quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Aprendiz, de Trudi Canavan

A Aprendiz, de Trudi Canavan
Novo Conceito - 534 páginas
E a aventura no Clã dos Magos continua no segundo livro da série A Trilogia do Mago Negro.





Título: A Aprendiz
Título Original: The Novice
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-025-0
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2002
Nº de Páginas: 534
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: A Trilogia do Mago Negro - Vol. 2
Outros livros da série:
     - O Clã dos Magos


ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
Sonea, enfim, teve que se juntar ao clã - não havia outras formas de conter o seu poder. Mas ela teve a sorte de ver que nem todos os magos são ruins e seu guardião em seu primeiro ano na Universidade será Rothen - um mago alquimista que só quer o bem da garota.
Entretanto, ela também se dá conta de que existem magos que podem ser muito piores do que ela poderia sequer imaginar. A prática de magia negra parece certa por aquele que deveria ser o mais importante mago do clã.

Lorlen descobriu o que Sonea viu sobre o seu amigo, o Lorde Supremo, e agora não sabe o que fazer.
Primeiramente, ele decide enviar Dannyl como Embaixador a Elyne e, por carta, pede para que o mago - que desconhece os motivos do Administrador - refaça as pesquisas de Akkarin antes deste se tornar Lorde Supremo.

Será um ano muito difícil para Sonea - que irá enfrentar muitos preconceitos por ser uma favelada -, mas também muito produtivo, porque há muita coisa a aprender.
E também não será nada fácil para Dannyl refazer os passos de tão poderoso mago sem levantar muitas suspeitas sobre suas atividades.


O que eu achei do livro:
Esse livro conseguiu ser ainda mais gostoso do que o primeiro!

Lembra (ou não) que eu mencionei na resenha do primeiro livro que a escrita da autora era muito gostosa mas um tanto lenta? Esqueça isso!
No segundo volume, a narrativa de Trudi Canavan continua simples e gostosa de ler, mas é bem mais dinâmica do que no primeiro. São muitos acontecimentos e é impossível parar com a leitura - eu praticamente devorei o segundo livro d'A Trilogia do Mago Negro.

Os personagens continuam tão cativantes quanto antes! Adorei reencontrar Dannyl, Rothen, Sonea, Lorlen e até mesmo Akkarin.
Além dos personagens do primeiro livro ainda há a inserção de novos: o detestável Regin, o amável Tayend e o apaixonante Dorrien, entre outros.
Mas o mais legal não é apenas a inserção de novos personagens, mas a maneira como a autora trabalha com eles.

O livro é narrado em terceira pessoa - como no primeiro volume -, porém dessa vez é basicamente dividido em duas histórias, que estão interligadas: o primeiro ano de Sonea como aprendiz e de Dannyl como embaixador. A cada capítulo o leitor vislumbra um pedaço de cada uma dessas tramas.
A autora poderia ter contado apenas uma história, mas ela foi muito além, explorando temas como bullying e orientação sexual - sem que isso parecesse forçado ou sem que em momento algum pareça que ela está dando alguma lição de moral ou tratando de um assunto polêmico.
Achei o máximo a forma como ela conseguiu fazer isso.

Além do já citado, o que mais me impressionou foi a maneira com que Trudi Canavan mexeu com meus pensamentos. Será que conclusões podem ser tiradas antes que todos os fatos sejam conhecidos? Essa não parece ser uma boa ideia, não é mesmo? Mas todos fazemos exatamente isso.
Acho que o terceiro volume da série vai mostrar que conclusões precipitadas podem levar a atitudes erradas.

Eu amei o segundo livro da trilogia - foi uma delícia de ler, a história é encantadora, os personagens muito bem definidos.
Estou ultra ansiosa para o último livro - que foi lançado em Janeiro desse ano - e mal posso esperar para lê-lo logo e descobrir como terminam as aventuras de todos esses personagens que agora são por mim muito queridos.


Nota: 


14 comentários:

  1. Oi Nanie!

    Me desculpe, mas não li a resenha inteira... como ainda não li o primeiro livro, não quero ler nada sobre a história kkkkkkk

    *a loka*

    Todos que começaram a ler a trilogia estão amando!! Logo vou começar a ler e venho aqui para comenttar \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Leninha, não leu nem o primeiro?! Poxa... eu gostei demais :) O primeiro é um tanto mais paradinho, mas ainda assim bacana. Esse segundo eu achei o máximo *-*

    ResponderExcluir
  3. Nanda, eu concordo que as cenas de bullying são muito parecidas, mas isso não me incomodou porque faz parte da essência da questão - o bullying é basicamente o mesmo ato covarde repetido vários e vários dias. Como é assim na vida real, não me incomodou muito.
    E além disso, eu achei muito bacana tudo o que aconteceu e achei que a escrita da autora ficou melhor, bem mais leve do que no anterior - eu adorei e estou ansiosa pelo terceiro e último livro :)




    SPOILER! Quem não leu o livro não leia a parte abaixo do comentário!


    P.S.: O final te levou a ficar em dúvida?! Eu fiquei - já não sei se o que eu pensava sobre Akkarin tem fundamento ou não...

    ResponderExcluir
  4. Carla, é bom mesmo não ler a resenha... só contei o ponto onde o segundo livro inicia, mas é justamente onde o primeiro termina, daí não vale a pena saber...


    Leia sim! Eu gostei demais e estou ansiosa pelo terceiro e último =)

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei em dúvida também, sei lá tem mais ai do que a gente imagina. A atitude dele com Sonea não é ruim como deveria ser se tudo fosse verdade.

    ResponderExcluir
  6. Ainda pretendo ler, só me falta tempo, kkk

    ResponderExcluir
  7. Nanda, mas bate aquela dúvida, né?!
    Eu também achei que ele é bonzinho com ela - e até tenta uma aproximação (embora nada muito forte porque sabe que ela tem medo dele). Além disso, ele tenta se entender com Lorlen... e não fez nada contra o Dannyl...
    Ai, eu preciso LOGO do terceiro livro!

    ResponderExcluir
  8. Sei como é isso, Leninha! Tenho vários aqui na estante que eu pretendo ler, mas não sobra tempo ><

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhh!!! Eu quero ler essa série!!!!!!
    E cadê tempo para isso?!
    Isso é tão frustrante...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Camila, eu gostei bastante dos dois primeiros livros da série e agora já estou ansiosa para ler o terceiro! Chegou hoje *-*

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie estou em falta com essa série. tenho os dois primeiros livros mas ainda não me senti animada o suficiente para iniciar a leitura. Emprestei o primeiro livro pro namorado da minha irmã, agora é que eu não devo começar tão cedo mesmo.
    A maioria dos comentários que eu leio são positivos o que me deixa ainda mais decepcionada comigo mesma por não ter começado a ler ainda.


    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Caline, eu gostei demais da série e estou bastante ansiosa pelo terceiro ^^ A série é bem bacana e espero que você curta quando puder, enfim, lê-la :)

    ResponderExcluir
  13. Eu tô na pilha pra ler essa trilogia! Me falta só dindin! rs

    ResponderExcluir
  14. Maíra, eu adorei os dois primeiros livros e estou super ansiosa para ler o terceiro =D

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥