quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Floresta dos Corvos, de Andrew Peters

Floresta dos Corvos, de Andrew Peters
Intrínseca - 381 páginas
Arborium - o único lugar onde as árvores ainda sobrevivem - viveu em paz por muitos anos, mas agora está ameaçado.




Título: Floresta dos Corvos
Título Original: Ravenwood
Autor: Andrew Peters
Tradutor: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-251-3
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 381
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Ark tem apenas 14 anos, mas já precisa trabalhar para sustentar sua família. E não é lá um trabalho muito cheiroso, o menino é responsável por dar manutenção no sistema de esgotos de Arborium - o lugar onde ele nasceu e cresceu.

Arborium é o último refúgio das árvores. Todo o resto do planeta está tomado por uma civilização de vidro.
E agora há gente tramando contra Arborium.

Enquanto conserta o encanamento de Grasp, o braço-direito do rei, o garoto fica sabendo de uma conspiração para destruir o local.
Agora está nas mãos de Ark impedir que tal levante tenha sucesso.


O que eu achei do livro:
Assim que vi que esse livro seria lançado pela Intrínseca já fiquei bastante interessada.
Primeiro porque a ideia era muito boa: uma espécie de país isolado, onde seus habitantes viveriam nas árvores! Não parece o máximo?
Não posso negar que a linda capa não tenha tido também uma parcela de culpa considerável na minha crescente vontade de conhecer esse livro.

Infelizmente, entretanto, as minhas expectativas não foram correspondidas e a leitura foi bastante frustrante.

Primeiro, a escrita de Andrew Peters não é tão dinâmica como uma história desse estilo - uma aventura infanto-juvenil - pede. Em diversos momentos, eu senti como se o autor estivesse apenas enrolando (e esse sentimento não passou ao final da leitura. Ainda acho que diversas passagens eram completamente desnecessária para a história) e isso é muito ruim, até porque deixa o livro entediante.

Os personagens são interessantes, mas muito pouco desenvolvidos. Espera-se mesmo que em livros infanto-juvenis eles sejam mais superficiais, mas não tanto quanto nessa história. Já li muitos livros escritos para essa faixa-etária com personagens bem melhor caracterizados.
Eu queria saber um pouco mais sobre as pessoas, principalmente sobre suas personalidades e dúvidas.

A história pretende ser uma grande aventura, mas mesmo assim eu gostaria muito de saber um pouco mais sobre o mundo de Arborium e Maw (o império de vidro). Para minha decepção o autor não fala muito sobre Maw e, por incrível que pareça, também não fornece muitos detalhes sobre Arborium além do estritamente necessário para o desenvolvimento de sua trama.
O que eles comem em Arborium? O que eles aprendem? Quais são as outras profissões? As diversões? Enfim, eu queria saber mais sobre esse mundo.
O autor apresenta algumas coisas muito interessantes, mas a minha sede de conhecimento não foi saciada.

Por fim, o desenvolver da trama, na minha opinião, também deixou bastante a desejar.
Não fica claro como os fatos se entrelaçam e por que, afinal de contas, Ark teve que passar por tudo aquilo. Além de achar que algumas passagens eram completamente desnecessárias, eu senti falta de outras que não foram esmiuçadas.
As coisas acontecem muito repentinamente.
No início da história, o menino tem apenas 14 anos e é totalmente ingênuo, não conhece nada de batalha e não tem um pingo de espírito de liderança. Ao final do livro, ele é completamente diferente disso. Eu poderia comprar, se tivesse conseguido acompanhar uma evolução - mas isso não aconteceu, ao menos não de uma forma gradual. No final, Ark simplesmente era tudo o que precisava ser.

Eu não consegui encontrar informações sobre outros livros. O livro tem um final (embora eu o tenha achado muito rápido e pouco explorado), mas deixa espaço para continuações.

De maneira geral, eu não gostei de Floresta dos Corvos, apesar de ser uma grande fã de aventuras infanto-juvenis.
Achei a história um tanto arrastada e também um pouco sem sentido. Talvez você não concorde. Antes de decidir se deseja ou não ler esse livro, sugiro que acesse o Skoob ou o Goodreads (o link para a página do livro nos dois sites citados está no título do livro logo no início da resenha) e leia outras resenhas para saber o que o espera.


PS: Sabe o que é o mais desagradável de tudo? As inúmeras brincadeiras com "caca".
Primeiro, qual a graça de piadas com "caca"? Talvez elas tenham graça quando você tem 12 anos e, por esse motivo, eu até as relevo um pouco (embora continue achando que o autor exagerou na quantidade de piadas sem graça), já que teoricamente o público alvo do livro se divertiria com elas.

Segundo, quem fala "caca"? Afora isso, a tradução do livro está interessante, mas ficou super maçante ler "caca" o tempo inteiro. Em português, nós falamos "merda"...
Até mesmo algumas piadinhas poderiam ter ficado melhores se o segundo termo tivesse sido usado. Pelo que vi na internet, entretanto, o autor também não usou o termo mais utilizado em inglês, mas um termo mais infantil - poop. Justifica a escolha da tradutora, mas ainda assim torna a leitura chata.


Nota: 


10 comentários:

  1. Gostei da capa e da resenha que está muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Eii Nanie!

    Agora me decepcionei um pouco com esse livro, não que eu estivesse super empolgada para lê-lo, mas estava esperando algo mais... A capa ficou tão linda e a sinopse me conquistou, mas... Vou ler sem muita expectativa. rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Celsina, eu também me decepcionei um pouco... talvez agora que você já sabe que não deve esperar demais do livro, goste mais do que eu ^^

    ResponderExcluir
  4. Vish, desanimei total de ler, rs. Ainda bem que você foi super sincera!

    ResponderExcluir
  5. Estava super animada para ler! Agora já não estou tanto, mas vou ver se leio mesmo assim, vai que eu gosto!

    ResponderExcluir
  6. Aline, talvez você goste, claro! Essa foi apenas a minha opinião e minha impressão sobre o livro - tenho certeza que outras pessoas curtiram bastante.

    ResponderExcluir
  7. Karolyne, infelizmente, para mim o livro não funcionou. Uma pena ><

    ResponderExcluir
  8. A capa é tão linda e me parecia um livro tão bom, mas pelo que deu para entender na sua resenha o negocio não é bem assim que pena.

    ResponderExcluir
  9. Suellen, eu não consegui me encantar pelo livro. Vi que muitas pessoas gostaram, então talvez seja bacana dar uma lida mais minuciosa na sinopse e procurar outras resenhas no skoob.

    ResponderExcluir
  10. Nanieeee, depois da promoção no twitter eu volto pra fazer um comentário decente. Essa é uma das duas resenhas??? Beijos!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥