quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aléxandros - As Areais de Amon, de Valerio Massimo Manfredi



Título: Aléxandros - As Areias de Amon
Título Original: Aléxandros - Le Sabbie di Amon
Autor: Valerio Massimo Manfredi
Editora: Rocco
Ano da Edição: 1999
Ano Original de Lançamento: 1998
Nº de Páginas: 350
Série: Aléxandros - Vol. 2
Outros livros da série: 
    Aléxandros - O Sonho de Olympias
Comprar Online: Saraiva / Submarino

ATENÇÃO: Normalmente figuraria-se aqui um alerta para possíveis spoilers na resenha. Lembro-os, entretanto, que este é um livro histórico e tudo o que está sendo narrado (guardadas algumas proporções e liberdades do autor) realmente aconteceu. Sabendo disso não há nenhum spoiler, entretanto considera-se que o leitor conhece o mínimo de história geral. Se o leitor já não se lembra das aulas de história geral, pode ser que se depare com alguma informação que considere SPOILER.

Sobre o livro:
Alexandre se encontra com o grande exército da Macedônia, reforçado por um grande número de aliados, às portas da Ásia. Ele pretende dominar as cidades gregas sob o julgo dos persas. Ele irá empreender o grande sonho de seu pai, Filipe. O grande rei morreu antes de cumprir esse desejo. Mas Alexandre, resoluto e corajoso, irá levar adiante uma das maiores campanhas militares jamais vistas.
"Tinha o rosto manchado de sangue devido ao ferimento na cabeça, a couraça rasgada pelo dardo de Espithridates, e o corpo coberto de suor e de poeira, mas aos olhos dos seus homens naquele momento parecia um deus."

O que eu achei do livro:
Muito bom mesmo! Fico até sem fôlego ao ler esse livro, de tão bom que ele é.
Esse segundo volume, diferentemente do primeiro, é, quase em sua totalidade, voltado à guerra. Alexandre começa o seu empreendimento para conquistar o mundo. Isso não é spoiler, é história: Alexandre conquistou uma quantidade de territórios até então nunca antes dominada por um mesmo soberano, fazendo de si, então, um grande imperador. E o livro, dentro do possível, narra os feitos de Alexandre de maneira fidedigna. É impressionante procurar em livros de histórias, em sites especializados e até mesmo na Wikipédia e encontrar tudo (ou, para ser mais sincera, quase tudo) da mesma forma como retratado por Valerio Massimo Manfredi nesse livro. Parece até mesmo que o livro poderia ter sido usado como referência para as aulas de história. Com efeito, no final do livro, o autor diz que foram muitas as pesquisas por ele empreendidas para que o livro pudesse ser o mais fiel o possível, das personalidades de cada um dos muitos personagens até mesmo às características do solo por onde o exército de Alexandre passa.
De tão fiel que é o livro, me pergunto nesse momento porque escola alguma usa-o como recurso didático (e multidisciplinas) para o ensino de história e literatura. Valerio Massimo Manfredi escreve muito bem, tem um estilo muito bonito, sem, entretanto, que seja pedante, e os fatos do livro são, em suma maioria, verdadeiros. Poderia ser uma arma útil nas duas matérias e uma maneira de tornar interessante, tanto para meninos quanto meninas uma atividade que me é tão prazerosa e que por muitos é defendida como sendo essencial: a leitura.
Volto então a repetir que esta é uma série incrível, que deve ser lida por todos!

Deixo aqui no final um episódio que acontece no meio do livro, só para deixar todo mundo com água na boca:
"Certo dia, sempre acompanhado pelo intérprete, passou perto de uma mureta de pedra que serpeava por um longo trecho em direção das colinas e atrás da qual se viam as copas de todo tipo de árvore: cedros-do-líbano, seculares figueiras que espichavam seus ramos cinzentos e rugosos, cascatas de pistaches e romãs. Deu uma olhada através da porteira e ficou pasmo com as maravilhas que apareceram diante dos seus olhos: árvores frutíferas de todo tipo, moitas e arbustos maravilhosamente combinados e podados, pequenas fontes e regatos, rochas entre as quais cresciam plantas polpudas e espinhentas que nunca vira antes.
- Vieram de uma cidade da Líbia que se chama Lissos - explicou o intérprete.
Apareceu então um homem com um burrico que puxava uma charrete cheia de estrume. Começou a adubar as plantas uma a uma, e fazia isto com tanto amor e cuidado que qualquer um ficaria boquiaberto.
- Quando houve o levante contra o governador persa - continuou o intérprete -, os revoltosos decidiram queimar este jardim, mas aquele homem ficou o pé diante da porteira e disse que se quisessem cometer tal crime deveriam antes manchar as suas mãos com o sangue dele.
- Eis o rei! - afirmou Heféstion.
- Um jardineiro? - perguntou o intérprete, incrédulo.
- Isto mesmo. Um homem disposto a morrer para salvar as plantas de um jardim que nem mesmo era dele, o que poderá então fazer para salvar o seu povo e promover o bem-estar da sua cidade?
E foi o que aconteceu. Um belo dia o humilde jardineiro viu chegar um cortejo de dignatários escoltados pela guarda de Alexandre e foi levado com a maior pompa até o palácio real para ser nele empossado. Tinha grandes mãos calejadas que lembravam ao soberano as de Lisipo, e um olhar tranquilo e sereno. Chamava-se Abdalônimo e foi o melhor rei do qual se tem lembrança."

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 




8 comentários:

  1. OMG!!! Acho que preciso desse livro...rsrsrs...
    Bela resenha...nos deixa realmente com vontade de ler.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa série está em uma super promoção no submarino... eu quero comprar, mas o Submarino já me faliu...

    ResponderExcluir
  3. Aff, Nanie vou acabar comprando essa série por sua culpa, huahaua.
    Ela parece ser muito boa mesmo e eu quero ler. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. deiare, essa série é boa demais *-*
    Marcinhow, tem razão, a série completa está por R$ 20 no Submarino. Vale muito a pena!!!!
    E Lu, quem sabe você não acrescenta na sua listinha de natal - aumenta de 4 para 5 livros (já que é uma série e está tão baratinho, conta como um só, né?! heheheehhe). Essa série vale muito a pena =D É maravilhosa, para quem gosta de livros históricos ^^

    ResponderExcluir
  5. Nanieeee, agora que eu vi que você tem lido essa série! Tenho que confessar que sou APAIXONADA pela história do Alexandre Magno, já leio coisas sobre ele há anos, acho o cara fantástico! Além de também amar história, se não tivesse fazendo Psicologia, faria história! :)

    Não conhecia esses, vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, se você gosta do Alexandre, então esse é o livro!!! hehehe É mutio bom =D

    ResponderExcluir
  7. Parece até melhor do que o primeiro volume. Vamos ao próximo.
    Monique

    ResponderExcluir
  8. MoniqueMar, eu gostei muito mais do primeiro volume - mas o segundo e o terceiro são bem mais recheados de ação!

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥