segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Extraordinário, de R.J. Palacio

Extraordinário, de R.J. Palácio
Intrínseca - 318 páginas
Emocionante, divertido, delicioso!







Título: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autora: R.J. Palacio
Tradutora: Rachel Agavino
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-301-5
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 318
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
August nunca foi para a escola, então além de encarar o ensino fundamental - o que já é complicado para qualquer criança - ele ainda terá que se acostumar com uma rotina completamente diferente. Até então a mãe o ensinava em casa, mas ele atingiu um ponto em que ela não é mais o suficiente.

Como será ter que enfrentar pessoas desconhecidas? Não vai ser fácil encarar esse desafio, mas ele não estará sozinho - contará com a ajuda de seus pais, professores e até mesmo de alguns amigos na nova escola que ele nem sabia que faria.


O que eu achei do livro:
Esse livro é EXTRAORDINÁRIO!
Isso mesmo, em caixa alta. Porque não há como descrever o quão maravilhosa é essa história que me fez rir, chorar, me odiar, amar os protagonistas.

Eu recebi uma prova da editora Intrínseca, já que o livro ainda nem foi lançado (mas o lançamento já é dia dia oito agora!). A prova que eles mandaram é toda bonitinha - já com a capa como vai ser, a ficha catalográfica completinha e com a diagramação conforme será publicada. Até mesmo já está revisado - então é como se fosse o livro mesmo, só que antes do lançamento (que privilégio, né?!).

O livro chegou aqui em casa à tarde e eu nem pude vê-lo direito porque foi bem na hora de sair para o trabalho. Mas, quando cheguei à noite, estava muito curiosa e comecei a folhear.
Acha que consegui parar por aí? Não, não consegui.
Comecei a leitura. E quando me dei conta já eram duas horas da manhã, eu tinha lido duzentas e tantas páginas e não queria de forma alguma ir dormir, mas eu precisava porque tinha trabalho no dia seguinte. Foi difícil demais largar o livro.

A escrita de R.J. Palacios é incrivelmente deliciosa!
O livro é narrado em primeira pessoa por vários personagens. Não é um por cada capítulo, mas um por cada parte (as partes são separadas por uma espécie de folha de rosto, que contém sempre uma citação bacana - retirada de uma música ou um livro). Achei isso muito legal, porque me permitiu ver a história por diferentes pontos de vista.
Os capítulos são bastante curtinhos - e isso foi justamente o que me fez ler tanto sem nem me dar conta. Quando eu via que o próximo capítulo tinha só duas ou três páginas e estando tão curiosa quanto eu estava, bom... eram só mais duas páginas, certo?! Seria rapidinho. E assim, de duas em duas páginas, lá se foram duzentas sem eu nem mesmo perceber.

A narrativa da autora é muito dinâmica e gostosa de acompanhar.
Com uma trama bastante original, personagens super bem caracterizados e um ritmo de leitura contagiante, Extraordinários é uma leitura que flui muito bem e captura o leitor de uma forma que ele não consegue escapar.

O livro conta a história do pequeno August tendo que encarar o desafio que é uma escola nova. Só que o menino nunca estudou em escolas, só em casa com a mãe. Então, encarar uma escola nova é ainda mais difícil e aterrorizante do que seria para outras crianças.
Essa é, sobretudo, uma história sobre encarar desafios, crescer e aceitar - novidades, novos amigos, dificuldades, barreiras, família.
August é um garoto muito legal - ele está sempre fazendo brincadeiras - e é fácil demais gostar dele! Aliás, ele não esperava fazer amigos tão cedo na nova escola e é muito interessante ver isso acontecendo.

Uma coisa que achei super bacana durante o livro foi ver que não apenas o August cresceu, amadureceu e aprendeu - mas todo mundo. Até mesmo seus pais e o diretor da escola.
Outro detalhe que me tocou demais foi ver que não havia pessoas ruins. Crianças podem ser cruéis, mas é de uma maneira ingênua, quase sem se dar conta do mal que estão causando - e a autora deixou isso transparecer em suas palavras.

Não acho que Extraordinário terá uma continuação. Aliás, acho que uma continuação acabaria estragando todo o encanto da história - eu estou achando o máximo imaginar o futuro da Vick, do August, do Justin, da Summer e do Jack - imaginar o que aconteceu, o que não aconteceu, o que poderia acontecer.
Apesar de achar que não terá outro livro, eu admito que gostaria muito de encontrar o August em outra história... talvez como um personagem secundário? Ok, acho que estou pedindo muito.
Mas, de qualquer forma, eu adoraria conferir outro livro dessa autora que é tão talentosa, criativa e sensível.

Extraordinário não pode ser descrito de outra forma, é mesmo um livro extraordinário e sua leitura deveria ser feita por todas as pessoas do mundo (e quando você ler o livro, vai entender por que eu não estou sendo nem um pouco exagerada ao dizer isso). O livro carrega uma forte mensagem de amor, aceitação e igualdade.
Uma história linda e emocionante que eu recomendo muito.


P.S.: Uma das partes que achei mais estranha, mas ao mesmo tempo muito intrigante, foi a narrada pelo Justin. Não só pela personalidade do menino, mas principalmente pelo fato de não haver letras maiúsculas durante esse capítulo. Nem no início das frases, nem para o nome de pessoas.
É muito estranho, muito intrigante e muito bacana!


P.P.S.: Eu me senti MUITO mal em alguns momentos desse livro. Talvez, quando ler você me entenda, talvez não. Mas o fato é que eu nem sempre agiria de uma maneira super bacana, embora eu tente ser uma pessoa legal e em alguns momentos isso me deixava triste. Entretanto, foi excelente sentir isso durante a leitura, porque certamente abriu mais a minha mente e o meu coração.


P.P.P.S.: Ops... já quase ia me esquecendo de mencionar um detalhe que faz certa diferença na história. August é o garoto novo na escola... a história é sobre como ele precisa enfrentar seus medos, sua nova realidade... é sobre como ele cresce e como faz crescer aqueles ao seu redor. Mas também é uma história sobre a sua deficiência. August tem uma degeneração genética que faz com que sua face seja diferente das demais.
Assim sendo, além de ter que enfrentar os problemas normais que as outras crianças precisam enfrentar quando chegam a uma nova escola, ele ainda tem que enfrentar o preconceito por ser diferente.

Isso é relevante no livro, não posso negar. Afinal de contas, a primeira coisa que o garoto diz é isso. E ele sempre menciona o fato.

Mas quer saber a verdade?! Eu acho que esse livro foi MUITO mais sobre um garoto que chegou na escola nova e precisou encarar esse desafio do que qualquer outra coisa. Acho que a doença de August é um detalhe. Importante, mas ainda assim um detalhe.

E aí reside a maravilha do livro!
Porque apesar de todas as diferenças, o August é simplesmente um garoto normal.


Nota:

44 comentários:

  1. E lá vamos nós com mais um livro da Intrínseca!

    Olha, acho que este ano eles vão deixar as outras editoras no chinelo, viu?! u_ú

    Ai, Nanie... Aqui estou eu com meu medo besta (mas este não está sendo tão divulgado o que quase implica que não vou me chatear e decepcionar! rs). haha Pois é, mas incrivelmente, não estou com tanto medo deste. Desde que li a sinopse de Extraordinário, achei que tem todas as chances de ser um livro muito delicado e bonito. É claro que August tem esse "defeitinho genético" e, bom, deve haver pessoas assim por ai, mas acho que esse livro passa um pouco do sentimento de como é não se encaixar no mundo, sabe? Por ser diferente e tal. Eu quero muito lê-lo!

    PS: adorei isso das partes separadas pro citações e trechos. Adoro quando livros tem essa "graça". ^_^
    PS 2: capítulos curtos são armadilhas fatais! HAHA

    ResponderExcluir
  2. A Intrínseca sempre arrasando!
    Estou doida para o meu exemplar chegar aqui. Adoro as suas resenhas, são sempre tão verdadeiras e carregadas de sentimento, sem contar os "PS", que deixam tudo ainda melhor hahaha.
    Acredito que eu vá me apaixonar pela história, as resenhas que já li são ótimas e me passam esse sentimento bom. De inicio achei que fosse ser um livro bem triste, mas agora já percebi que não.


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei, gostei e gostei!

    Adoro dramas leves e esse parece ser daqueles que emocionam sem dilacerar.
    Amei sua resenha Nanie, deu para sentir que vc curtiu demais.

    Extraordinário é mais que um aval.

    ResponderExcluir
  4. Oi nanie!
    Gostei do seu PPPPS kkkkk
    Bom, se eu fosse pegar o livro pela capa, não gastaria nem $1,00 com ele kkk
    Mas pela sua empolgação, vou marcar aqui para comprar no próximo mês kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Desde que a editora colocou o seu primeiro post falando sobre esse livro em dezembro eu fiquei com vontade de ler.

    Esse livro deve ser incrível, eu quero muito ler e com essa resenha positiva, agora eu estou doidinho pra ler.

    ResponderExcluir
  6. Janaína, realmente a Intrínseca está com lançamentos incríveis para esse ano (e ano passado eles também arrasaram, né?!). Para a nossa sorte \o/


    É livro diferente e ao mesmo tempo não é tão diferente assim. É uma história linda e muito tocante. Eu me maravilhei e acho que todo mundo também vai gostar tanto quanto eu \o/


    Sabe, eu acho que a deficiência dele acaba sendo só um detalhe - ele enfrenta problemas que todos os garotos enfrentam quando mudam de escola. Acho que isso é o mais bacana.


    Eu também adoro quando há separações assim e posso ver a história de diferentes pontos de vista. Fica diferente e muito bacana!


    Nesse caso a armadilha é fatal mesmo >< Você não consegue parar de ler!

    ResponderExcluir
  7. Juh, arrasando demais! Menina, esse livro é lindo *-* Vai ser difícil algum outro ser tão bom quanto ele esse ano \o/ E para afirmar isso no segundo mês... é porque me ganhou mesmo :D


    hahahah eu não resisto aos P.S. >< Sempre encho minhas resenhas de P.S.


    Você vai se apaixonar por esse livro sim - porque ele é simples e tocante!
    Não é um livro de chorar o tempo todo, mas tem algumas passagens emocionantes também.

    ResponderExcluir
  8. Leninha, esse é um drama bem leve e gostoso! Tem passagens que nos levam às lágrimas, mas também tem passagens que nos fazem rir e nos divertir! Eu gostei demais dessa história *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanie.

    Adorei sua resenha. Me deu uma vontade louca de ler o livro, parece ser o tipo de livro que eu gosto.
    Espero que apareça alguma promoção por aí... ^.^
    E adoro a forma que você faz sua resenha. Sem dá muitos detalhes do livro, mas inserindo a gente dentro dele. E os "PS", sempre muito divertidos e importantes, kkk! :D

    Felipe Saraiva,
    @FsabLipe,

    http://bibliotecafelipes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Carla, o livro é lindo! Você não gostou da capa?! Cara, desde o início eu acho essa capa o máximo *-* E o livro é lindo!

    ResponderExcluir
  11. Lucas, ele é incrível mesmo. A leitura vale a pena demais :D

    ResponderExcluir
  12. Felipe, o livro é maravilhoso - eu não me canso de repetir o quanto a história é linda e deliciosa!


    Então, eu tento não contar muito da trama... porque isso a pessoa vai descobrir lendo, né?! Tento só dizer o que senti ao ler o livro (até porque é assim que gosto de ler uma resenha >< hahahahaha).


    Eu sou viciada em PS's \o/ hehehe

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanie!

    Também achei este livro incrível.

    Chorei muito, sofri muito e tive pena em alguns momentos do Auggie.

    Mas eu adorei o livro.

    Também achei intrigante a parte do Justin!

    Beijinhos,

    Thais Priscilla

    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nanie.

    Eu fiquei intrigada desde que vi o booktrailer.

    Pelo visto será mais um livro tão emocionante como ACedE, que também traz belíssimas mensagens de reflexão.

    Assim como você, adoro dramas singelos que nos tocam de alguma forma.

    Ansiosa p/ lê-lo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Deve ser ótimo, estou louco para ler.

    ResponderExcluir
  16. Bruna Britti (Supreme Romance)terça-feira, 05 fevereiro, 2013

    Você gostou mesmo en? :)

    Mesmo simples, gostei da capa. Eu vi o booktrailer do livro e fiquei interessada para ler, só depois quando fui lendo sua resenha percebi que se tratava do mesmo livro. O bom de cap. curtos é justamente esse, a sensação de "olha, só três páginas, vou ler mais um pouquinho". No fim, você lê o livro inteiro, hehehehe



    Apesar de não ser um estilo que leio com frequencia, me interessei. Tá anotado a dica :-) Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha está extraordinária, hahahahaha.
    Sério, comecei a ler e fiquei pensando "Não é esse o livro que tem o garoto com uma deficiência?" e nada de você mencionar o fato. Quando mencionou no fim achei incrível. Ainda não li esse livro, mas gosto da temática ainda mais quando consegue ir além do que é esperado. Já queria ler e agora quero ainda mais, o fato de termos vários narradores (adoro vários pontos de vistas) e capitulos curtos é ótimo.

    ResponderExcluir
  18. hahahah obrigada, Laís :D
    Pois é... eu queria falar sobre o livro sem mencionar a deficiência do August (ao menos, sem mencioná-la até bem no finalzinho) porque sobretudo esse é um livro sobre um garoto normal.
    É um livro incrível, tocante! A autora foi muito sensível ao escrever essa história - eu adorei e super recomendo :D


    O fato de ter vários narradores é muito bacana para dar ao leitor a oportunidade de ver os demais pontos de vista e os capítulos curtos são uma armadilha inescapável.

    ResponderExcluir
  19. Bruna, gostei demais! Nossa, o livro me chamou atenção pela sinopse que já o fazia parecer incrível.

    À medida em que prosseguia na leitura, eu ia me apaixonando mais e mais pela história e também pelos personagens.

    Ah, esses capítulos curtos são como Batom: "É impossível ler um só".

    ResponderExcluir
  20. Thais, eu me emocionei em alguns momentos, mas não senti pena do Auggie. E justamente por isso eu deixei para mencionar a deficiência dele apenas no final - porque eu o enxerguei como um garoto normal!
    Não estou dizendo, de forma alguma, que não consegui perceber todas as dificuldades que o garoto (e a família dele) precisaram enfrentar, não é isso... mas é que mesmo com tudo isso, ele é só um garoto. Como todos os outros.


    O livro é bom demais, né?!

    ResponderExcluir
  21. Carla, é um livro que vale a pena ler!
    Eu me emocionei em alguns momentos sim, e é recheado de mensagens bacanas.

    ResponderExcluir
  22. Aiii, adorei a resenha, sério mesmo!! Logo que comecei a ver as sinopses do livro por aí, já de cara chamou minha atenção. A capa é linda em toda a sua simplicidade. E a história, pelo que li em sua resenha, é daquelas que provocam sentimentos múltiplos, alguns contraditórios, mas todos de certa forma complementares. Pelo tema, não tenho dúvidas de que realmente se trate de um livro que todo mundo deveria ler.
    Bjão
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  23. Primeiro...se odiar? o.O

    Agora vamos continuar...

    Legal ler livros assim...que te prendem, ao menos comigo isso acontece, vou lendo e quando vejo já tenho que ir trabalhar...tá exagero meu.

    Você fez a mesma coisa que eu faço, só mais algumas páginas pro próximo capitulo? Ah, vamos lá então...

    Que dó das crianças, elas nem são crueis, minha sobrinha, por exemplo, ela me morde, me bate, briga comigo...mas pq ela me ama, eu acho.

    É, o livro parece ser extraordinário mesmo...

    Sobre o Justin, será que a autora não quis se colocar no lugar dele? Digo, ele possivelmente escreveria assim, talvez...sei lá.

    Parece mesmo uma história muito bonita, falando das diferenças e da superação e isso é bacana em alguns livros.

    Agora fiquei pensando...será que talvez vire um filme? Não digo um filme grande, às vezes um com um orçamento menor fique bacana, tipo As Vantagens de Ser Invisível. Se bem que este daí tem atores famosos, mas enfim...digo, seguindo a mesma linha.

    Já que tava lendo a resenha dei uma lida nos comentários, por cima...pessoal gosta dos seus P.S., hein? rs

    Ele me lembra (e talvez até a você, que leu recentemente) dos P.S. em Drácula.

    E a capa...bem, não está totalmente feia...mas não tá muito bonita. Parece uma xícara com um olho desenhado e com cabelo... '-'

    Estranho esse meu comentário, eu sei...

    Não sei, sinto que falta algo nesse post, estou fazendo ele no bloco de notas (pra ter uma visão geral dos posts e tals) e não sei, mas enfim...é isso.

    Acho que leria ele, afinal é curto, e é rápido...e acho que iria gostar.

    ResponderExcluir
  24. Thiago, uau! Isso é o que eu chamo de testamento! hahahahaa

    Eu adoro ler livros assim *-* Comigo não foi antes do trabalho, foi antes de dormir... mas parar foi complicado, viu?!

    As crianças são cruéis por ignorância... elas não sabem que algumas brincadeiras e apelidos realmente magoam. Não tem noção da gravidade do que fazem.

    O livro é definitivamente extraordinário - vale a leitura!

    Não sei se vai virar um filme... e tampouco sei se eu gostaria de ver um filme desse livro.

    Ah, eu fico super feliz que o pessoal goste dos meus PS's :D Tem coisas que simplesmente não consigo encaixar no meio da resenha, mas que preciso dizer mesmo assim - e os PS's me salvam :D

    Leia sim! A leitura é super rápida e tremendamente compensadora :D

    ResponderExcluir
  25. Aline, é até complicado falar desse livro - porque ele é realmente incrível!
    Eu também acho a capa simples e linda ao mesmo tempo *-*


    Eu acho que é mesmo um livro que todo mundo deveria ler! É lindo =D

    ResponderExcluir
  26. Eu acordo todo dia às 5 pra ir trabalhar, ou seja, antes do trabalho é lá pela 1 hora...rsrs
    Ah isso é verdade, mas acho que é pq elas ouvem alguém chamar alguém assim, minha sobrinha esses dias estava me chamando de bandido...tipo "???"...aí ninguém fala bandido em casa, achamos que ela ouviu na escola, ou tv...e bem, maioria das coisas vem de outras crianças, principalmente palavrão.
    Ah, acho que ficaria legal...mas só acho, vai de saber interpretarem o livro e passarem pra filme, às vezes fica bom, às vezes não.

    ResponderExcluir
  27. Tenho visto muitos comentários sobre esse livro, mas realmente não faz meu estilo... por mais que a história pareça incrível sei que se viesse para casa ficaria parado em meios a tantos do gênero.
    Bjkas!!
    Monique Martins

    ResponderExcluir
  28. Monique, é um livro muito delicioso e emocionante! Eu indico demais a leitura dessa história - porque realmente vale a pena :D
    É um drama, então a pessoa tem que estar no clima para dramas, mas é bastante diferente de outros tantos livros do tipo ^^

    ResponderExcluir
  29. Tão bom, quando um livro te pega de um jeito e você não consegue mais parar de ler, e de pensar que os personagens tão bem construídos e marcantes nos enxergar além-mar, acho que vai ser mais uma leitura favorita do ano. Aposto! Vamos ver se abrirei meu coração tanto quanto gostaria.

    Parabéns pela resenha. =)

    ResponderExcluir
  30. Rafael, é mesmo muito gostoso =D Aliás, acho que não tem nada melhor do que um livro que não te deixa fazer mais nada enquanto não termina a leitura \o/


    Com certeza estará entre as melhores leituras desse ano para mim e espero que seja assim para você também \o/

    ResponderExcluir
  31. Aposto que sim Nanie, torcendo para a leitura ser maravilhosa. *-*

    ResponderExcluir
  32. adoro quando os capitulos são pequenos a historia flui bem melhor! A sinopse nao tinha me despertado interesse e nao tava empolgada com o lançamento dele, mas depois de vc dizer que todas as pessoas do mundo deveriam ler vou dar uma chance ne? rs

    ResponderExcluir
  33. Nanie, essa é a primeira resenha que leio. Isso dos capítulos curtinhos sempre me pega, rs, "só mais algumas páginas" é muita tentação... hehe... Tenho dificuldade para largar livros que amo também, parece que dói fazer isso.

    Extraordinário em letras maiúsculas mesmo? Bom, só me resta ler, e assim que puder. Adoro quando as personagens aprendem sobre si mesmas e sobre o mundo e crescem na história.

    E que capítulo é esse, sem letras maiúsculas? Fiquei curiosa pra entender o porquê.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  34. Adorei o tema do
    livro, realmente a Intrínseca está arrasando nos lançamentos! Deve ser muito
    curioso e emocionante entrar no universo dessa criança e enxergar a sociedade
    pelos olhos de August. Parece ser um livro lindo e comovente. Fiquei mais do
    que curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  35. Thamires, é verdade! A história flui melhor, a leitura fica mais rápida e é impossível parar de ler.
    Menina, o livro é ótimo! E eu realmente acho que todas as pessoas do mundo deveriam ler porque é uma história que tem muito a ensinar!

    ResponderExcluir
  36. Juliana, os capítulos curtinhos são uma armadilha da qual é impossível escapar >< hahahaha


    Letras maiúsculas, negrito, sublinhado, colorido - tudo o que tiver direito! O livro é maravilhoso e a leitura mais do que vale a pena :D

    ResponderExcluir
  37. Sanélia, é um livro muito diferente e bastante maravilhoso - eu super recomendo a leitura para todo mundo. É comovente e bastante delicioso!

    ResponderExcluir
  38. Nossaaaa e agora??/ hoje que o livro vai ser lançado... será que ja vou ter que correr na livraria????

    FIquei muito curiosa com toda a história!!!

    Adoro livros com capitulos pequenos também! Me parece que a leitura flui melhor!!

    E esse August, ja estou gostando dele!!!
    bjusss

    ResponderExcluir
  39. Ana Paula, a leitura super vale a pena - é maravilhoso esse livro *-*


    O August é um personagem simpático, divertido, muito bem humorado - é uma delícia ler a história dele!

    ResponderExcluir
  40. Esse livro já chama a minha atenção pela capa! Vi o booktrailer e o achei mais encantador ainda. A sua resenha me deixou mais curiosa. Adorei o fato de a escrita de R.J. Palacios ser deliciosa. Estou extremamente ansiosa para ler Extraordinário. ;)

    ResponderExcluir
  41. Alessandra, a capa ficou muito interessante, né?! Eu gostei muito da capa dessa história - chama a atenção e é simples e intrigante assim como o livro.


    A escrita da autora é muito gostosa e a história uma graça - vale a pena conferir esse livro!

    ResponderExcluir
  42. Eu comprei e estou louca pra começar a leitura, mas tenho uns 10 na frente :( beijo www.mulhericesecialtda.com

    ResponderExcluir
  43. Marcela, esse livro é o máximo =D Quando ler, você certamente irá adorar.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥