Título: A Essência do Dragão - Ressurreição
Título Original: A Essência do Dragão - Ressurreição
Autor: Andrés Carreiro
Editora: Novo Século
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 310
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Há três mil anos atrás, um grupo de chineses estava preocupado com sua existência. O clã de comerciantes já havia sido numeroso e vivera com abundância. Entretanto, os últimos tempos eram de escassez. Por isso, resolveram migrar para outra região. E foi nessa viagem que algo inesperado aconteceu: uma nave caiu perto deles e uma criatura gigantesca apareceu-lhes. O dragão Tlüogodärami iria mudar a vida dos Li-Seugs para trazer de volta a vida de seus semelhantes.
O que eu achei do livro:
Um livro bem interessante, embora tenha alguns defeitos, no meu ponto de vista.
Primeiramente, o leitor irá se deparar com uma realidade completamente diferente. Não um mundo diferente, é o nosso mundo mesmo, mas uma realidade que não poderíamos imaginar. Antes mesmo do surgimento da espécie humana, existiu no planeta Terra uma outra espécie dotada de inteligência: os dragões.
"Antes mesmo de algo parecido com o homem vagar no planeta, houve outra espécie encaixada nas características essenciais para entrar na categoria de vida inteligente. Uma espécie inteligente, vivendo situações semelhantes às vividas pelo homem. Uma segunda espécie inteligente. Na verdade essa espécie seria a primeira e o ser humano a segunda com essas características em todo o planeta Terra."O autor, Andrés Carreiro, conta de forma muito detalhada a fabulosa civilização dos dragões e todas as suas conquistas.
"A cultura dos dragões, de um modo geral, baseva-se em filosofia e astronomia."Em parte, é justamente essa "história dentro da história" que me incomodou um pouco, pois demora demais. A leitura começa a ficar um pouco cansativa e eu ficava com impressão de história parada. Isso acontecia porque a história dos dragões foi narrada por um personagem da história principal. E enquanto isso, nada acontecia na história em si. É o mesmo caso que me incomodou na leitura do livro "Lordes de Thargor". A linguagem de "A Essência do Dragão" não é tão pesada, nem tampouco é cansativa a leitura, ainda assim, essa questão de uma "história dentro da história" que se estende de maneira demasiadamente grande me incomoda bastante. Afinal de contas, foram mais de 10 capítulos contando a história dos dragões. Não que não seja interessante, ou melhor, fascinante conhecer mais da história dos dragões - eu simplesmente me senti incomodada com o momento e a maneira que ela foi colocada.
Outro ponto que também me decepcionou um pouco foi a revisão do livro. Um bom número de erros gramaticais e a repetição de expressões não me agradou. Particularmente, eu contei quatro aparições da expressão "progressão geométrica", que não é uma expressão usada com regularidade. E, na minha leiga opinião, esse número de aparições foi excessivo e marcou muito.
Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário é uma boa história, mas também não entra para o hall da fama (não que eu tenha um hall da fama...).
O final do livro, entretanto, é muito bom. A história evolui de maneira surpreendente e uma continuação será mais do que bem vinda!
Nota:
Dificuldade de Leitura: