sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Entrevista: Vanessa Santos


A entrevistada de hoje é Vanessa Santos, autora do livro "A Irmandade" (clique aqui para acessar a resenha).

1) Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Me chamo Vanessa Teixeira dos Santos, tenho 21 anos e nasci na cidade do Rio de Janeiro.


2) Quando você descobriu essa sua veia de escritora e como isso aconteceu?
Na verdade, hoje eu considero que o motivo de eu ter me tornado escritora foi algo bem bobo. Eu via Chiquititas e a personagem Mili escrevia historinhas. Eu tinha 8 anos e resolvi que ia escrever também. E foi assim que comecei, escrevendo a historinha da
borboletinha, e essas histórias foram crescendo comigo, eu comecei a mostrá-las para as pessoas e percebi que tinha um certo "jeito pra coisa". Daí por diante não parei mais.

3) De onde veio a inspiração para escrever "A Irmandade"?
O que surgiu primeiro em "A Irmandade" foi o seu núcleo secundário de personagens, o núcleo do circo. Tudo porque eu andava ouvindo falar muito de circo, aí senti que tinha que incluir um circo na minha história, e comecei a pensar nas tramas dos artistas e até no espetáculo em si. Acho que pra mim tudo começa com súbitas visualizações de cenas! Meus personagens são, em sua maioria, inspirados nos meus amigos, então foram surgindo perfis na minha cabeça. A história de Tássia e Léo, a dançarina e o mágico do circo, eu inspirei no clássico Otelo, do Shakespeare, minha obra favorita dele. Em seguida, pensei na
história principal, criei a Irmandade, no modelo da "multinacional do crime" que eu tinha na cabeça, e o drama do protagonista que tem sua vida destruída pela organização. Eu sempre gostei de suspense, gosto de tramas ágeis, de transições bruscas de capítulo, de cenas de ação, organizações secretas, bases de tecnologia militar, coisas do tipo, e juntei tudo isso na história, unido ao
fator humano e ao drama. Me dizem por aí que a minha história lembra o estilo do Dan Brown, como sou muito fã dele, talvez tenha me inspirado nele sem me dar muita conta disso.

4) Você tem alguma outra atividade profissional além de escritora? Essa atividade influencia sua escrita?
Faço faculdade de Psicologia na UFRJ. Termino no ano que vem e pretendo ser psicóloga clínica com abordagem psicanalítica. Minha formação afeta muito minha escrita. Adoro me utilizar de tramas psicológicas, de conflitos dessa ordem, e estruturo os personagens sempre pensando no psíquico em funcionamento deles, como uma pessoa de verdade. Tenho, também, uma personagem com Transtorno Bipolar.

5) Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Esperando publicação, não, mas terminando de escrever um, sim. É uma parceria com um amigo que também é escritor, e é uma história bem diferente de "A Irmandade", é mais voltada para o drama e tem um jovem jogador de futebol como protagonista.

6) Foi muito difícil para conseguir publicar o seu livro?
A maior dificuldade que encontrei para publicar esse livro foi o investimento financeiro que tive que fazer. Editoras grandes não
aceitam autores estreantes, salvo em raríssimos casos em que há outros fatores envolvidos. As editoras pequenas cobram muito caro pra dar uma chance a um autor novo.
A minha editora é muito boa, por sorte, faz um trabalho muito bom, dá muito apoio ao autor e lhe dá autonomia também, em todo o processo da publicação, e até depois dele. É uma editora que aposta nos novos talentos. O problema é que para isso o investimento financeiro tem que ser alto, antes e depois, mas infelizmente é assim para quem está começando e não dá um golpe de sorte por aí.

7) Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Não desista. Corra atrás, por mais que pareça difícil, escreva o melhor que puder, pesquise bastante, estude Português (ninguém precisa ser professor de Português pra isso, todo mundo erra, mas editoras não gostam muito de pessoas que vem com um texto mal escrito e com erros grotescos), leia muito e acredite na sua obra. Não tenha vergonha dela, dê a cara a tapa, se não gostarem, faça melhor!Também não tenha pena do dinheiro, não nesse começo, investir é preciso, mas o retorno virá. Procure editoras pequenas e abertas a novos autores, não adianta bater na porta das grandonas.

8) Na sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
É triste ver pessoas dizerem que não gostam de ler, afirmarem com todas as letras que não lêem porque não gostam e não tem paciência. Leitura é cultura, é abrir a mente para o inimaginável, quem não lê fica na mesmice, fica preso a um mundinho finito, e com a leitura todo tipo de universo pode se abrir, é como diria Jostein Gaarder, em "O Mundo de Sofia", é preciso estar no alto, e não no fundo, da pelagem do coelho tirado da cartola do grande mágico. Ler, pra mim, é parte
indispensável desse processo.


Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:
a) Um livro: O Senhor dos Anéis. A perfeição da escrita, em minha opinião.
b) Um(a) autor(a): J.R.R Tolkien, um gênio.
c) Uma música: Fogo - Capital Inicial
d) Um(a) cantor(a)/banda: Depeche Mode
e) Um filme: Closer
f) Um(a) ator/atriz: Johhny Depp
g) Uma pessoa: Sigmund Freud
h) Uma frase: "Quem fica para trás é deixado para trás!" Grande pirata Jack Sparrow, em Piratas do Caribe

Muito obrigada pela entrevista. 
Espero que todos tenham gostado!

2 comentários:

  1. Johhny Depp é o autor preferido dos escritores!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥