domingo, 28 de novembro de 2010

Aléxandros - Os Confins do Mundo, de Valerio Massimo Manfredi



Título: Aléxandros - Os Confins do Mundo
Título Original: Aléxandros - Il Confine Del Mondo
Autor: Valerio Massimo Manfredi
Editora: Rocco
Ano da Edição: 2000
Ano Original de Lançamento: 1998
Nº de Páginas: 409
Série: Aléxandros - Vol. 3
Outros Livros da Série:
   Aléxandros - O Sonho de Olympia
   Aléxandros - As Areias de Amon
Comprar Online: Saraiva / Submarino

ATENÇÃO: Normalmente figuraria-se aqui um alerta para possíveis spoilers na resenha. Lembro-os, entretanto, que este é um livro histórico e tudo o que está sendo narrado (guardadas algumas proporções e liberdades do autor) realmente aconteceu. Sabendo disso não há nenhum spoiler, entretanto considera-se que o leitor conhece o mínimo de história geral. Se o leitor já não se lembra das aulas de história geral, pode ser que se depare com alguma informação que considere SPOILER.

Sobre o livro:
Alexandre não ficou satisfeito com o pequeno território persa que havia conquistado e todo o Egito. Ele ainda não havia derrotado Dario III e, portanto, ainda não estava confortável no seu posto de Rei dos Reis. Aliás, ainda havia muito mundo conhecido que não estava dentre os territórios conquistados por aquele que, no futuro e durante muitos séculos, seria conhecido como Alexandre, o Grande.
"Leonato [...] viu ali perto um móvel de cedro e empurrou-o para que Alexandre nele apoiasse os pés como num escabelo antes de começar a falar aos presentes. [...]
Mal tinha começado o seu discurso, no entanto, quando ouviu um pranto comedido não muito longe dali e calou-se. [...] Era um dos eunucos do palácio que soluçava baixinho com a cabeça virada para a parede. [...]
- Por que choras? - perguntou Alexandre. [...]
- Sou um eunuco - começou - e por natureza sou fiel ao meu amo, seja ele quem for [...] mas, apesar disto, não posso deixar de chorar pensando em como a sorte pode mudar de repente. O móvel que agora usas como escabelo [...] era a mesa de Dario, era onde ele costuma fazer as suas refeições, e, portanto, era para nós um objeto sagra de digno de veneração. E agora tu o estás pisando...
Alexandre corou e dispôs-se a levantar-se percebendo que havia cometido um ato extremamente grosseiro, mas Aristrandro, que estava presente, deteve-o:
- Não tires os pés desse apoio. Achas que não há uma mensagem oculta nesse fato aparentemente casual? Os deuses quiseram que isto acontecesse para que todos soubessem que colocaram sob os teus pés todo o poder do império persa."
No meio de muitas guerras, conquistas e jogadas políticas, Alexandre passa os últimos anos de sua vida, contados de maneira magistral nesse último volume escrito por Valerio Massimo Manfredi.

O que eu achei do livro:
Esse é o terceiro e, infelizmente, último livro dessa série. Acho até difícil colocar em palavras tudo o que senti lendo essa história magnífica. Vou ser repetitiva, porque é impossível não dizer mil novecentas e trocentas vezes o quanto esse livro é maravilhoso. Eu, que sou fã de história, gostei ainda mais das aventuras do garoto macedônio que queria conquistar o mundo. Aliás, queria não, conquistou o mundo. Porque Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno ou Alexander, The Great ou simplesmente Alexandre III foi realmente um grande conquistador e um grande homem. Um homem de grande caráter - que conquistou todo um novo mundo e foi amado por todos os que conquistou.
Infelizmente Alexandre morreu muito jovem e o livro, por manter-se o mais fiel possível aos fatos conhecidos, também termina cedo, logo após a morte do grande general.
Cada palavra é escrita com maestria. Valerio Massimo Manfredi escreve de uma maneira simples e encantadora, que nos leva a deleitar cada página com um sorriso no rosto. As guerras e formações dos exércitos são descritas de maneira perfeccionista. E não ficam atrás as descrições das paisagens e dos costumes de cada um dos diferentes povos retratados durante os três volumes em que a história do grande menino Alexandre é contada. A amizade existente entre Alexandre e seus amigos mais próximos também é algo maravilhoso de se ler. E, apesar do afeto por esse círculo mais próximo não encontrar limites, também é possível sentir o grande apreço que o conquistador tem por cada um de seus homens, a tristeza que o invade pela perda de um homem que seja. E ainda há de se mencionar o amor que nutria por Bucéfalo - o cavalo que o acompanhou por anos a fio (e que, inclusive, ganhou uma cidade em sua homenagem - Alexandria Bucéfala) e o pequeno Péritas - o cãozinho que não deixou o seu dono partir sozinho nem mesmo na conquista de terras distantes. Alexandre teve muitas mulheres, sendo quatro delas suas esposas. Essas personagens têm uma participação importante no livro, mas o próprio autor cita que não há muitas fontes sobre a vida de tais mulheres. Infelizmente o mundo é muito machista e essas figuras, que não tinham grande importância na época em questão, que eram subjulgadas pela sociedade masculinas, ficam um pouco no esquecimento.
A única coisa que pode, entretanto, incomodar alguns leitores é a quantidade de personagens - que é deveras extensa. Mas há de se lembrar que o livro tenta, tanto quanto possível, retratar a vida real de um personagem que existiu. E, portanto, é obrigatória a presença de um número tão elevado de personagens. Mas aqui, mais uma vez, eu tenho que dignificar a capacidade de escrita de Valerio Massimo Manfredi que consegue personificar muito bem cada personagem e torná-lo único, quase como um ser humano vivente. E assim, vê-se dissipado o problema do número de personagens, mesmo que houvesse uma desculpa para tantos existirem.
De uma forma geral a obra é magistral e, certamente, já figura entre os meus livros favoritos. É uma história deliciosa e uma leitura deleitosa. Ainda não consigo entender porque não consigo encontrar nenhum relato de utilização deste livro magnânimo nas salas de aula brasileiras.
SUPER INDICADO!!!!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 




11 comentários:

  1. Nossa Nanie, você me deixou super curiosa quanto ao livro que se até semana que vem ele ainda estiver na promo do Submarino, vai entrar para minha lista. Afinal,como você, eu tbm amo história.
    Valeu muito pela dica.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Nanie estou pensando em comprar essa série?
    Parece ser muito boa! ^^
    Sério q da para usar em sala de aula?kkkk Quando ler vou pensar nisso com carinho!

    bjuss

    ResponderExcluir
  3. ei Nanie, estou me controlando para não comprar essa série, hauahuahua.
    Aff, quero muito ela. =)

    ResponderExcluir
  4. deiare, é muito boa essa coleção sim *-* Vale muito a pena!!! Eu acho que vai ficar na promoção ainda por muito tempo!!!
    Beli, eu acho que dá sim, principalmente no Ensino Médio. No Ensino Fundamental talvez a leitura seja meio pesada. Eu acho que daria um ótimo projeto multi-disciplinar!! E nem precisaria ler o livro todo, poderia separar uma parte ou algo do tipo. Mas acho que daria para usar mesmo - eu achei o máximo!!!
    Marcinhow, o que você está esperando??? Sério, é muito boa mesmo!!!
    Hahahah Tadinha da Lu... ela se controlando toda e a Nanie atrapalhando-a... Mas como eu disse para a deiare, acho que a série ainda vai ficar na promoção por um tempinho ainda... Mas totalmente vale a pena comprá-la - é maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca me interessei pela capa deste livro, mais depois de ler a seua opinião fiquei com vontade de ler. Parece bom, deixa para o ano que vem =D
    bjkasssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie!!
    Eu sou tarada por épicos históricos e quando vi a promoção dessa trilogia ...não resisti. É lógico que comprei, mas inda não li. rsrs
    Sua resenha ficou ótima e sua empolgação me contagiou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu vi sua empolgação no Twitter, mas deixei pra ler as resenhas todas de uma vez. Gosto de livros nesse estilo, vou procurar essa série. Não estudei nada disso na escola, sei um pouquinho porque sou fascinada pelos livros de Daniel e de Ester, da Bíblia, que se passam durante o império persa, que precedeu as conquistas alexandrinas. Mas acho que nunca li nada específico dessa época.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nanie, quero ler esse livro, amo histórias assim, e sua resenha me deixou mega curiosa, espero poder ler essa trilogia.
    Valeu pela resenha ótima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Veredito final, vou comprar. Sempre vejo em oferta no submarino e fico pensando se compro ou não. Agora não posso ficar sem, me convenceu Nanie.
    Bjkas!
    Monique

    ResponderExcluir
  10. MoniqueMar, fico feliz que vá comprar! O bom é que esse livro está praticamente de graça no Submarino - menos de R$ 7 por volume... E a história é incrivelmente deliciosa de se ler =) Eu amei cada página da leitura =) Espero que goste!!! Se comprar e ler, me conta o que achou, ok?!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥