sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Esperança, de Suzanne Collins

A Esperança, de Suzanne Collins
Rocco - 421 páginas
E agora sim eu recebi o que queria da série Jogos Vorazes: uma finalização de tirar o fôlego.





Título: A Esperança
Título Original: The Mockingjay
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-7980-086-3
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 421
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Jogos Vorazes - Vol. 3
Outros Livros da Série:
     - Jogos Vorazes
     - Em Chamas


ATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
Katniss finalmente conseguiu destruir os planos da Capital! Mas não sem consequências.

Os levantes estão acontecendo em todos os Distritos, o que já levou à total destruição do Distrito 12 (embora algumas pessoas tenham conseguido fugir, como sua família e a de Gale).
Para que ela fosse salva pelo 13, escolhas foram feitas e, entre elas, a de não salvar Peeta - que, certamente, está sofrendo nas mãos da Capital.

Agora ela precisa decidir se será o Tordo - uma espécie de símbolo da revolução - ou se, de alguma forma, conseguirá se abster da guerra.


O que eu achei do livro:
A Esperança é o último livro da Trilogia Jogos Vorazes e só tenho a dizer que conseguiu fechar a história, a meu ver, com chave de ouro.

Suzanne Collins é uma excelente contadora de histórias. Então mesmo não tendo gostado muito do segundo livro (porque eu o achei meio mais do mesmo), ainda assim consegui apreciar a leitura. Quando o livro me agrada então?! É ainda mais gostoso.
E foi isso que aconteceu com esse terceiro volume.

Desde o primeiro volume, eu esperava algo mais dramático - uma crítica social mais pesada, reflexões, dúvidas, revoltas. Tudo porque essa é uma série distópica. E finalmente meus pedidos foram atendidos! O terceiro volume já começa com as revoltas em todos os distritos contra a Capital e se desenvolve a partir daí.
Então tem mesmo muita ação como nos demais, mas também tem algo mais: a crítica social e principalmente as dúvidas que assolam a protagonista.

Vi muitas resenhas que reclamavam desse último volume, do seu ritmo. Eu, entretanto, tenho esse como um dos melhores da série. Acho que o primeiro só ganha pela novidade (talvez não tenha sido novidade para você, mas eu nunca havia visto algo do tipo, então gostei bastante), mas no conteúdo esse terceiro vence.
De fato, o ritmo da história é um pouco mais lento, principalmente porque ele não é focado apenas na ação, mas a autora soube colocar os questionamentos de maneira muito bacana, que não compromete a leitura de forma alguma.

A conclusão da história não fugiu muito daquilo que eu esperava. Pode ter sido só uma impressão, mas eu achei que a autora deu uma suavizada nas últimas dez páginas do livro para que não ficasse pesado demais. Ainda assim, entretanto, o final me conquistou: gostei demais do desfecho criado pela autora para essa série.

A única coisa que me desagradou nesse último volume (e que se estende também para os outros livros da série) é a tradução/revisão. Além dos erros ridículos que passaram e acabam comprometendo a leitura (já li livros da Rocco que beiram a perfeição e talvez por isso os erros fiquem tão aparentes para mim nessa série), a tradução não ficou boa. Esse é um fato que grita nesse último volume: A Esperança?! Sério mesmo que essa foi a tradução para o último volume? Eu não gostei, não acho que tenha se encaixado na história. Tudo bem que existe a dificuldade de traduzir o nome do pássaro da série - que foi uma invenção (muito bacana por sinal) da autora. Já achei estranho o tradutor optar por colocar o nome de um pássaro conhecido e existente - o tordo - durante o desenrolar da história e achei ainda mais estranho ele não utilizar esse termo para nomear o último livro.
Eu tenho os livros em inglês aqui em casa e a tradução ficou meio distante do original - isso é sempre uma coisa um pouco desagradável.

Felizmente, Suzanne Collins conseguiu me passar o que eu tanto queria da série nesse último volume! Jogos Vorazes não é a melhor distopia que eu já li, mas certamente é uma história maravilhosa e super indicada. Vale a pena conferir.


Nota: 


8 comentários:

  1. Sim, eu sabia que você gostaria! hehe
    FIquei indignada com as mortes, muito muito chateada. Mas, é uma guerra neh, a morte é consequencia. E não gostei do fim que teve a "outra ponta do tringulo"... A história final do casal ficou boa, mas o outro cara merecia um pouco mais de atenção. O fim dele se resumiu a duas linhas. Fiquei um pouco decepcionada, esperava bem mais desse livro, que não deveria se chamar A Esperança, deveria ter continuado MockingJay (É assim mesmo?!) Em Chamas é o meu preferido! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Karolyne, eu também fiquei triste com as mortes, mas eu já sabia que elas eram inevitáveis e aconteceriam.
    Na verdade, nem via um final feliz para o livro - como disse, parece que as últimas páginas até foram amenizadas.


    Não gostou?! Eu também não - mas não queria a outra ponta envolvida dessa forma de jeito nenhum... então o final foi trágico e quase incompreensível para mim ><


    Eu gostei demais desse último livro - ele não é perfeito, mas é muito bom!
    Também não gostei do título! Mas Mockingjay também não ficaria bom - porque o nome do pássaro foi traduzido.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro, e assim como vc acho que foi uma finalização perfeita. Tirando o que aconteceu a Prim que me levou as lágrimas.
    O final da Katniss na minha opinião não poderia ser diferente. Não depois de tudo o que ela viveu. e a cena com a "lider da revolução" está entre as minhas preferida.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Rê, ficou uma finalização muito boa, né?!


    Não vou dizer que fiquei ultra feliz com o fim de todos os personagens - sofri por muitos... mas é uma guerra, né?! Então um fim muito diferente disso teria ficado ruim ><


    Essa cena com a "líder da revolução" é realmente maravilhosa ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante (depois que me recuperei do trauma, rs)! Achei meio chocante o final do Peeta e acho que eu enlouqueci com a Katniss no finalzinho! hahaha
    Mas eu gostei da critica feita e depois que vi uma entrevista que a autora deu explicando toda a ideia do livro, algumas coisas que não tinham se encaixado fizeram sentido. Principalmente algumas mortes e o desenrolar de algumas coisas.
    No final eu ainda tenho a impressão que nem tudo foi solucionado. Como por exemplo quem realmente enviou a bomba ou porque permitiram (insistiram) que a Katniss conversa-se com o Snow e acho que isso foi a intenção da autora.
    Acho que futuramente vou ler os outros livros dela. Você já leu algum?

    ResponderExcluir
  6. Aline, a gente assusta mesmo com algumas decisões da autora - é inegável. Eu já estava esperando um final com muitas perdas - era inescapável - e ainda assim não tenho como não dizer que não sofri com elas.


    Mas eu achei que a autora mandou muito bem na finalização da série. Ficou verossímil, trouxe críticas bacanas à sociedade, pensamentos reflexivos e muita ação.


    Não... realmente não foi tudo solucionado, mas foi suficientemente explorado - o resto, cabe ao leitor pensar.


    Sim, eu já li a série Gregor escrita por ela - adoro =D

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanie!!!
    Acho que você a primeira pessoa que conheço que gostou mais do último livro do que dos outros dois.
    Tudo bem, A Esperança - blerg! - é bom e tudo mais, mas eu não consegui gostar tanto quanto gostei de Em Chamas.
    Talvez sejam as mortes que me deixaram profundamente deprimida ou apenas pelo fato de o ritmo de leitura diminuir, mas eu considero esse o mais fraco da série.
    De qualquer forma, eu fico feliz que tenha encontrado o que buscou nos outros livros. É sempre bom quando isso acontece. ;* Nathi Mota. http://nathieseuslivros.blogspot.com.br/ @NathiiMota

    ResponderExcluir
  8. Nathi, eu ainda prefiro o primeiro - principalmente por causa da novidade -, mas gostei muito do terceiro! Ele trouxe o que eu estava esperando durante a série inteira ^^


    É claro que as mortes também me deixaram meio triste... mas eu meio que já estava esperando muitas mortes - era inevitável.
    Para mim o mais fraco foi o segundo, porque achei parecido demais com o primeiro ><


    Sim - é sempre bom quando isso acontece \o/

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥