sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Gregor e as Marcas Secretas, de Suzanne Collins

Gregor e as Marcas Secretas, de Suzanne Collins
Galera - 303 páginas
Mais uma vez podemos acompanhar uma deliciosa - e perigosa - aventura de Gregor e seus amigos no mundo subterrâneo.





Título: Gregor e as Marcas Secretas
Título Original: Gregor and The Marks os Secret
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Viviane Diniz
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-08189-6
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 303
Comprar Online: Saraiva
Série: Crônicas do Mundo Subterrânero - Vol. 4
Outros Livros da Série:
     - Gregor, O Guerreiro da Superfície
     - Gregor e a Segunda Profecia
     - Gregor e a Profecia de Sangue


ATENÇÃO: Essa é a resenha do quarto livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
A mãe de Gregor ainda continua no subterrâneo tratando-se, mas pela primeira vez em muitos anos, a família do menino não se encontra em um aperto financeiro. Isso porque eles venderam alguns dos itens encontrados no museu do subterrâneo e com a grana conseguem se manter.

Gregor e Boots sempre vão a Regália rever sua mãe e os amigos que moram por lá.
E é em uma dessas visitas que as coisas dão errado.

A princesa Luxa recebe de volta uma coroa que deu aos camundongos e que só deveria ser enviada em caso de perigo extremo. Ela sabe que o conselho não irá tomar nenhuma atitude baseando-se apenas em uma coroa e, por isso, resolve partir ela mesma para descobrir o que está errado.
Ao tentar disfarçar a aventura proibida em um picnic, acaba tendo que levar com ela, além de Gregor e seu primo Howard (e os três morcegos), as crianças também.

Eles precisam descobrir o que está acontecendo com os camundongos.


O que eu achei do livro:
Gregor é sempre uma leitura muito divertida! Eu adoro Boots - acho que a autora conseguiu fazê-la exatamente como uma garotinha deveria ser. Acho muito bacana os trejeitos da menina (que acho muito apropriados para uma criança de três anos) e sempre sofro muito ao vê-la embarcar nas perigosas aventuras vividas por seu irmão.
Não que seja menos sofrível ver um garoto de apenas doze anos passando por tudo isso.

Temp é o máximo também - eu adoro ver essa barata envolvida na história! Ele é extremamente delicado e quase me faz gostar das baratas - quase!, porque eu ainda morro de nojo desses bichinhos na vida real (mas se eu encontrasse uma barata gigante... ok, acho que eu desmaiaria).

Nesse volume, reencontramos personagens já conhecidos e praticamente não há introdução de pessoas novas, ao menos não nos papéis principais. Visitamos lugares novos do subterrâneo e passamos por situações de muito perigo.
E, sim, tudo no plural em primeira pessoa, porque a escrita de Suzanne Collins é tão gostosa e envolvente que acabamos nos sentindo lá - ao lado de Gregor - participando ativamente de tudo!

Ainda assim, entretanto, esse foi o livro do qual menos gostei na série. Pela primeira vez na série Gregor, o final me decepcionou - porque foi daquele tipo super aberto, que parece mais um fim de capítulo do que de um livro.
Menos grave nesse caso, porque são cinco livros na série e esse é o penúltimo, mas ainda assim é algo que eu não gosto muito.
Não que o livro não tenha um clímax - ele tem e é excelente -, mas a finalização não conseguiu me agradar.

De forma alguma, entretanto, isso deixou a história em si menos agradável. E, é claro, serviu para me deixar super ansiosa pela conclusão dessa deliciosa saga infanto-juvenil.


PS: Alerta vermelho: Bolota horrorosa impressa na capa do livro.
Por que, Galera?! Por que vocês colocaram essa bolota vermelha impressa na capa do livro? É a coisa mais horrorosa do mundo. Eu realmente gostaria que elas não existissem ou, pelo menos, fossem adesivos que eu pudesse retirar.


PS2: Ah, ficou curioso porque eu não mencionei se há ou não outra profecia envolvida nesse quarto livro?! Bom, acho que isso eu vou deixar para você descobrir ao ler a história.


Nota: 


4 comentários:

  1. Minha curiosidade sobre essa serie é por causa da autora! rs
    Mas não me animei de ler ainda. São quantos livros? 5?

    ResponderExcluir
  2. Karolyne, é um estilo completamente diferente do que ela adotou em Jogos Vorazes, até porque é para um público diferente também. Ainda assim, entretanto, é uma delícia de leitura!


    São cinco livros no total, mas foram publicados apenas quatro aqui no Brasil - ainda falta um!

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto de séries longas, por melhores que sejam as referências.

    ResponderExcluir
  4. Cris, essa não é uma série muito longa - são apenas cinco livros -, mas também não é tão pequena e, o pior, o último livro ainda não foi lançado aqui no Brasil.
    Talvez quando todos já tiverem sido lançados, você tome coragem para ler - porque apesar de serem cinco livros, são todos curtinhos e com uma leitura muito simples porque é para um público mais jovem ^^

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥