalhes. Ele foca mais na parte militar: estratégias, contingente, baixas, movimentações.

O que mais apreciei durante a leitura do livro foram os fragmentos de cartas e diários utilizados pelo autor durante a sua narrativa - conseguiram dar um toque humano ao livro, que de outra forma não seria alcançado.
Eu sou uma fã fervorosa da História e do estudo do passado da humanidade, mas a minha parte favorita não é a militar. Eu gosto de saber mais sobre o cotidiano das pessoas - o que elas faziam em sua dia a dia, o que comiam, o que pensavam, como se divertiam, como conseguiam seu sustento. Isso transparece apenas em pequenos momentos do livro e, principalmente, nessas citações que o autor coloca.

O livro tem um enfoque militar e quem desejar lê-lo precisa ter isso em mente, mas também é possível se deleitar com o conhecimento que o autor reuniu no livro e ter um pouquinho dos outros aspectos, como por exemplo a parte humana que citei.

O livro é todo dividido em capítulos que cobrem partes do conflito. Os capítulos seguem de forma cronológica - o que permite uma leitura linear da narrativa de Hastings. Apesar disso, é totalmente possível ler um capítulo de forma separada, compreendendo melhor um determinado aspecto ou fase da guerra. São vinte e seis capítulos que cobrem a disputa na Europa, Ásia e África.

A tradução do livro ficou muito boa! E a revisão também foi muito bem feita. A editora também acertou ao trazer as fotos e mapas (aliás, as fotos estão reunidas em páginas com papel especial) da edição original.
A edição do livro está muito boa - o que é essencial em um livro que será minha referência daqui para frente quando eu me deparar com dúvidas sobre a Segunda Guerra Militar. Sempre que tiver um dúvida sobre o conflito, esse será, certamente, o primeiro livro que irei consultar.

O livro ainda traz 20 mapas que auxiliam a entender a movimentação militar das tropas durante a guerra e 48 páginas de fotografias (são 45 fotos) que servem para chocar o leitor e ajudá-lo a enxergar melhor a magnitude dos acontecimentos.
Uma das comparações que mais me chocou foi uma foto mostrando um jantar de Ação de Graças de uma família americana ao lado da fotografia de um homem em Leningrado segurando um pedaço de pão.

Apesar de ter 766 páginas, a história do livro termina de fato na página 697 - sendo que depois o leitor irá encontrar listas das fotos e mapas, notas, referências e a bibliografia utilizada para compôr o livro.

A leitura é lenta - demanda certo tempo -, mas extremamente recompensadora. Quem gosta de história e se interessa pela Segunda Guerra Mundial terá um prato cheio em Inferno: O Mundo em Guerra 1939-1945.


Nota: 

8 comentários:

  1. Não gosto muito de história. Na escola - e agora no cursinho - era/é a disciplina que eu mais sofria/sofro, rs.
    Apesar de você apontar ser bem gostosa a escrita do autor, acho que não leria o relato do autor. Talvez eu até compre e leia devagar - até porque deve ajudar e muito a entender as coisas -, mas não é meu gênero favorito!

    Ótima resenha!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. João, você não gosta muito de História?! Poxa... eu sempre fui apaixonada por essa disciplina - adoro saber mais sobre o passado da humanidade!
    A escrita do autor é mesmo muito gostosa e o livro bastante interessante, mas é uma aula de História e quem não curte muito saber sobre o passado do mundo em que vive, não vai curtir muito a leitura não. É muito interessante, vale muito a pena ler, mas tem que gostar.

    ResponderExcluir
  3. Elysanna Louzada Cyprianoterça-feira, 12 fevereiro, 2013

    Uau... Segunda Guerra... Mapas... Fotos... Amo.... Valeu a dica. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Elysanna, para quem gosta do tema é um prato cheio \o/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro História, mas confesso que de tanto se falar seja na midia ou na minha própria família, eu meio que me cansei do assunto Segunda Guerra. A Grande Guerra (como é chamada a primeira guerra) e, principalmente o período entre guerras, com a grande depressão, os aspectos econômicos e socias além da ascensão do nazismo/fascismo são períodos que me atraem mais.

    O livro parece ser bem interessante mas como você, o aspecto militar dos conflitos não são os meus "favoritos". Você já leu Eric Hobsbawn? É muito bom. A Era dos Extremos é ótimo!

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Thaís, nunca li nada de Eric Hobsbawn... obrigada pela indicação - vou procurar saber mais sobre ele!


    Ah, eu me interesso por todos esses assuntos... História é algo que me interessa muito mesmo *-*

    ResponderExcluir
  7. Pra mim, Hobsbawn era o grande historiador do século 20 (infelizmente, ele faleceu ano passado). Na faculdade, até mesmo quem não gostava de História, gostava dos livros dele;)

    ResponderExcluir
  8. Thaís, eu vi os livros do autor e eles parecem ser fantásticos mesmo :D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥