segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pássaros Feridos, de Colleen McCullough

Pássaros Feridos, de Colleen McCullough
Bertrand - 545
A história da família Cleary.





Título Original: The Thorn Birds
Editora: Bertrand
ISBN: 978-85-286-0335-4
Ano da Edição: 2008
Ano Original de Lançamento: 1977
Nº de Páginas: 545
Comprar Online: Submarino


Sinopse:
Os Cleary viviam da Nova Zelândia e por lá ficaram algum tempo. Mas quando uma irmã do patriarca - que havia fixado sua residência na Austrália e era viúva de um homem de muitas posses - o chama para trabalhar com ela na grande fazenda onde reside, os Cleary chegam à Austrália.

Pássaros Feridos acompanha a vida dos integrantes dessa família.


O que eu achei do livro:
É praticamente impossível fazer uma sinopse decente para esse livro. Acredite em mim, todas que você encontrar por aí estarão, no mínimo, incompletas.
De maneira geral, é correto dizer que o livro conta a vida da família Cleary: pais, filhos e netos. Mas é muito mais do que isso e apenas a leitura do livro poderá fazer o leitor entender o que eu quero dizer. É uma história muito bonita, triste e complexa.

Esse livro me foi muito bem recomendado por muita gente. Junte a isso o fato de que eu já havia lido a autora antes e me apaixonado por sua maneira linda de contar uma história e irá entender porque as minhas expectativas quanto a Pássaros Feridos eram tão altas.
O livro de forma alguma é ruim, mas tampouco é tudo aquilo que eu esperava dele.

A narrativa de Colleen McCullough é uma delícia - a mulher consegue explorar sua história de forma magnífica! Os personagens são muito bem construídos, as situações são bem narradas, os sentimentos pungentes dilaceram o coração do leitor. É realmente encantador acompanhar essa história!

Mas algumas coisas contribuíram para que eu não gostasse dela tanto quanto achei que gostaria.

O que mais me decepcionou durante a leitura foi a má qualidade do livro. Não estou dizendo quanto a autora em si - o trabalho dele foi, como eu já disse, maravilhosamente realizado -, mas quanto a editora.
A tradução/revisão do livro ficou horrível. Cheio de erros - até mesmo misturando ele com ela nas frases - coisas abomináveis que fizeram com que a leitura ficasse travada em alguns pontos.
A escrita de Colleen McCullough é lenta, demorada e poderia ser muito melhor apreciada se tantos não fossem os problemas nesse livro.
É uma pena que uma história tão famosa tenha sido tratada com tanto descaso (desculpem, mas eu acho mesmo que é descaso publicar um livro com um trabalho tão mal feito assim).
Não quero ficar jogando pedras, até porque sei o quanto é difícil trabalhar em um livro: traduzir e revisar não são trabalhos fáceis, mas ainda assim acho que a qualidade de Pássaros Feridos ficou muito aquém do desejado.

O livro nos mostra a saga dessa família, que se torna tão querida para o leitor, durante o passar de muitos anos. Nesse ínterim, a autora não se esqueceu de colocar os momentos cruciais da humanidade em sua trama - e eu achei isso uma sacada genial! É muito interessante ver como os inevitáveis acontecimentos do cenário mundial influenciam a vida desse pessoal.
A história, como eu já apontei, é bastante lenta e em alguns momentos isso pode desagradar ao leitor. Até mesmo leitores que, como eu, são fãs de descrições mais prolongadas e pouca ação podem se ver entediados em alguns passagens. Sei que muitos não gostam de fazer isso, mas no caso de Pássaros Feridos é bom ter alguma outra leitura concomitante para que o leitor possa dar uma pausa com os Clearys.

Ainda assim, eu diria que vale muito a pena acompanhar essa grandiosa saga!
Pássaros Feridos é um livro gostoso, que deve ser apreciado com moderação e muito tempo. Os leitores que se aventurarem nas páginas dessa grandiosa trama, certamente irão se deleitar.


Nota: 


33 comentários:

  1. Nossa, só três estrelinhas? Que pena! :( Eu amei esse livro. É um dos meus favoritos! Mas, como eu sempre digo, gosto é gosto:)

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Mas uma má revisão/edição acaba com qualquer livro mesmo! A minha edição é da Difel mas o tradutor é o mesmo. Como faz MUITO tempo que eu li não lembro de problemas.

    ResponderExcluir
  3. Thaís, eu não sei se foi justamente por tanta gente ter me falado que o livro era incrível que eu acabei não gostando... sei lá, esperava demais da história! Não é ruim, de forma alguma, mas também não a achei aquilo tudo. Interessante, mas não muito mais do que isso.


    De certa maneira, acho que a tradução também me impediu de gostar ainda mais. Uma pena ><


    PS: Eu também acho engraçado como o gosto das pessoas pode ser diferente >< hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Thais, pois é... com certeza a tradução/revisão ruins atrapalharam a leitura. Eu não sei o quanto é culpa da tradução, o quanto é da revisão - mas de forma geral o trabalho não ficou bom.

    ResponderExcluir
  5. Um dia vi "Pássaros Feridos" na estante da minha tia, ele já estava um pouco gasto e a capa soltando até mas resolvi ler e não me arrependi. A leitura prendeu minha atenção do começo ao fim e acabei de ler rapidamente. Não me lembro desses problemas na edição que eu li mas pode ser que eu tenha esquecido pois li há algum tempo. Acho legal porque você pontua bem os pontos que não te agradaram.


    Beijos,


    Paula


    http://tri-books.com


    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe amava o seriado desse livro <3

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma apaixonada por esse livro. Minha edição é mais antiga e com certeza bem melhor revisada. Mas acredito que nada tira o brilho de conhecer essa história que marcou gerações.

    ResponderExcluir
  8. Lembro que tentei ler esse livro na adolescência (por causa da série inspirada nele e tal), mas achei chato e abandonei. E não senti vontade de tentar de novo quando fiquei mais velha. rs


    Não se desculpe ou fique achando que é jogar pedras quando critica a má qualidade de uma edição. Tenho certeza que esse livro é caro. A gente precisa receber no mínimo um produto bem feito pelo preço que pagar, seja caro ou barato. O trabalho com tradução e revisão tem que ser bem feito, não é favor aos leitores. É obrigação.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Se me lembro bem, esse livro trata do conflito de um homem que serve a Deus e que também ama loucamente uma mulher. O filme é lindo, muito bem trabalhado. O livro eu não li, mas se for pelo filme, ele tem que ser melhor ainda. Gostei de sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Paula, o livro é bom! Uma história maravilhosa que acompanha uma família inteira. Eu gostei demais do livro, embora não o tenha lido rapidamente.
    A minha edição é recente, da editora Bertrand, e infelizmente deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  11. Kamile, eu bem queria ver o seriado ><

    ResponderExcluir
  12. Leninha, é uma pena que a minha edição seja mais recente, mas com tantos problemas...
    A história ainda é linda, mas tenho certeza que seria melhor não fossem os problemas ><

    ResponderExcluir
  13. Lil, o livro é lento mesmo, mas ainda assim eu o achei bem interessante ^^


    Então, eu não gosto de ficar criticando demais o trabalho dos outros, pois sei que não é fácil, mas nesse caso ficou realmente muito mal feito... Eu paguei R$ 10 no livro, mas o preço normal dele é quase R$ 60, então realmente precisaria ter sido mais bem feito.

    ResponderExcluir
  14. Maristela, sim, parte do livro trata justamente desse ponto! Não é apenas esse conflito que é retratado, mas ele está incluído.
    O livro é lento, mas é muito bacana! Vale a pena a leitura :D

    ResponderExcluir
  15. Fácil não é, Nanie, mas ninguém é condescendente com as nossas falhas. E em se tratando de um produto, que é como eu encaro o livro, tem que ter qualidade. #souchata :P

    2012/10/23 Disqus

    ResponderExcluir
  16. Lil, você tem toda razão! Até porque, no meu caso ao menos, eu não critico uma edição se passaram pequenos e poucos erros - porque isso é normal e completamente aceitável.

    ResponderExcluir
  17. eu também não. sempre escapa alguma coisa, mas dá pra perceber quando é isso e quando é desleixo. e desleixo eu não perdoo!

    2012/10/23 Disqus

    ResponderExcluir
  18. É, ainda vai ficar esperando na estante...

    ResponderExcluir
  19. Cristiane de oliveiraterça-feira, 23 outubro, 2012

    Eu amo esse livro e li a muitos anos atrás quando foi lançado pelo Circulo do livro, e vi a mini série sobre ele que passou no SBT
    Acho a história linda, e nunca esqueço do padre e da Meg, já reli umas 6 vezes, é o meu preferido.

    ResponderExcluir
  20. Minha mãe me "iniciou" no filme e minha prima no livro.
    Assim como você, gostei por ter sido bem construído e tal, mas que demora, demora mesmo (tipo 'E o Vento Levou').
    A minha professora de Literatura Inglesa não aprovou muito quando mostrei a ela esse livro (toda empolgada), ela me mandou ler John Steinbeck.

    PS: Quanto ao romance, continuo defendendo a ideia de a Igreja Católica não deveria proibir o casamento dos seus ministros.

    ResponderExcluir
  21. Lilian, dá mesmo >< Porque quando passa é pouca coisa, né?! Não um montão...

    ResponderExcluir
  22. Raphaella, é uma história que vale a pena ser lida, mas é preciso tempo.

    ResponderExcluir
  23. Cristiane, eu queria assistir a minissérie >< Deve ser muito bacana.

    ResponderExcluir
  24. Aline, o livro é bom, muito bacana, mas é lento, não há como negar... até porque são muitos anos de história.
    É mesmo?! Professores de literatura, honestamente, são as piores pessoas para pedir referência de livros - super carregados de preconceitos, na maioria das vezes (isso, claro, se você estiver querendo um livro para se divertir. Se estiver mesmo em busca de outras coisas, aí eles são as melhores pessoas ^^).


    Concordo com você! Havia motivos antigamente, hoje em dia não.

    ResponderExcluir
  25. No dia em que vi essa capa, pensei na hora : É livro antigo!
    E acertei, é de 1977. Será que tem ele lançado por outra editora?
    Eu tive um sério problema com "O morro dos ventos uivantes", odiei o livro, por causa da tradução e dos muitos erros do livro. O meu é da editora Landmark, me arrependi de ter comprado.

    ResponderExcluir
  26. Karolyne, tem ele lançado por outras editoras sim (bom, pelo menos por uma outra pelo que o pessoal falou nos comentários).
    Não sei se o livro está melhor nas outras edições, mas se não tiver tantos erros, com certeza a leitura já fica mais agradável.


    Eu também tenho o livro na edição da Landmark, mas li há muito tempo e nem me lembro se havia muitos erros ou não... lembro de não ter gostado da história ><

    ResponderExcluir
  27. Oi, Nanie.

    Li este livro há mais mais de vinte atrás. Nem sei qual é a minha edição.

    Você sabe que sou chata com questão de revisão, mas não me recordo na época de ter encontrado erros. Precisaria reler novamente.

    Eu sou encantada pela história. Acho que o negócio da narrativa ser lenta é o jeito da autora mesmo, porque li "O Toque de Midas" e é muito descritivo e a narrativa é lenta, mas eu adorei.

    A minissérie é linda visualmente, mas distinta do livro. Vale a pena conferir também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Carla, com certeza não é a mesma que a minha, pois ela é recente.


    Então, eu não encontrava tantos erros antes - hoje em dia estou muito mais chata com isso... talvez seja esse o motivo, talvez a sua edição esteja simplesmente muito melhor que a minha.


    Eu gosto de narrativas lentas, não vejo problemas nisso, pelo contrário, na maioria das vezes me encanta. Esse livro me agradou muito, mas acho que por estar com expectativas tão altas, eu não tenha gostado ainda mais.


    Ah, eu tenho muita vontade de ver a minissérie também :D

    ResponderExcluir
  29. Nossa! E eu acho que vou ler um dia esse livro. Tem um filme dele ou estou enganada?

    ResponderExcluir
  30. Suellen, leia sim - o livro é bacana :D
    Não sei se tem filme, mas tem uma série que muitos dizem ser bacana.

    ResponderExcluir
  31. ou será que era uma novela? Eu sei que vi em algum lugar esse nome sabe não me é estranho.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥