sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Queda de Gigantes, de Ken Follett



Título: Queda de Gigantes
Título Original: Fall of Giants
Autor: Ken Follett
Tradutor: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Ano da Edição: 2010
Nº de Páginas: 910
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Trilogia O Século - Vol. 1

Sobre o livro:
O século XX contou com eventos marcantes. Nesse primeiro volume da Trilogia O Século, dois desses eventos serão abordados: a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa.
Para contar, em detalhes, esses acontecimentos, cinco famílias terão sua vida seguida de perto na história: os Fitzherbert, na Inglaterra; os William, em Gales do Sul; os Peshkov, na Rússia; os von Ulrich, na Alemanha e os Dewar, nos EUA.
Essas cinco famílias irão se relacionar de maneira impressionante e irão viver, cada uma a seu modo, essa importante passagem na história da humanidade.

O que eu achei do livro:
O que falar desse livro?
É verdadeiramente complicado fazer uma resenha desse livro. Já escrevi e reescrevi várias vezes essa resenha, e tenho certeza que ela não vai ficar tão boa quanto esse livro merecia.
Primeiramente eu quero ressaltar a competência de Ken Follett para escrever esse livro. É possível perceber o quanto ele precisou estudar para compor essa obra e o quanto ele se esmerou para chegar próximo à perfeição. Segundo palavras do próprio autor:
"Este livro possui vários personagens históricos, e os leitores às vezes me perguntam como eu estabeleço o limite entre histórico e ficção. [...]
Minha regra é: ou a cena de fato aconteceu, ou poderia ter acontecido; ou as palavras de fato foram usadas, ou poderiam ter sido. E, caso eu encontre algum motivo que impossibilite a cena de ter acontecido na vida real, ou as palavras de terem sido ditas - como, por exemplo, se o personagem estivesse em outro país na ocasião -, deixo a passagem de fora."
Ler esse livro é praticamente uma aula de História. Mas com algo a mais: o cotidiano. Sempre gostei muito de estudar História e algo de que sempre senti falta foi do relato do cotidiano das pessoas. Quanto mais voltamos no tempo, menos detalhes temos do dia a dia. E mesmo de eventos mais recentes, como os retratados nesse livro, geralmente são estudados apenas do ponto de vista político. E ler essa história é se deparar com pessoas, suas vidas, amores, pensamentos, filosofias. Os personagens de Ken Follett são tão bem criados que eu quase posso escutá-los respirando aqui ao meu lado. E o autor ainda nos faz acompanhar aristocratas e operários, de minas de carvão ao parlamento inglês. Capitalistas fervorosos e bolcheviques buscando paz e prosperidade para o seu país.
E se o contraste de personalidade e vida dos personagens já impressiona, as dúvidas que permeiam os pensamentos deles são ainda mais realistas! Pude sentir o gosto amargo na boca de Grigori nos últimos capítulos. E toda a vontade de Fitzherbert de abrir mão de tudo e ter quem ele realmente quer.
A escrita de Ken Follett não é simplória. Apesar de não utilizar uma linguagem rebuscada, o texto é muito denso e a leitura é demorada. Quem não gosta de descrição e curte aqueles livros mais dinâmicos, deve passar longe de Queda de Gigantes. Esse, definitivamente, não é um livro para ser devorado, mas sim para ser degustado aos pouquinhos, sentindo cada passagem, refletindo sobre cada acontecimento.
Abaixo, um trecho do livro - onde é possível perceber a densidade do personagem e da escrita do autor.
"Seguiu em frente, atormentado. Sabia, é claro, que alguns homens buscavam sexo com crianças [...]. No entanto, por algum motivo, a imagem daquela menina de 9 anos fazendo um patético arremedo de sorriso provocante deixou seu coração apertado. Aquilo lhe deu vontade de chorar por seu país. Nós estamos transformando nossas crianças em prostitutas, pensou, o que pode ser pior do que isso?"
Como o livro é baseado em fatos reais, é impossível não refletir sobre o que nós fizemos com o nosso mundo. Como o ser humano permitiu que algo como a Primeira Grande Guerra acontecesse. E mais do que isso: como eles permitiram que terminasse como terminou - com uma vingança mesquinha sobre os perdedores que acabou levando à Segunda Grande Guerra. Não é um livro para fazer chorar. Mas, ainda assim, em vários momentos eu senti lágrimas chegando aos olhos, querendo escapar, querendo lamentar por todas as tolices que geraram decisões erradas, que levaram a tragédias.
Ken Follett está escrevendo a continuação dessa história - que irá seguir a vida dos descendentes dessas cinco famílias durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Já prevejo o quanto essa história será maravilhosa e mal posso aguardar até 2012 para poder lê-la.
Um livro denso, completo, muito bem escrito! Um histórico para quem gosta de História, para quem gosta de ler! Imperdível!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


42 comentários:

  1. Sempre gostei de História... Li e ouvi muitas críticas positivas sobre esse livro e fiquei bem interessada nele, embora seja um pouco logo (muito, né?) e eu, às vezes, me perco nessas leituras. Mas esse ira para minha lista de leitura mesmo assim, pois, mais uma vez li uma resenha (muito boa, diga-se de passagem) e meu interesse só aumentou. :)

    ResponderExcluir
  2. Este livro não me interessou muito, quem sabe mais para frente. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. To super empolgada pra ler o livro, gosto muito desta tematica...no outro dia quase comprei no submarino pq tava muitoooo barato, mas resisti à tentação...vou deixar pro mes que vem antes que minhas contas me enforquem hehehe
    bjs
    http://eutodaprosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É muito bom ler livros desse estilo, mas como você disse, não é para qualquer um. É de fato muito triste relembrar o massacre que aconteceu...

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler a resenha e parei com medo de ler spoilers ou qualquer dica. Amo história e livros do tipo, ele está na minha lista e estante tem um mês e é difícil achar resenha dele. Com a sua a vontade aumentou, isso porque só o começo e o fim... Ai meu deus se continuar aqui amanhã estarei lendo 10 livros juntos...

    ResponderExcluir
  6. O tamanho desse livro sempre chama a atenção mesmo >< Ele é gigante O.o Mas a leitura vale muito a pena - porque a história é ótima ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    A capa e o tamanho do livro me chamaram a atenção e epois da sua resenha fiquei mais curiosa, quem sabe num futuro próximo rsrs.

    Beijos
    Luciana
    Não deixe de visitar o Blog - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  8. Corajosa, 

    Escrever e reescrever...Já fiz isso e é sempre complicado mesmo.
    Adorei sua resenha Nanie
    Como sempre, vc arrasa!!!Parabéns flor.

    Saudades de vc =\
    Desculpa não ter mais tempo pra gente prozear
    E sumir de comentar no seu blog, espero que me desculpe x.x

    Beijos, 

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  9. Não acho uma boa ideia usar o livro como única fonte de estudo >< Lembre-se que ele é um romance, apesar de tentar ser o mais fiel possível aos fatos, ainda assim é ficção ><
    Acho que é excelente para quem já estudou o assunto, como uma fonte "extra" de estudo =)

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito livros com personagens históricos e tals, mas acho que este seria incrivelmente útil para mim...será que consigo retirar alguma coisa dele e usar no vestibular...tenho preguiça de estudar história, mas adoro ler livros!!!kkk

    bjus

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!!! Fiquei super interessada nesse livro, deve ser muito bom!!!! Assisti à minissérie Os Pilares da Terra baseada no livro dele e amei!!! Valeu a dica!!
    seu blog é muito legal, vou adicioná-lo como parceiro.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que resenha incrível!!! Adorei, completamente. Não fui atraída nem pela capa, nem pelo título do livro, mas a sua resenha me fez desejar muito ler esse livro. Eu tbm gosto muito de saber sobre o dia a dia das pessoas que viveram em outras épocas e outras culturas, muitas vezes isso falta em livros de história. Ai, deve ser muito bom esse livro! 

    ResponderExcluir
  13. Essa série é incrível, Monize!!! Nesse primeiro volume fala apenas da Primeira Guerra Mundial. Mas a segunda será retratada no segundo volume - é incrível *-*

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros que contam fatos das duas Grandes Guerras. sempre percebo o quanto o ser humanoé irracional!
    Gostei muito da resenha!
    :D

    ResponderExcluir
  15. Já estou doida pelos outros livros do autor - o cara é muito bom mesmo!!!
    E esse livro é ótimo, Hérida!!! Vc vai amar!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie!
    Menina....sua resenha está perfeita! Vc sabe que minha paixão são os históricos e fiquei maluca de vontade de ler Queda de Gigantes. Ken Follett é um excelente autor, vc precisa ler Os Pilares da Terra...é lindo! Vc vai amar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie!

    Adoro um romance histórico e já li várias resenhas positivas sobre Queda de Gigantes. Estou louca pra ler!

    B-jussssss! ♥

    ResponderExcluir
  18. Nanie, já tinha te perguntado do livro e depois que li a resenha fiquei ainda mais curiosa. Revolução Russa é um dos meus assuntos favoritos e eu, sem dúvida, vou conferir o mais rápido possível! Quero ver como esse autor conseguirá entrelaçar realidades tão diferentes de famílias diferentes. Estou à espera da oportunidade para ler! *-*

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  19. Nanie, sou louca para ter esse livro! Ele não é tão caro, mas quando teve uma promoção boa dele, eu perdi e o livro ficou esgotado!
    Um aluno meu que ainda falou desse livro para mim e adorou! Relamente preciso ler! Ele é gigante!!!
    Adorei a resenha!!! Ficou maravilhosa!!!

    Bjuss 

    ResponderExcluir
  20. Já tinha sentido vontade de ler esse livro quando li a resenha em outro blog, mas agora fiquei com mais vontade. Nossa ele é enorme, você leu em quanto tempo?? 
    Vou comprar, mas não sei quando poderei ler. 

    ResponderExcluir
  21. Olááá!
    Esse livro é bom demais! Uma leitura que diverte e ensina ao mesmo tempo. Um dos melhores que li esse ano, sem dúvida! Como você disse, Ken Follett realmente deu o muito de si para escrever esse livro, e com certeza, arrasou!

    Passe no blog meu e duas amigas minhas se puder:
    www.outraxicaraporfavor.blogspot.com

    Beijoo ;**

    ResponderExcluir
  22. Nanie, você realmente gosta de História, hein? hahah quantos livros assim sairam resenha esse mês! 910 páginas? Fico até tonta! hahhaha Mas iria ser bom pra estudar pro vestibular haha

    ResponderExcluir
  23. meu comentáriosaiu com nome diferente aí em baixo...é eva munhoz.

    ResponderExcluir
  24. Nossa !!!que livro forte.Gostei muito da sua resenha,gosto de livros assim,"reais",só que 910 páginas....me deixou um tanto desanimada,não tenho o costume de ler livros longos assim.Quem sabe não tá na hora de tentar?Muito boa a história,acho que vou me aventurar.Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Oi Nanie, adoro os livros históricos e esse autor volta e meia está me rondando,nunca li nada dele e tenho se não me engano o filme baseado nesse livro mas vou esperar ler o livro primeiro...Esssa resenha me botou água na boca, vou ver se acho ele na biblioteca.beijocas

    ResponderExcluir
  26. Se você gosta desse tipo de literatura, não se acanhe com o tamanho do livro não... Vá lendo os pouquinhos que você irá ver o quanto ele é delicioso =)

    ResponderExcluir
  27. Oi Nanie, nossa sempre que bato os olhos nesse livro fico interessada em ler. E imagino como deve ser a leitura dele mesmo, daquelas que faz a gente se jogar para aquele momento. Imagino que deve-se demorar meses para lê-lo, e é por isso que o livro toca, não é!?

    Eu adorava aulas de história, mas tb sou assim sentia falta do dia-a-dia. E agora mesmo eu fiquei muito tentada a ler esse livro!


    Beeijooos

    ResponderExcluir
  28. Ai, que delícia ouvir isso =) Muito obrigada, querida ^^
    Infelizmente eu também não tive a oportunidade de ler outros livros do autor. Mas esse é maravilhoso *-* Para quem gosta de história, é uma excelente leitura com certeza!

    ResponderExcluir
  29. Ei Nanie...

    Amiguinha infelizmente não parece ser o tipo de leitura que me atrai, especialmente pelo fato da dificuldade na leitura. Isso sem mencionar o fato que livros 'densos' me deixam um pouco confusa, eu fico boiando e isso acaba me irritando!

    Parabéns pela resenha, como sempre muito bem escrita!
    Beijos querida e OTIMO final de semana :)

    ResponderExcluir
  30. Oi Nanie,
    Estava procurando um livro para presentear meu melhor amigo, e dar presente pra ele não é nada fácil. Mas depois de sua resenha, acho que achei o livro ideal. rs. 
    Adorei,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Bela resenha Nanie, o seu blog é muiito bom!! :)
    Gostei muito desse livro, não conheço outras obras desse autor, mas como eu adoroo história, fiquei super animada para lê-lo.

    ResponderExcluir
  32. Esse livro merecia, Lu!!! Aliás, ele merece uma resenha muito melhor, que consiga explorar todos os pontos positivos dessa obra maravilhosa!

    ResponderExcluir
  33. eu tenho que ter esse livro !!!
    amo demais história e adoro aprender mais
    concordo com você quando diz que muitas vezes o que aprendemos em história são os fatos principais e que geralmente não mostram o cotidiano das pessoas que viveram naquela época

    ResponderExcluir
  34. Comprei o livro nesta ultima promo q teve no submarino...paguei r$18,90!!!!! Empolgada p/ qd chegar, sou louca por esse estilo de romance pq sou historiadora..embora me torne 1 pouco chata na hora da leitura,mas é sempre 1 desafio..só ñ sei qd vou ler pq tbm comprei os 3 livros das Cronicas do Gelo e Fogo tbm e eles são insanamente gigantes.

    ResponderExcluir
  35. Se você curte o estilo, não deixe de ler esse livro! Ken Follett escreve super bem *-*

    ResponderExcluir
  36. Esse livro eu realmente não indico para qualquer um não, Leninha... porque ele é bastante denso, uma leitura um pouquinho mais lenta e demorada - até porque o livro tem 910 páginas...Mas para quem curte o estilo, esse livro é simplesmente imperdível!

    ResponderExcluir
  37. Esse é um livro super recomendado por todas as críticas e resenhas que já li. Mas apesar de gostar de história ainda não me entusiasmei o suficiente para arriscar a leitura. Parece ser bem denso e pragmático, ainda vai ficar na espera.
    Bjkas,
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar
     

    ResponderExcluir
  38. Ai amiga, medo desse livro. Denso e quase uma aula de história.
    Não é bem a minha praia, meio que #fujoparaasmontanhas deles, kkk

    Sua resenha ta ótima, muito bem escrita!
    Mesmo não lendo esse estilo, gostei da dica. Tenho amigos que com certeza gostarão muito, vou indicar!

    ResponderExcluir
  39. O livro é bom demais *-* Aproveita que ele está baratinho no Submarino para comprá-lo *-* Super vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  40. Nossa, o livro deve ser bom mesmo, eu tenho ele na minha lista de compras faz um tempo! Com a sua resenha me decidi a comprar o mais rápido possível!
    Obrigada
    @PatriciaADavis 

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥