terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr


Título: A Batalha do Apocalipse
Título Original: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr
Editora: Verus
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2007
Número de Páginas: 569
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Deus criou o mundo em sete dias. Na verdade, em apenas seis dias, já que durante o sétimo ele descansou. O que não se sabe é que cada um desses dias durou, na verdade, milhares de anos, sendo que o sétimo dia ainda perdura. E o Altíssimo descansa em seu sono infindável.
Enquanto Ele descansa, Miguel, um dos seus arcanjos, tomou o poder e governa em Seu nome. Mas Miguel tem inveja dos seres humanos. Aos seres humanos foi dado o dom do "livre arbítrio" que foi negado aos angelicais e o que despertou a inveja do arcanjo. E assim, com o dilúvio, Miguel tentou varrer os seres humanos da face da Terra. Mas apesar de sua descrença, aquela única família que havia sido poupada conseguiu se multiplicar e os humanos voltaram a povoar a Terra.
Miguel não ficou satisfeito e não desistiu de seus planos de extinguir a humanidade.
"Mas nem tudo correu como esperado. Séculos depois do dilúvio, os homens voltaram a se multiplicar, o que enfureceu sobremaneira o ditador. Sua fúria caiu, então, sobre a cidade de Sodoma, um centro terreno que prosperava e crescia. Miguel resolveu devastar o lugar e convocou todos os anjos para uma assembleia, com o intuito de anunciar sua decisão. Após um demorado discurso, confirmou o extermínio não só de Sodoma, mas de todas as cidades na vastidão da planície. Irritados, eu e os conjurados levantamos a palavra [...] Uma luta violenta se sucedeu, até que os pilares do paraíso racharam, e despencamos. Fantástico e insuperável é o poder do sinistro Miguel; ele nos amaldiçoou, condenando-nos à pior sentença que poderia ser dada aos celestiais. Ele nos encarcerou em nosso corpo físico e nos expulsou para a terra. E assim fomos relegados ao plano material."
Ablon, um dos comandantes dos querubins - os anjos guerreiros - não se submeteu aos caprichos de Miguel e ficou ao lado dos humanos. E foi então que ele, e seus seguidores, foram expulsos do céu- eles eram os renegados.
E Ablon viveu muitos e muitos anos entre os humanos até que a derradeira hora se aproximou - o Apocalipse - o momento em que ele seria capaz, mais uma vez, de defender os seus ideias.

O que eu achei do livro:
Esse é um livro maravilhoso, uma espécie única na literatura brasileira. O melhor livro que li esse ano? Não, não chegaria tão longe. Mas certamente está entre os melhores. Perfeito? Não, de forma alguma. Teve algumas coisas que me incomodaram - e muito - nesse livro, mas antes vou falar um pouquinho de tudo que gostei.
O livro é repleto de citações históricas, de viagens pelo mundo. Através das jornadas de Ablon, conseguimos visitar várias momentos da história da humanidade, culturas distintas, personagens singulares - uma viagem maravilhosa! E no quarto do renegado, pode-se encontrar um pequeno museu que guarda as relíquias colecionadas por ele durante todos os seus anos de convivência com o ser humano. Devo dizer que me encantei com o lugar! E também fiquei com um pouquinho de inveja!!
"Nunca carregava coisa alguma em suas viagens, mas guardava os itens em sítios escondidos, e agora ele os reunira em seu refúgio. Assim, o salão mais parecia um pequeno museu. Nas estantes abarrotadas, descansavam documentos ancestrais, tomos de feitiçaria, tapeçarias medievais, tratados helênicos, papiros egipcios, mapas espanhóis e exemplares de livros originais do século XIX, incluindo um manuscrito de A Origem das espécies, de Darwin. Outras prateleiras sustentavam mais caixas, dentro das quais jaziam gládios romanos, armaduras japonesas, escudos nórdicos, placas sumérias, quadros renascentistas e outros ícones culturais que Ablon preferia preservar, nem que fosse simplesmente para não esquecer o próprio passado."
Nessas viagens feitas pelo renegado conseguimos visualizar perfeitamente a sua evolução! O personagem foi muito bem construído pelo autor. E não só o personagem principal - essa é uma das grandes maravilhas do livro - todos os personagens são construídos com esmero. Dessa forma, mesmo um personagem secundário, é descrito com perícia e sua personalidade construída magistralmente.
O livro é para quem gosta de histórias densas, com muito conteúdo! Não é uma leitura rápida, mas tampouco é uma leitura cansativa. Muito pelo contrário. Demorei um tempo longo (se comparado ao tempo que normalmente levo para ler um livro), mas foi muito aprazível. A linguagem utilizada pelo autor não é complexa, pois não utiliza palavras desconhecidas ou frases longas demais. Porém, a linguagem também não é simplista. É algo intermediário - que não impede a leitura de quem não está acostumado a esse tipo de literatura, mas certamente torna a leitura mais lenta. Entretanto, isso não é um problema, uma vez que a história é maravilhosa. Não há uma linearidade cronológica. Primeira o livro começa há poucos anos dos tempos atuais e aí passa a contar o passado de Ablon e assim vai durante o livro, ora falando do presente (do livro), ora falando do passado. Eu gostei muito do estilo de escrita do autor e da história criada por ele.
Mas como eu disse, eu encontrei defeitos que me incomodaram um pouco no livro.
A primeira coisa, que talvez não seja um defeito, mas que me deixou muito pensativa, foi o tempo. Logo no início o autor diz que o renegado havia chegado ao Rio de Janeiro há exatos trezentos anos e mais a frente, ele diz que o renegado está em um estabelecimento comercial que ele conhecia desde que chegara ao Rio. Até aí não há problema algum... mas o autor cita que o tal estabelecimento foi aberto em 1900... Esse foi um fato que não foi encontrado por mim, mas por um colega da faculdade que está lendo o livro também. Eu havia apontado alguns detalhes que não havia gostado muito e depois ele me apontou esse. E aí você diria (como eu disse a ele): mas duzentos anos para quem viveu mais de cinco mil entre os homens é pouco tempo no futuro. Poderia ser... como eu escrevi, foi isso que falei com meu amigo quando ele me apontou esse fato. Mas um pouco mais a frente, vemos o renegado dizendo que está por volta do ano 2030 (não exatamente assim, mas através de contas). Então, esse fato ficou me pertubando a cabeça. Mas se fosse só por isso, o livro ainda ganharia nota dez. Mas algo me incomodou ainda mais.
Eu não sou especialista em história... mas ainda assim gosto muito do assunto. E não gostei quando o autor sitou a Babilônia trezentos séculos antes de sua existência. Depois ele mesmo diz que essa foi uma outra babilônia, mas não achei correto a utilização do mesmo nome. Isso sem contar que ele diz, em determinado momento, que os Sumérios eram um povo primitivo que viveu dez mil anos antes daqueles babilônios. Na verdade, os Sumérios foram um povo primitivo, mas ao mesmo tempo uma civilização avançada, cujo auge foi exatamente na época em que a tal outra Babilônia do livro se afigurava. Sim, eu sei que é um livro de fantasia. Mas quando um livro se passa no nosso mundo e utiliza-se da nossa história, eu acho que fatos devem ser contados com muito cuidado. E tudo o que for diferente do que conhecemos e acreditamos deve ser conduzido com muito cuidado. O que mais me incomodou foram os animais. Primeiro o mamute. Mamute na Babilônia é totalmente inaceitável. Eles já estavam extintos há cerca de dez mil anos no período em que se passa a história. Sem contar que foram animais que viveram nas áreas mais ao norte, onde era mais frio. E, apesar de os especialistas e estudiosos ainda não saberem ao certo o motivo de sua extinção, o provável motivo do sumiço dos mamutes do mundo foi o calor. E o outro animal? Muito pior. Ele utilizou o tigre dente de sabre. E o esse animal, além de estar extinto por cerca de dez mil anos, como o mamute, não viveu na Ásia. Esse animal viveu apenas nas Américas.  Mais uma vez, não sou perita em história, o livro é de fantasia, mas fatos são fatos. E para mexer com fatos, na minha humilde opinião, é preciso muito cuidado.
Estes problemas com a história realmente me incomodaram, o autor não conseguiu me convencer dessas mudanças não explicadas na história da humanidade. Ok, podem me chamar de chata o quanto quiserem, mas me incomodou - e muito. Por isso, apesar de ser um livro muito bom, super recomendado e dentre os meus preferidos de literatura fantástica, ele recebe apenas uma nota nove.
Para terminar, então, quero novamente dizer o quanto eu gostei desse livro, o quanto ele me surpreendeu e o quanto foi delicioso deleitar-me em suas mais de quinhentas páginas. Uma leitura que vale a pena e que me deixa muito orgulhosa da literatura nacional!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


17 comentários:

  1. Gostei muito e deve ter sido muito legal sim!
    Mas concordo q esses detalhes q te irritaram me irritariam tb...
    Valeu Nanie! Qdo eu for no Brasil quem sabe eu nao compro?! hehehe
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanie! Tudo bem?

    Muito legal sua resenha. Fiquei feliz q tenha gostado. Vi q alguns pontos te incomodaram. Achei legal aparecer por aqui para esclarece-los :-)

    1- Em nenhuma parte do livro eu digo q Ablon chegara ao Rio de Janeiro há 300 anos. Eu disse que ele chegou ao BRASIL há 300 anos (pg 19). Mas só veio a conhecer a cidade bem depois (por volta de 1900). Daí sua confusao.

    2- A Babilonia do livro é uma caricatura nao da Babilonia historica, mas da Babilonia biblica. O livro mistura historia, mitologia e ficcao, e a mitologia hebraico-crista descreve Babel exatamente desta maneira que eu escrevi. Nao dá pra entender a Babilonia de ABdA sob perspectivas historicas. Ela é mitica, basicamente.

    3- O livro deixa claro que os mamutes ja estavam extintos ha muitos anos. O que acontecia era que esses animais (segundo a ficcao do livro, claro) eram criados em cativeiro (pg 55), primeiro em Enoque, depois em Babel.

    Qualquer outra duvida, me fala. Terei o maior prazer em responder.

    E aproveito para dar uma noticia em primeira mao. ABdA vai ganhar uma edicao especial de Natal, com mais 62 páginas, todas coloridas. Tem um texto que explica exatamente esta questao historica. Vou avisar no Twitter assim q o livro estiver diponivel :-)

    Um grande beijo, Nanie. Obrigado pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. OI!!!

    Simplesmente adorei sua resenha... Você conseguiu ser imparcial em seu relato sincero do que achou. Gostei muito de ler o q escreveu e concordo com vc em relação aos fatos. Mesmo sendo ficção tem que ter algo de lógico na fantasia. Isso faz vc mergulhar na estória e curtir como se fosse algo real e até possível de existir.
    Fiquei muito interessada em ler esse livro.

    Bjs!!!

    Alinne Nunes

    http://amolivrospontocom.blogspot.com

    @amolivros

    ResponderExcluir
  4. Lívia, se você tiver a oportunidade, compre sim, porque o livro é maravilhoso *-*
    Alinne, fico feliz que tenha gostado dessa resenha =) E leia o livro sim, porque, como eu não me canso de repetir, é muito bom!!!

    E Eduardo, muito obrigada pelos esclarecimentos \o/
    E que notícia boa \o/ Eu certamente irei querer essa nova versão do livro *-*

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanie,

    Ótima resenha eu também gostei muito do livro. Bom eu não sou conhecedora de história como vc então nem percebi estes fatos que vc destacou. Gostei das explicações do autor aqui, legal o feedback.

    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie!!!

    Ótima resenha - gosto muito da maneira que você apresenta tudo :) , eu não sei se iria perceber o que você comentou dos fatos (que por algum motivo me lembrou Lost) só se pesquisasse, mas gostei da resposta do autor e como não tenho o livro ainda, vou aguardar a nova edição.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Nanie!!!
    estou com o livro para ler e assim que fizer isso eu dou minha opinião...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. ei Nani, eu quero muito ler esse livro.
    A capa é muito linda e meio sombria, ^^
    A história parece ser cheia de suspensa, aventura, etc.. tudo de bom. =)
    Espero realmente gostar da história.
    beijos. =)

    ResponderExcluir
  9. Estou louco por esse livro desde de quando ninguem conhecia ele, a não ser os NERDS, Quando o livro ainda era publicado pela Nerd Books!

    ResponderExcluir
  10. AHHH! Eu tenho SUPER vontade de ler esse livro, maaaas, cara, ele é tão grande! E eu tenho tantos pra ler ainda! @_@
    Enfim, espero que um dia consiga ler!
    E também tenho orgulho da literatura brasileira estar crescendo cada vez mais, e de fazer parte disso! ^-^

    Ótima review Nanie! Adorei!
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  11. A eu quero este livro, sem grana =\, amei a resenha tenho certeza que vou gostar bjkassssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Eu estou lendo esse livro, e estou gostando muuuuito!
    Não me incomodei nem um pouco com as coisas que você enumerou que te incomodou.
    Eu sinceramente não ligo que em um livro o autor modifique detalhes (ou até coisas grandes) da história humana, eu me foco naquele contexto como sendo um mundo à parte, mesmo que ele represente de forma absolutamente real o nosso mundo.
    Acho muito legal ver o mundo ou a história com outros olhos, com os que o autor usou. E gosto de imaginar como seria com essas diferenças.
    Ah, e eu não achei que o tipo de escrita do autor desacelera a leitura. Eu não estou lendo super hiper rápido, mas porque não peguei muitas vezes para ler.
    Achei a leitura deliciosa, que me prendeu totalmente. Me fez entrar na história, a ponto de eu perder noção do que estava acontecendo ao meu redor. hehehe.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a resenha Nanie!
    Acabei de ler o livro e também gostei muito, acho um belo exemplo de literatura fantástica feita por nossos autores brasileiros.
    Um beijo e continue com esse seu trabalho que é muito bacana.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei esse livro! Foi um dos meus favoritos em 2010, me ganhou completamente.
    Certamente é uma obra única aqui no Brasil nunca ouvi falar de algo parecido. Gostei das idas e vindas no tempo, dos personagens, de praticamente tudo.
    Só uma coisa que me incomodou um pouco foi a história distorcida contada em cima dos relatos bíblicos, que para mim são sagrados. Mas entendo que o livro é uma ficção, então vale tudo.

    Posso afirmar que com certeza foi o melhor final de livro de todos os tempos! Achei o final perfeito! Eu consegui imaginar metade do final mas mesmo assim o autor me surpreendeu! E fez isso várias e várias vezes!
    Espero pelos próximos livros dele com ansiedade.

    Esses detalhes que você falou sobre os animais e tal não me incomodaram, aliás nem os percebi. Sou um zero à esquerda quando o assunto é história :P

    PS: Achei essa resenha um pouco pesada para ler, já que saiu maior que as convencionais (mas tbm o livro tem MUITAS páginas rs) e não foi dividida em tópicos.

    ResponderExcluir
  15. Nanie, eu adorei esse livro, claro teve algumas coisas que ficaram soltas no ar, mas ele me conquistou muito!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie,eu comprei esse livro e estou lendo agora,é o livro que eu levei mais tempo pra ler até hoje.A história é muito boa mas vc tem q para pra respirar sabe?Como tem muito História/misticidades/relação bíblica enfim fica mais complicado de entender mas eu to gostando.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li, mas gostei da resenha.
    Há também uma resenha dele no nosso blog. Venha conferir!

    http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/07/um-livro-realmente-apocaliptico-carla.html

    Bjs

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥