terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Portal, de Eddie Van Feu


Título: O Portal
Autor: Eddie Van Feu
Editora: Linhas Tortas
Ano da Edição: 2004
Nº de Páginas: 253


Sobre o livro:
Lorena é uma jovem estudiosa, dedicada, inteligente e gentil. Mas mesmo com todas essas qualidades ela se sente perdida. Sente que não consegue ser ela mesma.
"Derramava uma lágrima pelo que não vivera. Refletidos nela, estavam os amigos verdadeiros e íntimos, daqueles que vivem aventuras e conhecem seus mais profundos segredos. Estes amigos só conhecera em filmes. Suas poucas amizades partiam quando a coisa comum que as unia se extinguia, fosse um curso, fosse uma aula. Brilhava naquela lágrima as festas para as quais nunca fora convidada, as palavras que nunca lhe foram ditas, os amores que só conhecera em livros... Seu coração apertou-se e ela sentiu raiva do mundo que tentava desesperadamente agradar e não a aceitava."
Marcos é um jovem aventureiro - que quer apenas diversão e mais diversão, sem importar com as consequências.
Marcel acha que é perfeito - e pode ter tudo o que quer.
Quando esses três saem em busca de uma aventura doida, inventada por Marcos, eles não imaginam o que poderão encontrar. Após passarem por um portal, que imaginavam não ser real, eles vão parar na França do século XVII. E por lá viverão incríveis aventuras!

O que eu achei do livro:
Esse é o segundo livro que leio de Eddie Van Feu e mais uma vez me surpreendi com a narrativa dessa autora. Dessa vez a escrita não é tão jovial quanto em Lua das Fadas, é um pouco mais densa, mais detalhada, mas sem perder o encanto e a fluidez do texto!
Os personagens são muito bem construídos - muito humanos! Lorena é uma jovem amargurada e que não consegue se encontrar. Apesar de achá-la um pouco dramática em alguns momentos, por não ver o quanto ela mesma é maravilhosa, consigo entendê-la, pois também tenho meus momentos "Lorena", onde não consigo me reconhecer e acabo ficando para baixo. É uma delícia ver essa personagem tão cativante se encontrando durante o desenrolar da história.
O texto tem uma ligação muito forte com o livro "Os Demônios de Loudun", de Aldous Huxley, que Lorena e Marcos estão lendo para um trabalho da faculdade. Infelizmente, eu ainda não li esse livro (embora os detalhes essenciais sejam contados durante a trama, para que o leitor não se sinta perdido), mas acho que se tivesse lido teria conseguido aproveitar ainda mais a história. Principalmente, porque não consegui me encantar por Grandier... Ele pareceu-me, por todo o livro, uma pessoa sem caráter...
Eu adoro livros cuja história aconteça no passado (pois sou fascinada por romances históricos), então é claro que adorei a parte do livro que se passa na França do século XVII. Mas confesso que senti a falta de um pouquinho mais de convivência dos personagens principais com personagens daquela época, embora entenda os motivos de isso não ter acontecido!
Enfim, O Portal é um livro muito bom, muito bem escrito e encantador! Super recomendado, serviu para reforçar o quanto gosto da autora Eddie Van Feu!


PS: Existe uma conexão entre alguns personagens principais de O Portal com personagens secundário de Lua das Fadas. Mas vou deixar que vocês descubram!

PS2: Cronologicamente, O Portal acontece antes de Lua das Fadas. Mas não importa a sua ordem de leitura, não há influência de um livro no outro.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


23 comentários:

  1. Todo mundo está falando bem desse livro *-*Vou Adicioná-lo a minha listinha.
    Eu devo ter um pé no passado, pois também adoro tanto romances ou aventuras que levem a ele.
    Adorei!
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  2. Ei Nanie...

    Nunca li nada da autora mas acompanhei as resenha que vc fez aqui no blog. fato que fiquei bem curiosa e sua dica esta anotadissima Nanie.

    E ah... tbem ADORO romances de época, principalmente os que tem uma linguagem + facil de entender pq sou a lerdeza em pessoa kkk

    Tbem tenho uma apreciação por livros que mencionam outros, adoro essas relações.

    Parabéns pela otima resenha Nanie, beijos

    ResponderExcluir
  3. amei sua resenha!!
    faz tempo que eu não leio um livro com viagens no tempo
    vou procurar pra ler :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu acho essa capa perfeita <3
    E desde que descobri a Eddie to querendo ler esse livro.
    Agora que vc falou dessa conexão com Lua das fadas, preciso dele URGENTE kkkkk
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ah! Gosto tanto de Aldous Huxley... "Os Demônios de Loudun" é um que preciso ler!

    "O Portal" tem uma capa bonitinha, mas não imaginava uma história assim... é a primeira resenha que leio, Nanie!!! E me deixou curiosa!!!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Eu também nunca li nada dessa autora. Realmente quando vi a capa do livro não imaginei que se tratava de uma história assim. Gosto muito de romances históricos, e ainda mais de viagens no tempo. Vou procurar esse livro! :)

    ResponderExcluir
  7. A capa é simples mas interessante,mas imaginei uma história totalmente diferente! Isso de eles serem transportados para a França do passado me conquistou! Agora quero ler! haha

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada desta autora e pra falar a verdade nem a capa nem a sinopse (apesar de ter a a parte historica, gosto de romances historicos) me chamaram a atenção, porem sua resenha me deixou com vontade de lê-lo para ver se me conquita

    ResponderExcluir
  9. Tenho que adicionar os dois então,na minha listinha interminável rsrsrs...A capa é linda e me chamou atenção,mas não imaginava que a estória fosse assim.Gostei da sua resenha,ainda não tinha lido nada a respeito desse livro,fiquei curiosa.Bjs Nanie.
    Eva Munhoz

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar desse livro e nem dessa autora, mas achei bem interessante e fiquei com vontade de descobrir o que esses três personagens tão diferentes fazem juntos!
    Legal mesmo =D

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie!

    Interessante o nome desse livro, ainda mais a sinopse. Gostei bastante da resenha, serviu para me situar um pouco na trama do livro e fiquei curiosa.
    Mas acho que faltou aquele "PAM", que me fizesse ler a sinopse e dizer "puts, vou colocar na lista de leitura!". Mas quem sabe quando eu estiver menos atolada? :D
    Gostei bastante da capa e, assim como você, adoro romances históricos!

    Boa semana!
    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  12. Gostei da idéia central do livro, além disso adoro histórias de época, principalmente ambientadas na França. Vai para listinha de desejos.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  13. temática bem interessante, não conheço o autor, mas confesso que fiquei com vontade de ler =D
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esse livro em outros blogs..simplesmente muito fofo!!!!!!
    Só a capa já em ganhou!!!!..a história tb é muito boa!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  15. Eddie, o livro é ótimo!!! Eu adorei de montão \o/Mas o Grandier não é o tipo de homem que me encanta... aliás, nunca tive quedinha nenhuma pelos bad boys... Ele não é exatamente bad boy, mas está muito longe de ser um mocinho também >< hehehehe 

    ResponderExcluir
  16. OOOI, Nanie!!! Obrigada pela resenha! Fico feliz que tenha gostado do livro! Olha, o Grandier não é pra todos os gostos (diferente do Zac, que é unanimidade), então entendo perfeitamente você não se encantar por ele. Ele não valia nada mesmo! Mas ainda tem aquele charme só dele!... Obrigada de novo! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia esse livro, parece ser bem legal. Adoro histórias em que os personagens voltam no tempo, amo romance histórico. Vou ler com certeza!!

    ResponderExcluir
  18. Nosssa, parece um livro muito gostoso e cheio de encantos.  Nunca li nada da autora, e na real mal sabia da existencia dela.

    Adorei a resenha!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Vi esse livro num sebo tempo atrás,mas não me interessei muito por ele - o que faz a falta de informação!!! Enfim,gostei muito da resenha e vou passar naquele sebo novamente pra ver se ele ainda está lá!!!
    :D

    ResponderExcluir
  20. Um romance histórico é sempre muito bem vindo... Está anotado na minha lista dos melhores!
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Um romance de época, não diria isso pela capa.
    Dica super anotada, gostei muito do mote e da sua resenha!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Andei ouvido muito falar desse livro, mas não me interessei muito. Porém depois dessa resenha talvez eu dê uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  23. A Eddie Van Feu é uma autora mto pouco divulgada..e ñ consigo compreender. Li O portal em 2005, ñ me lembro mto da história, mas lembro q fiquei encantada c/ a narrativa e só fui perceber q era 1 autora nacional depois de mto tempo =p

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥