domingo, 14 de novembro de 2010

Querido John, de Nicholas Sparks



Título: Querido John
Título Original: Dear John
Autor: Nicholas Sparks
Tradutora: Patrícia de Cia
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-63219-77-0
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 288
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
John não foi um menino fácil. Criado apenas pelo pai, que sempre fora uma pessoa introspectiva e não sociável, John foi um menino rebelde. Conseguiu terminar a escola muito mal, chegando até mesmo a acreditar que os professores haviam feito de tudo para passá-lo de ano e não terem que aturá-lo mais. Faculdade, então, não estava nos seus planos.
E assim ele ficou pulando de emprego em emprego, sem encontrar nada que realmente o agradasse. Até que uma namorada, que estava na faculdade, terminou o romance com ele dizendo que ele não era comprometido e que não teria como dar certo.
Foi então que John percebeu que a vida não ia bem. E ele se alistou no exército e foi mandado para a Alemanha. E foi no verão, em uma de suas licenças, que ele voltou para casa e tudo aconteceu.
Acredite em mim, encontrar uma garota era a última coisa que passaria pela minha cabeça.
Foi quando a vi caminhando até o píer. Ou melhor, duas garotas passeando. Uma era alta e loira; a outra, uma morena atraente, ambas um pouco mais novas do que eu. [...] Porém, por mais que tentasse não conseguia parar de olhar para a morena."
Savannah estava na cidade para construir casas para os necessitados. Mas naquele dia, ela simplesmente passeava pela praia com uma amiga. E mesmo que John afirme não acreditar em amor à primeira vista, foi exatamente isso que aconteceu. Antes mesmo dele heroicamente salvar a bolsa de Savannah, eles já estavam apaixonados. E vivem as duas semanas mais lindas da vida de ambos - duas semanas que irão marcá-los para sempre. Mas, então, a licença de John acaba e ele tem que voltar para a Alemanha.
Savannah diz que vai esperar John, já que não falta muito para ser liberado pelo exército. Mas nem tudo acontece como gostaríamos...

O que eu achei do livro:
O livro é sensacional! Mais uma vez eu me rendo ao talento inegável de Nicholas Sparks. Sem dúvida alguma ele é um ótimo escritor e sabe me fazer chorar. Não tem como não chorar em um livro como esse, mesmo se segurando muito.
Eu só li dois livros de Sparks, então não dá para falar de forma segura, mas, ao menos nos dois que li, existe um pequeno toque de previsibilidade. Quero dizer, não é que você sabe desde o início exatamente o que vai acontecer, mas dá para ter uma ideia e ela se confirma. E olha que sou uma pessoa bem lerda, inclusive para isso. Mas nem assim estraga em nada a história - que é linda e tocante!
Outra coisa que adorei nesse livro foram as referências a tópicos da atualidade, o que só fez a história soar ainda mais real.
Eu também lia muito. No exército, há muito tempo para ler, e as pessoas trocam livros o tempo todo ou os pegam emprestados na biblioteca até as capas ficarem gastas. Não quero dar a impressão de ter me tornado um intelectual. Não me interessava por Chaucer, Proust, Dostoievski ou qualquer outro escritor morto; lia principalmente mistério, suspense, livros de Stephen King e tomei gosto especial por Carl Hiaasen. Acho que, se as escolas nos mandasse ler esses livros nas aulas de literatura, teríamos muito mais leitores no mundo."
"'Sério. Todo tipo de camarão que você pode imaginar. Você conhece a cena de Forest Gump quando Bubba conta para Forrest todas as maneiras de preparar camarão? Grelhadas, salteados, na churrasqueira, Cajun, com limão, Creole, coquetel de camarão... Este é o lugar.'"
E quando eu li ele falando de Stephen King (que é o meu autor favorito) eu achei o máximo!!! E também me apaixonei pela citação de Forrest Gump. Esse é um filme que eu adoro e essa cena que ele cita - do Bubba contando todos os tipos de camarão que sua mãe fazia enquanto os dois limpam as coisas - é simplesmente uma das melhores cenas do filme e, certamente, é a que eu sempre me lembro com mais perfeição!
Esse é um livro super recomendado!!! Só não ganhou nota dez porque o final não é tão bom quanto eu gostaria que fosse... Eu gostei muito mais do final d' A Última Música. Mas é um livro excelente que vale muito a pena ler!!!

PS: Não sei se vocês notaram... mas na capa a imagem de Savannah é uma menina loira... bem, no livro ela é morena... Sempre me sinto incomodada com esses pequenos detalhes. E por algumas linhas, eu pensei que ela era a menina errada...

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



22 comentários:

  1. Oieeeeeeeeee!!!!!!!
    Tanta gente fala desse livro que tenho vontade de ler, mas a sinopse dá a entender que é tãooooooo triste :(
    Tudo que envolve alguém indo pra longe, exército etc no final acaba sendo triste, e acho que não é a melhor hora pra eu ler um livro sobre distância.
    Só não gostei desse história " uma era alta e loira e a outra uma atraente morena" quer dizer que ela era baixinha? hshaushasuah
    Quanto a cor do cabelo Nanie é normal, o cinema associa loiras à mulheres sensuais mas ao mesmo tempo doces e apaixonantes e morenas à inteligência e força. É um estereótipo hollywoodiano besta mas acontece, já viu que a Anabeth no filme do Percy é morena e no livro ela é loira?

    Adorei a resenha, bjks da Sam

    ResponderExcluir
  2. Samantha, mas vale a pena tá!!! O livro é triste, mas é lindo demais!! Valeu cada segundo que eu passei lendo-o =)
    hahahahah tadinha.. ela não é exatamente baixinha ^^

    E eu sei que isso é normal... mas nenhum dos meus livros do Percy tem capa do filme... e esse tem >.< Por isso que não gosto de livro com capa de filme...

    ResponderExcluir
  3. Não li nada do autor, mas como todo mundo fala tão bem dele, não demorarei para começar a ler os livros dele!

    ResponderExcluir
  4. OMG! Que demais esse livro!
    NS é maravilhoso!!!
    Nanie... adorei a resenha!
    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!!!
    Nossa adoo Nicholas e todos os seus livro,chorei D+ com QJ, adorei o livro,mas não gostei do filme :( Prefiro tbm A Ultima Música,chorei o dobro.. Vou ver se leio agora Noites de tormenta :)

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do livro,apesar do começo ser meio lento. Adorei A Última Música, nesse chorei rios de lágrimas, nunca chorei tanto lendo um livro. Estou com Noites de Tormenta para ler...vamos ver.
    Agora sobre os filmes assisti todos, inclusive Noites de Tormenta, faz um tempo. Não tem como comparar livro e filme.Os livros levam a melhor, mas eu amei Noites de Tormenta,então acredito que vou amar o livro.
    E agora quero Diário de uma Paixão, já estou com filme, mas vou fazer como fiz com os outros dois, 1º ler depois assistir.
    Adorei a resenha.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindo, lindo, lindo, lindo!!! E também já estou de olho no Noites de Tormenta e Diário de uma Paixão!!! O que saiu pela Agito - O Milagre - foi um dos que pulou, assim sem querer, sabe, no meu carrinho de compras quando fui adquirir os presentes do meu marido!!! E os outros dois, por enquanto, estou só de olho!!!
    Os filmes não vi nenhum... Sabe, morro de medo de ver filmes baseados em livros... Se eu assistir o filme, gostar e descobrir que foi baseado em um livro, eu vou lá compro o livro e daí pode ser que fique tudo bem. Mas se eu já sei que o livro existe ou já li o livro... aí não dá muito certo não...

    ResponderExcluir
  8. Ah, interessei muito de ler, não... iria lá para o fimzinho da minha lista de livros. hahaha.
    Quem sabe um dia eu dou uma chance para esse livro. :)

    ResponderExcluir
  9. EeEeEe eu tbm adorei Querido John! *-* Chorei e achei o livro maravilhoso!
    Amei a resenha Nanie *-*
    ;**

    ResponderExcluir
  10. Então... eu li, mas não gostei muito não! Achei que considerando-se o quanto o Sparks escreve bem esse livro foi meio decepcionante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei esse livro,achei lindo,apesar de ter gostado mais de A última música.
    Não gosto quando mudam o personagem assim,mesmo que seja só o cabelo.E também pensei que ela era a outra menina =P
    E quero Diário de uma paixão,o filme é muito, muito lindo!!

    ResponderExcluir
  12. caramba, sabe que eu estou a um tempão querendo ler esse livro.
    lugar encantador esse.
    seguindo (:
    beijão flor.

    ResponderExcluir
  13. ei Nanie, esse é um livro que não tenho a mínima vontade de ler. Não rola atração entre a gente, kkk.
    Não curto finais que não seja "FELIZES PARA SEMPRE" =/
    BEIJOS. ^^

    ResponderExcluir
  14. Ei Nanie,

    Eu tenho medo do final deste livro rsrs e entre os do autor que foram lançados aqui recentemente é o que menos tenho vontade de ler. Vou começar por Noites de Tormenta depois quem sabe hehe

    bjoo

    ResponderExcluir
  15. Eu vi primeiro o filme e depois o livro e o livro me deixou tão triste :(( bem com o Nicolas é sempre assim choro garantido shuashuashuashua.
    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Esse foi o livro que mais me fez sofrer e até hoje não consigo definir se gostei ou não. Isso é que dá se envolver demais nas histórias.

    Eu também achei que a Savannah fosse a outra menina. Não dá pra pegar um livro com uma menina loira na capa e imaginá-la morena!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu amo esse livro! Virei super fã do Nicholas *-*, adorei a resenha, nanie!
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu pensei seriamente em ler esse livro, afinal ele é de um dos meus atores favoritos, tenho até ele em casa, mas como por acidente, eu acabei sabendo do final, e cá entre nós, não gostei nem um pouco. Só de ler uma resenha eu ja fico triste. Por que esse livro é triste de mais, é pra chorar mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, só de me lembrar do livro fiquei com lagrimas nos olhos. Estou na loja, então é melhor eu limpar né, imagina só o mico asaushuahsuh .
    Querido john é uns dos meus romances prediletos, como vc sabe sou fã deste tipo de literatura é lindo (suspiros......., quero mais destes tipos de livros, vou procurar =D.
    Bjkassssssssssssssssss
    PS: Saudade de ti *-*

    ResponderExcluir
  20. Achei q só eu tinha ficado incomodada com a Savannah loira da capa e a Savannah morena da história.
    Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  21. O melhor livro que já li até hoje, é simplesmente maravilhoso e sem comparação. Nicholas Sparks é brilhantes em seus livros.

    ResponderExcluir
  22. Minha amiga que leu fez exatamente a mesma reclamação da menina ser morena ao inves de loira, mas é por causa do filme que quem atua é essa moça loira Amanda. Essa mesma amiga minha disse que o livro não tem comparação que é mil vezes melhor que o filme e ela disse que amou até a última letra e e indicou a semana inteira.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥